Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em uma Asus A8V Deluxe


Henrique Maqueda

Posts recomendados

Bom, estou conseguindo subir bem, até 2.5Ghz ja cheguei, meu único problema é de como fazer para subir o FSB e manter a memória a DDR400, pois até tem como, mudando a ratio para outra. Mas na bios o ideal é 2:1 para que fique em DDR400 e o FSB em 200.

Deixei 280x9 vcore padrão e funcionou beleza, mas a memória fica como PC2800 :sne:

Alguem sabe como travar o FSB da memória nesta placa mãe? é Possível ou so em outras placas-mãe?

valeu ai pela ajuda :joia:

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha pelo o que eu sei para travar não tem como..

mais você pode deixar a sua memória, Exemplo trabalhando a 166mhz(333mhz) que tem um esquema que não lembro de cabeça que tem a ver com o divisor da memória no athlon64..... mais tenta deixar em 166mhz no setup.. e depois entre no windows e veja como ficou ( ela devera trabalhar ai pelos 200 210mhz).. olhe no cpu-z ou everest..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock das memórias está diretamente ligado ao multiplicador e consequentemente ao clock final do processador.

Como o barramento de comunicação com a memória funciona no mesmo clock do processador devido ao controlador integrado, existe um divisor para que ela seja acessada com a velocidade das memórias DDR..

No caso do seu processador, que utiliza o multiplicador 9, os divisores da memória são os seguintes:

DDR 400 - 9

DDR 333- 11

DDR 266 - 14

O que você pode fazer no seu overclock é o seguinte, sete no Bios as memórias para funcionarem como DDR 333, ela ficará com o clock de quase 230 MHz:

280 (HTT) x 9 (Mutiplicador) = 2520 MHz (Clock do Processador) : 11 (Divisor da Memória em 333) = 229 MHz (Clock da Memória)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

não....é q elas vão ficar 1:1 trabalhando na mesmo frequência do HTT do processador, ou seja, vão trabalhar numa frequência muito alta!!!! por isso tem q fixar numa freqüência mais baixa na BIOS p mudar o divisor das memorias de modo q elas trabalhem numa frequência proxima a que elas resistem....

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Também tenho dúvidas sobre o over nesta placa. Tentei deixar o meu Winchester 3000+ (1,8GHz) trabalhando a 3800+(2,4GHz) com vcore default (1,4V), porém as memórias (Kingston Value DDR 400) só consegui deixar operando a 171MHz (DDR 342). Isso ocorreu porque só consegui setar o divisor das memórias como 14 (9 x 267 = 2400/14 = 171MHz), pois quando tentei baixar o divisor pra 11 e deixar as memórias operando a 218MHz o micro não iniciou mais e a BIOS voltava todos os valores pra default :angry: .

Será que eu tenho que aumentar a tensão das memórias?

Se eu aumentar a tensão das memórias, corro o risco de queimá-las ou corromper a BIOS ou até mesmo algum arquivo do S.O.?

Agradeço desde já as respostas,

Fischer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigod@21 de julho de 2005, 15:13

Cara, tenho esta mesma placa mãe A8v Deluxe e o AMD 64 3000+ 939. Quero fazer overclock do processador de 1800 para uns 2400.

Não sei mexer na Bios sobre este aspecto. Existe as opções auto, manual, standard...

Como faço isso?

Rodrigo.

Oi,

Você ta tentando fazer a mesmo coisa que eu, deixar o PR do seu Winchester em 3800+ (2400MHz), certo? Eu fiz o seguinte:

Na BIOS, fui no menu Advanced > CPU Configuration > HyperTransport Configuration e setei o HTT para 800MHz (O HTT não deve passar de 1000MHz num overclock). Eu também desabilitei o Cool & Quiet.

No Menu Advanced > CPU Configuration > Memory Configuration > Memory Configuration eu mudei o Memclock Mode para Limit. Dai aparece a opção Memclock to CPU Ratio para você modificar o divisor das memórias, pois se deixar em 9 (2:1), elas passarão a operar a 266MHz (2x266 da DDR 532 :blink: ). Então você deve escolher um multiplicador maior. No meu caso só consegui setar o divisor para 14 (4:3), pois quando eu tentava colocar o divisor (11) 5:3, as memórias iam pra 218MHz (2400/11 = 218).

No menu Advanced > System Frequency/Voltage Configuration > eu setei o AI Overclocking para Manual. Dai vai aparecer a opção CPU FSB Frequency, que no caso você deve aumentar para 267MHz (9 x 267 = 2400MHz de Clock (3800+)). No meu caso eu nem precisei alterar a tensão do processador, deixei em 1,4V mesmo. Provavelmente no seu caso o vcore também não precise ser alterado.

Uma coisa bem importante que você não pode deixar passar batido é a freqüência dos barramentos AGP e PCI, você deve travar eles em 66.66 e 33.33 MHz respectivamente. Esta opção você encontra no menu Advanced > System Frequency/Voltage Configuration > AGP/PCI frequency. Se você deixar em Auto, as freqüências desses barramentos irão aumentar e isso pode danificar o seu sistema.

Bom, é isso. Qualquer dúvida estamos aí :-BEER !

Fischer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kalunga@13 de agosto de 2005, 14:36

não....é q elas vão ficar 1:1 trabalhando na mesmo frequência do HTT do processador, ou seja, vão trabalhar numa frequência muito alta!!!! por isso tem q fixar numa freqüência mais baixa na BIOS p mudar o divisor das memorias de modo q elas trabalhem numa frequência proxima a que elas resistem....

B)

Não entendi direito o que você quis dizer. Se elas trabalharem com razão 1:1 elas irão operar a 100MHz, que multiplicado por 2 da DDR 200.

O link HyperTransport não tem nenhuma relação com as memórias, apesar de também utilizar a tecnologia DDR. O link HyperTransport faz a conexão entre o processador e chipset, substituindo o tradicional barramento FSB.

As opções de HTT dessa placa são 600, 800 e 1000MHz. 3, 4 e 5 vezes o clock de refência (200MHz) respectivamente. Esse clock de referência, dá origem à freqüência do processador, e à freqüência do link HyperTransport, através de multiplicadores separados e independentes.

Fonte: Athlon 64 - A Bíblia

Fischer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fischer@14 de agosto de 2005, 16:32

Olá pessoal,

Também tenho dúvidas sobre o over nesta placa. Tentei deixar o meu Winchester 3000+ (1,8GHz) trabalhando a 3800+(2,4GHz) com vcore default (1,4V), porém as memórias (Kingston Value DDR 400) só consegui deixar operando a 171MHz (DDR 342). Isso ocorreu porque só consegui setar o divisor das memórias como 14 (9 x 267 = 2400/14 = 171MHz), pois quando tentei baixar o divisor pra 11 e deixar as memórias operando a 218MHz o micro não iniciou mais e a BIOS voltava  todos os valores pra default  :angry: .

Será que eu tenho que aumentar a tensão das memórias?

Se eu aumentar a tensão das memórias, corro o risco de queimá-las ou corromper a BIOS ou até mesmo algum arquivo do S.O.?

Agradeço desde já as respostas,

Fischer

E aí? Ninguém tem nenhuma dica? Será que tenho que comprar memórias pra over ou da pra fazer alguma coisa pras memórias Kingston Value aguentarem 436MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Fischer@17 de agosto de 2005, 11:26

E aí? Ninguém tem nenhuma dica? Será que tenho que comprar memórias pra over ou da pra fazer alguma coisa pras memórias Kingston Value aguentarem 436MHz.

cara.... nos temos praticamente o mesmo pc.... e keremos a mesma coisa.. hehehe

porém.. não sei quase nada de overclock (estou estudando)... bom

eu tenho as seguintes memorias..

KINGSTON 3-3-3-8

sera q elas aguentam esse over clock? 2.4ghz?

o que eu poderia fazer pra colocar o meu oc nessa freqüência?? ou 2.2, também estaria bom.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por phoenix_maximus@17 de agosto de 2005, 11:39

cara.... nos temos praticamente o mesmo pc.... e keremos a mesma coisa.. hehehe

porém.. não sei quase nada de overclock (estou estudando)... bom

eu tenho as seguintes memorias..

KINGSTON 3-3-3-8

sera q elas aguentam esse over clock? 2.4ghz?

o que eu poderia fazer pra colocar o meu oc nessa freqüência?? ou 2.2, também estaria bom.....

Olha um pouco acima que eu dei uma explicação bem completa pro Rodrigo (que nem deve ter lido :( ). Resumindo, você vai ter que deixar o multiplicador em 9x, colocar o FSB pra 267MHz (na verdade não é FSB, é freqüência de referencia do HTT, mas na BIOS diz FSB), colocar o divisor das memórias em 11 (5:3) ou 14 (4:3), ativar o AGP/PCI lock, desabilitar o Cool n' Quiet e baixar o HTT para 800MHz ou até 600MHz.

Da uma olhada na fonte que eu coloquei no post acima, ali explica bastante.

Fischer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Fischer@14 de agosto de 2005, 17:25

Oi,

Você ta tentando fazer a mesmo coisa que eu, deixar  o PR do seu Winchester em 3800+ (2400MHz), certo? Eu fiz o seguinte:

Na BIOS, fui no menu Advanced > CPU Configuration > HyperTransport Configuration e setei o HTT para 800MHz (O HTT não deve passar de 1000MHz num overclock). Eu também desabilitei o  Cool & Quiet.

No Menu Advanced > CPU Configuration > Memory Configuration > Memory Configuration eu mudei o Memclock Mode para Limit. Dai aparece a opção Memclock to CPU Ratio para você modificar o divisor das memórias, pois se deixar em 9 (2:1), elas passarão a operar a 266MHz (2x266 da DDR 532  :blink: ). Então você deve escolher um multiplicador maior. No meu caso só consegui setar o divisor para 14 (4:3), pois quando eu tentava colocar o divisor (11) 5:3, as memórias iam pra 218MHz (2400/11 = 218).

No menu  Advanced > System Frequency/Voltage Configuration >  eu setei o AI Overclocking para Manual. Dai vai aparecer a opção CPU FSB Frequency, que no caso você deve aumentar para 267MHz (9 x 267 = 2400MHz de Clock (3800+)). No meu caso eu nem precisei alterar a tensão do processador, deixei em 1,4V mesmo. Provavelmente no seu caso o vcore também não precise ser alterado.

Uma coisa bem importante que você não pode deixar passar batido é a freqüência dos barramentos AGP e PCI, você deve travar eles em 66.66 e 33.33 MHz respectivamente.  Esta opção você encontra no menu Advanced > System Frequency/Voltage Configuration > AGP/PCI frequency. Se você deixar em Auto, as freqüências desses barramentos irão aumentar e isso pode danificar o seu sistema.

Bom, é isso. Qualquer dúvida estamos aí  :-BEER !

Fischer

segui direitinho o que você falou e deu certo...

mt obrigado e PARABENS pela explicaçao... :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!