Ir ao conteúdo

Tutorial de Overclock Em Athlon64 socket754 e 939

Visitante

Posts recomendados

Postado

:P

Postado Originalmente por gilsonn@03 de maio de 2006, 16:56

Pessoal,

Desculpe a ignorância, mas abaixando o multiplicador eu não consigo um FSB maior?? Pelo menos foi isso que eu ví em alguns sites... dessa forma eles conseguiam elevar em muito o clock do processador.

Aproveitando a deixa do gilsonn e agradecendo bastante ao KNOX_BR as explicações sobre o HTT :D , creio que sim, baixando o multiplicador pode-se aumentar o FSB e consequentemente o clock, o que se torna mais uma possibilidade para OC... Mas no meu caso, não foi necessário baixar o multiplicador, mas sim o clock das memórias...

Deixo minha receita ESTÁVEL em um micro razoavelzinho, para servir de referência para alguém, espero que ajude... Inicialmente testei com o ABIT uGuru no Windows, para depois passar para a Bios...

ABIT KV8pro K8T800, Ath64 Clawhammer 2800+ 754 (1800GHz) + cooler box AMD, 2x Corsair VS512 DDR400, FX5200SE Leadtek, fonte HuntKey 450w (que dizem certificada)...

- AGP/PCI travados

- multiplicador 9x (que é o default)

- CPU FSB 243 MHz (default era 200MHz)

- IMPORTANTE: tive de baixar as RAMs de 400MHz para 333MHz

- HTT x4 (e pelo que testei, 2x ou 3x ou 4x a diferença é realmente pouca -KNOX_BR)

- aumentei Volt CPU e das RAMs somente: CPU para 1,55V e RAM para 2,65V

Ficando então, ao final:

- BUS CPU 2187 MHz (quase um Ath64 3500+)

- BUS RAM em 199MHz (que x2 chega nos 400 originais, pois minhas Corsair não aguentam over, travam na hora...)

- HTT clock de 972MHz e banda de 3190 MB/s (Everest 2.20)

- temperatura OK, chegou aos 45 graus rodando DOS no XP (full 100% e temp. ambiente de 28 graus), interna gabinete 34 graus, CnQ desligado)...

Resultado:

Pelo PCMark04, saí do default 3063 PcMarks para 3520 (!), creio que um ganho razoável de performance sem "judiar" do processador (sem esquentar muito, possibilitando deixar os "fans" em baixa rotação, silenciosinho)...

Detalhe final... Overcloquei o vídeo também (pelo próprio aplicativo nVidia), processador de 250 para 275MHz e memória de 400 para 440MHz, o que elevou a performance para 3650 pcmarks, o que para os gamers pode ser de boa valia...

Ah, mais uma coisa: o CnQ funciona normal nessa config, o que baixou bem a temperatura...

Espero que esse exemplo possa ajudar os "cloqueiros" de plantão... :P

Abraços

Edu

Postado

Sua fonte não é isso tudo não, melhor trocar. E seu vcore tá alto, você não conseguiu rodar o Prime95 sem erro com menos tensão? Provavemlente com 1,4V mesmo dê para primar!

• 4 semanas depois...
Postado

Olá a todas esta vai ser um pedido EXTREMO de ajuda.. pois assim posso dizer que estou começando já entender o processo do over, até realizei um over no meu proc. e nas memo.. e junto aproveitei para fazer na ATI radeon tambem vamos lá primeiro citar equipamento:

Proc: Athlon 64 3.2Ghz Core Newcastle S754

Multiplicador Mín / Máx da CPU 4x / 11x

Cache L2 512 KB (On-Die, ECC, Full-Speed)

Tecnologia utilizada 9Mi, 0.13 um

Placa Mãe: Gigabyte GA-K8NS Pro - Socket 754 - nForce3-250

Memórias : 2 x módulos Corsair CMX512-3200C2 = 1GB RAM - PC3200 - DDR400

Fonte: Seventeam 400w reais

Placa de video: ATI RADEON 9800 PRO 256 MB - 128 BIT

Bom Pessoal a MINHA duvida é quero saber o que mais posso melhor no over que eu fiz, e pra isso vou passar a tela do meu SETUP BIOS pra vocês ai vocês me indiquem os valores que devo mudar ou fazer testes. mas por favor me diga tambem o porque voce acha que devo mudar para eu entender um pouco os motivos .. agradeço muito desde já...eu fiz o over seguindo este manual daqui do tópico. (vejam se não fiz bobeira hehe :P )

vou escrever os que eu coloquei e na frente de cada as opções que posso escolher: (ex: tipo 1-5 seria de 1 até 5)

HT Frequency Ratio [3x] 1x-5x

Cpu Clock [250] 200-455

k8 cpu clock ratio [x10] 5x-11x

Current DDR SPEED 414

DDR clock / timing mode [manual]

CPU/DDR clock ratio [2/1.66] 2/1 - 2/1.33 - 2/1.5 - 2/1.66 - 2/1.83 - 2/2

DDR SPEED 414

DDR timing [manual]

Cas# latency (tcl) [2] 1.5/2/2.5/3

min ras# active time (Tras) [6t] 5-15

ras# to cas# delay (trcd) [2t] 2-7

Row precharge time (trp) [2t] 2-7

Row to row delay (trrd) [2t] 2-4

row cycle time (trc) [13t] 7-22

row refresh cyc. time (trfc) [16t] 9-24

read to write tie (trwt) [1t] 1-5

write recovery time(twr) [2bus clocks] 2-3

write - to - read delay (twtr) [1bus clock] 1-2

refresh rate tref) [166 mhz 7,8ns] aqui tem opcao de 133mhz/166mhz/200mhz e 3,9ns/7,8ns/15,6ns

read preamble value [6.5ns] 2ns-9,5ns

async latency value [7ns] 2ns-11ns

AGP clock [66]

CPU voltage control [1.700v] 0,800v-1,700v

vddq (agp) voltage control [normal]

vcc12_ht (chipset) voltage [+0.2v] 0.1v-0.3v

ddr voltage control [+0.2v] 0.1v-0.2v

bom deu trabalho pra fazer isso mas consegui pessoal... agora peço a todos que analisem o meu caso com carinho e vejam o que posso mudar ai para dar uma melhorada lembrando que diminui para 10x o multiplicador aumentei para 250mhz o clock da cpu a memoria fico em torno de 414 mhz... aumentei de 1.500v para 1.700v o proc.. não sei se preciso de tudo isso... a memo eu aumentei para 0.2v que é o limite e no everest acusa que ela usa atualmente 2.8v o divisor deixei 2 : 1.66 no momento esta com atual 2.500 Mhz o clock real dele.. queria tentar melhorar algo se puder é claro por favor me ajudem!! acredito eu que de para melhorar ou aumentar mais esse over... eu uso Cooler da thermaltake Polo 755(até 5.500 rpm) temperatura aqui não passa de 36 graus no proc, mas eu notei que acima de 250mhz o micro começa a não ligar mais direito por isso deixei em250mhz, mas as vezes pode haver outra forma de tipo diminuir algo para poder aumentar mais isso... vamos ver o que os ajudantes terão para mim!!.. POR FAVOR ME AJUDEM os experts do FORUM!! me falem os valores que eu posso estar alterando ali em cima na bios para dar uma melhorada ai.. pois tem coisas que eu não alterei por não saber se menos ou mais vai melhorar...

no everest ele da no cache & memory benchmarksuite como memory read 3215 MB/s e no latency 44.9ns vamos lá pessoal aguardo respostas depois desse longo texto!!

Postado

putz será que não tem uma boa alma para me ajudar,,, eu quase quebrei o micro ontem no soco de tanta raiva que fiquei , pois descobri como habilitar a função command RATE 1T nele... porém quando habilito o micro não entra mais direito no Windows se tiver com overclock, aí reduzi o over para bem pouco mesmo coloquei as memos em 2-2-2-5 aí entrou mas vira e mexe ele trava agora... putz aí voltei para o normal sem 1T no command rate e deixei o over no máximo que conseguia no processador , poram agora a leitura da memo fica em media 3100 Mb/s e a escrita fica em 2600 Mb/s o que quer dizer que isso está atrapalhando meu over... tipo não consigo subir os dois juntos tanto o over quanto a velocidade de escrita das memo... que me.rd.a!!! não sei se é o lixo do processador athlon 64 newcastle, ou se é essa droga de placa-mãe gigabyte... ou a porcaria das memórias corsari XLS Twinx C2.. putz alguém me da uma luz!!!!!

Postado

o unico problema é que a droga da GigaByte K8nS Pro não tem como aumentar o vdimm mais que 0.2v o que me restringe em over , tipo o maximo que da acho que é 1.8 não consigo passar, e quando eu ativo o CR1 (command rate 1T) o micro tem que ficar em stock não pode ter overm,,, agora não sei qual é oproblema maior, a placa-mãe que não deixa aumentar vdimm na medida certa, o processador esteja limitando o over ou as ###### da memorias corsair XLS c2 Twinx ..... eu quero matar esse PC de raiva!!

• 2 semanas depois...
Postado

FINALMENTE descubri o que limitava o meu over: era o ht! n conseguia passar de 2400 por isso! agora q aprendi a configurar, la vai a bomba: 825 a mais q o original 2000! isso! consegui roda estavel a 2820!

Postado

galera beleza?

Gostaria de saber se com um athon 64 3200+ 969 posso colocar ele em 2800 sem correr risco de queimar ... a minha placa-mãe e A8V-E SE minhas memorias sao dual 1 giga, placa de video gf 7300gt bios K8T890...

Valeu!

Postado

Bom dia amigos!!!

Nunca fiz OC na minha, até porque não sei. Tenho uma dúvida básica: pra fazer, obrigatoriamente, tenho que ter dois chip de memória?

Valeu!!

:bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Aos entendidos, dêem uma olhadinha na minha config e vejam se rola overclock... eu não entendo muito bem disso mas se for ganhar uma bela performance eu vou fazer sim... já que o gargalo da minha máquina está sendo o processador!!!

Pelo que eu entendi, falando porcamente, se eu baixar a velocidade das memórias de 200 para 166 e aumentar o FSB do processador já ganho bastante performance???

Se quiserem e podem me mandar MP.

Valeu gurizada!!!

p.s.:Ah o processador é Venice.

Postado

os coolers box soquete 754pode bota até uns 2.4 ghz

eos soquete 939 com coolers box guentan até qantos????

amigo porque não deve ser fonte satelite ???

uma fonte satelite 400w reais 2 coolers não é boa?????

Postado

Rapaz, eu não confio muito nessas Satellite, mas se ela realmente tem 400W na tensão +12V (33A no mínimo), ela deve aguentar bem o tranco.

Os Coolers-box da AMD pra socket 939 geralmente aguentam tranquilo até uns 2,6GHz, se não subir o Vcore. Ainda mais aqui em Blumenau, nesse inverno. Enquanto a temperatura não passar de 55°C em Full, tá tranquilão, mas não é uma temperatura muito legal, eu sei. Lógico que também depende muito do teu case (gabinete). Faça uns testes com o Prime e verifique a temperatura dele sem over. Tecnicamente não deve passar dos 50°C em stock nesse frio. O meu, sequer passa de 42°C em FULL. Em idle ele já bateu em 25°C, depois de algum tempo ligado, claro. Então nem fica muito preocupado se teu over não for top.

PS/Off-topic: Post 1000! :palmas: :-BEER

Valeu GALERA!!!!

Postado

é meu gabinete não é muito bem ventilado

más eu to pensando e fazer até ums 2.4 2.5 ghz

e aonde eu acho o programa prime ???

porque nos sites conhecidos como baixaki superdownloads não tem onde eu posso achar???

Postado

Eae gurizada!!!

Eu fiz o seguinte...

Diminui a velocidade das memorias para 166mhz na BIOS... aumentei a tensão para 1.8 ou 2.8v não lembro... elas tem uns dissipadores muito bons de aluminio, azuis.

No windows aumentei o FSB para 267 ficando com clock de 2400 +-... as memórias ficaram 220mhz. Não usei nenhum programa pra ver se causaria erro..

Rodei o 3dmark2001 e fiz 25000 pontos e no 3dmark2005 fiz 8070 pontos... isso que meu windows tá uma porcaria...

Joguei Farcry com gráficos no very high e não apresentou erros. O processador não passou dos 35 graus por causa do inverno eu acho.

No everest ficou aparecendo A64 3800+ e nos testes não deu erro nenhum. Não mexi na tensão do processador, deixando em 1,4v +-.

Sou totalmente iniciante nisso... mas como minhas peças tem bastante qualidade acho que funcionou tudo legal...

Alguma advertência ou tá tranquilo???

Qual programa eu pego pra testar a estabilidade do processador com essa config de overclock???

Valeu pessoal.

Postado

Eae gurizada!!!

Eu fiz o seguinte...

Diminui a velocidade das memorias para 166mhz na BIOS... aumentei a tensão para 1.8 ou 2.8v não lembro... elas tem uns dissipadores muito bons de aluminio, azuis.

No windows aumentei o FSB para 267 ficando com clock de 2400 +-... as memórias ficaram 220mhz. Não usei nenhum programa pra ver se causaria erro..

Rodei o 3dmark2001 e fiz 25000 pontos e no 3dmark2005 fiz 8070 pontos... isso que meu windows tá uma porcaria...

Joguei Farcry com gráficos no very high e não apresentou erros. O processador não passou dos 35 graus por causa do inverno eu acho.

No everest ficou aparecendo A64 3800+ e nos testes não deu erro nenhum. Não mexi na tensão do processador, deixando em 1,4v +-.

Sou totalmente iniciante nisso... mas como minhas peças tem bastante qualidade acho que funcionou tudo legal...

Alguma advertência ou tá tranquilo???

Qual programa eu pego pra testar a estabilidade do processador com essa config de overclock???

Valeu pessoal.

Thorman,

Daee beleza? Poderia me dar umas dicas? Não sei nada de OVER já q tenho uma maquina parecida com a tua, sendo q meu barramento é 754...

Que programa é usado para fazer o OVER???

Não encontro pra baixar... :S

Olha minha config ai na minha assinatura, o que acha q devo fazer????

valeu desde já.

Postado

Thorman,

Daee beleza? Poderia me dar umas dicas? Não sei nada de OVER já q tenho uma maquina parecida com a tua, sendo q meu barramento é 754...

Que programa é usado para fazer o OVER???

Não encontro pra baixar... :S

Olha minha config ai na minha assinatura, o que acha q devo fazer????

valeu desde já.

Cara, primeiramente leia bastante sobre o assunto!!! Sobre o programa e onde tem no início desse tópico explica e também tem outro tópico destacado falando sobre isso. Dá uma olhadinha nas mensagens iniciais.

Abraços.

Postado

meu over está bom??

processador 3200+ clock de 2.0ghz para 2.5ghz

dexei o multiplicador 10x

as memorias baixei para 333mhz

as memorias se eu deixar em 400mhz elas guentam???

rodei o prime e ficou em 49c é muito ???

e estava no usando o prime

até agora tudo bem

rodei o prime por uns 20 minutos mas tambem estava mexendo no menssenger e em alguns site e o pc travou

presizei reiniciar será que é porcausa do over???

aconteceu mais duas vezes baxei o clock de 2.5 para 2.4 e não aconteceu mais nada

como eu sei que eu passei dos limites em algum over??

o pc é da assinatura

aladdim desculpa pela internetes vou tentar não escrever mais assim beleza

valeu

Postado

William, do jeito que você postou nem dá pra entender, tem muito interntês aí. A única coisa que eu entendi é 49°C. Se isso foi durante o prime está bom, senão não.

Postado

William, do jeito que você postou nem dá pra entender, tem muito interntês aí. A única coisa que eu entendi é 49°C. Se isso foi durante o prime está bom, senão não.

Pessoal,

Procurei o programa pra fazer over e não encontrei, onde posso baixar?

Alguém pode postar o link ai pra mim???

valeu

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!