Ir ao conteúdo

SATA na MB Intel 865PERL

erickbonfim

Posts recomendados

Postado

Oi, bom dia!

Comprei a MB Intel 865PERL e coloquei o HD Sata 80GB Barracude mas a maxima taxa de transferencia de dados que ele fica é o UDMA5 que seria 100Mb/s

alguem sabe como resolver o meu problema?

OBS: NA MB ASUS P4S800D - X ELE FICOU A UDMA6, MAS também não FICOU NA SUA VELOCIDADE DE 150Mb/s.

• Membro VIP
Postado

Bom colega eu tbem possuo um Hd SATA (Seagate barracuda 80Gb SATA 7200RPM Cache 8mb) e o chipset da minha MB é Intel 865PE e no Everest aparece como:

Propriedades do dispositivo ATA

ID do modelo ST380013AS

Número de série 5JV7W0E3

Revisão 3.18

Parâmetros 155061 cilindros, 16 cabeças, 63 setores por trilha, 512 bytes por setor

Setores LBA 156301488

Memória de armazenamento temporário (buffer) 8 MB

Setores múltiplos 16

Bytes ECC 4

Modo de transferência PIO máxima PIO 4

Modo de transferência UDMA máxima UDMA 6 (ATA-133)

Modo de transferência UDMA ativa UDMA 6 (ATA-133)

Capacidade não formatada 76319 MB

Fez o teste de transferencia de dados e não deu 150Mb deu 103.7 +/- :( , porque eu tbem não sei :blink:

Abraços :-BEER

Postado
Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@17 de maio de 2005, 22:28

Bom colega eu tbem possuo um Hd SATA (Seagate barracuda 80Gb SATA 7200RPM Cache 8mb) e o chipset da minha MB é Intel 865PE e no Everest aparece como:

Fez o teste de transferencia de dados e não deu 150Mb deu 103.7 +/-  :( , porque eu tbem não sei :blink:

Abraços  :-BEER

Já li alguma coisa com relação a essa velocidade de 150 MB/S, me parece que é uma velocidade estimada, não significando que será atingida, não tenho certeza e não me lembro onde foi que eu li a matéria, se alguém quiser procurar!!!!!!!!!

Postado

Qual o programa q foi usado para o teste de transferencia?

Olha só: Tenho um SATA 120GB Seagate e deu taxa de 66MB no máximo !!!!

P4 3.0 HT. 512MB RAM

Ainda aparece no Everest:

Modo de transferência UDMA máxima UDMA 6 (ATA-133)

Modo de transferência UDMA ativa UDMA 5 (ATA-100)

Cara, que loucura.... quero a minha velocidade comprada !!!!

O que pode ser isso??? :(

Obrigado

Fábio Roberto Salvadori

• Membro VIP
Postado

Bom aqui eu usei o Hd Tach 3 p/ fazer o teste de transferencia de dados e agora deu 103,9Mb/s :blink:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/edvaldomsi/hdteste.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se alguem conseguir alguma informação sobre isso no site da <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.seagate.com/images/logos/logo_4home_seagate.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div> eu ficaria agradecido :joia:

Postado

<_<

Mais um na fila da dúvida!!!

Eu tenho uma ASUS P4P800-SE(Intel 865PE) e um HD WD SATA 80GB.

No Everest aparece o seguinte:

Modo de transferência UDMA máxima UDMA 5 (ATA-100)

Modo de transferência UDMA ativa UDMA 5 (ATA-100)

Na BIOS tb aparece UDMA 5

(Será que os HDs SATA não são reconhecidos de forma diferente?)

No Gerenciador de Dispositivos as informações não confirmam

se existe um HD SATA instalado...

Nem mesmo os SW de desempenho de HD reconhecem o SATA...

Existe algo a se fazer?!

Será que o HD SATA está sendo sub-utilizado?!!!

T+!!!

Postado
Postado Originalmente por Julio_cesar@19 de maio de 2005, 14:35

Pessoal, mais um na fila  :blink:

Eu tb tenho essa placa P4P800-E e hd Sata 120 gb

No everest diz que o máximo é UDMA-7 mas está em UDMA-5.

Se na sua MB tiver a opção de configurar UDMA 7, não perca tempo, configure.

Postado

pessoal como faço para instalar o dispositivo sata raid na mother Intel 865perl

se for possivel me mandem a foto do gerenciador de dispositivos e com os dispositivos e sub dispositivos que eu quero tirar um duvida?

Postado

Encontrei algumas informações no site da Intel. Só que estão em inglês:

Intel® Desktop Utilities may report that Serial ATA drives are running at ATA speeds (ATA/100 or ATA/133). This is because the Serial ATA controller is running in Emulating Parallel ATA mode and is using Windows* parallel ATA drivers (i.e. atapi.sys). While the Serial ATA controller may be operating at a higher transfer speed, it may claim to be operating in a slower parallel ATA transfer mode. All versions of Windows prior to Windows Server* 2003 have support for Emulating Parallel ATA mode.

Ataport

Microsoft's approach to ATA controller support has reflected the needs of the industry. The success of this approach is evident in the number of products supported by the parallel ATA driver that comes with Windows.

The consumer storage industry is growing and changing. It is evident from the number of SCSI miniport drivers on ATA controllers, the new emphasis on consumer RAID, and the momentum behind Serial ATA, that a more flexible driver model is needed to accommodate the industry.

The Ataport driver will have the latest ATA/ATAPI command set support. Additionally, it will be able to support both parallel ATA and Serial ATA configurations that include greater than two channels per controller and greater than two storage devices per channel. Finally, Ataport will provide a flexible miniport driver interface for independent hardware vendors (IHVs) to write miniport drivers for Ataport.

With the product introduction of Ataport, two miniports will be introduced. The first is a default miniport driver that will work with the current atapi.sys supported parallel ATA controllers. The second is a new miniport driver that will support the Advanced Host Controller Interface (AHCI) Serial ATA controllers.

Se alguém puder dizer o que exatamente está escrito, talvez consigamos configurar corretamente o HD. Me parece que ele pode estar numa "miniporta errada", será isso?

Abraços

Fábio Roberto Salvadori

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Salvadori@20 de maio de 2005, 15:17

Encontrei algumas informações no site da Intel. Só que estão em inglês:

Intel® Desktop Utilities may report that Serial ATA drives are running at ATA speeds (ATA/100 or ATA/133).  This is because the Serial ATA controller is running in Emulating Parallel ATA mode and is using Windows* parallel ATA drivers (i.e. atapi.sys). While the Serial ATA controller may be operating at a higher transfer speed, it may claim to be operating in a slower parallel ATA transfer mode. All versions of Windows prior to Windows Server* 2003 have support for Emulating Parallel ATA mode.

Ataport

Microsoft's approach to ATA controller support has reflected the needs of the industry. The success of this approach is evident in the number of products supported by the parallel ATA driver that comes with Windows.

The consumer storage industry is growing and changing. It is evident from the number of SCSI miniport drivers on ATA controllers, the new emphasis on consumer RAID, and the momentum behind Serial ATA, that a more flexible driver model is needed to accommodate the industry.

The Ataport driver will have the latest ATA/ATAPI command set support. Additionally, it will be able to support both parallel ATA and Serial ATA configurations that include greater than two channels per controller and greater than two storage devices per channel. Finally, Ataport will provide a flexible miniport driver interface for independent hardware vendors (IHVs) to write miniport drivers for Ataport.

With the product introduction of Ataport, two miniports will be introduced. The first is a default miniport driver that will work with the current atapi.sys supported parallel ATA controllers. The second is a new miniport driver that will support the Advanced Host Controller Interface (AHCI) Serial ATA controllers.

Se alguém puder dizer o que exatamente está escrito, talvez consigamos configurar corretamente o HD. Me parece que ele pode estar numa "miniporta errada", será isso?

Abraços

Fábio Roberto Salvadori

Tradução +/- :rolleyes:

As utilidades desktop de Intel® podem relatar que as movimentações de série de ATA estão funcionando em velocidades de ATA (ATA/100 ou ATA/133). Isto é porque o controlador de série de ATA está funcionando em emular a modalidade paralela de ATA e está usando Windows * excitadores paralelos de ATA (isto é atapi.sys). Quando o controlador de série de ATA puder se operar em uma velocidade mais elevada de transferência, pode reivindicar operar-se em uma modalidade mais lenta de transferência da paralela ATA. Todas as versões de Windows antes do usuário de Windows * 2003 têm a sustentação para emular a modalidade paralela de ATA. Ataport A aproximação de Microsoft à sustentação do controlador de ATA refletiu as necessidades da indústria. O sucesso desta aproximação é evidente no número dos produtos suportados pelo excitador paralelo de ATA que vem com Windows. A indústria do armazenamento do consumidor está crescendo e está mudando. É evidente do número de excitadores do miniport de SCSI em controladores de ATA, da ênfase nova na INVASÃO do consumidor, e do momentum atrás de ATA de série, que um modelo mais flexível do excitador é needed acomodar a indústria. O excitador de Ataport terá a sustentação a mais atrasada do jogo de comando de ATA/ATAPI. Adicionalmente, poderá suportar a paralela ATA e as configurações de série de ATA que incluem mais extremamente de duas canaletas por o controlador e os mais extremamente de dois dispositivos de armazenamento por a canaleta. Finalmente, Ataport fornecerá uma relação flexível do excitador do miniport para vendedores de ferragem independentes (IHVs) para escrever excitadores do miniport para Ataport. Com a introdução de produto de Ataport, dois miniports serão introduzidos. O primeiro é um excitador do miniport do defeito que trabalhe com os controladores paralelos suportados atapi.sys atuais de ATA. O segundo é um excitador novo do miniport que suporte os controladores de série avançados da relação do controlador do anfitrião (AHCI) ATA

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://us.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/us/av/logo_vert.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

↑↑↑↑↑É PS pelo o que eu entendi +/- tem alguma coisa a com o WinXp e que esse problema foi solucionado no Win 2003 que po sinal estou indo a tras dele [:joia:]

Postado
Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@21 de maio de 2005, 21:17

Mais como assim pra ele trabalhar com a velocidade dele especifica :blink:

Passa pra nós então :joia:

:huh: Na verdade esse software reconhece o HD como SATA,

enquanto que os outros reconhecem como UDMA5 ATA 100.

Em relação a velocidade, fiz um teste com o <Hd Tach 3> e deu

em média 121.3 MB/s, equivalendo a um HD UDMA6 ATA133...

é isso! t+!

Postado

Pessoal,

Depois de muito pesquisar no site da Intel estou chegando a uma conclusão:

Pelo que entendi, quando instalamos um HD Sata, podemos utiliza-lo de duas maneiras:

1) Emulando um HD normal

2) Utilizando como SATA

Não tenho certeza, mas parece que isso é decidido no momento da instalação do Windows para que seja escolhido o driver correto.

No meu caso, quando uso o Everest, aparece a informação de que tenho ativo o UDMA 5 (ATA 100) que é o máximo permitido na placa mãe Intel PERL.

Sendo assim, tenho a impressão de que não estou usando a melhor configuração para meu HD.

Será que estou errado?

Alguém tem alguma solução?

Abraços

Fábio Roberto Salvadori

Postado
Postado Originalmente por Salvadori@24 de maio de 2005, 13:57

Pessoal,

Depois de muito pesquisar no site da Intel estou chegando a uma conclusão:

Pelo que entendi, quando instalamos um HD Sata, podemos utiliza-lo de duas maneiras:

1) Emulando um HD normal

2) Utilizando como SATA

Não tenho certeza, mas parece que isso é decidido no momento da instalação do Windows para que seja escolhido o driver correto.

No meu caso, quando uso o Everest, aparece a informação de que tenho ativo o UDMA 5 (ATA 100) que é o máximo permitido na placa mãe Intel PERL.

Sendo assim, tenho a impressão de que não estou usando a melhor configuração para meu HD.

Será que estou errado?

Alguém tem alguma solução?

Abraços

Fábio Roberto Salvadori

:cry: Parece que é isso mesmo Flávio, já tentei suporte da ASUS, da Seagate e ninguém consegue me informar nada. Sei qua a Samsung possui um utilitário chamado HUTIL que faz o destravamento do HD SATA deles de ATA-100 para ATA-133, mas parece que a Seagate não está interessada de divulgar nada sobre esse assunto. Estou, como você, esperando alguma dica. :chicote:

Sds,

Fernando Carlos Tenório

• 11 meses depois...
Postado

Ressucitando o tópico, evitando coisas repetidas...

Isso acontece aqui também, mas com uma diferença: o chipset é o i915GL. Não me atrapalha em nada, mas me deixa intrigado.

Tenho placa-mãe Epox EP-5EGMI, com HD samsung SP1614C (160Gb, SATA150) e WinXP SP2, com todos os updates instalados. Todos os drivers são os últimos disponíveis pelos fabricantes.

O problema aqui - se é que posso chamar de problema - é o seguinte: o Windows tá afirmando, através do gerenciador de dispositivos, que o HD está operando em UDMA5 (ATA-100). Eu sei que a Intel não faz interfaces IDE acima disso, mas aí que a coisa me intriga: o HD é SATA, portanto, não está ligado na IDE comum (está na SATA1), e deveria estar mostrando - pela lógica - UDMA7 (que seria ATA-150).

No SETUP, naquelas informações que aparecem antes do XP carregar, o HD é reconhecido normal: SATA 1.5G! Infelizmente, não pude testar com Linux porque só tenho o Ubuntu5, e ele trava ao carregar, provavelmente por não ser compatível com algum item na placa-mãe, que é bem recente.

Dei uma busca no google, e vi em uma postagem que apesar do HD estar em UDMA5, ele opera como se fosse UDMA7. Tá, tudo bem... meu HD realmente tá com boas taxas, pois no HDTach 2.7 ele dá 111,7MB de burst, 64,7Mb de max, 35,9Mb de min, e média de 51,6Mb com tempo de acesso de 15ms. Mas então porque o XP escreve UDMA5? Tô intrigado com isso...

Essa lógica minha está correta? O que fazer? Porque o windows "trava" o HD em UDAM5?

Postado

Eu acabei de dar uma olhada mais a fundo nos drivers da intel, disponíveis no site.

No caso do meu chipset, são os mesmos drivers que a MS fornece junto com o Windows, com SP2. Ou seja, nem adiantaria integrar os drivers no CD de instalação do XP, e re-instalar, daria na mesma!

Também mandei e-mail para a Epox e para a Intel - sendo que essa última é que seria a maior responsável por esse fato.

Postado

Tive respostas para os emails.

Da EPOX: O servidor deles alega que meu provedor está bloqueado. O interessante é que uso servidores públicos, e tentei com ambos (gmail e yahoo). Ou seja: esperar suporte deles é o mesmo que esperar que o Lula aumente o salário mínimo para R$1.000.

Da Intel: Alega que o "Intel Application Accelerator" não mais recebe suporte via telefone ou e-mail. Ok, eu entendo, é um produto que foi lançado a muito tempo, né (2002)? Mas, como não é meu caso, mandei novo mail, explicando que não quero o IAA, e sim meu HD operando a UDMA7.

Vamos ver no que dá, mas alguém tem mais idéias? Isso só acontece comigo?

Em tempo: peguei - somente para testes, antes que me cricifiquem - na internet um XP Pro 64bits. Acreditem ou não, a mesma coisa acontece. Trava em UDMA5 do mesmo jeito, mas tem uma vantagem: existe uma opção nas propriedades do HD que aumenta o desempenho (além daquela "ativar cache de gravação). O treco funciona mesmo, o HD trabalha bem mais rápido.

Preciso de idéias, people! Que tá acontecendo aqui?

• 2 semanas depois...
Postado

Finalmente, resposta da Intel.

Ela alega que o protocolo UDMA não se aplica aos HDs e controladoras SATA, e que apesar do Windows estar mostrando dessa forma (no meu caso, UDMA5), o meu HD está operando em modo SATA150 (ou SATA1.5G). De acordo com eles, o Windows mostra modo UDMA apenas para fins de compatibilidade.

Bom, temos uma resposta oficial.... ainda estou meio cismado com o treco, mas não deixa de ter lógica o que o cara falou. Ainda vou dar mais uma vasculhada, mas com uma resposta dessas, acho difícil achar algo diferente...

Abraços.

Hello Romulo,

Thank you for contacting Intel® Technical Support.

The PIO, DMA and UDMA concepts are exclusively for IDE ATA/TAPI drives. These terms do not apply for Serial ATA drives. The fastest ATA mode is UDMA 6 (133 MB/s) while the Serial ATA controller can transfer data up to 150 MB/s. Operating systems and other applications may recognize Serial ATA drives as UDMA5/6 for compatibility purposes only. However, this does not reflect the correct transfer rate of your drive.

Please do not hesitate to contact us again if you need further assistance.

Sincerely,

Carlos B.

Intel® Technical Support

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!