Ir ao conteúdo

migrar de ruindows para linux

slas.giagia

Posts recomendados

Postado

Po galera fiquei muito revoltado quando vi essa palhaçada que eles estão tentando colocar na cabeça de alguns leigos nesse assunto. Só queria que ele me explicasse detalhadamente como um software como o Windows que custa mais de 700 pratas pode ser mais barato do que um que você pode baixar de graça da net!!!!

:tantan::tantan::muro::muro:

Postado

Bom gente, não vamos responder sem pensar. Migrar uma empresa que já usa Windows para Linux pode sair mais caro sim. É só você levar em conta os custos com treinamento de funcionários e de suporte terceirizado que muitas vezes é necessário.

O que eu acho bastante duvidoso nesse artigo é afirmar que o Windows tem um desempenho superior.

A longo prazo, o Linux deve valer a pena quase sempre. Mas o custo da migração é alto.

Postado

bom, acho que todo mundo sabe que o OpenOffice + uma distro linux custa mais caro que as licenças do office e do windows xp né?? :P

gente, numa boa: isso é desespero. uns dias atrás andei folheando uma revista e vi "a microsoft recomenda o windows e não o linux para computadores pessoas...". poxa vida, fála sério né???

quando eu comprei o meu CyberBOOK ele veio c/ uns panfletinhos do XP (tinha uma morena maravilhosa na capa, hehehehehe) e um baita d um selo "XP inside" colado nele. fui abençoado pelos céus por este XP não ser OEM, aí eu consegui comprar o micro sem windows. particionei ele, instalei Debian e sou feliz até os dias de hoje (depois q fiz o ##### do suporte ACPI da bateria funcionar é claro)

o problema é q não tem escolinha de informática que ensina computação básica como "digitação - linux - openoffice", eles sempre começam com windows. as pessoas ficam pensando q o "normal" é o Windows e linux é pra "hacker". enquanto isso não mudar a coisa vai ficando feia. minha esperança fica por conta de que todo mundo aprende informática no Windows 98 pirata, aí vai pro XP e vê a coisa td mtu bonita porém pesada. esses linux didáticos q tem por aí (kurumin e cia) são bonitos e leves, e isso conquista qualquer um.

dane-se o windows! se um dia o linux se tornar ilegal eu compro um iBook!! huehuehuehhue...

Postado

eu sei que o custo de migrar do ®windows para linux é mais caro (é lógico se você já tem uma licença de ®windows porque comprar uma de linux e ainda ter que esquentar a cabeça com treinamentos e etc.) porém o que realmente é evidente é que o custo/BENEFICIO pode ser maior se migrando de um sistema Microsoft para o GNU/Linux.

quero deixar claro que a minha intenção abrir esse tópico não era desmentir o fato que migrar realmente pode sair mais caro e sim (para quem realmente leu os argumentos) mostrar os argumentos da Microsoft, tipo, o código fonte aberto aumenta a vunerabilidade do sistema, as correções p/ linux demoram mais para sair do que as correções p/ ®windows, o linux tem mais falhas que o ®windows.

o que eu quero ressaltar é isso, que podres argumentos, que lavagem cerebral que o bill está tentado fazer, que grandes absurdos. :naonao::naonao::naonao::naonao::naonao::naonao:

Postado

Acredito que teremos mudanças futuramente.

Se realmente a Microsoft investir mesmo como aparenta contra a pirataria, o Linux vai migrar para muito mais micros.

No Brasil por exemplo existem muitos computadores e hardware antigos, alguns nem aquentam o XP, e praticamente não se encontram versões antigas do windows original. Quem tiver o windows antigo ou pirata vai acabar migrando para o Linux.

Postado
Postado Originalmente por slas.giagia@20 de maio de 2005, 11:59

...

o que eu quero ressaltar é isso, que podres argumentos, que lavagem cerebral que o bill está tentado fazer, que grandes absurdos. :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:

Bom, isso é justamente porque o Linux está sendo mais e mais adotado, e agora pode ser considerado com concorrente ameaçador.

• Membro VIP
Postado

Se a empresa não tiver licença e fizer uma migração bem planejada ai o custo provavelmente será bem menor do que comprar as licenças do Windows / Office..

Mas se for sair fazendo as coisas correndo ai ela deve pagar barato (para qualquer um) para fazer uma porcaria (desculpa a palavra, mas acontece), fazer tudo correndo e atropelando o treinamento de pessoal (já prestei serviço em empresa deste tipo, dando algum treinamento depois da empresa ter feito uma migração total e repetina)...

Ai o prejuizo da empresa é na parte operacional dela, todos os serviços devem ser feitos de forma mais lenta e apresentando deficiencias. Ai o custo pode ser muito superior ao da compra das licenças.

Postado

Acho que serei o único que irá defender o Windows

- Tá certo... Que o nome dele pode ser Windows... Mas vejam só: O Linux foi feito por profissionais da informática (os hackers e outros), que visavam fazer um sistema grátis e aberto. Por terem feito este sistema para ELES, o sistema é complicado... Concordam? Já o Windows, foi feito por programadores que ganham rios de dinheiro (parece que são até 50.000 reais cada um!) para fazer um sistema que VENDA, portanto acessível a qualquer ser humano... Para iniciantes e experts.

- O custo para implantação em uma empresa do Linux é caro sim! Para começar, uma empresa do nada não vai ter profissionais treinados para o sistema. E para treinar um cabloco desse´não é nada barato! 700 pila, o curso mais básico do Conectiva... É mole?

- Se o Linux der pau, para quem você vai reclamar? Se tivesse o Windows, você entrava em contato com a Microsoft e, se vacilar, eles mandam um carinha aí em sua empresa para resolver o problema, isso se não mandam por e-mail em 24 horas com o patch de atualização resolvendo o problema!

Convenhamos que cada sistema tem suas vantagens... O Linux, é um sistema bem "bruto", você controla ele. O Windows, ele controla ele, você não precisa se preocupar!

Postado
Postado Originalmente por igor.sch+21 de maio de 2005, 21:32-->
Acho que serei o único que irá defender o Windows

e eu vou ser mais um aqui defendendo o Linux, porém com argumentos fundamentados.

Postado Originalmente por igor.sch@21 de maio de 2005, 21:32

- Tá certo... Que o nome dele pode ser Windows... Mas vejam só: O Linux foi feito por profissionais da informática (os hackers e outros), que visavam fazer um sistema grátis e aberto. Por terem feito este sistema para ELES, o sistema é complicado... Concordam? Já o Windows, foi feito por programadores que ganham rios de dinheiro (parece que são até 50.000 reais cada um!) para fazer um sistema que VENDA, portanto acessível a qualquer ser humano... Para iniciantes e experts.

bom, o kalango por exemplo é um linux gratuíto e acessível a qualquer ser humano. é de simples operação e dificilmente entra em conflito com alguma parte do sistema. mas será que as pessoas leigas em informática merecem um sistema inferior, só por não manjarem de C++, perl, assembly, samba e squid? podemos distribuir o linux entre as pessoas gratuitamente, e dindin no bolso é bom pra qualquer um. existem distros complicadas, e outras voltadas á usuários leigos. quer exemplos? vendi meu antigo computador pra uma pessoa 100% leiga, e deixei o kurumin 1.4 nele. até hoje satisfação total, as pessoas daquela casa malmente sabem o que é windows.

- O custo para implantação em uma empresa do Linux é caro sim! Para começar, uma empresa do nada não vai ter profissionais treinados para o sistema. E para treinar um cabloco desse´não é nada barato! 700 pila, o curso mais básico do Conectiva... É mole?

tá bom, vamos fazer as contas (preços aproximados):

1 Windows 2003 Server -> R$ 850,00

50 Windows 2003 Workstation -> R$ 600,00 cada, totalizando R$ 30.000,00

10 Windows XP Professional -> R$ 800,00 cada, totalizando R$ 8.000,00

5 profissionais para montagem, configuração e testes -> R$ 100,00 cada, totalizando R$ 500,00

outros programas (anti-virus, firewall, programas de trabalho) -> total aproximado de R$ 30.000,00

TOTAL: R$ 69.350,00 (sem contar despesas menores e treinamento de pessoal)

façamos agora as contas com o Linux:

1 CD do Conectiva 10.1, comprado na banquinha -> R$ 12,00

1 cara pra configurar tudo -> R$ 50,00

treinamento pro pessoal -> R$ 700,00

total: R$ 762,00

ou seja, contando por baixo o windows custa R$ 68.588,00 a mais que o linux p/ ser implementado em uma empresa. e mais: se o windows realmente valesse a pena o linux hoje estava só em computador boca de porco e ninguém mais ia falá dele (lembra do OS/2 Warp?)

- Se o Linux der pau, para quem você vai reclamar? Se tivesse o Windows, você entrava em contato com a Microsoft e, se vacilar, eles mandam um carinha aí em sua empresa para resolver o problema, isso se não mandam por e-mail em 24 horas com o patch de atualização resolvendo o problema!

se o linux der pau jogue o computador fora, porque depois do hardware configurado no sistema você só dá risada dos outros. na minha antiga faculdade tinha um hackerzinho bobão de 19 anos q instalou o conectiva 8 e deixow como server da facu, e os servers estão lá funfando até hoje. na minha atual faculdade eles usam o Windows 2003 server, e o FTP da faculdade funciona em 3 de cada 5 dias. isso sem contar a pequena upgrade q falta pra gente aqui, que só não é executada porque as versões de Windows q tem aqui são OEM e eles precisam comprar novas cópias.

se não sabe mexer c/ linux, tem SEMPRE alguém que sabe. se ninguém sabe os lokos aqui do CDH sabem e sempre estão aqui pra ajudar.

igor.sch@21 de maio de 2005, 21:32

Convenhamos que cada sistema tem suas vantagens... O Linux, é um sistema bem "bruto", você controla ele. O Windows, ele controla ele, você não precisa se preocupar!

tá mans me diz uma coisa meu filho: você conseguiria usar o seu windows somente instalando ele, sem SP2, SP3, SP4.... ??

e spywares? você gosta de ser observado? existem spywares embutidos no windows especialmente desenvolvidos para fins de marketing. ah duvida é? dá uma lida nisso aqui:

http://www.inf.ufsc.br/barata/barata7.html

não sei quanto á você, mans se você me perguntar as vantagens do windows sobre o linux eu não sei te dizer, e duvido que você saiba. eu também não gosto de servir de rato d laboratório de alguns pesquisadores malucos e homosexuais que se esmeram roboticamente pra tratar o cliente na boca e ir abrindo a carteira dele. eu não sou obrigado a usar windows, e acho que morreria dentro dele se o usasse hoje. sou feliz no meu querido Linux e hoje me dedico a ajudar outras pessoas a se libertarem. eu já perdi dados muito importantes devido á problemas no sistema de arquivos do windows, coisa que jamais aconteceu no linux.

quer q eu escreva mais ou tá bom assim? hehehhee...

Postado

Se o linux fosse tão ruim e tão caro, as lojas colombo, casas bahia, bombril, banco do brasil, caixa econômica, entre tantas micro e pequenas empresas no Brasil não estariam migrando pra ele.

Será que o Linux é tão mais caro assim? Será que a lavagem cerebral da Microsoft não é um engodo pra "profissionais" que analizam os dados sem saber como eles foram obtidos?

Eu estudo economia há 4 anos (tá acabando, graças a Deus) e sei como qualquer dado pode ser "torturado" (termo estatístico) pra dizer o que quiser que ele diga. Antes de questionar essa bobeira de "linux é mais caro", se pergunte como foi que chegaram a esse valor e principalmente, se é tão ruim, porque a participação dele está crescendo?

Postado
1 CD do Conectiva 10.1, comprado na banquinha -> R$ 12,00

Muito caro, baixar sai mais barato. :bandeira:

Já o Windows, foi feito por programadores que ganham rios de dinheiro (parece que são até 50.000 reais cada um!) 

O Linus, criador do Linux ganha 200 mil dolares por mês.

Postado

ai veja isto e também isto

obs: o segundo é meu espaço virtual no oi ai pra não deixar barato eu coloquei um site pé de cachorro nele.

se custasse mais caro usar linux e o linux fosse pior, me de um bom motivo para a IBM apoiar o linux e para o servidor da oi estar rodando linux/SUSE.

e para o cara que tá defendendo o ®uindows, você nunca usou o linux não é mesmo?

• 2 semanas depois...
Postado

Vamos por parte nos argumentos então:

Postado Originalmente por slas.giagia+20 de maio de 2005, 11:59-->
o código fonte aberto aumenta a vunerabilidade do sistema, as correções p/ linux demoram mais para sair do que as correções p/ ®windows

Papo furado, código fonte aberto a detecção e correção dos problemas é feita muito mais rápido, só olhar o exemplo do Firefox que num curto espaço de tempo saiu varias correções. Neste mesmo tempo quantas correções saiu para o IE???

slas.giagia@20 de maio de 2005, 11:59

o linux tem mais falhas que o ®windows

Outro papo furado para enganar leigos, os testes da M$ são feitos assim:

eles pegam 5 distribuições de linux(Slack, Debian, Conectiva, Fedora e Gentoo por exemplo) e o WinXP. Aí pegam um erro no kernel(que é o mesmo em todas as distros),

slack tem esse erro, tem, então um erro pro linux, debian te tem esse erro, tem, então mais um erro pro linux, Conectiva tem esse erro, tem, então mais um erro pro linux, e assim vai, no final dá 5 erros pro linux, aí depois pegam o Winxp e dá 3 erros.

Na contagem final dá: 5 erros pro linux contra 3 erros pro Windows. Mas se você pegar uma distribuição você tem que se preocupar apenas com um erro, o do kernel, em compensação se pegar o XP tem que se preocupar com 3 erros, e é assim que a M$ enrola os leigos

Postado

faz uns dois anos, algum cara tão ***** e nerd quanto o gate$ fundou um site, era o www.odeiolinux.com.br , não me lembro mais se era .com ou .com.br, mas nem vem ao caso.

lá tinha uma reportagem tirada do baboo (só podia) que era a "prova" d eque o windows tinha menos falahs de segurança do que o linux, lá mostrava assim:

Falhas de segurança do Windows 2000: 7 (por exemplo)

Falhas de segurança do slackware X.X (versão bem antiga mesmo pra época): 3

Falhas de segurança do sendmail: 4

falhas de segurança do mysql: 2

falhas de segurança do apache web server: 2

Total de falhas do linux: 11 (Apenas exemplo)

acreditems e quiser, eles ainda tinham a cara de pau de mostrar uma coisa dessas, e ainda botaram um form mail pra falar com eles, eu fui um dos primeiros a mandar um email "carinhoso".. depois uns linuxers hackearam a página, que levou uns dois dias pra voltar ao ar, eles viram que não fez sucesso e tiraram do ar definitivamente...

esses "testes" da M$ devem seguir mais ou menos o mesmo exemplo daquele site..

agora olha o que eu encontrei na net

http://www.geocities.com/imppostor/

mais um cara que diz q odeia o linux, apesar de não botar aqueles testes de segurança malucos, escreveu isso na página principal:

"...Vão para o inferno seus nerds malditos que idolatram o pinguim e o Linus Torvalds como se fossem santos de igreja!"

um ***** a mais na net... :chicote:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...