Ir ao conteúdo

Mais uma idéia maluca para pensar...

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Gente, meus objetivos imediatos com casemod passam bem longe de luzes e janelas de acrílico, muito embora eu tenha proposto esta loucura do case espelho...

Eu estava lendo uns posts e me ocorreu uma coisa com relação à redução de temperatura e de ruído simultâneamente. Alguém tem alguma medida conclusiva do que é melhor: retirar o ar quente do gabinete ou empurrar ar frio dentro dele?

Bem, o que eu não sei é se realmente é efetivo empurrar ar frio no gabinete. Por exemplo, se usarmos um exaustor na traseira, perto do processador, isso não é muito mais efetivo que colocarmos um fan empurrando ar na frente do case? Nesse caso, não seria mais efetivo termos outro fan retirando ar quente, montado em algum lugar no topo do gabinete antes de colocar o tal fan na parte inferior frontal?

Vejam, hoje eu tô procurando as melhores formas de tirar ar quente de dentro do PC, para poder usar coolers em baixa rotação, com o melhor desempenho térmico possível nessas situações... Me parece que um buraco no topo do gabinete seria a solução perfeita. Alguém já experimentou o que funciona melhor? Usar um duto soprando sobre a CPU ou ter um exaustor no teto? Veja que não considero somente temperaturas, mas redução de ruído com a redução do número de fans.

Por que ninguém cria um gabinete com pés mais altos e um fundo todo de grade para o ar vir de baixo, e ter um exaustor de 120mm bem no topo? Isso parece uma solução mais natural que tentar injetar ar de todos os lados... O próprio fluxo natual do ar quente subindo faria grande parte do papel de circulação dentro do case se ele só tivesse fans em cima (exaustores) e entradas de ar bem desempedidas em baixo. Este fluxo de ar não permitiria baixar a velocidade dos exaustores e contribuiria no silêncio?

Eu acho bem estranha a concepção de injetar ar na frente, para sair por trás do gabinete (o que é mais usado). Isso não é ignorar uma lei física, e obrigar-nos a utilizar uma circulação de ar forçada e barulhenta dentro do computador?

Me corrijam se eu estiver errado, ou se eu estiver desconsiderando algum aspecto primordial que impeça que a indústria mundial construa gabinetes em que o ar circule de baixo para cima, como a natureza projetou...

Postado

muito interessante essa sua ideia.. to pensando em turbinar a ventilação do meu pc... após trocar o cooler do processador e instalar um na placa de vídeo pretendo iniciar uma modificação no meu gabinete... e achei muito boa a sua ideia... é isso aí vou tentar acompanhar esse seu raciocínio e fazer algumas análises.... afinal tudo se acerta testando... Boa sorte pra você nos seus projetos

.:. Valeu.:.

Postado
Postado Originalmente por qarcanjo@30 de maio de 2005, 22:55

Eu acho bem estranha a concepção de injetar ar na frente, para sair por trás do gabinete (o que é mais usado). Isso não é ignorar uma lei física, e obrigar-nos a utilizar uma circulação de ar forçada e barulhenta dentro do computador?

Então, isso não tem nada a ver com ignorar as leis físicas. Na verdade, por trás de tudo isso, existe a aplicação de conceitos envolvendo a Mecânica dos fluídos. Isso é engenharia pura! E a engenharia SEMPRE anda de mãos dadas com a física.

Quanto a questão da temperatura, você sempre pode adotar outras formas de redução de ruído, como a substituição dos sistemas tradicionais por watercoolers e fan's less.

Postado

Respeito muito a suas opiniões Ferreira, e não é agora que discordaria de você, pois você está certo na questão da engenharia...

Talvez eu tenha me expressado mal neste caso... Você sabe muito bem que no caminho deixado entre a ventoínha da frente e o processador, nas placas mãe, há uma série de obstáculos à passagem do ar... Sejam as placas, os cabos (mesmo com rounded cables, muitas placas mãe conseguem impedir o fluxo de ar), etc. Nos meus gabinetes, entretanto, eu vim percebendo uma coisa: Sempre tem uma faixa vertical mais livre pro ar passar sem ter que fazer tanta curva e criar tanta turbulência. No projeto original ATX, o ar tem que fazer um S dentro do gabinete... Com o gabinete vazio, tudo ok, mas com ele cheio... Aí é que mora meu grilo com as leis da física! (Não estou questionando as leis da física... Pelo amor de Deus, só Einstein pode!!!). Será que esse outro jeito que eu falei de repente não é mais eficiente? A engenharia é um milagre, mas tem sempre algum jeito mais eficiente, né! (pelas mãos da própria engenharia).

Agora, eu concordo que fanless ou water cooler é uma opção, mas isso exige um pouco de grana a mais, e também um pouquinho mais de conhecimento (no caso do fanless).

Minha busca é por uma solução barata ( exemplo hipotético: se passássemos a ter gabinetes diferentes, poderíamos ter um sistema com menos fans e muito mais eficiente...) pelo mesmo preço. Com certeza o design das fontes pode ser mudado... Talvez sua colocação, etc. etc.

Você sabe, não é! O gabinete ATX pega o ar frio de baixo na frente (e em outros pontos, mais recentemente, criando gabinetes lotados de furos... <_< verdadeiras peneiras com entrada de ar para todo lado - isso é uma mostra de que as coisas não andam funfando como planejado). Daí, o ar sobe forçado e conforme se aquece, atingindo o processador já morno. Do processador ele sai quente e atinge a fonte que também tá quente e sai fervendo pelo cooler da fonte. Aí, as fontes trabalham bem com temperaturas até XC. Já vi algo em torno de 50C... Só que ela pega ar já quente para se resfriar... Entra ar quente, ela já tá quente e acaba forçando o ventilador a trabalhar mais rápido e fazer ainda mais barulho! E o pior, ela que vai dar voltagens erradas se auecer demais (por perda de eficiência dos componentes), vai ficar logo no lugar mais quente do PC!!!

Olha, é minha opinião, tá!

O padrão ATX já provou ser furadão!!! :devil: E não é o BTX da Intel que vai resolver nada não! Então, se nos restar apenas por a mão na massa ou pagar mais por soluções como ar condicionado, water cooler ou fanless (com um gigacooler monstro parafusado sabe-se lá onde...), eu gostaria de saber quais são as opções mais eficientes em termos de circulação, para poder reduzir o número de fans, ou mesmo facilitar a vida de um fanless, etc. :joia:

falou!!!

• 3 semanas depois...
Postado

Como vai?

Sou novo no clube, olha eu penso que você ta no caminho certo porque o calor tende a subir, logo se você fizer entradas de ar na base do gabinete e uns dois cooler na parte superior creio que vamos ter uma melhor circulação de ar no seu interior, com menor rotações e menos barrulho.

:bandeira:

• Membro VIP
Postado

Estudar um fluxo de ar é uma tarefa extremamente complicada. Fiz todas as disciplinas de um mestrado em meteorologia e isso eu posso afirmar... O troço é complexo mesmo.

Mas dá para simplificar bastante. Por exemplo, tenho a impressão de que tanto faz meter ar frio para dentro ou puxar ar quente para fora, pois a equação mais básica da dinâmica dos fluidos (equação da continuidade) diz que a vazão que entra tem que ser igual à vazão de sai. Nesse ponto, a maior preocupação tem que ser evitar que o ar circule por uma região e deixe um bolsão de ar quente justamente onde não pode, que é a região do processador e do regulador de tensão.

Mas a ideia de deixar grandes aberturas de ar na parte inferior e um grande exaustor na parte superior é boa...

Postado

Eu acho que vai haver obstáculos ad mesma maneira... Se existe os cabos e um monte de tranqueira que dificulta a circulação em "S" dos gabinetes atuais, imagina nessa ventilação vertical, com um monte de placa PCI, AGP, a fonte. etc??? E os cabos iriam atrapalhar do mesmo jeito! Logo~acho que a circulação iria piorar...

Teria que fazer uma revolução nas peças e no gabinete para que isso dê certo. A circulação atual leva em consideração a posicção das placas (mae vertical e periféricos horizaontal perpendicular à mb).

As placas teria que ficar também na vertical, perpendicular à placa-mãe, para o ar circular melhor, mas aí como a gente iria instalar os cabos nas placas? Resposta: os conectores teriam que ficar na lateral externa da placa, assim como as saídas para os cabos flat! Isso deixaria todas as placas livres ao vento!!!

Agora, resta planejar melhor como funcionaria, já aque teria que mudar toda a arquitetura das placas, drives, etc. E isso seria um grande choque para a sociedade!

Mas se em menos de um ano o DVD bateu no VHS, e o Vinil apanhou do CD, logo poderia dar certo...

Porém, se a questão for mudar arquitetura, seria melhor apenas inverter as saídas dos cabos flat e conector da fonte, colocando do outro lado da MB, e colocar as entradas de energia e flat na lateral dos drives. Logo ficaria a circulação na horizontal, em "S", e nenhum cabo para atrapalhar o vento...

Gostei do tópico, dá pra encher de idéias!

Postado

Realmente... ideia muito boa mesmo! Um grande FAN em cima...

Outra coisa que acho que ajuda também é colocar a fonte fora do PC, assim "elimina-se" um gerador de calor, com ela fora ela fica mais fria, por receber ar frio (ainda mais se tiver um FAN injetando ar na fonte, mesmo que seja com baixa rotação para reduzir o barulho).

Postado

He He He! Inspirado na revolução dos gabinetes...

Eu não acharia ruim se as placas PCI e AGP ficassem na vertical e deixassem de ter seus conectores externos diretamente ligados a elas... Isso resolveria uma série de problemas... Veja este esquema:

Revolução no gabinete... He He He!

Este esquema demonstra uma placa-mãe semelhante à minha antiga. Fora os problemas de projeto óbvios da PCCHIPS, vejamos o que seria possível fazer com ela...

Problema 1:

Placas PCI tem de ser parafusadas ao gabinete e presas por uma trava no final do braço da placa. Por que? Porque elas tem de suportar esforços de cabos atrás do gabinete, sem soltar dos slots... A solução seria criar conexões através de extensões, como é feito nas placas on-board e nas antigas AT. Com um pouco de criatividade, é possível tirar todos os fios do caminho do ar! Observe ainda que você pode retirar os braços das placas PCI tradicionais nesta situação.

Problema 2:

As placas PCI na horizontal criam uma área de ar parado e preso dentro do gabinete... E os componentes ficam virados para baixo! Justo para esquentar onde o ar ficará preso! Veja o caso extremo do AGP... Daí surgiu a necessidade de se criar exaustores de PCI... Uma gambiarra só! A solução seria colocar as placas PCI na vertical. Sem o esforço direto dos cabos conectados, as placas não correriam risco de se soltar, eliminando assim uma série de parafusos e o uso de ferramentas. Mais para a frente, com a adoção de um novo slot com garras (como ocorre nas memórias), as placas estariam completamente seguras.

Problema 3:

O processador está agarrado na fonte... Mas isso é culpa dos fabricantes de placas, né! Neste exemplo simples, em que se altera o gabinete sem ainda modificar os padrões das placas, o processador passou para uma área de ar mais fresco e menos impedida, já que as placas de memória são muito mais baixas que as placas PCI. E isso só mudando a orientação da placa mãe e o projeto do gabinete! As duas soluções de cima foram ao mesmo tempo alcançadas. :devil:

Resultado: Eliminamos uma ventoínha e melhoramos a ventilação de absolutamente todos os componentes!

Infelizmente o gabinete teria de passar a ser mais comprido, para que os drives não ficassem no caminho... A frente, entretanto, estaria completamente livre para a instalação de hds, já que não seria mais necessária a ventoínha na frente... Outra grande vantagem, né!

Cabos rounded ainda seriam exigidos. Mas isso não é nenhum problema, né!

Neste caso simples, o fluxo de ar me parece que melhoraria muito, né!

Analisem e digam as falhas... Vamos discutir este hipotético design!

Aí gente, também tem o seguinte: Essa ideia que eu propuz é bem compatível com o Frontix (ver site do Clube do Hardware). A ideia é semelhante àquela que eu propus das extensões para evitar força sobre os conectores das placas de expansão... Só que no meu caso, como o objetivo não era acessibilidade dos conectores e sim mudança de direção das placas, meus conectores continuaram atrás! :P

• 4 anos depois...
Postado

Oi tenho um AMD ATHLON, 2400 1.99 clocking bios

Placa, ASUS A7V8X-X

1.750Gb RAM, 3 MEMoRIAS, 1GB - DDR333 - PC2700 166Mhz +

512MB - DDR333- PC2700 166Mhz +

256MB - DDR333 - PC2700 166Mhz todas Kingston

HD 120GB - sata

Grafica, ATI RADEON, 1650PRO , 256MB, AGP c/ direct x10.0c e shader 3.0

OS, Windows Xp, home edition SP2

DVD-RW

CD-R + BLUERAY-R

DISKET 1.4

fan lateral coolermaster 18mm

Desde que instalei de lado do gabinente, uma fan que comprei e fiz uns furos simetricos de lado para inserir a fan e poder passar o ar, o ru¨ªdo de fan ¨¦ muito alto, como faco para baixar o ru¨ªdo do pc?

O cooler nao faz quase ru¨ªdo nenhum e a fonte tambem nao, mas este fan faz imenso.

Instalei com o ar a ENTRAR PARA DENTRO DO GABINENTE.

N0Š0o existe mais fan nenhuma dentro do gabinente, tirando a da grafica e do cooler do processador.

POR FAVOR AJUDO-ME POIS ESTOU FARTO DESTE BARULHACO.....

Bons testes pessoal.

• 4 semanas depois...
Postado
Gente, meus objetivos imediatos com casemod passam bem longe de luzes e janelas de acrílico, muito embora eu tenha proposto esta loucura do case espelho...

Eu estava lendo uns posts e me ocorreu uma coisa com relação à redução de temperatura e de ruído simultâneamente. Alguém tem alguma medida conclusiva do que é melhor: retirar o ar quente do gabinete ou empurrar ar frio dentro dele?

Bem, o que eu não sei é se realmente é efetivo empurrar ar frio no gabinete. Por exemplo, se usarmos um exaustor na traseira, perto do processador, isso não é muito mais efetivo que colocarmos um fan empurrando ar na frente do case? Nesse caso, não seria mais efetivo termos outro fan retirando ar quente, montado em algum lugar no topo do gabinete antes de colocar o tal fan na parte inferior frontal?

Vejam, hoje eu tô procurando as melhores formas de tirar ar quente de dentro do PC, para poder usar coolers em baixa rotação, com o melhor desempenho térmico possível nessas situações... Me parece que um buraco no topo do gabinete seria a solução perfeita. Alguém já experimentou o que funciona melhor? Usar um duto soprando sobre a CPU ou ter um exaustor no teto? Veja que não considero somente temperaturas, mas redução de ruído com a redução do número de fans.

Por que ninguém cria um gabinete com pés mais altos e um fundo todo de grade para o ar vir de baixo, e ter um exaustor de 120mm bem no topo? Isso parece uma solução mais natural que tentar injetar ar de todos os lados... O próprio fluxo natual do ar quente subindo faria grande parte do papel de circulação dentro do case se ele só tivesse fans em cima (exaustores) e entradas de ar bem desempedidas em baixo. Este fluxo de ar não permitiria baixar a velocidade dos exaustores e contribuiria no silêncio?

Me corrijam se eu estiver errado, ou se eu estiver desconsiderando algum aspecto primordial que impeça que a indústria mundial construa gabinetes em que o ar circule de baixo para cima, como a natureza projetou...

Sua colocação é muito pertinente e faz muito sentido.

Na maioria das vezes as coisas são consebidas de maneira que funcione, pensamentos como o seu é que fazem com que as coisas melhorem.

Com relação a pés maiores nos gabinetes é muito comum que em casemod se troque os pésinhos originais, que diga-se de passagem são muito sem graça, por rodinhas ou pés de armários cromados ou pintados.

Quanto a grade ou furo de ventilação embaixo do gabinete, pode ser feito por você mesmo. Nos gabinetes normamente têm um vinco "uma dobradura com um desenho normamente da marca da industria que o fez que pode ser usado como guia para corte e colocação de grade ou você pode simplesmente contornar o cooler a ser colocado e fazer o furo. Esta é inclusive uma ideia que pretendo por em pratica no meu gabinete, para poder resfriar minha placa de video e de tv que esquentam muito.

Não espere que o mundo te dê tudo pronto, inove, promova, faça você mesmo.

Um abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...