Ir ao conteúdo

Osciloscópio!

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Bom,

Com osciloscópios se é possível medir capacitâncias, é só se utilizar de um Artifício Eletrônico :D --> Utilizar o RC.

Quando ligamos um capacitor com um resistor em série, o circuito começa a oscilar. Daí vem o termo ®esistência-©apacitância.

Para calcular o tempo RC, basta multiplicar a resistência (ohms) x capacitância (farads).

A forma de onda é dente-de-serra.

Uma constante RC é o tempo em segundos que um capacitor leva para carregar 63,2 % de sua carga. Para o capacitor atingir 100% da carga, leva aproximadamente 5*RC.

t = R x C.

C = t / R.

Se analisarmos o tempo total de carga no osciloscópio, esse tempo será de 5*RC.

Para quanto menor o tempo que analisarmos, maior a precisão, o ideal é calcular com 0,20*RC ou 0,10*RC.

Postado

Salve pessoal!!!

Amigo rsfjr, valeu aí pela DICA!! :palmas:

Mas pessoal...pros feras...gostaria que pudessem me dizer, qual destes 2 modelos vocês recomendariam?!

MODELO 1

Osciloscópio Analógico 20MHz MO-1225

Fabricante: MINIPA

Características Técnicas:

20MHz.

2 Canais.

Duplo Traço.

CRT 6” e Alta Tensão de Aceleração de 2kV.

Sensibilidade: 1mV/DIV.

Modos de Trigger: AUTO, NORM, TV, Trigger Lock.

Acoplamento AC / DC / TV.

Varredura: 20ns/DIV ~ 0.2s/DIV

Máxima Tensão de Entrada: 400V (DC+Pico AC).

Ambiente de Operação: 0 ~ 40°C, RH < 90%.

Ambiente de Armazenamento: -10°C ~ 60°C, RH < 80%.

Alimentação: 110V ± 10% (50Hz / 60Hz) - Fusível 1.00A/250V; 220V ± 10% (50Hz / 60Hz) - Fusível 0.50A/250V.

Consumo: Aprox. 35VA.

Dimensões: 130(A) x 320(L) x 400(P)mm.

Peso: 7.2kg.

Vertical

Largura de Banda (-3dB, acoplamento DC): Normal - DC ~ 20MHz; Amplificado - DC ~ 5MHz.

Largura de Banda (-3dB, acoplamento AC): Normal - 10Hz ~ 20MHz; Amplificado - 10Hz ~ 5MHz.

Modos: CH1, CH2, ADD, CHOP, ALT, X-Y.

Fator de Deflexão: 5mV ~ 10V/DIV em 11 passos calibrados em seqüência 1-2-5. Variação contínua entre passos de pelo menos 1:2.5.

Amplificação x5: 1mV ~ 2V/DIV em 11 passos calibrados.

Precisão: Normal/Amplificado ± 5%.

Impedância de Entrada: Aproximadamente 1MW // 30pF.

Máxima Tensão de Entrada: 400V (DC+Pico AC).

Acoplamento de Entrada: DC - GNC - AC.

Tempo de Subida: < 20ns (< 70ns ou menos para x5).

Overshoot: < 10%.

Damp: < 10%.

Deslocamente Vertical: ±3.5DIV (mudança de escala vertical).

Saída CH1 ou CH2: Proporção de 100mV/DIV.

Inversão de Polaridade: Somente CH2.

Horizontal

Modos de Apresentação: Norm, Single, Auto, Lock.

Base de Tempo: 0.1µs ~ 0.2s/DIV em 20 passos calibrados em seqüência 1-2-5. Variação contínua entre passos de pelo menos 1:2.5.

Amplificação da Varredura x5: Máxima Velocidade da Varredura de 20ns/DIV.

Precisão: ± 5%, ± 10% com Amplificado da Varredura.

Trigger

Fonte: CH1, CH2, EXT, ALT, LINE.

Acoplamento: AC, DC, TV.

Rampa: + ou -.

Sensibilidade e Freqüência (AUTO): 1DIV (INT, 50Hz ~ 20MHz); 0.2Vpp (EXT, 50Hz ~ 20MHz).

Sensibilidade e Freqüência (NORM): 1DIV (INT, 5Hz ~ 20MHz); 0.2Vpp (EXT, 5Hz ~ 20MHz).

Sensibilidade e Freqüência (Trigger Lock): 2DIV (INT, 20Hz ~ 10MHz).

Sensibilidade e Freqüência (TV): Melhor 2DIV ou 0.3Vpp.

Trigger Externo: Impedância de Entrada de Aproximada de 1MW.

Trigger Externo: Máxima Tensão de Entrada de 400V (DC+Pico AC).

X-Y

Eixo X: O mesmo que CH1, exceto a resposta em freqüência de DC de DC ~ 1MHz (-3dB) ou AC de 10Hz ~ 1MHz (-3dB).

Eixo Y: O mesmo que CH2.

Diferença de Fase: 3º ou menos (DC ~ 50kHz).

Eixo Z

Entrada de Sinal: Sinal com aumento progressivo diminui a intensidade.

Largura da Banda: DC ~ 5MHz (-3dB).

Nível Mínimo de Entrada: TTL.

Impedância de Entrada: 10kW.

Máxima Tensão de Entrada: 50V (DC+Pico AC).

Calibrador

Amplitude: 0.5V ± 2%.

Freqüência: 1kHz ± 2%.

Forma de Onda: Quadrada.

CRT

Configuração e Tela Útil: Tela retangular de 6” com reticulado interno 8x10 DIV (1 DIV = 1cm).

Tensão de Aceleração: Aprox +2kV.

Fósforo: P43.

Ajuste do Foco: Possível.

Rotação do Traço: Possível.

Controle de Intensidade: Possível.

Acessórios

Manual de Instruções.

Pontas de Provas (2 unidades).

Cabo de Alimentação.

MODELO 2:

OS 21 - Osciloscópio Analógico 20MHz

Características Gerais:

a. Largura de banda e sensibilidade altas.

b. Baixo consumo de energia

c. Alta sensibilidade no modo X-Y

d. Eixo Z (modulação da intensidade)

e. Filtro para sinais de sincronismo de vídeo TV

f. Filtro para rejeição de altas freqüências no circuito de trigger

g. Ajuste eletrônico da rotação do traço

h. Fonte de alimentação regulada e estabilizada

Deflexão vertical

a. Fator de deflexão: 5mV ~ 10V por divisão, em 1-2-5 seguencia, 11 esteps

b. Banda passante:

DC: DC até 20MHz (-3dB)

AC: 10Hz até 20MHz (-3dB)

c. Rise time: Menos que 18,5nanos

d. Overshot: Menos que 5%

e. Impedância de entrada: 1MW / 20pF

f. Modos de operação: CH-I, CH-II, Dual e Soma

g. Freqüência de corte (Chop): 200KHz aproximadamente

h. Separação de canais: Melhor do que 60 dB a 1KHz

i. Polaridade do CH-II: Pode ser invertida

base de Tempo

a. Tipo: Automática e gatilhada (Triggered)

b. Tempo de varredura: 0,2ms até 0,5s por divisão em 20 escalas com ajuste fino

c. Ampliação: X5 em todas as escalas

d. Linearidade: Menor que 3%

Gatilhamento (Triggering)

a. Sensibilidade: INT: 2 divisões ou mais

EXT: 1Vp-p ou mais

b. Fonte: INT, CH-II, Line ou Ext

c. Nível de Triggering: Positivo ou negativo, variável continuamente

d. Escala: 20Hz até 20MHz ou mais

e. Sync:AC, HF Rej, TV

Em TV Sync, TV-H (Line) e TV-V (Frame) são chaveados automaticamente pela chave

SWEEP TIME/DIV.

TV-V: 0,5s/Div até 0,1ms/Div

TV-H: 50ms/Div até 0,2ms/Div

Deflexão Horizontal

. Fator de deflexão: 5mV até 20V por divisão, em 12 escalas com ajuste fino

b. Resposta em freqüência DC até 1MHz (-3dB)

c. Impedância de entrada: 1MW / 20pF

d. Máxima tensão de entrada: 300V DC ou 300V pico

e. Operação X – Y: O modo X – Y é selecionado pela chave TIME/DIV

CH-I: Eixo Y

CH-II: Eixo X

f. Modulação da intensidade: Eixo Z: Input ("d25Vpico

Diversos

a. Alimentação do TRC: Aproximadamente 2KV

b. Tensão de calibração: 0,5Vp-p ±5%, 1KHz onda quadrada

c. Alimentação: 100/120/220/230V, 50/60Hz, 25W

d. Peso: Aproximadamente 7Kg.

e. Dimensões: 150X360X440mm

f. Fusível: 0,5A

g. Ponta de prova: PP-20

Pessoal...fiquem a vontade!

Aguardo OPINIOES!!

Obrigado.

Abração. :bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Salve digam,

peço desculpas por só estar postando agora (só faz 1 mês que falei proce testar o programa que emula ociloscopio); eu estava procurando um projeto antigo de ociloscopio.

Achei, ufa.

o negócio é o seguinte: você faz eletrônica, então porque não monta um simples, que funciona com leds.você poderá mudar os c.i.s, potenciometro, etc.

vai ser um otimo laboratorio de treino para você.

agora, eu so não sei se posso colocar o projeto aqui no forum (o projeto veio em uma revista de eletrônica).se um moderador, puder entrar em contato permitindo, eu posto o projeto aqui mesmo.

se não puder, ve um msn ou skype para eu entrar em contato com você.

falou digam.

Postado

beleza claudomiror;

este oscilo, de que eu falei é bem simples na montagem; no lugar do tubo você vai usar leds. rsrsrsrs o ruim é a quantidade de leds que você vai soldar.

Em compensação você só vai usar 6 c.i.s.Ele trabalha com 2 tensões: 5 e 12volts.

E ele não pode trabalhar com freqüências acima de 100Khz (é o valor maximo deste astavel).

só postei aqui porque é um circuito interessante para quem gosta de eletrônica.

e você pode alterar a maioria dos componentes.

aguardo autorização de um regulador para poder posta-lo aqui.

Postado

digam, desculpa a demora pra eu responder, andei meio fora do ar esses dias.

Sobre o osciloscopio medir tensão de correntes continuas e alternadas, sim mede sim, mas não com a precisao de um multimetro digital. mas mede. e você pode ter ideia das tensoes num sinal triangular, por ex, que um multimetro não da com precisao. Mas faz muito mais que isso. porque você pode ver no osciloscopio que um sinal por exemplo tem 5 V, mas flutua, apresenta picos, ruidos, coisa que um multimetro não mostra. As vezes uma rapida descida pra 2 volts voltando pra 5 logo depois, coisa de 1 microssegundo de duracao, deixa um circuito funcionando doidinho e só com multimetro você não ve esse pulso rapidissimo. Ou seja, em muitos casos, a FORMA do sinal é fundamental. Uma vez eu tive problemas em um circuito que precisava de transistores de alta velocidade. era um smith trigger de um frequencimetro digital. A leitura de freqüência do aparelho era completamente erratica, numeros loucos. bastou colocar a ponta de prova do osciloscopio pra ver o que estava acontecendo. a velocidade de chaveamento do transistor era estão alta que provocava ruidos dois ou tres estagios á frente, ou seja, quando o transistor comutava, o circuito inteiro "pulava junto", surgiam picos no circuito todo, coisa que não ocorria com transistores menos velozes. E ai o frequencimetro contava todos os pulsos ao invés de um só. você só ve isso com um osciloscopio, não é só a tensão ou a corrente que conta.

Além disso, suas perguntas não sao idiotas, pergunte o que quiser

Postado

Acrescentando mais algumas coisas, um osciloscopio de 20 MHz, ou de 15 MHz mesmo, desde que de duplo traço, analogico mesmo, não quebra um galho, quebra uma arvore inteira. resolve 99% do que voce precisa. com ele você analiza circuitos ate os 30 MHz, por ai.

Mas atençao: Osciloscopio é um instrumento caro e delicado, não acho muito adequado pra principiantes, porque um erro pode estragar o bicho. O meu eu comprei depois de uns 10 anos de eletrônica, e guardo ele sempre dentro de um armario coberto com uma capa.

Postado

Salve galera!!!

Meus caros amigos...mais uma vez, MUITO OBRIGADO por tantas dicas e informações!!! :palmas:

Amigos Supergrego e claudomirorl, valeu pelas dicas!! Em relação a montagem de um osciloscopio como o do projeto que vocês citaram, com certeza seria uma boa, mas pra mim so tem um detalhe...rss...que é alem de ver que a montagem "ligou" e saber se esta tudo bem reguladinho..rss... :goff:

Meu amigo Tomati, show de bola suas informações, com certeza tudo MUITO ÚTIL, que to no inicio da estrada, rsss e ando "captando" tudo que é informacao... :D , mas o negocio é que eu ganhei ontem, um osciloscopio MINIPA MO-1225 ANALOGICO 20MHz DUPLO TRACO!! :palmas:

Até aí eu fico MAIS Q FELIZ, putz...to muitoooo feliz mesmo pelo presente, mas agora quer saber a FRUSTRAÇÃO?! rsss....Li o manual todinho do aparelho, regulei todos os ajustes iniciais como no manual, regulei o trimmer das pontas de provas beleza...como ensina tb no manual...etc...resumindo...consegui regular ele todinho, so que agora eu te pergunto, rss...COMO MEDIR ALGUMA tensão?! Eu liguei a ponta de prova do CH1 numa fonte de saida 3VCC e não consegui indentificar nada no visor...rsss...até porque como o trigger já esta no modo AUTO, um traco sempre corre na tela, mas quando ligeui a ponta de prova nessa fonte que falei, parece pra mim que o traco que já estava correndo na tela não mudou em nada, mesmo "injetando" os 3VCC dá fontezinha....?!?!? :joia:

Tem dicas?! rss

De qualquer forma, muito obrigado a TODOS!

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Se você for medir uma fonte 3Vdc você tem que mudar o osciloscopio para DC, se ele estiver em AC você não vai ver nada :)

Usando ele em AC, em uma fonte DC, você pode medir o ripple (ondulação) da fonte, verificar se há ruídos, se o capacitor está esgotado e etc

Procura um livro sobre uso do osciloscopio, tem várias dicas e macetes utéis :-BEER

Postado

Salve galera!!

Grande amigo MEDX, beleza?!

Mais uma vez você me ajudando bastante!!! Obrigado mesmo! :-BEER

Agora, já abusando da sua boa vontade...rs...me diz uma coisa...porque não notei deflexao quando entrei com esses 3VDC? tudo bem que estava em acoplamento DC, e quando eu joguei pra AC, realmente o traço ficou , digamos, na minha linguagem ignorante, rsss..todo "doido" :goff: ...rss mas não cheguei pra dizer a verdade nem testar nada, nem focalizar melhor, fiquei mesmo preso em DC....

Outra coisa, confirma pra mim: com apenas uma ponta de prova, no caso a minha vem com o terminal de garra jacare preso na mesma, que parece ser o Terra...to certo? Neste mesmo pensamento, pra eu medir então uma tensão qualquer, basta eu usar uma ponta de prova certo? não como multimetros que existem 2 que sao digamos, obrigatorias pra se medir algo...ne?!

Eu posso medir a rede eletrica com o CH1 do osciloscopio sem correr risco o meu querido aparelhinho?! rsss

Galera...desculpa aí as perguntas, sei que sao bem "banais", mas pra mim, deveras importante.... :joia:

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@12 de julho de 2005, 19:09

Salve galera!!

Grande amigo MEDX, beleza?!

Mais uma vez você me ajudando bastante!!! Obrigado mesmo!  :-BEER

Agora, já abusando da sua boa vontade...rs...me diz uma coisa...porque não notei deflexao quando entrei com esses 3VDC? tudo bem que estava em acoplamento DC, e quando eu joguei pra AC, realmente o traço ficou , digamos, na minha linguagem ignorante, rsss..todo "doido" :goff: ...rss mas não cheguei pra dizer a verdade nem testar nada, nem focalizar melhor, fiquei mesmo preso em DC....

Essa fonte de 3VDC é linear? Se for o caso você viu o ripple dela(em AC).

Você ligou o terra?

Outra coisa, confirma pra mim: com apenas uma ponta de prova, no caso a minha vem com o terminal de garra jacare preso na mesma, que parece ser o Terra...to certo? Neste mesmo pensamento, pra eu medir então uma tensão qualquer, basta eu usar uma ponta de prova certo? não como multimetros que existem 2 que sao digamos, obrigatorias pra se medir algo...ne?!

Para qualquer medição com o osciloscópio você precisa ligar o terra, ele vai servir de referência. Para medir uma tensão DC, por exemplo, você ligaria o terra (garra) no negativo e a ponta no positivo. Coloque a escala necessária para ver o sinal (volts/div)

Eu posso medir a rede eletrica com o CH1 do osciloscopio sem correr risco o meu querido aparelhinho?! rsss

Você pode medir a rede elétrica e algumas pontas de prova já vem com uma chave X1-X10. Colocando a chave em X10 o sinal é atenuado 10 vezes, ou seja, a tensão que chegará ao osciloscopio será 10 vezes menor(o que é aconselhavel nesse caso).

Galera...desculpa aí as perguntas, sei que sao bem "banais", mas pra mim, deveras importante.... :joia:

Num esquenta, estamos aqui pra isso, todo mundo já foi iniciante  :-BEER

Postado

Salve meus amigos!!

Caro MEDX, cara...você é d+! hehe..... :palmas:

Olha só...a fonte que "pluguei" no CH1 do osciloscopio é realmente uma fontezinha fraquinha da "Force Line", que regula ate 12VDC, coloquei na escala de 3VDC, mas como ela é estão boa, rss, marca 3.9VDC na saida....(isso eu medi com o meu multimetro digital) porque no osciloscopio..rs...pra mim tá sendo MUITO MIRABOLANTE ainda medir o "valor numerico" de qualquer tensão...rss

Ahh...neste meu osciloscopio, as duas pontas de prova que vieram tanto pro CH1 e CH2 possuem nelas essa atenuacao X1 e X10... :D

Ahh, meu maninho MEDX, agradeço tb a dica sobre eu comprar um livro legal pra aprender a trabalhar com o osciloscopio...mas pra resumir, eu comprei um sim, que se chama MANUAL DO OSCILOSCOPIO: MANEJO E FUNCIONAMENTO...to pra receber amanha talvez. :-BEER

Olha, agradeço de coracao pelas dicas, sugestoes, informações, e tudo mais meu amigo MEDX, assim como a todos os outros amigos que estão fazendo deste topico um GRANDE topico! :palmas:

Muito obrigado!

Abração a todos! :bandeira:

Postado

Em primeiro lugar, parabens pelo presente, agora voce esta armado.

Um conselho: VÁ DEVAGAR!!! voce ainda esta engatinhando, segura ai sua ansiedade pra mexer no seu osciloscopio, voce certamente não quer ver ele danificado porque fez algo errado, não é mesmo. voce tem a vida toda pra mexer nele, va com calma.

arrume uma capa pra ele. se necessario costure uma com um pedaço de flanela, que é um pano macio.

Na duvida, não utilize. Seria muito legal se você arrumasse alguem que tem mais experiencia pra te dar umas "aulinhas" ai pela sua cidade.

Com cuidado você tem maquina pra muito tempo, osciloscopios não ficam obsoletos rapidamente como computadores, pra você ter uma ideia o meu tem 20 anos e esta otimo até hoje. É um B&K importado, funciona beleza.

Medir corrente continua com osciloscopio é muito sem graça, melhor usar em circuitos que gerem formas de onda, tente fazer uns osciladores com 555 e você vai poder ver as formas de onda geradas, e ate a curva de carga do capacitor. Faça uns osciladores de diversos tipos e brinque com eles, ai você vai começar a aprender.

Postado

Mais um conselho:

Deixe o atenuador das suas pontas de prova na posição X10. Assim quando você espetar a ponta de prova em um circuito o sinal vem para o osciloscopio atenuado, e fica bem mais difícil você danificar o aparelho. Basta você não se esquecer que ai as escalas vão ficar todas multiplicadas por 10, assim, se você selecionar a escala de 10mV por centimetro, na verdade você vai ter 100mV pra cada centimetro na sua tela. voce só vai precisar mudar a ponta de prova para o 1X se você for medir algum sinal muito fraco que precise de sensibilidade maxima, ok?

Outra coisa, preste atencao que se voce medir um sinal CC com uma tensão muito alta para a escala que voce selecionou no osciloscopio, voce não vai ver traço na tela porque ele sobe muito e sai fora da area visivel do tubo.

Osciloscopios tem protecao na entrada contra sobretensões, mas sinceramente, eu não gosto de abusar dela.

Postado

Salve meus amigos!!!

Meu caro amigo Tomati, cara, tanto quanto o brother MEDX, parabéns, primeiro por tantas dicas e boas informações e segundo pela disposicao em ajudar a um aprendiz como eu! Muito obrigado mesmo, de coração meu amigo.

Agora, fique tranquilo...rss...eu pra te dizer a verdade, comprei ate um livro sobre osciloscopio, comprei via internet e na verdade (ele chegou hoje) eu não curti muito porque ele fala mais dos "circuitos internos" do Osc. do que do seu "manejo", mas fora isso, td bem, eu tb estou muito ansioso em trabalhar legal no aparelho, mas to bem devagar pra falar a verdade, so liguei ele 2 vezes, dei umas "mexidas", escalas vertical e horizontal, level de trigger, mas na verdade pouco entendi...principalmente medir alguma tensão..rss...mas de qualquer forma, na curiosidade, eu peguei um capacitor de poliester de 470n 250V e coloque na ponta de prova do CH1 do osciloscopio, e o "legal" é que selecionei a funcao de AC e neste momento apareceu uma onda "senoidal" na tela e digamos na minha linguagem ignorante...rs...toda louca, quando encostei meu dedo na perna do capacitor que estava tb na ponta + da ponta de prova do osciloscopio, uma nova onda se formou, tipo, dentro de duas senoides de freqüências bem rapidas (baixa amplitude) uma outra senoide digamos "oscilando" dentro das outras duas ondas....tipo, pensei " caramba, é como um"acomplamento que o capacitor faz no sinal, que no caso foi o meu corpo como antena, rsss, sei la.."...sera que eu to viajando no comentario que eu vi?!? rsss

Mas caro amigo, obrigadão aí pelas dicas, e aproveito pra perguntar se você tem MSN, e o amigo MEDX tb, claro...se tiverem e não quiserem dar, tá beleza...perfeitamente entendivel..rss...

não fiz uma capa pra ele, coloquei-o na minha bancada e cobri o "menininho" rss...com uma toalha bem felpudinha...rss....(so não o deixei coberto quando usei) pois ele estava meio quentinho e eu não iria "tapar" sua respiração...rss...sendo assim, apos esfriar, cobri novamente e fico agora no desejo de poder usa-lo "sabendo"...rs....

Ahh, deixo exposto aqui no forum para todos os amigos, que assim que eu souber manejar bem o aparelho, quem desejar que eu faça uma ajuda, tipo, analisar um circuito e tal, fiquem a vontade, estarei a disposicao de ajudar a quem precisar! :-BEER

Abração a todos. :bandeira:

Postado

Salve galera!!!

Será que alguém teria tipo, uma Apostila falando não sobre o circuito interno de osciloscopios, mas sim, de seu manejo, algo interessante?! :(

Agradeço a todos!

Postado

digam, eu na tenho nada não, mas não deve ser difícil achar livros sobre utilização do osciloscopio. voce não achou nada parecido na internet??

Postado

Salve galera...

Meu amigo Tomati, até achei poucos livros a venda, cheguei a comprar um, que se não me engano se chama Manual do Osciloscopio, algo assim, mas pra dizer a verdade, a maior parte do livro diz sobre o diagrama de blocos que é composto um osciloscopio, a parte de manejo mesmo é bem pequena e achei meio ruim...até o manual do meu osciloscopio me fez entender mais...rsss...por sinal acho que venho dando um progresso hein...rss...cheguei ate a conseguir ver ontem as "ondas quadradas" num PWM que eu já tinha montado aqui...a unica coisa que me espantou foi ver que pelo menos aqui no meu caso, depois de muitos ajustes pra melhorar a visualizacao da onda, etc....a onda não ficou IDENTICA a como livros, revistas, etc, mostram, ficou "quadrada" mas com sua linha não muito visivel quando vai a nivel alto na saida....fiquei ate meio encucado... :bored:

Mas é isso aí....

Agradeço a Dica!

Postado

Salve digam;

eu acho que agora seus problemas acabaramsese,rsrsrsr.

vai no site: www.del.ufms.br/tutoriais/oscilosc/oscilosc.htm.

na parte da apostila: usos e aplicações, eles explicam direitinho como fazer as medições, tem até ums projetinhos basicos, para você fazer e medir.

espero ter ajudado.é chato quando queremos fazer algo, e não encomtramos resposta, não é.

a propósito parabéns pelo filhão que você disse que vai nascer.

sem mais abraço a todos ai do forum.

fui....

Postado

Ai, digam,

é o super (de novo, de novo, de novo).

mais um site, e este explica com desenhos, como usar o oscilo (o site é em espanhol, mas da para entender tudo)

:D

http://usuarios.iponet.es/agusbo/osc/osc_5.htm.

se não funcionar vai no: http://geocities.yahoo.com.br/alditeceletronica/eletro.htm

lá tem um link para este site em espanhol.

:palmas:

fui... ( de novo, de novo,de novo; rsrsrsrs) :palmas:

Postado

Salve galera!!!

Meu caro amigo Supergrego, rss...cara, muito obrigado pelos LINKS!! :palmas:

O site em espanhol eu conhecia, por sinal, foi uma apostila que o amigo MEDX indicou-me tb, já até li tudo...rss...mas o da Universidade eu não conhecia, e por sinal, já até salvei o texto pra imprimir...putz...realmente me parece MUITO BOM mesmo!! :-BEER

Mais uma vez, obrigado!

Sucesso.

• 2 semanas depois...
Postado

Posso com um osciloscópio saber qual é o sinal e o terra de um conector RCA? Tem como? Ou tudo é a mesma coisa? Como saber qual ponta colocar se não se sabe a posição correta? Há perigo de se inverter as pontas do osciloscópio nesses casos? Como saber qual é luminância e crominância? :chicote:

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo Tomati, tudo bem?! :-BEER

Pra falar a verdade, Apanhando eu já não estou mais não, mas também não to batendo ainda! rsss :D

Já consigo manejar o aparelho de forma mais tranquila, fazer as medições básicas, 'período (freqüência), rss...nada de 100%, mas devagar eu chego lá, e claro, com o apoio seu e de todo esses nossos amigos do Clube do Hardware né...rs...com certeza fica mais fácil ainda! :palmas:

Eu só queria que esse tópico fosse mais comentado, mas de qualquer forma, é isso aí...e só acho que o pessoal podia postar mais aqui, porque aqui estamos falando sobre um aparelho quase ou até "sinônimo" da nosso ciência Eletrônica! rs :-BEER

Mas é isso aí...qualquer coisa...é só postar!

Abração a todos. :bandeira:

• mês depois...
Postado

Olá pessoal,

Lendo este tópico o assunto me interessou porque também gostaria de comprar um osciloscópio de 20 mhz.

E o colega que ganhou um recentemente o que está achando do equipo, vale a pena mesmo?

As marcas mais populares que conheço são Minipa e Icel, ví também da marca

Instruterm, alguém sabe se é de boa qualidade?

Os três estão mais ou menos na mesma faixa de preço por volta de R$ 1200,00.

Por favor, opinem.

LV

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!