Ir ao conteúdo

Qual o melhor VCR para captura

Posts recomendados

Postado

Estou pesquisando na internet um VCR melhor para poder fazer capturas, como não é um item muito procurado como o DVD, seu preço tende a cair, e encontrei esta dúvida, NTCS/PAL-M AUTO ou NTSc PURO, achei o Vídeo Cassete 7 Cabeças Hi-Fi Stereo GC-981B LG , que tem a caracteristica de NTSC puro, mas não explica muito do que se trata, se alguem puder me dar uma luz... :D

melhor preço no cartão de crédito : Submarino

Obrigado

:bandeira:

Postado

Bem amigo, eu antes tinha um Philips 4 cabeças e podia selecionar pelo menu o sistema de saia PAL/M NTSC AUTO NTSC->NTSC e dependia do programa de captura. Se usase o power VCR que acompanha a placa eu colocava em Auto e captura numa boa, se ia capturar pelo Ulead eu tinha que colocar em NTSC->NTSC caso contrario a imagem vinha em PB e toda cheia de traços (interlace).

Falando com um conhecido do ramo ele me incentivou a comprar um JVC S-VHS dizendo que a qualidade é superior ao VHS. Pesquisei na net um bocado e ja estava desanimado pelo alto preço. 700, 800, 1000 até 3000 reais um JVC. Então tomei uma decisão e fui pra Santa Ifigênia a procura de um. Nas primeiras lojas o preço variava em torno de 800 paus. Não desanimei e continuei a busca até achar num loja quase no fim da rua um JVC S-VHS com tudo que precisa por 500 paus lacrado na caixa. Não pensei duas vezes e fechei o negocio (6 cheques de 100) e estou muito satisfeito com resultado. Pude comparar um dvd capturado com o VCR anterior com este e realmente a qualidade subiu pelo menos uns 30 a 40%. embora eu esteja capturando hoje de outra forma tambem. Antes eu capturava somente em CBR e ai tinha que calcular a taxa pra caber no dvd e uma fita de 90 minutos eu tinha que capturar com taxa de 4500. Hoje eu capturo com taxa de 6500 a 7000 e o som em mpeg2. Isso no final da um arquivo de no maximo 4GB e portando cabe tranquilamente no dvd. Se capturar o audio em LPCM como muitos aconselham, este mesmo arquivo sobe pelo menos 1 GB e portanto não caberia no DVD embora eu tenha tambem solução para isto.

Um abraço.

Lauro A LBrito

Postado

Ah, voltando a diferença, segundo o manual do fabricante, o padrão VHS envia somente 230 linhas para a saída, enquanto que o padrão S-VHS envia 400 linhas, ou seja, quase o dobro portanto a logica seria uma sensível melhora na qualidade para a captura.

Postado
Postado Originalmente por Lauro A L Brito@10 de junho de 2005, 16:16

Ah, voltando a diferença, segundo o manual do fabricante, o padrão VHS envia somente 230 linhas para a saída, enquanto que o padrão S-VHS envia 400 linhas, ou seja, quase o dobro portanto a logica seria uma sensível melhora na qualidade para a captura.

obrigado pela dica Lauro, mas mesmo assim, R$ 500,00, é muito, to meio duro, com relação a captura, eu tb captura pelo ulead studio 8, e já tive a infelicidade de testar outros VCR e também ficava em PB, então o segredo é que o VCR tenha NTSC -> NTSC, será que o NTSC puro do LG (citado acima) é a mesma coisa???? digo isto pois estou com medo de comprar o VCR e depois só ficar em PB... :bandeira:

:joia::joia:

Postado

Ai eu não tenho como te afirmar. voce pode entrar no site do fabricante e buscar as especificações técnicas. Perguntar para alguma assistencia técnica autorizada. O fato é que os videos fabricados no brasil tem transcodificador de saída ja de fábrica. Tanto é que você pode tanto assistir a uma fita gravada por você mesmo quanto uma fita comercial sem que fazer nada no VCR.

Postado

Folks,

Uso pra gerar as imagens de VHS para serem capturadas pelo meu Gravador de Mesa PHILIPS 615/BK, um VCR também da marca PHILIPS, modelo 799. Ele gera tanto PAL-M como NTSC. Pode ler PAL -M e NTSC e gerar o sinal em PAL-M, como pode ser convertido num vídeo NTSC puro, ou seja, ler NTSC e gerar o sinal em NTSC. Tudo isso é gerenciado pelo menu do próprio VCR. Fica perfeito.

Tenho restrições quanto ao uso de S-VHS. Sei que o cabo e os soquetes apropriados para conexão S-VHS são menos receptivos a interferências externas de sinal que os cabos e soquetes de linha comuns (os chamados RCA), ponto, nova linha.

Mas, fitas gravadas no sistema VHS comum, mesmo quando reproduzidas em aparelho S-VHS, não podem gerar mais linhas do que as que foram gravadas, não parece?

Para usufruir das VANTAGENS do S-VHS, o material deve ser gravado no padrão S-VHS, em VCRs e fitas especiais para tal.

Se me provarem o contrário, vou correndo a uma assistência técnica trocar o cilindro de gravação e leitura do meu encostado JVC HR-9200. Não o fiz porque achei R$ 500,00 muito caro pra quase nenhum benefício.

Na verdade, o problema das capturas imperfeitas e com perda, na grande maioria das vezes, não está na geração, mas na captura. Um gravador de mesa é o ideal. Mesmo uma placa de captura que custe o mesmo preço, ou seja até um pouco mais cara que um gravador desses, vai apresentar resultado inferior.

Agora, se você tiver uma Matrox de mil e quinhentos dólares....

Saudações gaúchas.

Kimo

Postado

Eu discordo. Trabalho com edição liner (panasonic AG-1980 S-VHS) e a qualidade de imagem é idiscutivelmente superior. O que dá mais qualidade, gravar um vídeo VHS numa fita S-VHS ou VHS (num gravador VHS): S-VHS. Se gravar VHS num gravador S-VHS, tb fica melhor que o resultado gravado num gravador VHS.

A diferença que vejo está em fitas velhas: aparentemente não muda a qualidade (porque ela já nem existe né?), mas quem se arrisca a colocar uma fita velha e mofada num vídeo, seja ele qual for, antes de efetuar uma limpeza e restauração???

Pelo menos pra mim a opção é S-VHS.

(OBS: só testei os resultados de fitas em péssimo estado no meu vídeo porque ele ia pra manutenção preventiva e aproveitei a deixa pra fazer alguns testes "absurdos")

Abraços,

Hudson

Postado

Bem Kimo, eu não sou expert no assunto mas conforme tenho visto em muitos tutoriais a fitas VHS não realidade tem muito mais de 240 linhas mas o video manda somente as 230 ou 240. Eu li isso num tutorial no Dix-X num forum qualquer. Mas isso não importa o fato é que eu percebi uma melhora incrível na qualidade das fitas capturadas a partir deste VCR com relação ao VCR antigo. Bem isso pode tambem ter sido pelo fato do novo ter mais cabeças e ser novo. Não sei. Mas o que importa no final é a qualidade. Claro que se tivesse em melhores condições financeiras eu compraria um de mesa sem sombra de dúvida, embora esse não seja o meu ganha pão. Eu faço como hobbie para os amigos e alguns que me procuram. Minha atividade principal é web designer e designer para impressos gráficos. Claro que tive que aprender a manipular videos digitais devido a muito uso na internet. Alguns clientes meus utilizam então eu aprendi a converter,e editar. legendar, etc... Mas tudo para a internet. O DVD veio depois mas ainda estou aprendendo muitas coisas sobre edição não linear.

Futuramente talvez eu acabe vendendo esse VCR e comprando um de gravador de mesa mas no momento não é o meu propósito ja que não pego qualquer serviço profissional.

Um abraço.

Postado

Valeu, gente.

Vocês estão me dando uma luz. Tudo que me disseram até agora foi como passei adiante. Se o Hudson está certo, tenho que juntar uns pilas e tirar o JVC do descanso. Só permita discordar em um ponto. Gravar fita VHS seja em gravador S-VHS ou num VHS comum, o resultado vai ser o mesmo. Certa época eu tinha dois JVC (esse 9200 que está encostado e um comum, HR-4200, se não me falha a memória). Fitas VHS gravadas num e noutro tinham a mesma qualidade.

Se eu usar uma fita S-VHS em gravador S-VHS, aí sim estarei usando todos os benefícios que o padrão proporciona. Quanto à reprodução... Torço pra que seja como dizes, Hudson.

Lauro, espero que essa diferença de qualidade que você percebeu não seja só a síndrome da vassoura nova. Eu também não sou profissional. Apenas salvo em DVD minha coleção de vídeo musicais que venho juntando em VHS desde 1985. São mais de mil fitas, mas um dia eu chego lá. Só quero fazer isso com qualidade, por isso fico "xaropeando" os outros.

Saudações gaúchas.

Kimo

Postado

Só complementando o que falei sobre as gravações S-VHS e VHS, vou colocar um exemplo prático do meu dia a dia.

Tenho uma filmadora Panasonic M-3500 VHS, usada pra filmar os eventos da faculdade para posterior edição não linear. Se eu gravo em fitas S-VHS (mesmo a filmadora sendo VHS) a qualidade fica muuuuuuuuuuuuuuuuuito superior. Mais um detalhe: se eu reproduzo isto num vídeo VHS fica ótimo; se eu reproduzo num vídeo S-VHS fica melhor ainda. Podem ser meus olhos... Técnicamente não sei se isso é o que deveria ocorrer...

Em matéria de filmadoras e vídeos eu gosto muito de Panasonic. Tenho um NV-HD635 (6 cabeças - hifi) em conjunto com um transcoder TRANSCORTEC. A imagem fica perfeita. Tenho outro que não lembro o modelo, mono, 4 cabeças... Deu um olé num vídeo 6 cabeças Toshiba... Não deu muita diferença o fato de ser mono...

Tenho pensado sériamente se vale a pena eu trocar de vídeo (to sem grana) ou se invisto esse valor em outro HD, mais memória, uma r200...

Sei la...

Postado

Deixa eu entrar na discussão...pelo que entendi tem colegas que dizem que gravar numa fita S-VHS a qualidade vai ser superior.

Talvez sim, mas não pelo padrão S-VHS e talvez pela qualidade da fita, que para comportar as 400 e tantas linhas tem que ter uma qualidade maior (uma comparçaõ meio grosseira seria comparar um filme AS400 e um ASA100, o ASA400 tem os grânulos menores logo capta mais informação).

Pois se estou tocando um filme VHS, a qualidade depende da reprodução, se a origem é VHS (230 linhas) e eu gravar num S-VHS, eu estarei gravando 230 linhas e não 400.

Seria parecido dizer que se tenho um filme gravado em mono e estou gravando em um video stereo, que o som sairia stereo, certo ?

Postado
Postado Originalmente por rickg+22 de junho de 2005, 12:32-->
Talvez sim, mas não pelo padrão S-VHS e talvez pela qualidade da fita, que para comportar as 400 e tantas linhas tem que ter uma qualidade maior...

Sim, foi isso que eu quis dizer!

rickg@22 de junho de 2005, 12:32

...uma comparçaõ meio grosseira seria comparar um filme AS400 e um ASA100, o ASA400 tem os grânulos menores logo capta mais informação...

É justamente ao contrário. Quanto maior o ISO do filme maior o grão, e maior a sensibilidade à luz. Por isso filmes de alta definição são ISO 50, ISO 25. Graos menores no mesmo espaço fisico implicam em maior definição. quanto maior o grão maior a sensibilidade à luz, por isso usasse filmes ISO800, 1600 para fotografar em ambientes com pouca iluminação, porém granula um pouco... Mas isso deve fazer parte de outro fórum...

Abraços, :P

Postado

Bem voltando um pouco o topico sobre VHS eu entendi o seguinte: Na realidade (pelo que entendi de um tutorial) um VHS tem em média 460 linhas so que como o video é interpolado (isso devido à concepção dos tubos de TV) os quadros são gravados de forma diferente da digital onde um quadro é um quadro ja no vhs um frame é composto por dois ou seja. o primeiro com as linhas impares e o segundo com as linhas pares. Quando digitalizamos o programa de captura deve ser capaz de entender isso e juntar os dois quadros formando um so. Então temos muito mais de 240 linhas. Certo ? É confuso eu sei mas é o que dá pra entender dessa parafernália toda. Então a conclusão que chego é a seguinte:

a) Não importa o VCR se VHS ou S-VHS desde que o mesmo esteja em perfeitas condições, cabeçotes limpos e a fita VHS seja de boa qualidade.

B) O programa de captura deve ser capaz de juntar os dois quadros A e B e fazer um so aplicando um DeInterleced acho.

c) Capturar numa resolução minima de 640 x 480. Segundo esse tutorial, quando se captura a 352 x 240, voce simplesmente despreza o quadro "B" portanto voce perde a metada da resolução da imagem. Se deseja fazer um VCD, capture em 640 por 480 e depois redimensione para 352 x 240.

d) Excesso de encodamento do video também traz muita perda de qualidade. Deixar esse processo se possível por último. Eu tenho obtido boa qualidade de captura de conversão pra DVD atraves do UVS 8 mas no começo dei alguns murros em ponta de faca que alem da perda de tempo, a qualidade ficava uma porcaria, imagem tremida como se tivesse aplicado um filtro de água, depois descobri que era devido aos diversos encodamento que tinha feito ou seja, eu fazia uma transição, mandava encodar e carregava o novo arquivo e assim por diante. Hoje eu faço toda a edição do video e do audio e deixo para encodar na hora de gravar os vobs ou seja, uma unica vez. Com isso eu garanto que a qualidade final ficou bem nos 90 a 95% do original.

Postado

Vou dar um pitaco nessa converssa, aqui capturo VHS nas melhores configurações e no PC ate parece que ficou igual ao original, ate melhor em alguns casos.

porém quando coloco o DVD para assistir na TV Sony 29, e a fita no VCR conectado na mesma TV, pulando de um pra outro no mesmo filme o DVD fica pior que a Fita, não é os programas que uso Sony Vegas e Nero Vision, em filmes editados a partir de DVD original não hà perda de qualidade, costumo ate colocar 2 filmes principais num DVD, mas de 3 horas sem perda perceptúvel de qualidade.

Outro teste que fiz, usei o DVD porque ele tem saida S-Vídeo, e fiz captura por ela, a qualidade fica ótima bem proxima do original, mas ja na saida Vídeo composto houve uma piora na cor na nitidez e principalmente nos contornos.

Outro teste com uma filmadora S-VHS com saida S-Vídeo é nítima a diderença de qualidade quando usei a saida S-Vídeo é superior a saída Video Composto, so que não tinha como testar com fita VHS neste caso.

A dúdida que ainda perdura, é a entrada S-Video da placa de captura que permite uma melhor qualidade, será que se eu encontrar um VCR VHS com saída S-Vídeo vai dar essa qualidade melhor na captura, Visto que na camera JVC a saida vídeo composto mas pareceu com um VHS, ja saída S-Vídeo sim deu uma qualidade superior, mais nitidez, melhora nos contornos etc.. ????

Ja ate pensei em montar um conversor Vídeo composto para S-Vídeo, pra dai conectar na placa de captura.

Será que existe alguma coisa a respeito ou parecida, teria que ser barato caso contrário melhor sair logo pra um gravador de DVD doméstico.

:bye:

Postado

Bem Cabece, eu fui alem, depois de conversar com uma pessoa da área e essa me garantiu que um VCR S-VHS daria melhor qualidade na captura, eu não pensei duas vezes já que a compra de um gravador de mesa estava fora das minhas condições no momento. Eu comprei um JVC S-VHS. Pra dizer a verdade, eu percebi uma melhora grande na qualidade dos dvds mas como dizem por ai pode a sindrome da vassoura nova. Hoje eu coloco uma fita VHS no JVC e capturo pela saida S-VHS. Acho que um conversor não vai adiantar nada por que voce ja ta pegando um sinal misturado. Qual a diferença? O VCR S-VHS manda pra saida S-VHS os sinais todos separados, luminosidade, cor, intensidade, etc..., ja na saida Video composto, eles vão todos misturados num único sinal dai a perda da qualidade. Assim, ja que voce tem uma filmadora com saída S-VHS, o ideal seria voce colocar uma fita VHS nela e capturar pela saida S-VHS. Melhor ainda pra tirar a prova dos nove, selecione um trecho da fita e capture pela filmadora na saida S-VHS e depois pelo VCR na saida você, encodeie os dois arquivos e grave gere um único VOB. Ai voce pode dizer se a qualidade melhora ou não utilizando um VHS numa saida S-VHS. Eu até poderia fazer alguns testes, talvez eu faça num final de semana qualquer so pra ter certeza disso.

Postado
Postado Originalmente por Cabece@22 de junho de 2005, 22:39

... porém quando coloco o DVD para assistir na TV Sony 29, e a fita no VCR conectado na mesma TV, pulando de um pra outro no mesmo filme o DVD fica pior que a Fita...

Engraçado Cabece, comigo sinceramente acho que ficou melhor...

Eu fiz o mesmo teste que você, mas eu controlei a fonte DVD/VCR através de uma mesa de edição Panasonic WJ-AVE55, send que através dela cheguei a deixar metade da tela com o DVD e a outra metade o VCR. Não foi só opinião minha, o pessoal aqui do trampo tb achou que o DVD ficou melhor.

As vezes foi a mesa de edição...

:-BEER

Postado

Bem Cabece eu fiz uns testes hoje de madrugada ou seja, capturei um trecho de uma fita VHS usando a saida S-VHS e depois a saida você do JVC.

Ambas as capturas foram em 8000 kbps VBR e audio LPCM.

Pelo menos no editor do ULEAD (Eu não gerei os VOBS) eu capturei duas imagens, uma de cada captura e carreguei no photoshop. Aparentemente não há qualquer diferença entre as duas imagens. Tipo serrilhados, embaçados. Ficaram idênticas. Dai acho que pode se deduzir que talvez o ganho que eu tenha notado seja no processo que mudei para gerar os vobs e não na captura propriamente dita. Talvez se eu fizesse o teste do Video composto usando outro video não o JVC pode ate ser que o resultado seja diferente.

Porque, no JVC estão conetados os dois cabos tanto o S-VHS quanto o você não sei se isso faria alguma diferença ja que seleciono no programa de captura a fonte S-VIDEO ou Video Composto.

Postado

Veja os testes que fiz aqui:

DVD gradiente conectado a entrada S-Video e Video composto da placa de captura

PlayTv Pro Ultra, alternando a entrada pelo Crossover.

Programa iuVCR formato huffiuv, considerar que ao converter as

fotos para JPG a diferença é reduzida, mas ainda é percebida.

idem ao converter para NPEG2

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.acabeci.pop.com.br/S-video/svideo-12.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.acabeci.pop.com.br/S-video/videocomposto1.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

:palmas:

Se as fotos não entrar veja aqui :bandeira:

Postado

Galera sou novo na captura de imagens de vhs p/ DVD ent¬ao me ajudem a esclarecer alumas duvidas...ok

Sei que a forma de entrada de S-VHS 'e a melhor no momento mas como faco isso ?

Tenho um DVD com sa'ida de S-VHS vou comprar um cabo e conectar na placa de captura ou direto no VCR?

Obrigado!!!

Postado

você está querendo capturar VHS ou DVD??? DVD é mais fácil rippar direto no PC não acha? Tente explicar melhor o q você quer fazer...

Abraços

Postado

Testes efetuados num JVC S-Video

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/molly-sv.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Taxa de captura: Video 08000 VBR - Audio 224 LPCM

Programa: Ulead Video Studio 8 - UVS8

Fonte: Video-S-Video

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/molly-você.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Taxa de captura: Video 08000 VBR - Audio 224 LPCM

Programa: Ulead Video Studio 8 - UVS8

Fonte: Video Composto

Claro que as imagens estão em 360x240, eu as reduzi no photoshop e salvei em jpg mas ambas com os mesmos parametros.

Alguem consegue ver alguma diferença?

Postado
Sei que a forma de entrada de S-VHS 'e a melhor no momento mas como faco isso ?

Tenho um DVD com saida de S-VHS vou comprar um cabo e conectar na placa de captura ou direto no VCR?

O DVD tem saida S-video, mas não convem capturar do DVD é melhor e mas rápido ripa-lo para o HD, ja para o VCR, se seu VCR tem saida S-video então tem um cabo proprio para ligar a saida S-video do VCR a entrada S-video da placa de captura.

se não tiver saida S-Video, voce deve ligar a saida audio e Viodeo do VCR para a entrada de Audio e Video da placa de captura.

Postado

Olá amigo, referente sua dúvida, sobre Vhs para captura, bem eu comecei a capturar com um Philips 6 Cabeças VHS, andei pesquisando e descobri que os videos S-vhs tem uma resolução maior em numero de linhas, mas todos os videos disponiveis no mercado com essa especificação são de linha profissional e são estremamente caros, eu adquiri um modelo JVC-HR5912U que foi o mais em conta me saiu por R$ 900,00 paus, mas eu não gostei muito dele não, alem de ter somente 4 cabeças, ele não tem mecanismo de auto limpeza, e qualker sujeirinha na fita ele já perde a imagem tendo q efetuar a limpeza, o que você pode fazer que lhe sairá muito mais em conta e tem quase o mesmo resultado e você comprar um Cabo conversor de RCA para S-Video, ai você usa seu video normal mesmo e tem quase os mesmo resultados. OK Qualquer coisa Dá um tok !

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...