Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resoluções e Proporções Corretas

Spydax

Posts recomendados

Caros colegas do CdH,

Não é de hoje que venho pesquisando sobre monitores. Não importa quais sejam os modelos tamanhos e tipos.

Noto que não só no mercado brasileiro, como no mercado mundial há muitas contradições com relação a razão do número de pixels exibidos no geral (ratio ou aspect ratio).

A grande maioria de nossos monitores tem ratio de 4:3.

No caso de monitores CRT o caso é um pouco mais simples.

Vejamos:

Aqui iremos analisar o modelo 795MB muito conhecido por designers e gamers por sua boa qualidade.

Dados do site da Samsung Brasil:

Resolução

Máxima: 1600 x 1200 @ 68Hz

Recomendada: 1280 x 1024 @ 75Hz / 1024 x 768 @ 85Hz

Modos de Resolução

Máxima:

1600 x 1200 @ 68 Hz

(VESA GTF Timing): 1280 x 1024 @ 79 Hz

1152 x 864 @ 93 Hz

1024 x 768 @ 104 Hz

800 x 600 @ 131 Hz

640 x 480 @ 160 H

Fonte:http://www.samsung.com/br/products/monitor/df/795mb.asp?page=Specifications

Em tese, todas as resoluções citadas são suportadas pelo monitor. Mas uma resolução não está em seu grau de proporção correto.

Observem:

1600 / 1200 = 1,333

1152 / 864 = 1,333

1024 / 768 = 1,333

800 / 600 = 1,333

640 / 480 = 1,333

E 1280x1024??? É uma resolução bastante usada certo? Principalmente em monitores 19" CRT e 17" LCD (inclusive nestes é a resolução nativa).

Vamos dividir:

1280 / 1024 = 1,25

Ou seja, tal resolução não se encaixa no aspect ratio de 4:3 (o correto seria 5:4).

A resolução certa seria 1280x960 que por sinal nem aparece nos "Modos de Resolução".

Mais informação sobre aspect ratio:

"De modo geral, os controles de um monitor ajustam a imagem de acordo com as necessidades, preferências e condições do ambiente onde está sendo usado. Praticamente todos os modelos atuais dispõem os controles na parte frontal do monitor para proporcionar fácil acesso. Eles podem vir na forma de botões ou rodas deslizantes. Além disso, os controles digitais estão se tornando standard, mais fáceis de manipular, precisos e duráveis do que os analógicos, como os baseados em potenciômetros. Os controles básicos de um monitor incluem tamanho e posicionamento da área visível. A imagem pode algumas vezes não estar centralizada em relação à área visível, estando deslocada para um dos lados ou para cima, ou então não ocupando todo o espaço disponível para exibição.

Muito freqüentemente, quando se alterna entre diversas resoluções de trabalho, a posição e o tamanho da tela podem mudar. Os devidos ajustes são feitos usando os controles de dimensionamento horizontal e vertical e posicionamento. Esses mesmos controles podem ser usados para acertar outra característica da tela que deve ser observada: o aspect ratio, a razão do número de pixels exibidos na horizontal (eixo X) e na vertical (eixo Y). O padrão para o mundo dos PCs é 4 para 3, mas algumas resoluções usam também a proporção 5 para 4. Os monitores, em geral, vêm calibrados para trabalhar com o aspect ratio usual de forma a fazer com que um círculo desenhado na tela tenha a aparência de um círculo e não de uma elipse. Nessa configuração, exibir uma imagem com aspect ratio de 5:4 fará com que ela pareça distorcida. A única resolução que atualmente usa a razão 5:4 é a de 1.280 por 1.024."

Confira na íntegra:

Fonte:http://www.samsung.com.br/produtos/monitores/samsung_responde/sams_resp_vol2.3.html

Até agora está comprovado que a resolução de 1280x1024 não é a resolução certa proporcionalmente falando em monitores de 4:3.

Em monitores CRTs como não existe resolução nativa, podemos mudar sem maiores "problemas" para a resolução de proporção correta.

E no caso dos monitores LCDs?

A grande maioria dos monitores LCDs de 17" e 19" tem resolução nativa de 1280x1024. Ou seja, é altamente recomendável que se use essa resolução. O que eu não entendo é ter que usar uma resolução onde se enxerga uma elipse que na verdade é um círculo.

Vejam esse monitor da Samsung:

Specifications

Model 712N-Black

Panel Type a-si TFT/TN

Size 17"

Pixel Pitch (mm) 0.264

Brightness 300 cd/m2

Contrast Ratio 600:1

Viewing Angle (H/V) 160/140

Response Time (ms) 12

Aspect Ratio 4:3

Interface Analog

Frequency Horiz. Rate (kHz) 30-81 (Analog)

Vert. Rate (Hz) 56-75

Bandwidth (Mhz) 135

Resolution Native 1280x1024

Fonte:http://product.samsung.com/cgi-bin/nabc/product/b2c_product_detail.jsp?eUser=&prod_id=MJ17ASSBY&selTab=Specifications

Nesse caso eu honestamente não entendo. Esse monitor vai realmente apresentar um círculo com cara de elipse. Muitos não ligam pra isso até porque não chegam a notar. Mas quem trabalha com arte gráfica pode não gostar desse "detalhe".

Vejamos um modelo que é um bom exemplo da Samsung:

O 710N é bem popular no Brasil, mas tb tem ratio de 4:3.

Dessa vez ela acertou:

Specifications

Model 710N-2-Black

Panel Type a-si TFT/TN

Size 17"

Pixel Pitch (mm) 0.264

Brightness 300 cd/m2

Contrast Ratio 600:1

Viewing Angle (H/V) 160/160

Response Time (ms) 12

Aspect Ratio 5:4

Interface Analog

Frequency Horiz. Rate (kHz) 30-81 (Analog)

Vert. Rate (Hz) 56-75

Bandwidth (Mhz) 135

Resolution Maximum 1280x1024

Fonte:http://product.samsung.com/cgi-bin/nabc/product/b2c_product_detail.jsp?eUser=&prod_id=MJ17ASKB&selTab=Specifications

Quais as vantagens e desvantagens?

Se você compra um monitor LCD, é aconselhável que você use sua resolução nativa. No caso desse monitor da Samsung, você usará somente a resolução 1280x1024 com a proporção ideal.

Eu já vi um modelo da Samsung que usa os dois padrões, mas agora não me recordo do modelo.

Bem caros colegas, fiz esse tópico afim de gerarmos uma discussão saudável e informativa. Tenho certeza que pode ser de grande proveito para tirarmos dúvidas e debatermos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não seria bem assim , se você por em 1280x1024 e usar os controles do monitor dexando a largura menor do q a tela do monitor você não vera nehuma distorcao.

e eu nunca medi a tela de um LCD talvez a relação LarguraxAltura seja 5:4 então a melhor resolucao seria 1280x1024

porém todo monitor e TV vem com aspcto de 4:3 ja os lcds não sei so medindo ehehe

Link para o comentário

Postado Originalmente por ascharf@14 de junho de 2005, 15:14

Cara eu tenho um lg 1730s lcd mais não descobri o ratio dele.

Então quer dizer que este samsung 710n com 5:4 não fica correto na resolução de 1024x768 , só na resolução nativa.

Veja bem...

No tópico foi dito que o Samsung 710N2 tem aspect ratio de 5:4.

Alguns modelos de LCD apresentam proporção de 4:3. É o caso do 710N tão conhecido aqui no Brasil e do 712N citado no tópico.

O que não consigo entender é porque lançar um monitor com resolução nativa em ratio de 4:3.

Link para o comentário

Achei muito interessante esse tópico, nunca tinha percebido  que 1280x1024 não é aspect ratio 4:3, agora tem q intende o porque disso.

Também não entendo o porquê disso Miamoto. Em monitores LCDs que a resolução é física estática pode haver correção sobrando um espaço na horizontal... Mas como nos CRTs não há tal resolução (resolução fixa), só usando a resolução correta mesmo.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 7 meses depois...

Olá... bom eu acredito saber o por que disso....

Falta de conhecimento, é muito comum esse tipo de problema passar e ninguém ver... e a "boiada" (consumidores em geral) normalmente não entende nada e compra os monitores do mesmo jeito... o resultado final é esse, o erro passa, a empresa não ta nem ai por que as pessoas não sabem q ele existe, as pessoas compram e o monitor continua sendo fabricado.

Acho que o problema é a falta de consumidores exigentes que procurem saber o que eles estão comprando, já que a maior parte vai pelo preco pra saber se é "bom".

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!