Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Comprei o guia autorizado do Premiere Pro e comecei a utilizar o programa na semana passada. Fiz as primeiras lições e até aí tudo bem...

Ontem fui tentar fazer o meu primeiro trabalho e passei por uma situação que eu acho que não deve ser normal. Eu fiz a captura do VHS a partir da GS250. Capturei o arquivo em avi pois eu achei que teria a melhor qualidade (correto?). Fiz os cortes necessários e o vídeo ficou com 1 hora e 10 minutos. Incluí o efeito crop (com zoom) para retirar aquela faixa inferior que fica na conversão do VHS e preencher a tela toda com o restante do vídeo. Como a pessoa que me solicitou a conversão não queria nenhum detalhe adicional (menus, etc...), eu fui na opção Export to DVD, deixei as opções padrão, pois me pareceram adequadas e dei um Record. Acontece que fiz isso às 21:30 de ontem e hoje quando acordei ainda estava na metade do processo... Fiquei olhando um tempão e me pareceu que a barra de progresso não estava mais andando... Essa demora toda é normal??? Faltou eu fazer alguma coisa?

Outra dúvida... Considerando a qualidade final do trabalho, é mais interessante eu trabalhar com o Main Concept Pro e capturar os arquivos em mpeg2 do que em avi, ou com a captura em mpeg2 eu estaria ganhando no tamanho do arquivo mas estaria perdendo em qualidade?

Por enquanto era isso...

Postado

Paulo_Miranda

voce pode capturar perfeitamente em MPEG2 com o mainconcept.

Perder qualidade? Acho que o tempo que você vai ganhar nesse processo está muito acima da qualidade que você acha que tá ganhando capturando em AVI. Isso é relativo à sua fonte original.

A sua GS250 é miniDVD certo. Desculpe a pergunta mas eu não entendo nada de câmeras - Se for e estiver capturando pela Firewire capture direto em MPEG2.

Postado

A GS250 é MiniDV, e eu estou capturando pela firewire.

Vou capturar em mpeg2 então... Valeu.

E quanto ao problema do Export to DVD estar demorando pra caramba? Isso não é normal, né? Quanto tempo aproximadamente seria considerado normal pra que fosse feita a exportação de 1 hora de vídeo para o DVD?

Postado
E quanto ao problema do Export to DVD estar demorando pra caramba? Isso não é normal, né? Quanto tempo aproximadamente seria considerado normal pra que fosse feita a exportação de 1 hora de vídeo para o DVD?

Rapaz pelo que sei exportar do AVI pra MPEG2 é uma pauleira. Eu nunca capturei nada em AVI pra te falar a verdade mas vejo muitos relatos por ai de nego eque espera por 12 horas pra renderizar.

Esse é o detalhe.

Quando você captura em MPEG2 você só renderiza aquilo que altera no pro e não o filme todo e portanto na hora que exporta o filme por mais lenta que seja a maquina a media que tenho visto é em torno de 1 a 1/2 ou seja 1 minuto para cada minuto de video. sendo assim, um filme de 30 minutos no máximo levaria 45 minutos pra exportar isso numa máquina lenta....

Eu costumo capturar fitas de 90 minutos (a maioria) e no máximo 4 horas (contando tempo de captura também) o DVD tá queimado com capa e etiquetas impressas. Isso porque tenho uma máquina modesta: AMD Senprom 2200+ 512DDR 300 HD 40 7200 e placa de captura. O único calcanhar de Aquiles que tenho segundo muitos no forum é a captura pela placa que segundo dizem, um gravador ou miniDV faria com muito mais qualidade.

Postado

Para quem dúvidas sobre a captura via Firewire da GS para o Premiere, lá no Tópico das filmadoras eu publiquei um link para um Tutorial detalhado que eu fiz!! Aproveitem..

Postado

Aqui estou eu com mais dúvidas...

Bem, eu estou tentando importar um arquivo .MPG que copiei de um dvd atraves do Picture Package, mas ele dá um erro dizendo que não suporta o tipo de áudio do arquivo. O que devo fazer? Tentar transformar o arquivo .MPG? Se for, atraves de que programa?

Postado

Estou começando a trabalhar com o Adobe Premiere Pro, utilizando o plugin MainConcept Pro, para fazer a conversão de algumas fitas VHS para DVD. Como é a minha primeira experiência, estou tentando seguir os passos descritos por alguns colegas aqui do fórum e no guia autorizado Premiere Pro. Aparentemente estou fazendo mais ou menos certo, mas tenho ainda algumas dúvidas que talvez sejam comuns à outros usuários. Vou descrever como estou fazendo e agradeço se alguém tiver alguma sugestão para melhorar ou agilizar o trabalho.

1. Depois de tirar o mofo das fitas VHS, conectei os cabos no vídeo cassete e na filmadora GS250, conforme descrito no manual da mesma. Como o meu vídeo não é estéreo, comprei um cabo RCA 1 macho e 2 fêmeas para fazer a ligação entre o vídeo e a filmadora. Inicialmente eu havia feito alguns testes utilizando apenas um dos cabos de audio ligados ao vídeo cassete, mas o som capturado saia em apenas uma das caixas. Provavelmente eu poderia resolver este problema através de um software, mas como o cabo era barato preferi optar por ele.

2. Após estar tudo ligado, abri o Adobe Premiere e segui todos os passos descritos no tutorial do somaniaco. Deixei as configurações do MainConcept Pro nas opções padrão porque eu não tenho conhecimento suficiente para saber quais seriam os resultados caso eu alterasse alguma delas.

3. Capturei uma fita com 2 horas e 2 minutos. Como a qualidade da fita não era das melhores (antes da limpeza a fita estava praticamente branca de tanto mofo), teve alguns trechos que a imagem ficava bastante prejudicada, chegando até a sumir de vez em quando. Talvez isso tenha contribuído para os dropped frames chegarem a 346.

4. Quando terminou a captura eu cometi um grande erro... Estava aparecendo uma tela Post "alguma coisa" e estava em 80%... Como o ritmo era lento e provavelmente levaria uns 10 minutos para chegar nos 100% eu resolvi ir guardando os equipamentos... Foi quando eu desliguei a filmadora e percebi a besteira que havia feito, a tela que estava em 80% havia sumido e o clip capturado que deveria ter 2:02 ficou com 1:37... Tudo bem, depois eu capturo o resto novamente...

5. Como eu não queria perder muito tempo, resolvi criar um DVD sem mexer no arquivo só pro cara ver se a qualidade estava satisfatória. Foi aí que eu achei que poderia ir na opção Export to DVD... Acontece que iniciou na tela Transcoding... e pelo andar do negócio ía levar um dia inteiro pra criar o DVD... Foi aí que eu imaginei que poderia exportar o arquivo utilizando o MainConcept e que talvez fosse uma coisa rápida pois se eu não havia feito nenhuma alteração não seria necessário renderizar o arquivo... Me enganei novamente... Fui na opção Export->Mainconcept... e deixei nas opções padrão. Foi aí que iniciou a renderização... com tempo estimado em 56 minutos. Quando já estava na metade, notei que havia escrito ao lado do Smart rendering (adjusting bitrate). Deixei terminar e depois fui novamente na opção Export->MainConcept... e notei que a opção padrão para DVD estava em medium bitrate... Passei pra High e mandei exportar novamente... Agora vai levar 47 minutos... Não existe alguma forma de acelerar este processo? E se eu tivesse adicionado efeitos e outras coisas, esse tempo seria maior ainda?

6. Agora estou aqui escrevendo enquanto espero terminar a exportação para que eu possa criar o DVD no Adobe Encore...

Agradeço se alguém tiver alguma sugestão para que eu possa otimizar esse processo...

Postado

hugo_felinto

O premiere não importa áudio em ac3 e mp3 não me engano.

Você teria que fazer demux no seu mpeg. Pode usar o VobEdit pra isso e assim gerar um m2v que é um arquivo só de video e poderá ser importado sem problemas.

Quanto ao audio se realmente precisa editar o video no premiere terá que usar um programa conversor pra gerar um outro arquivo de audio no formato mpeg ou wav.

Postado

Paulo_Miranda

Caro, esse tempo é normal e acho que você ainda ta com o tempo muito bom pois eu to acostumado a capturar 90 minutos de video em qualquer programa mas já formado dvd ntsc e quando mando o pro exportar ele leva quase o tempo de duração do video. por isso sempre que posso eu recorro a outras opções.

Por exemplo: Eu so capturo pelo WinDVD creator 2 e já faço cortes ali mesmo, na maioria das vezes não preciso editar pois são vindas já editadas com aberturas e finalizações então so preciso cortar o inicio e o final da captura e mesmo nele ali que acabei de capturar e leva ainda um tempinho quase equivalente à duração do video.

Isso eu realmente nunca descobri porque.

Talvez se pegar os valores do preset DVD HQ (bitrate, taxa de audio, keyframes, etc... e tal e colocar no momento da captura pode ser que o processo venha a ser mais rápido).

A única coisa que sinto no caso do WinDVD creator é o fato dele não exportar só video (m2v) e o audio separados como o pro faz que pra mim ia ser uma mão na roda.

Agora mesmo acabei de capturar 3 fitas de um cliente em media 30 minutos cada e vou autorar um só dvd com os tres videos. Eu até levei o primeiro para o pro mas desisti e voltei ao WinDVD e recortei os videos e exportei novamente no mesmo padrão da captura e acabei de fazer demux no vobedit dos tres. Agora é só carregar no maestro e criar um menu e partir pra autoração.

Postado

Na realidade, amigos, estamos fazendo o trabalho SUJO no coitado do PRO que não é essa a sua finalidade!!! O PRO assim como o After são programas super pesados e carregados de Plugins (que tenho certeza que vocês já deiram eles de ombrom arreados de tanto plugins!!). Por isso mesmo é que esses Programas são projetados para trabalhar com Placas de aceleração como a Matrox RTX100, o que libera totalmente seu Processador, sendo 100% da renderização assumida pela Placa. Mas na falta da Matrox, esse trabalho SUJO tem que ser realizado pelo Processador e a Placa de Vídeo ( muitas juram de pé juntos que assumem até metade desse processamento com seu processador nativo - falo aqui das Placas que possuem processamento de pelo menos 256... mas na realidade elas assumen menos de 20% do trabalho e o Processador do PC é que sofre mesmo!!!!)....

Então, Galera, não tem jeito... não tem como fazer milagre!!!

Você já viram uma Matrox RTX100 trabalhando?... Ou um MOJO do Avid? ou o BOX externo do Liquid.....pois é depois que virem NUNCA mais vão quere fazer renderização no Premiere, After ou o que seja usando apenas o processador do PC!!!

Mas já que não se tem essas maravilhas... o negócio é puxar uma cadeira, ligar a TV e deixar o trabalho SUJO sewr realizado...devagar mas tá entrando!!!!

Postado

Ok lá vou eu chorar procêis mais uma vez...

postei alguns dias atras meu problema. breve resuminho:

1. Video capturado com a placa pixelview mpeg2;

2. Editado no Premiere 1.5 + mainconcept plugin para retirar comerciais do video;

ATÉ AQUI TANTO NO #1 (com o programa WMP 10) quanto NO #2 (visto no preview do premiere) O AUDIO/VÍDEO ESTÃO 100% SINCRONIZADOS.

3. Exportado pelo mainconcept, segundo tuto maestro;

4. Aberto no MAESTRO

AQUI O AUDIO/VIDEO ESTÃO FORA DE SINCRONIA, TUDO ERRADO :(

Lá atras me falaram que meu PC tá fraco pra edição de vídeo, OK aceito que o bixu não é TOP, mas honestamente não posso acreditar que um ATHLON XP 2.0, 768 DDR ram, Pl. vídeo G-Force 4 mx440 com 64mb ram, HD 80gb, rodando o Win XP, não consiga editar e exportar 10 minutinhos de vídeo sem dar erro :(

Tem que ter alguma coisa errada aí. Por favor me ajudem a gravar o bendito DVD do discovery kids pro meu filho!!!

Assim posto novamente na espera que algum ser iluminado possa me dizer o q estou fazendo de errado. :muro:

Pode me passar PM, e-mail, qualquer coisa... :stupid:

Postado

Vamos por parte!!! Uma coisa você precisa ter CERTEZA: O maestro NÃO altera em nada as características nem do vídeo nem do áudio: ele reproduz exatamente como você colocou na Timeline:

Então: para você reproduzir no WMP 10, este vídeo está Multiplexado (video junto com áudio), então esse teste não está certo!!! Se você importou para o Premiere ser mpge (Multiplexado), também não é aqui o teste que vai funcionar!!!

Seu erro está no DEMUX (provavelmente) ou na colocação da trilha de áudio no Maestro: veja se ela está exatamente no ponto 00:00:00, onde começa o vídeo!!!

Quais os Pressets que você está usando para o Demux do áudio e vídeo? Você está fazendo esse Demux simultâneo ?

Postado

Pessoal, é normal ligar a filmadora com a cabo firewire e ficar fazendo barulho na tela de configuração? dx eu explicar quando abro o premiere com a filmadora conectada na firewire e estou fazendo o procedimento do tutorial ela fica em pause fazendo muito barulho o que sera que é isso? e a parte do capture a ultima configuração no tutorial que tem que abrir compression e habilita o mainconcept mpeg encoder a minha janela não tem esta opção e enable buffering dv or mpeg devices only esta apagado ou seja não da pra habilita-lo, sera que falta algo ? valeu.

Postado

Favero, volta a te falar, a maioria da Galera neste tópico discute outros detalhes do Premiere, e provavelmente nem leram meu Tutorial de Captura. Então, sobre esses assunto, posta lá no tópico das dilmadoras..

Para resumir o papo, você precisa "comprar" o Plugin do MainConcept Pro definitivo, você está com uma versão trial.

Posta lá nas Filmadoras e vamos resolver isso!!

Postado

SOMANIACO!! Quanto quer para vir aqui me Uberlândia me ensinar a usar direito este premiere, matrox, maestro, MainConcept, etc... etc.... heheeh!!! Estou ficando louco!! Comprei uma Matrox RTX100, uma CPU 3.4Ghz com 400g de HD agora penando para criar meu primeiro DVD. Estou passando 1:40 minutos de AVI (capturado de um video cassete pela Matrox) para Mpeg2 e está demorando 3 horas renderizando. É normal? Estou utilizando o Premiere, na opção Matrox Media Export. E para piorar, gerou um arquivo de 5 Gigas.

Tenho que exportar novamente com quadros menores ou existe uma forma rápida de alterar a compactação. Obrigado

Postado

Hahahahaha....essa foi boa!! Sander, você está com um canhaão na mão e está atirando num Pardal!!!

Primeiro vocêjá deveria ter capturado em Mpeg2, e não precisa rendrizar abasolutamente Nada!! Saiba que coma Matrox você tem Real Time direto no Premiere, ou seja, renderização. Os efeitos mais pesados vão direto para a Matrox aliviando demais o processador..

Alguma coisa você fez errado!!! É necessário dizer exatamente como está configurando a Matrox

Postado

Somaniaco, se eu ao menos acertasse o pardal já estava bom! heheh Mas chego lá!

Quando eu entro no adobe, vou na opção de configuração de captura e escolho a opção - Matrox M2V capture - ela captura normalmente em Mpeg2 porém, quando vou editar este mesmo arquivo no premiere, arrasto ele para a timeline e dou um enter, o arquivo entra em renderização e demora muito mais tempo!!! Por que isso está acontecendo? Quais as informações de configuração que precisa saber de minha placa? Obrigado antecipadamente

Postado

Simples, Gafanhoto, quando você abrir NEW PROJECT no Premiere vá nos Pressets do MainConcept Pro e escolha lá sua opção de DVD. Com isso quando você importar o m2v para a Timeline do Premiere não haverá necessidade de renderização

Postado

Ok amigo, a necessidade de renderização desapareceu porém esbarrei em outra dúvida: A imagem que aparece na tela Monitor está pulando cenas. Está parecendo aqueles computadores lentos que não conseguem acompanhar os quadros. Sabe o motivo? Obrigado

Postado

ôpa, Gafanhoto, aí é sério!!!! Não é para acontecer isso.... Veja, com a Matrox seu Premiere fica em Real Time...ou seja, sem necessidade de renderização para Prevew na janela Monitor ou Playback externo... Temalguma coisa errada aí!!! você está com uma boa máquina não é para acontecer isso

Postado

Ok SOMANIACO, Vou continuar tentando aqui.

Pessoal, se alguem puder me ajudar fico muito grato.

Agora, tenho um arguivo aqui em MPeg2 de 1:40 e está com 5G. Qual a melhor forma de gravá-lo em DVD? Preciso alterar o tamanho dos quadros? Obrigado mais uma vez.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...