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Criação de Áudio 5.1 - Real


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Galera, que sinuca de bico heim?

Parece um jogo de quebra-cabeças, voce acha uma brecha mas encontra um muro logo mais a frente.

Depois dessa eu fui a nocaute.

Talvez a opção seja de fugir dos preset 5.1 que tem no sonar e criar um outro se possível, não sei mais...

Eu dupliquei os canais ou seja, fiz dois LEFT, RIGHT, CENTER, LFE etc... e agora to tentando exportar com MainOutput mas os arquivos vão além de só tres, com 4 bites.

Agora figuei desanimado.

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Calma, Lauro, não é o SONAR o problema e sim a sua Placa de áudio!!! O SONAR é bem poderoso!! Esta versão 4 foi onde comecou a inclusão do Sistema Surround (que é fantástico se você adicionar o PAN, os efeitos são fabulosos!!!). Imagina no meu caso, com a Audigy 2 ZS Platinum Pro, onde usei apenas 6 canais (estéreo) - 12 canais mono, em cada canal eu posso adicionar um PAN Surround e mixar o canal e Surround, o resultado é muito legal!!!! Sem contar que podemos trabalhar livremente nos canais como fazemos no NUENDO.

A Vantagem do Nuendo para você, é quê Ele desmembra os canais Estéreo e te permite trabalhar livremente.... O Nuendo com a Audigy 2 ZS reconhece 24 canais isolados de Output!!!

Meu conselho é:

- Faça um UpGrade na Placa de Áudio ou

- Continue trabalhando com o Nuendo da forma que esta fazendo!!!

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Postado Originalmente por somaniaco@14 de agosto de 2005, 07:42

Valeu, amoke, você poderia enviar para o Lauro e ele disponibilizaria aqui o Link. Sou um grande defensor dos programas da Adobe, principalmente o Premiere Pro e o After Effect, mas o Audition em relação ao NUENDO e ao SONAR fica muito longe. Mas é bom tê-lo aqui, pois para os amigos que tiverem dificuldades no Nuendo ou Sonar poderão usar o Audition que é bem mais simples!!!

Amigo, vejam que nós aqui somos uma Galer que está usando estes programas principlamente para AUDIO e não para MIDI, que é 95% da utilização desses programas. A maioria das pessoas que os usam, o fazem para criação de músicas Estéreo, criação de CDs, etc... O que permite usar milhões de recursos, mesmo com Placas não tão poderosas!!! Mas quando a questão é AUDIO MULTICANAL, aí a coisa muda!! Vemos que o SONAR exige muito mais Hardware com a desvantagem (por enquanto) da falta do Encodamento AC3/DTS nativo! Já o NUENDO é muito mais maliável, porém não permita a reprodução realtime para placas de 3 canais, mas já possue os Encoderes AC3 e DTS!!!

Concordo com você dinho, mas vamos dizer, que fiz um teste com esse tutorial, se der certo poderemos fazer alguns tutoriais em flash, é muito simples e rápido! poderemos quem sabe disponibilizar alguns tutoriais destinados ESPECIALMENTE PARA O FORUM!

já enviei para o lauro, faça seus comentários!!

falowwwwwww galera!!!

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Amigos, surge uma luz no final do Túnel: O SONAR 4 já teve 3 upgrade!! As versões 4.01, a 4.0.2 e a 4.0.3, já na versão 4.0.1 houve um detalhe legal, que é o fato da importação e exportação em mp3. A versão 4.0.2, entre outras coisas permite a exportação de multicanais para encoderes externos (eu ainda não testei!!!) e a versão 4.0.3 tem a opção do Timecode em "At this time", o que vai melhorar muito a navegação nas pistas.... até agora só atestei a 4.0.1 e o mp3 é bem funcional!!! Estou testando as demais e depois publicarei aqui as impressões!!!!

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Caraca, tô cegueta mesmo!!! Sorry aí, hein...

Já testei todos os Upgrades do SONAR e o programa está bem mais estabilizados agora!! Havia bastantes bugs que agora já não tem mais!!! Porém, nada muda para a galera da placa de 3 canais...

Vamos aguardar a versão 4.0.4 talvez já venha com o Dolby Prologic IIx.

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É galera, não teve jeito.

Removi o Sonar da máquina.

O jeito é se contentar com o Nuendo mesmo, além do que ele é muito mais fácil pra manipular as pistas que o Sonar.

Então fica valendo os presets feitos no Nuendo anteriormente.

Agora vou fazer uma brincadeira mais produtiva:

Capturar o VHS do Rei Leão I e autorar em DVD em AC3 2.0 e 5.1

Vamos ver no que vai dar.

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dinho, você deve ter o Macromedia Shockwave player versão 7.0, acho que na proxima farei em *.exe, como faço nas minhas apresentações os cursos e palestras. mas o lance dinho não é o mini tutorial, mas a forma como foi feita. quem sabe no futuro poderemos fazer minitutorias do furom e aí, fazer considerações futuras. garanto a você que é rápido e pratico. Eu salvei em flash. veja aí! qualquer coisa mando por e-mail (tamanho >>3,2mb). Mas seria legal se todos postassem sobre esse minitutorial para podermos melhora-lo futuramente a didatica do tutorial.

falowwww!!

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Dinho//Lauro

atualizei o plugin conf orientado((versão indicada)), quando faço a exportação para DD, no encoder, a opção Dolby Surround Mode aparece como ((no indication)), bug não é pois já estou com a versão do plugin que todos estão usando, tenho a versão do Nuendo 2.0.0.39, igual a de você Lauro, instalei a versão primeiro 2.0.035 e depois atualizei para 2.0.0.39, igual a sua também. Não sei o que pode estar acontecendo. Para exportar em .ac3 , selecionei todos os canais /pistas e mandei exportar na opção flie/export/audiomixdown, não é assim?? setei todos os canais no rol out conf o canal . O que estarei errando???

Abraços

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Eaí galera!

Vou deixar enfim uma demo por aqui!!!

ehehe té quem fim!

Acho que demorou mais pra achar um lugar pra hospedar este arquivo do que mixar ele propriamente dito! Não sei acho que vou passar raiva, mais eu testei o download e consegui baixar,´vou deixar o link direto dele senão vou ter que deixar outro!

Outra coisa como todo de graça tem uns problems, ele só pode ser baixado de hora em hora, assim se o link der algum erro é que alguém já baixou em menos de uma hora atrás, ou está baixando, assim tem que tentar de novo depois! :angry:

Como demora mixar! na verdade estava sem tempo algum, puxa tá uma correria danada por aqui! e realmente mixava todo dia, mas se contar que esse "todo dia" é de 10 a 30 minutos brincando com o Nuendo, dá pra perceber o quanto demora né!

Como lamento aí Lauro de não ter tido tempo, e pelo menos ter dado uma força aí com a configuração do Sonar!, mas que bichinho hein? parece o painel da DISCOVERY! não tem que ter desânimo não! apesar do NUENDO a gente ter aquele imprevisto do NO real time, é mil vez melhor trabalhar com ele com o premiere p. exemplo!

O NUENDO É FANTÁSTICO, a gente faz tudo nele não precisa realmente de outros programas, desde cortar aplicar efeitos TUDO! Esta demo que fiz foi 100% feito no Nuendo desde os efeitos cortes nas falas fades, reverbs, chorus tudo nele, deixei o soundforge de lado!

Não é nada demais é uma música que coloquei efeitos pra mostrar pra galera o poder de um 5.1, e tentei mixála em homenagem ao nosso MESTRE, mas sei que não ficou legal, acho que deveria ter mais "peso" na música em algumas partes, mas sei que não consegui fazê-lo quem sabe consigo das próximas, fiz mais um jogo de usar as freqüencias, as médias no central, agudos mais nas frontais efeitos nos surrounds... pois não domino a tecnica, ainda, de separar os instrumentos pela freqüência!!! :chicote: mas um digo chego lá!!! :muro: vou deixar aqui tambémém aquela minha demo do Premiere pra galera nova!

DEMO 100% NUENDO

DEMO 100% PREMIERE

Abraços, Milo Skywalker.

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Postado Originalmente por alongoba@16 de agosto de 2005, 00:59

Dinho//Lauro

atualizei o plugin conf orientado((versão indicada)), quando faço a exportação para DD, no encoder, a opção Dolby Surround Mode aparece como ((no indication)), bug não é pois já estou com a versão do plugin que todos estão usando, tenho a versão do Nuendo 2.0.0.39, igual a de você Lauro, instalei a versão primeiro 2.0.035 e depois atualizei para 2.0.0.39, igual a sua também. Não sei o que pode estar acontecendo. Para exportar em .ac3 , selecionei todos os canais /pistas e mandei exportar na opção flie/export/audiomixdown, não é assim?? setei todos os canais no rol out conf o canal . O que estarei errando???

Abraços

Amigo, não tem problema aquela coisa do dolby surround = no indication, deixa isso pra lá amigo, comigo ás vezes também não aparece, assim como o Lauro também falou about this também! o que importa é que mesmo assim ele exporta em AC3 5.1 canais REAIS!!!!

tenta exportar! se você setou toda a output routing não tem erro!

Tente aí e vê se não concertou aquele bug de todo o áudio ficar em só uma caixa!

Milo Skywalker.

DEMO 100% NUENDO

DEMO 100% PREMIERE

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É isso aí, Milo Skywalker!!!! Que a força esteja com você!!! Estou baixando sua Demo e depois farei comentários!!! Hoje estou com pouco tempo e amanhã estarei de viagem à terra do Marcio S(h)ell, êta terra fria!!!! Parabéns pela conclusão do trabalho!!!

Ô, russigma, concordo com você quanto a superioridade do Sonar, mas é como eu disse antes, ele requer um Hardware mais poderoso para que se possa ter um trabalho dedicado!! Porque você não posta uma Demo sua? Faz tempo que estás por aí e não publica nada pra gente curtir um pouquinho!! Faz uma Demo aí no SONAR pra gente!!!

Amigão do Tutorial do Adobe Audition, ainda não consegui reproduzir seu arquivo!!! Mesmo baixando a atualização do Shokwave!!! E quero ver como ficou, pois muito me interessa uma forma rápida de construir tutoriais!!!

Lauro, Manda ver mesmo no NUENDO... Ele é também uma ferramenta fantástica. E pode ter certeza que ele tira o máximo do teu equipamento!!! Quero ver esse teu trabalho com o Rei Leão I (adoro esse filme)... Atenção para o tamanho do filme, você terá que informar ao Nuendo o tamanho do seu filme, senão ele não importa para a timeline de vídeo!!!

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Milo Skywalker!!! Cara, ouvindo essa sua DEMO me emocionei!!! Cheguei a conclusão que valeu cada dia, cada mensagem, cada post meu aqui!! E principalmente a criação desse tópico!!! Parabéns mesmo!!! Você arrebentou!!!

Sei o quanto você queria criar seu 5.1, desde o tempo do Forum da Info, onde nos cruzamos pela primeira vez!!! mas eu nunca tinha tempo, estava sempre atendendo a galera do vídeo e prometendo que falaria do Áudio!!! Demorou, mas aqui estamos!!! E com uma recomprensa maravilhosa!!!!

Saibam, amigos, o que está sendo criado aqui nesse tópico é muito mais que uma simples tarefa de informática. Profissionais do mercado de áudio ganham dinheiro com isso!!! Estou sempre presente em Stúdios Profissionais e garanto a vocês (guardando é claro suas proporções!!!) que o resultado não é tão diferente!!! O mais importante vocês aprenderam: A criação, o entendimento... Isso é maravilhoso!!! O perfil do profissional de áudio é um perfil raro, difícil de encontar no mercado, quando se fala de multicanal, então, é que fica mais difícill... E olhem só, em pouquíssimo tempo, já temos essas DEMOS fantásticas dignas de profissionais e de mesas importadas... e tudo foi criado usando o teclado e mouse e muita dose de criatividade!!!!

Parabéns a todos aqueles que mostraram que aprenderam essa arte tão maravilhosa!!! Caraca, tô muito feliz!!!!!

Estou guardando todas essas DEMOS e vou Produzir um DVD-ÁUDIO e um DVD-VÍDEO e ainda não sei como, mas tentarei chegar a todos vocês que fazem parte dessa Grande sala de aula, laboratório, faculdade de música... nosso Playground!!!

Abraços!!!

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Galera, só para elucidar um pouco mais sobre o que falou o rfsrossina, quanto a latência do WDM e ASIO vou transcrever um texto do Sérgio sobre o assunto, para que não paire nenhuma dúvida!!!

"Latência do áudio no windows

Sérgio Izecksohn

Gravar no PC já é realidade na maioria dos estúdios, embora alguns sistemas continuem sujeitos a falhas. As máquinas bem configuradas apresentam bastante estabilidade. Contudo, permanece o problema da latência do áudio. O que é a latência, quais as suas causas e qual a solução?

A latência é o tempo necessário para localizar os dados da memória secundária e carregá-los na memória principal dos computadores. Trabalhando com áudio, notamos um atraso entre alguma alteração que mandamos o programa fazer no som e o momento em que efetivamente notamos a alteração. Cada sistema operacional, cada programa de gravação, cada placa de som tem suas latências, afetando todo o funcionamento do sistema de gravação, a monitoria do som em tempo real e a execução dos sintetizadores virtuais.

Vários obstáculos se colocam entre os sons gravados num computador e a sua audição, a saber:

Latência de conversão. Os conversores de áudio analógico/digital (AD) e digital/analógico (DA) localizados nas entradas e saídas das placas de som causam, em geral, um atraso de um a 1,5 milissegundo quando operando na taxa de 44,1 kHz.

Latência de interrupção. No PC, o sistema operacional (Windows 98, Me, NT ou 2000) acrescenta um atraso entre o pedido de interrupção (IRQ) do hardware e o controle de recepção mais básico do driver. A latência de interrupção varia de um a 100 milissegundos.

Latência de mixagem. É o tempo necessário para um programa de gravação como o Cakewalk SONAR encher um buffer com dados de áudio para tocar.

Um disco de áudio como um CD tem os sons registrados seqüencialmente. O CD é gravado numa espiral, de dentro para fora, enquanto um disco de vinil era gravado de fora para dentro. Um HD grava as informações, áudio inclusive, em setores espalhados pelo disco. Quando queremos tocar diversas pistas de áudio num programa gravador, a cabeça de leitura do HD tem que ler diversos arquivos com o conteúdo do áudio (bumbo, caixa, baixo, voz). Só que esses arquivos estão espalhados em vários setores pela superfície do HD, e a cabeça de leitura é uma só. Como tocar todas as pistas ao mesmo tempo?

Um buffer é uma memória temporária onde o programa guarda trechos da música. Funciona assim: a cabeça de leitura do HD envia os primeiros compassos de cada arquivo (bumbo, caixa, prato, voz) para o buffer. Quando este receber material de todos os arquivos, ele os envia à memória principal, e daí os sons vão para a placa de áudio e nós os escutamos. Enquanto ouvimos os primeiros compassos da música, a cabeça de leitura do HD envia para o buffer os próximos compassos da música. Quando o material de todos os arquivos tiver chegado ao buffer, ele estará apto para enviar os sons para fora. Podemos ajustar o tamanho do buffer. Quanto maior for o buffer, maior será a latência. Trabalhando com um buffer menor, reduzimos a latência, mas aumentamos o tempo de processamento, por causa da necessidade de recarregar o buffer mais freqüentemente. Isto pode causar interrupções ou dropouts na execução da música.

Precisamos aumentar a latência de mixagem quando usamos muitos efeitos em tempo real e/ou quando a placa de som não funciona bem em baixa latência. Os programas Cakewalk Pro Audio e SONAR têm um recurso chamado Wave Profiler que detecta a placa de som e ajusta a latência para otimizar o seu funcionamento.

Latência dos sintetizadores virtuais. A nova tendência no universo MIDI são os sintetizadores virtuais. Eles já existem há muitos anos, mas sempre sofreram com uma enorme latência. Com novos drivers que aceleram o funcionamento das placas de áudio no Windows, como o WDM, esses sintetizadores estão mudando o panorama no mundo dos instrumentos MIDI. Para funcionarem em 'tempo real', além do driver, os instrumentos DirectX (DXi) precisam trabalhar com uma latência bem pequena (geralmente abaixo de 10 milissegundos), o que exigirá grande velocidade de processamento.

Drivers. Os fabricantes de placas de som precisam escolher entre diversas tecnologias sobre as quais elas vão funcionar. No desenvolvimento dos drivers que controlam essas placas, a indústria opta entre sistemas operacionais (Windows 9x ou 2000), entre MME, DirectX, ASIO ou EASI e entre vários tipos de drivers. Muitas vezes, reduzem a latência consideravelmente, mas reduzindo a compatibilidade com hardware e software. Entre os mais compatíveis, encontramos os drivers MME e WDM.

Em comparação com os velhos drivers MME (Multi-Media Extensions, ou extensões multimídia), os novos drivers WDM (Windows Driver Model), têm características promissoras: latência muito mais baixa, trabalham com Windows XP, 2000, Me e 98SE e têm sido implementados na grande maioria das placas de som. São incomparavelmente melhores que os drivers MME, que só devem ser usados quando temos uma placa que não disponha de WDM.

Macintosh. De fato, os computadores Macintosh G4 têm uma latência infinitamente menor que os PCs rodando Windows. Sem dúvida, é um conforto trabalhar com áudio sem ter que aguardar intermináveis milésimos de segundo toda vez que vamos mexer nos sons. O que faz com que uma grande parcela do mercado internacional de áudio opte, ainda assim, pelo Windows é o custo muito mais baixo dos computadores e sua atualização mais freqüente, graças à arquitetura aberta dos PCs.

Conclusões. Para os usuários de Macintosh, céu de brigadeiro: com um ProTools HD e suas DSP Farm, a latência é imperceptível e o sistema é muito estável. Para a maioria usuária de PCs, a boa notícia é o WDM, que faz um programa como o SONAR e seus plug-ins funcionarem como um estúdio completo, incluindo efeitos em tempo real, processamento de sons ao vivo, uso de sintetizadores e samplers virtuais, mixagem automática de inúmeras pistas de áudio e MIDI, seqüenciamento de loops etc., etc. Com um bom e rápido computador, com muita memória e espaço no HD, dá pra rodar tudo ao mesmo tempo. E 'quase' sem latência."

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Beleza Dinho, quando estiver pronto eu te mando uma copia por correio.

Ontem a noite eu fiz a captura e os cortes. Como é um filme só vai ser um projeto simples mas pretendo colocar os dois audios como te falei.

Hoje a noite devo começar a edição da trilha no Nuendo, pois os arquivos de video já estão prontos. Eu fiz os cortes direto no WinDVD, so separei os trailhers do filme principal.

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