Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Lauro, acabei de chegar de viagem e a primeira coisa que fiz foi baixar sua Demo do X, cara, ficou muito legal. Dá para perceber claramente o seu crescimento no assunto!!! Diz pra gente qual o prcocesso usado: Mixou só a música mesmo? Usou pacotes de efeitos de terceiro?

Só um detalhe: dá uma acertadinha no final, provavelmente com um Fadeout no canal surround direito, pois a música acaba e fica só esse canal e sua conclusão ficou sem efeito...

Mas olha....tá show de bola mesmo!!!! Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@05 Aug 2005, 18:21

Milo, esse arquvi de demosntração do Shockwave é mesmo um arquivo .exe? ele vai instalar o quê e onde?...

Dinho, é um .exe é um shockwave flash (Shockwave Flash 3.0 r8); 388 KB, pelo firewall, e scans necessários, no meu computador acesso permitido, o arquivo está limpo... foi o gringo lá do tutorial quem fez ele.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img348.imageshack.us/img348/2918/novo19uw.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Dinho, puxa obrigado.

Eu fiz o seguinte:

Peguei a musica em mp3 stereo e carreguei no Soundforge 7.

Ai comecei a brincar com os equalizadores usando os seus presets e vi um que removia baixas, médias ou alta freqüências entre outras (Sony Paragraph EQ).

Então pensei: Vou cortar primeiro as baixas freqüências e ver o resultado. Percebi que a musíca ficava bem nítida então fui cortando as baixas freqüências e depois apliquei o Sony Chorus Flange não lembro qual deles.

Verifiquei o Clipping, normalizei e salvei como L mono e R mono.

Carreguei novamente o arquivo original e procurei eliminar as altas freqüências com o mesmo filtro e apliquei tambem o chorus flange (Acho que é isso é um efeito fuzzer) acho que apliquei tambem um envelope pra baixar um pouco pra usar desta vez nas RL e RS. Feito o efeito, apliquei um leve delay e salvei como SL mono e SR mono.

Para a caixa central como não tinha voz eu não tinha muita opção, usei o process/channel converter stero2mono Use Both Channels (50%) e depois dei uma equalizada pra reduzir as baixas freqüências pois queria elas mais nas Surrounds, e salvei como CE.

O mais difícil foi o LFE, ai eu tentei cortar o maximo das altas freqüências e fazer gain. as ondas quase sairam fora da timeline. Testei o clipping e salvei como LFE.

La no nuendo, carreguei os 6 arquivos e como o tema tinha algo a ver com espaço, usei nas caixas surrounds canais extras para aplicar alguns ruídos tipo maquina trabalhando, sons malucos de efeitos, usei alguns efeitos de subwoofer que veio na minha placa também num canal extra de LFE. Acho que abusei um pouco dos efeitos mas sabe como é coisa de principiante.

Acho que o começo tambem deu um guinada mas o projeto ainda tá no nuendo mas vou partir pra outra música pois quero entender bem esses filtros do soundforge pois uma vez sabendo usá-los posso usar alguns direto no nuendo ou no sonar também talvez.

Eu imagino assim:

O soundforge é nosso gol 1000 onde voce aprender rápido os principios básicos de edição de audio.

O Nuendo ou Sonar é como um Vectra com direção hidráulica e tal agora imagine uma pessoa que acaba de se habilitar entrar direto no vectra desses o que acontece?

É poste na certa!!!

Então uma vez conhecido (dominar tudo é impossível) o soundforge e dominado os principais filtros nos sentiremos muito mais à vontade em programas mais sofisticados até determinado tempo deixaremos de lado o SF se for possível e faremos tudo no nuendo ou sonar.

Cadê o resto do pessoal?

Será que estão com medo de encarar essa parada ?

Vamos mostrar a cara aí, afinal todos estamos aprendendo e é com erros que a gente aprende ainda mais.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@01 Aug 2005, 16:23

Pronto, Galera!! Trabalho concluido!!! Vamos analisar agora essa mixagem que fiz na música do Queen: Love of my life!

Pode ser visto o AnalogX com muito mais precisão!

Adicionei um Reverb no Canal Central para dar maior profundidade na Voz do Mercury...

Bom, acho que ficou legal!!! Ouçam e comentem!!!

LOVE OF MY LIVE - Queen

SENHA = audio

Perfeição, perfeição e perfeição,... caraca!

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, AKIRA... Junte-se a nós e venha produzir essas pérolas em 5.1 canais reais!!! Você é um dos bons e aprenderá rápido!! Deixe de apenas assitir e venha fazer!!!!

Lauro, Cara, você pegou o espírito certo da coisa!!! É exatamente isso!!! Eu deixo o SoundForge sempre ao meu lado, pois há uns plugins no Nuendo que lá não são tão rápidos.. Acho que talvez eu sinta isso pela facilidade que tenho com o Sound, pois já mexo nele a muito tempo!!.... Mas o Nuendo se destaca mesmo e se firma como definitivo quando voc~e passa a mixar Trilhas de cinema! Aí, companheiro, é covardia....

Akira, para nós que faemos filmagens (eu só aquenas com a GS250 e as festinhas de casa) mesmo assim o áudio fica ARRAZADOR depois de passar no Nuendo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí Dinho mais um Demo:

Desta vez eu não quis ir muito a fundo, fiz algo mais light

A escolha foi Money do Pink Floid.

Pink Floyd - Money - 5.1 AC3

Baixe, ouça e dê faça seu comentário.

É dinho, no Nuendo eu sempre encodo em 224 pra dar uma arquivo menor e talvez la no DTS eu não tenha reparado e ele pode ter encodado no maximo mas mesmo assim, o arquivo do X-file em ac3 deu 5.7 MB e mesmo que tivesse usado a taxa maxima não passaria dos 11MB.

Eu também não entendi.

Bom vou encodar o money que ainda tá na timeline do nuendo em wave e tentar novamente no DTS pra ver o que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Galera!! Já estou ficando sem espaço no meu Provedor, por isso estou apagando as primeiras DEMOS, retirei do Ar Vinicius de Moraes e Beth Carvalho.

Mixei uma música em homenagem a minha Esposa: "Você é Linda" do Caetano Veloso. Mixei em Dolby Digital e em DTS, porém só vou postar em Dolby, pois o arquivo DTS ficou bem grandinho!!

Lauro, dei uma caprichada nos Baixos, e o Subwoofer tá arrazando!!!

Pra quem não gosta de Caetano, comece a gostar!!!!

Vou postar em 3 partes, arquivos .RAR, então baixe as 3 partes num mesmo diretório e faça a extração na Parte01 e automaticamente extrairá todas as partes, ficando um só arquivo AC3 (Dolby Digital)...

Você é Linda - Cetano - Parte 01

Você é Linda - Caetano - Parte 02

Você é Linda - Caetano - Parte 03

SENHA = audio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce baixou o Money?

Eu acho que não consegui um bom resultado porque eu taxa mixando de madrugada e com fones de ouvido. O bixin engana a gente demais principalmente nos agudos.

Eu acho que deixei tambem os surrounds muito altos em algumas partes ficou mais alto que das caixas dianteiras e central né?

Bom mas o que vale mesmo é que to aprendendo o soundforge e descobri um recurso muito interessante nele, não sei se você usa é o Edit/Paste Special/Mix. O Edit/Paste Special/Overwrite eu já vinha usando, agora esse aí foi a primeira vez embora já imaginasse o resultado claro que seria a fusão do que está em memória com a parte selecionada da pista. Só não usei ainda o CrossFade e o Replicate. A próxima tentativa vai ser uma música nacional.

Outro detalhe interessante é que não consegui remover quase nada com o Analox Voice remover nesta música do Pink Floyd mas no Process/Channel Converter/Stereo2Stereo Vocal Cut ele funcionou embora naquelas partes que retirou a voz, ficasse com um efeito fuzzer horrivel.

To baixando a tua demo mas vou num churrasco na casa da minha mana e no final da tarde eu vou ouvir.

Abração.

Viu né o tamanho dos DTS?

Pior que não adianta compctar nem com o winrar nem winzip que fica praticamente na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Galera... Apesar de estarmos trabalhando num tópico que meu amigo Milo já me cobrava desde a muito tempo atrás e que eu realmente não tinha tempo, e ainda continuam sem ter; e deste tópico já possuir informações maravilhosas no que diz respeito a desmistificar o Áudio 5.1 canais, desde princípios básicos no Premiere Pro até mixagens detalhadas no Nuendo, mesmo assim ainda temos poucos participantes!! Talvez motivado pela necessidade de um equipamento de ponta, como Placas de Áudio of Board Multicanais e Programas com aparência assustadora! Mas não importa, acho atingimos nosso objetivo e este tópico ficará marcado como uma grande ajuda àqueles que queiram iniciar nesse mundo Maravilhoso do Áudio Multicanais.

Então, pelo fato de já está bem definido e mostrado a mixagem do 5.1 no Nuendo, gostaria hoje de falar de outro formato de Áudio 5.1 que para mim é o resumo de tudo de bom nesse universo do Áudio: o DVD-Áudio!! A maioria de nós, fanáticos pelo DVD Vídeo conhece profundamente esse formato, inclusive já cria suas próprias obras primas!!! Mas já se perguntaram porque aquela pasta AUDIO_TS que existe em DVD? Pois é justamente dela que iremos falar! O formato digital do DVD Áudio é uma criação maravilhosa onde é possível se ter contato com as mais belas freqüências de som!!! Até agora estávamos trabalhando com Dolby Digital e DTS e tendo a sensação que eram os manás dos deuses!! Mas não são!!! Tanto o Dolby como o DTS são algoritimos de codificação do PCM. Mas codificação que tem por finalidade “encurtar” o tamanho dos arquivos (grosseiramente falando!!) , mas com um preço alto: o preço da perda de bits!! Por isso são chamado de lossy (com perda), apesar de ter um resultado satisfatório quanto ao tamanho final do arquivo, principalmente o Dolby. Estes formatos são os formatos usados nos DVD Vídeos e ficam dentro da pasta VIDEO_TS juntamente com o vídeo.

Acontece que a indústria descobriu um formato em que o áudio pode ser transmitido em 24 bits a um freqüência de 94khz, lembram que o DVD vídeo, o áudio era em 48khz e 16 bits? Então já vimos que com essas novas freqüências e tamanho de palavras (bits) poderemos perceber freqüências que no DVD vídeo não seria possível.

O áudio PCM das matrizes poderão inclusive trabalhar com freqüências e quantidade de canais diferentes para cada trilha, cada parte. Ou seja, o fluxo de informação é mais que o dobro do DVD Vídeo. Se partirmos de uma Matriz em PCM, com trilhas em 5.1 canais, para gerarmos uma saída de 96Khz a 24bits/s o resultado será o som mais puro e com freqüência de sons que você nunca ouvira antes, em nenhum CD ou DVD vídeo, mesmo em Dolby ou DTS. Porém podemos perceber que o resultado serão arquivos gigantescos! Por isso a indústria criou o formato MLP (Meridian Lossless Packing) que é o formato de compressão bit a bit sem ( Lossless) perda nenhuma! Isso, sem perda nenhuma na compressão. É como se o PCM encolhesse sem que se perca um só bit, mesmo daquela freqüência mais distante!!! O resultado é a reprodução daquele PCM num formato bem menor!!! Imagine um mp3 idêntico ao CD só que com a metade do tamanho do arquivo!! Pois é, isso é o MLP o formato mais perfeito (até hoje) criado pelo homem! O verdadeiro som Digital exatamente igual ao momento da criação: som a som!!

Mas nem tudo é perfeito! E para reproduzir essa maravilha? Para isso é necessário um DVD Player compatível com o DVD Áudio. Todo o Player DVD Áudio tem internamente um Decodificador MLP. Para isso, seu DVD Áudio Player deverá ser ligado a um amplificador. Porém não através das ligações convecionais: digitais coaxial ou óptica. Ele deverá ser ligado ao Amplificador através das saídas traseiras separadas 5.1, são 6 saídas, uma para cada canal. Assim seu receiver deverá ter também as 6 entradas externas (5.1) separadas!! Ao colocarmos a mídia DVD Áudio no Player, temos que ir no receiver e direcionar a entrada para o “Externo in”, para que possa ser reproduzido o DVD Áudio!! ESSA É A ÚNICA MANEIRA DE SE FAZER ESSA CONEXÃO!! A exceção é para o conjunto DVD Player e Receiver da Denon, pois esse fabricante desenvolveu uma conexão chamanda “Denon i-Link” capaz de substituir os 6 cabos por um único cabo, como se fosse uma firewire!!!

Com isso podemos fazer todas nossa mixagens, canal a canal, a partir dos PCMs originais, encodar para MLP, ou exportar mesmo em PCM (caso não fique maior que a capacidade do DVD). A vantagem de trabalharmos com o MLP é que sobrará espaço na mídia, assim poderemos usar também a pasta VIDEO_TS e colocarmos lá uma versão Dolby Digital ou DTS do nosso trabalho, como também clips, fotos, letras de música, etc... tornando assim esse DVD ÁUDIO também compatível com qualquer DVD Vídeo do mercado, apenas com o Detalhe que em Players de Vídeo NÃO será reproduzida a Pasta AUDIO_TS, ou seja, a melhor parte do DVD áudio!!!

Bom, amigos, era isso que eu queira dizer por hoje!! E falar também que se houver interessados em criar DVD Áudio eu poderei ensinar facilmente!!! Mas lembrem-se, para testar essas pérolas é preciso ter um DVD Player compatível com DVD Áudio ou uma placa Audigy 2ZS Platinum Pro.

No mais é partir para mais uma aventura!!!

Vamos nessa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@06 06e agosto 06e 2005, 13:19

Olha aí Dinho mais um Demo:

Desta vez eu não quis ir muito a fundo, fiz algo mais light

A escolha foi Money do Pink Floid.

Pink Floyd - Money - 5.1 AC3

Baixe, ouça e dê faça seu comentário.

Pô Lauro que modéstia ficou legal mesmo sua demo!

Eu aqui como leigo em áudio que sou deu pra acompanhar sua grande evolução, de acordo com suas demos postadas!

Parabéns aí, enfim você parece estar começando a dominar a técnica de separar as freqüências, digo separar os vocais, os instrumentos, pois isso dá pra ver na sua demo, a voz mais destacada na central e a guitarr nas frontais (essa música é um arraso um clássico!!)

Como você mais adiante observou só realmente ficou um pouco alto as caixas frontais em desprorporção com o todo, eu dei um importe de sua demo no Nuendo, e equalizei os volumes, e pronto ficou SHOW!

apesar já de suas dicas sobre o ANALOG X VOICE REMOVER ( o site é este mesmo? http://www.analogx.com ) ele se trata de um programa ou um plug in?´

Ele é utilizado no soundforge ou no Nuendo?

Em que diretório - qual pasta - (se for um plug in) ele deve ficar?

eu ainda estou voando, estou trilhando um caminho totalmente obscuro e sem luz alguma, ao menos sei qual o caminho e consigo ainda coletar dicas e idéias para poder tentar andar nele. Nunca repito mexi com áudio muito menos em multipista, e agora estou tentando mixar uma em 5.1 canais!!

é que nem o exemplo do vectra usado, qual muito bem colocado, estou quase batendo no poste!! rssss, mas estou voltando antes a pilotar o fusquinha (soundforge) pra pegar o básico e partir depois para fórmula 1 :)

Pra mim é uma barreira enorme, apesar de estar conseguindo me sair bem por hora, ter que mexer nesses programas de ponta e profissionais de áudio. Pra vocês terem uma ideia acho que uns dois anos atrás o único programa que sabia mexer era o word!!! rssssss... é verdade, como já falei trabalho aqui em SP com assuntos jurídicos e assim praticamentes em informática= Zero! imaginem a dificuldade de adquirir os programas , e começar a mexer com programas de áudio e vídeo, todo começou quando também iniciei a mexer com a p2p, e assim como também amo a prática de esportes, principalmente em artes marciais, comecei brincando em adquirir estes videos de lutas, (PRIDE UFC etc tenho uma infindável coleção destes vídeos dos mais antigos aos atuais) e passar para vcd para ver em DVD. aí foi o salto para tudo, e como sempre fui apaixonado por video e áudio, foi pura evolução em busca da qualidade! tanto é que meu nick faz referência (além de outras óbvias) ao herói olímpico Milo originário da provínicia de Crotona, na Itália, que morreu em seu último duelo, apesar de ter vencido, em sua última olimpíadas na Grécia. Hoje depois de dar tanta cabeçada consigo produzir dvds profissionais, (modéstias a parte né!) graças novamente ao meu amigo Dinho que conheci através de outro fórum quando comecei a trabalhar com o DVD Maestro, e agora cá eu estou aqui de novo nesta jornada aprendendo a mexer com áudio 5.1!

bem agora vou dar uma lida sobre DVD áudio e SACD que sempre tive curiosidades acerca disso e não encontrava referência em lugar algum!! outro verdadeiro tabu e Outra coisa INÉDITA neste tópico e em nosso país!!!!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Milos, o AnalogX Voice Remover é um plugin FREE que após instalado, tanto o Nuendo quanto o SoundForge já incorporam. Ele não tem qualquer ajuste pra ser feito e como mencionado nos posts anteriores e remove aquelas freqüências iguais nos dois canais subtentendo-se que são vozes pois quando a música é bem mixada, a voz é colocada dessa forma. Nem todas as músicas o plugin consegue remover pois cada caso é cada caso. Efeito semelhante você tambem encontra no menu Process/Channel Converter/Stereo2Stereo Vocal Cut que em alguns casos pode funcionar muito bem tambem.

O site do plugin é esse mesmo ai e é bem curtinho pra baixar.

Quanto à música Money eu fiz o seguinte:

1) Peguei aquel efeito do começo (som de moedas caindo, parece uma máquina de fliperama, selecionei e fui usando o comando Edit/Paste Special/Overwrite (cola na seleção apagando o quem por baixo) e compus assim os dois canais surrounds.

Depois pegueis alguns efeitos parecidos e fui colando por cima usando o Edit/Paste Special/Mix, que mescla o conteúdo da memória com a área da pista selecionada (ou seja você não perde o que está lá na pista).

2) Terminado os Surrounds, carreguei o arquivo original e comecei a trabalhar tentando eliminar as vozes usei neste caso o Process/Channel Converter/Stereo2Stereo Vocal Cut porque o AnalogX não conseguiu remover. Mixei o canal procurando destacar os agudos e eliminando as baixas freqüências.

3) Converti primeiro o arquivo pra mono 100% e procurei eliminar tanto altas freqüências quanto as baixas pois a voz na mais ou menos no meio.

Aqui acho que a voz ficou um pouco sem destaque. Tinha que talvez aumentar um pouco o volume deste canal.

4) Para o LFE eu cortei as altas freqüências a aumentei o que pude as baixas sem chegar ao clipping é claro.

Bom o resultado é isto é. Não é nenhuma obra prima mas serviu pra aprender muito os recursos deste excelente programa que é o Soundforge e que não é a toa que a mais de uma década é excelencia no mercado de audio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, apenas tenha cuidado com estes dois recursos Past do soud Forge, tanto o mix como o overwrite, pois acho melhor fazer isso diretamente no Nuendo, para isso, criando mais uma pista para o canal. A maneira mais fácil e eficiente de fazer!! Passe a usar , lá no Nuendo, a ferramenta split (tesoura) e deixar as pistas com marcação em "timecode" com isso você consegue marcar regiões para aplicar os efeitos Envelope, silence, e sobrepor sons!! É a maneira correta de fazer o que você fez no soudForge sem nenhum controle!!!

Outro detalhe quanto ao LFE, esqueça as altas ferquencias...elas não serão reproduzidas!!! Trate apenas as baixas, o melhor resultado é ir em Process em dar mais "Gain".

Sua Demo ficou legal!!

Estou é precisando de mais espaço para publicar minhas Demos, o UOL só me dá 150Mb e já acabei, pois tenho minha Home page!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veleu Dinho.

Eu já usei o split lá no nuendo.

Eu vi uns filtros interessantes la sobre surrounds e essa semana vou dar uma olhada com bastante por lá.

Tem muitos plugins lá que se não souber usar fica um desastre.

Essa última demo do Caetano aí arrasou heim.

Cara como você consegue praticamente eliminar quase todas as freqüências da caixa central, deixando só a voz?

Eu tenho feito essa tentativa no SF mas tá difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, o mais importante é a fonte: Se você trabalhar a partir de uma mp3, nunca conseguirá bons resultados. A melhor forma é ir para o próprio CD, pois mesmo em 41khz, onde já várias freqüências se perderam, as músicas são mixadas em mesas de até 30 canais, com isso os plugins conseguem isolar as freqwuencias mais facilmente.

Saiba: a sua mixagem não terá mais qualidade que a sua fonte!!! Mesmo encodando para Dolby ou DTS e para DVD (48khz e 32bit/s). Porque? poque só encodar para outro sistema NÃO faz aparecer novos sons!!! É como o vídeo: frame perdido, jamais se recupera!! Ou seja: converteu para mp3, já era!!! A não ser que você ADICIONE novos acordes, novos sons, novos efeitos!! Aí sim sua mixagem será melhor que sua fonte!!!

Evite trabalhar em cima de mp3, faça de pereferência sobre o próprio CD, partindo da premissa que o áudio será um PCM sem compressão, pois você já perderá qualdo encodar para Dolby ou DTS. Quer experimentar? Exporte uma mixagem dessas que você fez em wave 5.1 sem compressão e reproduza!!! Você perceberá a diferença!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera

Fiz um projeto aqui no Nuendo, importei do processo de captura o video, audio original . Coloquei o o audio original em cada canal, removi o vocal de todos os canais, exceto o central , pelo plugin analog x Vocal remover, como era apenas um teste para exportação do arquivo em DTS, selecionei os canais e arrastei o triangulo que fica próximo do vídeo em toda time line, selecionando o tempo do audio, abri-se a caixa de diálogo, marquei dts e nomeie o arquivo, aparece agora a configuração do encoder do DTS, mandei gravar e começa, mas logo dá um erro de time code!!!, alguém sabe me dizer o que errei??

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Augusto, esse erro tambem dava no meu plugin dts por isso eu removi ele do micro e to exportanto só em AC3. É um pau no plugin que não sei porque ocorre mas ocorreu com você, com o Milos, comigo. Esse plugin tá bichado.

Eu consegui exportar pra DTS usando o SurCode DTS mas não é plugin, é programa que deve ser selecionado do menu iniciar e ele exige que as fontes sejam em wav no formato 44100 ou 48000 e o arquivo gerado é pelo menos 3.5 maior que o arquivo AC3. A meu ver não sei se vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@08 de agosto de 2005, 21:03

Augusto, esse erro tambem dava no meu plugin dts por isso eu removi ele do micro e to exportanto só em AC3. É um pau no plugin que não sei porque ocorre mas ocorreu com você, com o Milos, comigo. Esse plugin tá bichado.

Eu consegui exportar pra DTS usando o SurCode DTS mas não é plugin, é programa que deve ser selecionado do menu iniciar e ele exige que as fontes sejam em wav no formato 44100 ou 48000 e o arquivo gerado é pelo menos 3.5 maior que o arquivo AC3. A meu ver não sei se vale muito a pena.

O DTS sempre será maior em tamanho de arquivo, pois há menos compressão do que no DD. voce sabe me dizer porque na time line inicia com 1:00: e em diante vem o tempo do audio, porque não inicia com 0:00: , não entendi até hoje. Outra coisa foi em sua descrição alguns posts atrás, no project setup, você selecionou 29.97dfps no frame rate, não seria fps. neste mesmo project setup, tem o time code display format, nós marcamos timecode, será que em DTS não é alguma outra opção, exemplo: seconds, neste mesmo project setup tem esta linha de tempo iniciando em 1:00:, isto tudo quando configuramos o presset, será que não está aqui o problema de erro da exportação em DTS

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@08 de agosto de 2005, 22:47

Eu testei aqui, mudei pra 29,97 fps, mudei de timecode pra seconds mas o erro persiste e aqui não é timecode é ACCESS VIOLATION ou seja ele corrompe a memória do windows.

ok

e a time line iniciando em 1:00:, você sabe me dizer porque?? deveria iniciar em 0:00:, pode ser isto também???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos até que é legal ficar fazendo uma "bagunça" com áudio! hehe

tô gostando, estou mexendo muito soundforge pra aprender mesmo e logo vou tentar postar um demo por aqui!

Amigos para que a timeline do Nuendo comece do Zero, basta apenas configurar no "Project Setup" o display format para Segundos e no Start você coloca tudo zero, e no length coloca quanto quer que dure a timeline para aquela ocasião, no exemplo coloquei uma hora, assim não tem nada a ver mesmo para a exportação em DTS, realmente como mestre Dinho asseverou é preciso do hardlock USB que veio junto com o plugin DTs que a gente comprou, mas nem me perguntem como é que é isso pois tambémém estou voando!!! rssss

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img83.imageshack.us/img83/9377/prjectsetup7oa.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Abraços Milo.

Ps. Lauro esqueci de agradecer pelas dicas no seu processo de criação de suas demos valeu mestre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@08 de agosto de 2005, 21:22

A Galera que está tentando exportar o áudio em DTS não esqueçam que para o Plugin DTS funcionar é preciso que esteja ligado o Hardlock USB, pois é uma chave física, que vocês adquiriram quando compraram o Programa!!! Apenas o Dolby Digital pode ser exportado sem o Hardlock.

Só para observar.... Parabéns Dinho fez seu milésimo gol!

MIL MENSAGENS postadas, e foi em nosso tópico 5.1!

É isso aí que durem mais dez mil mensagens e sempre obrigado por ajudar nós pobres e oprimidos sedentos por em aprender tecnologia digital!!!!

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, aí, Milo, eu enm sabia que já estava nisso tudo, caramba, como eu escrevo!!!!

Eu avisei e vocês continuaram a tentar... vai ser em vão!!!! O Hardlock USB é uma chave física, uma pequena pecinha de cor azul, que tem um led vermelho que acende ao se colocar na porta USB. Ela cotem o código de acesso do programa e é a única forma de fazer a Exportação em DTS no Nuendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok dinho, eu já tinha até abandonado essa ideia, só fiz o teste pra verificar se o que o Augusto falou tinha fundamento.

Eu pretendo trabalhar só em AC3 mesmo afinal as minhas fontes de audio serão provavelmente o audio dos vcrs que irei converter pra dvd e portanto a qualidade também não será daquelas que justifique eu encodar em DTS.

Mas tem todo caso, eu tenho a opção aqui do Surcode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...