Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com placa de som onboard


DoGo_15

Posts recomendados

Minha placa de som é da SOUNDMax (onboard) modelo AD 1980 - 6 canais. Eu acabei de comprar um conjunto de caixas 5.1 da Logitech modelo X-530, elas ainda não chegaram, eu gostaria de saber se usando a minha placa onboard eu perderia algo em qualidade. Pois as caixas tem uma relação sinal/ruído de 96 dB, eu acho q minha placa é inferior a isso. :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que vá ficar limitado pelo pior caso.

Essa SNR das caixas deve ser em termos de geração nelas mesmas, não creio haver uma eliminacao de um ruido inserido pela placa-mãe (teria que ser um filtro adaptativo, muito difícil implementarem isso no 5.1).

Mas veja bem, um SNR de 70 dB, que muitos consideram ruim, quer dizer que a potencia do ruido, em relação à do sinal, é de 10^-(70/20) =~ 3,1623.10^-4. Ou seja, supondo que seu sistema seja de 50W RMS e que esteja operando em capacidade plena, desses 50W, apenas 0,016W serão de ruído. Isso não dá pra ouvir nem com ouvido absoluto. :P

então deixar de comprar um 5.1 porque a SNR dele é 75 dB e não 96 dB creio ser besteira demais, coisas que a maioria aqui nem iria notar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DoGo_15@20 de junho de 2005, 13:45

beleza então Henrique! É q todo mundo puxa-saco das placas de som offboard, mais precisamente das Sound Blasters.  :P  Achei q iria influenciar muito. Ah e o desempenho do PC? Melhora alguma coisa com placa de som offboard?

Pera lá, eu não disse q uma placa offboard não é melhor q uma onboard, eu disse apenas que esse parametro, o SNR, acima de 70 dB já tá bom demais! Mas tem diversos outros parametros a se analisar na qualidade do som, definicao, sample rate, resolucao, etc.

E o principal deles, q na minha opiniao realmente é o q diferencia as onboard das off, é que a off não pega processamento da CPU pra processar o audio, isso porque ele tem um DSP proprio. aí, não que a offboard melhore o desempenho, as onboard é que pioram. Claro, num pc mais moderno você nem nota tanta diferença, mas nos mais antigos isso é bastante importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Pera lá, eu não disse q uma placa offboard não é melhor q uma onboard, eu disse apenas que esse parametro, o SNR, acima de 70 dB tá bom demais! Mas tem diversos outros parametros a se analisar na qualidade do som, definicao, sample rate, resolucao, etc.

E o principal deles, q na minha opiniao realmente é o q diferencia as onboard das off, é que a off não pega processamento da CPU pra processar o audio, isso porque ele tem um DSP proprio. aí, não que a offboard melhore o desempenho, as onboard é que pioram. Claro, num pc mais moderno você nem nota tanta diferença, mas nos mais antigos isso é bastante importante.

O amigo henriquesp está realmente certo, a respeito disso, é claro, que dependendo do preço que você se pretende gastar em uma placa de som, ela não vai perder em momento algum para som off-board, se ela for voltada para som profissional então... realmente, sua qualidade é bem superior....

Mas os sons on-boards hoje são muito bons sim...

Quanto a todu mundo escolher ou ser puxa saco das Sound Blaster, é por um único motívo, Sound Blaster é um dos melhores tipos de som, que tem para PC's... Lembre-se que eu disse um dos melhores, não falei que é o melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@20 de junho de 2005, 15:54

O amigo henriquesp está realmente certo, a respeito disso, é claro, que dependendo do preço que você se pretende gastar em uma placa de som, ela não vai perder em momento algum para som off-board, se ela for voltada para som profissional então... realmente, sua qualidade é bem superior....

Mas os sons on-boards hoje são muito bons sim...

Quanto a todu mundo escolher ou ser puxa saco das Sound Blaster, é por um único motívo, Sound Blaster é um dos melhores tipos de som, que tem para PC's...  Lembre-se que eu disse um dos melhores, não falei que é o melhor...

Eu sei q é uma marca muito boa, mas é q vejo muita gente comparando placa de som com placa de vídeo na questão de ser onboard ou não entendem? Isso q eu estava achando confuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DoGo_15@20 de junho de 2005, 16:17

Eu sei q é uma marca muito boa, mas é q vejo muita gente comparando placa de som com placa de vídeo na questão de ser onboard ou não entendem? Isso q eu estava achando confuso.

Putz meu, nada a ver essa comparacao.

A quantidade de calculos q um DSP de video tem q fazer é infinitamente superior à quantidade de calculos para processamento de audio apenas. Por isso nenhuma placa-mãe decente vem com video onboard mais, só as voltadas para pc's de baixo custo.

Como a necessidade de processamento pra audio, num proc 3000+ ou mais, não é estão consideravel assim frente à capacidade total da cpu, então não tem tanto problema o som ser onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...