Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lista de usuários Jabber


Mr Burns

Posts recomendados

E aí galera!

Eu estava pensando em fazermos uma lista de nicks Jabber para contribuir com o crescimento dele.

Para quem não sabe, Jabber é um protocolo de mensagens instantâneas. Por exemplo, tem o MSN, ICQ, Yahoo e por aí vai...

O Jabber, para não haver confusão, NÃO É O PROGRAMA DE MENSAGENS!! Mas sim o protocolo.

Os programas mais usados que tem suporte a ele são o GAIM e Kopete.

Mas o que tem de diferente nele? Pra que diabos usar isso?

Bom, outro dia, no busão a caminho do trabalho, eu pensando em várias coisas de Linux, estava pensando sobre troca de mensagens. Mesmo agente usando Linux, ainda usamos coisa da Microsoft: o protocolo MSN. É estranho de mais ver alguém defendendo o Linux com unhas e dentes e depois fala pra quem quiser falar mais coisas com ele, pode pegar o MSN... Inclusive até vi uma pessoa ter a mesma ideia no seu Blog... E aí, elocubrando mais hehehehe, pensei em como o programa MSN e protocolo são fechados, quem nos garante o que está acontecendo com nossas mensagens? Mesmo com políticas de "privacidade", como o software é fechado, quem nos garante que não ficam sabendo de tudo que pensamos, sentimos, adoramos, odiamos???

Mas o que o que tem no Jabber me pensar nisso?

O protocolo Jabber é TOTALMENTE ABERTO! Isso garante que podemos ver o que se passa por trás dele. Sem contar que os programas que usam ele, na grande maioria, também são abertos.

Então porque todo mundo não usa?

Por um simples motivo: De 10 amigos que você tem, quantos já ouviram falar de Jabber e sabem o que ele é?

Resumindo: DIVULGAÇÃO!!

A pouco tempo, começou alguns sites e Blogs brasileiros de Linux e software livre a falar sobre o Jabber:

BR-Linux

Blog.moinho

NoticasLinux.com.br

Webinsider.uol.com.br

Bom, agora vamos ao que interessa! Depois de dar uma prévia do que é o Jabber, vamos postar nossos nicks:

O meu é [email protected]

OBS: Pra criar um Jabber, o próprio Kopete dá esse recurso. Ah, outra coisa: há vários servidores Jabber espalhados pelo mundo... Então não precisa necessariamente criar um @jabber.org. Pode ter muitos outros!

Mais sobre o Jabber:

http://www.jabber.org

Kopete.kde.org

http://gaim.sourceforge.net

Comunidades no Orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=87673

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=153...=13122920&pno=1

Vamos lá!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! :blink: Tá igual um vírus essa Jabber!! Só hoje a tarde, tive mais de 8 pedidos de autorização!!

Em menos de 2 dias to com 13 contatos no meu Jabber...

A rede está sendo iluminada hehehehehehehe :-BEER

Ah, depois vou postar aqui um tutorial de como fazer o Jabber comunicar com a lista de usuários do MSN... ISSO MESMO!! Só com Jaber dá pra conversar com os contatos do MSN, ICQ, AIM, ICQ e outros... Deixem só eu terminar de testar... (Gateways de Jabber)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo criar uma conta com o Kopete. Sempre quando tento abrir aparece: Serviço de carteira do Kde, depois digito a senha e dá erro. Diz que a senha está errada. Isso aconteceu depois que eu exclui a conta que criei e tento criar outra, será que é isso? Por favor me ajudem, como posso resolver isso? Não consigo mais passar por esse MALDITO Seviço de carteira!!!!!!!!!!!! :chateado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Supermouse@04 de julho de 2005, 09:20

[email protected]

toainda esperandootutorialprafalar como pessoal do msn... (afinal,nem todo mundo usa linux...)

Suuuuper Mouse meu amiiiiigooo! hahahahahaha Baixou um espírito de Cyber Fox em mim hahahahaha:P

Bom, o jeito que sei de fazer isso (chama-se Gateways) é com o kopete. Não sei se com o GAIM tem jeito.

Bom vamos lá ao tão aguardado jeito de conversar com a galera do MSN usando só o protocolo Jabber!!

Na janela do Kopete, clique na lâmpada do Jabber (fica na parte de baixo do Kopete). Vai aparecer um menu.

Clique em Serviços. Na janela que apereceu, clique em consular serviços. Isso vai retornar todos serviços disponíveis no servidor que você usa. Nem todos servidores tem todos os recursos. Porém não é necessário mudar de Jabber ID pra ter acesso a este recurso. É só digitar um outro servidor que tem isso. Segue a lista de serviços de todos servidores públicos de Jabber pelo mundo cadastrados:

http://www.jabber.org/network/

Vamos pegar como exemplo o servidor myjabber.net. Digite esse servidor ou outro na parte de servidor e mande consultar novamente. Vai aparecer lá AIM Transport, Yahoo Transport, ICQ Transport e MSN Transport. Ou seja, com apenas o Jabber, você pode conversar com seus amigos desses 4 protocolos!!

Escolha o MSN Transport e e clique no botão Registrar. Aí irá aparecer uma janela pedindo pra entrar com as informações de sua conta MSN. Digite em Username o seu ID do MSN. Em senha, ponha sua senha do MSN. E em nome de usuário, ponha o nick que você queira que seus amigos do MSN te veja. Aí é só clicar em Registrar.

Bom, aí você receberá um pedido de autorização de Jabber. Este é o gateway!!! Assim que você autorizar, vai receber vários pedidos de autorização. Esses pedidos nada mais são do que seus contatos MSN sendo sincronizados com o Kopete. É um pouco chato, mas autorize um a um...

Pronto!!! Agora é só abrir o verbo com a galera do MSN ou outros protocolos só usando o Jabber.

Ah, só há algumas limitações. Uma que conheço é que não dá pra usar avatar pelo Jabber... Mas isso está pra acabar. O protocolo já está sendo aprimorado e tem um JEP pra avatar sendo testado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí amigo? Bacana?

Bom, essa pasta deve ficar no seu perfil em um diretório oculto. Deve estar em .kde/share/apps. Agora, você quer apagá-la? Porque aí deve ir as configurações do Kopete todas...

O serviço de carteira do KDE é o seguinte: na primeira vez que for entrar com uma senha em algum aplicativo do KDE, ele vai aparecer e perguntar se quer ativar. Se ativar, ele vai memorizar todas senhas que você digitar. Com isso, só é necessário guardar uma senha. Aí quando solictar uma senha, irá ser chamado o evento de abertura de carteira para digitar essa senha.

Eu não gosto nem recomendo. Primeiro que hehehehe se esquecer essa senha vai tudo pro espaço heheheheheh

E outra que não acho isso muita boa ideia... Sei ĺá...

Ah, e vamos aí postando os Jabbers ID pra galera! E também não é só postar! Tem que adicionar hein gente! Lógico que adiciona quem quer, mas vamos nos adicionar para ajudar no aumento das lâmpadas na rede heheheeh

Inté! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Queria saber só mais uma coisa. O arquivo kdewallet.kwl(dentro de .kde/share/apps/kopete) é um arquivo de registro? É ele que contém a senha do Serviço de Carteira do Kde, pois é justamente o Serviço de Carteira do Kde que não deixa eu conectar com minha conta jabber ([email protected]). Toda vez que tento conectar o serviço de carteira abre, aí digito a senha e ele diz: Erro ao abrir a cateira 'kdewallet". Por favor, tente novamente.

(código do erro -9: Erro de leittura - possivelmente a senha está incorreta.)

Queria saber se posso deletar o kdewallet.kwl ou apagar a senha, se estiver de fato dentro dele, sem prejudicar o sistema. Estou usando Slackware 10. Queria muito usar o jabber!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Queria saber só mais uma coisa. O arquivo kdewallet.kwl(dentro de .kde/share/apps/kopete) é um arquivo de registro? É ele que contém a senha do Serviço de Carteira do Kde, pois é justamente o Serviço de Carteira do Kde que não deixa eu conectar com minha conta jabber ([email protected]). Toda vez que tento conectar, o serviço de carteira abre, aí digito a senha e ele diz: Erro ao abrir a cateira 'kdewallet". Por favor, tente novamente.

(código do erro -9: Erro de leittura - possivelmente a senha está incorreta.)

Queria saber se posso deletar o kdewallet.kwl ou apagar a senha, se estiver de fato dentro deste arquivo, sem prejudicar o sistema. Estou usando Slackware 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!