Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida


downloader_

Posts recomendados

aê galera,

Bom, tenho essa dúvida desde o meu primeiro curso de informática, e esqueci dessa dúvida por um bom tempo. Agora que necessito saber a solução, ninguém em minha cidade soube responder. Resolvi vir aqui na divisão de Windows XP porque sei que tem muito mais usuários experientes do que na divisão de Armazenamento, que provávelmente não vão saber responder minha pergunta (posso estar enganado). Vamos a Duvida:

Acabei de comprar um disco rígido que futuramente colocarei Windows 98 SE, para uma máquina um tanto quanto ultrapassada apenas para meus testes. A Máquina já tem um disco rígido de 20 GB da Western Digital com Windows XP Professional com Service Pack 2. A minha duvida é saber como posso escolher o sistema operacional no boot a ser carregado, mesmo com 2 hd's ? . Aguardo Respostas

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q se você instalar o win98 no outro hd vai aparecer um menu antes da inicialização perguntando qual SO você quer carregar... se isso não acontecer é só você alterar o arquivo boot.ini em c:\

Mas caso o sistema de partição do hd do win xp seja ntfs eu acho q o win 98 não conseguirá ler os arquivos desse hd, mas não estou bem certo quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Instalando ou já existindo o XP no primeiro HD e instalando o 98se posteriormente, no segundo disco, o que irá ocorrer é que não conseguirá bootar no XP, pois o 98se "apaga" a inicialização do XP!

Para usar os 2 SOs instalando nessa ordem, terá de fazer uso de um Gerenciador de Boot de terceiros! Particularmente, tentei fazer isso, mas tive tantos atropelos que preferi formatar, instalar o 98se num HD, depois o XP no outro HD e ai sim, roda que é uma beleza, sem precisar de nenhum gerenciador, que não, o do próprio XP!

Como o colega citou acima, também tentei modificar o boot.ini, mas não deu certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme a explicação do nosso amigo downloader_ você pode fazer isso mas não e nescessario apagar o XP e instalar o 98 para depois instalar o XP, normalmente as motheboards mais atuais vem com um sistema que durante a contagem de memoria a gente aperta F8 para abrir um painel onde pode escolher qual sistema dar o boot no momento, pode ser o Floppy, o HD (nesse caso você tendo dois vai aparecer o nome dos dois, um já sabemos que e Wester Digital) CD-ROM ou Gravador de CD, outra parte e a do BIOS se você Tem o XP em um HD e vai colocar um novo HD (não e particionar o atual) e instalar o 98, normalmente o boot e feito na MBR do HD no qual foi instalado e você pode escolher qual o HD sera primario a dar o BOOT no BIOS da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!