Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED pisca com o som


marlon89

Posts recomendados

aê galera... pensando em fazer um esquema barato e funcional para que LEDs pisquem com o som que sai da placa de som do PC.

Me inspirei num outro esquema que vi. Só que pensei uma coisa... a tensão da saida de som varia conforme o amplificador e o volume do aparelho. então pensei nisto

1- na saida do plug P2, vindo de qualquer aparelho de som ou PC teria a base de um BC548.

2- no emissor uma fonte de 5V (vermelho da fonte)

3- no coletor a base de um segundo BC548

4- no emissor do segundo BC uma fonte de 12V (amarelo da fonte)

5- no coletor de segundo BC ficaria o lado positivo dos LEDs, que no meu caso sao 9 em paralelo com resistor apropriado em cada um.

6- o negativo dos LEDs e o GND do plug P2 estariam no fio preto da fonte

Este esquema funcionaria??

Peço ajuda aos usuarios mais avançados do que eu para me dizer se vou ter que usar resistores para controlar a tensão dos BCs, para que não perca tensão na saida do coletor. Consigo 180mA na saida do segundo BC? E tambem se o primeiro BC vai eliminar esta diferença de um aparelho para outro, deixando o esquema sem necessidades de ajuste.

Espero respostas, ideias e opinioes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marlon89@05 Aug 2005, 18:05

aê galera... pensando em fazer um esquema barato e funcional para que LEDs pisquem com o som que sai da placa de som do PC.

Me inspirei num outro esquema que vi. Só que pensei uma coisa... a tensão da saida de som varia conforme o amplificador e o volume do aparelho. então pensei nisto

1- na saida do plug P2, vindo de qualquer aparelho de som ou PC teria a base de um BC548.

2- no emissor uma fonte de 5V (vermelho da fonte)

3- no coletor a base de um segundo BC548

4- no emissor do segundo BC uma fonte de 12V (amarelo da fonte)

5- no coletor de segundo BC ficaria o lado positivo dos LEDs, que no meu caso sao 9 em paralelo com resistor apropriado em cada um.

6- o negativo dos LEDs e o GND do plug P2 estariam no fio preto da fonte

Este esquema funcionaria??

Peço ajuda aos usuarios mais avançados do que eu para me dizer se vou ter que usar resistores para controlar a tensão dos BCs, para que não perca tensão na saida do coletor. Consigo 180mA na saida do segundo BC? E tambem se o primeiro BC vai eliminar esta diferença de um aparelho para outro, deixando o esquema sem necessidades de ajuste.

Espero respostas, ideias e opinioes.

Não sou expert em eletrônica. Sou um estudante e estou vendo justamente polarização de transistores agora.

Neste circuito, salvo me engano, a polarização do transistor está invertida.

O BC548 é npn e portanto, o emissor deve receber tensão negativa em relação à base e ao coletor.

Ou seja, o emissor iria ligado no fio preto da fonte.

Também parece que o coletor do primeiro transistor estaria sem polarização, pois está ligado apenas na base do segundo.

Também fiquei em dúvida sobre o modo como o primeiro transistor eliminaria as diferenças de tensões entre as saídas dos amplificadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, vou dar mais uma analisada aí...

E quanto a maneira que eu falei pra eliminar a diferença na tensão dos amplificadores seria assim...

1- o esquma que eu vi ligava direto a saida na base do BC, que era unico, tinha um potenciometro pra regular a tensão q chegaria na base pra chavear, evitando uma tensão alta ou baixa demais que causaria perda de tensão na saida do transistor.

2- o que eu disse teria o primeiro transistor pra que na saida do coletor tivesse uma tensão constante, pra que funcionasse como um filtro pra deixar sempre naquela tensão pra base do segundo transistor, tensão esta que seria calculada para não apresentar perdas e para não precisar do potenciometro para regulagem

Alguem pode me dizer se isso funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa eu ver se entendi...

você quer que apenas UM LED pisque de acordo com a musica??

se for isso, porque você num monta ele usando um comparador ( usa-se um op amp para isso)?

eu não tenho nenhum esquema aqui... mas da uma procurada na internet que com certeza tem! ^^

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...