Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Video - Quantidade de Bits


gamalazer

Posts recomendados

Pessoal,

Posso fazer um upgrade da minha placa de video por qualquer uma que tem no mercado? Logico que seguindo as caracteristicas da minha placa-mãe: AGP 4x.

Posso tranquilamente comprar uma turbinada, com 256mb e de 256Bits? Existe algum dado que preciso saber antes de comprar uma placa potente? Meu micro pode não suportar? O clock do video tem que ser pelo menos igual ao do processador?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@10 de agosto de 2005, 16:02

Pessoal,

Posso fazer um upgrade da minha placa de video por qualquer uma que tem no mercado? Logico que seguindo as caracteristicas da minha placa-mãe: AGP 4x.

Posso tranquilamente comprar uma turbinada, com 256mb e de 256Bits? Existe algum dado que preciso saber antes de comprar uma placa potente? Meu micro pode não suportar? O clock do video tem que ser pelo menos igual ao do processador?

Valeu!!

Seguinte,

Pode comprar até uma APG8X que não tem problema que vai rodar sossegado.

Mas tem vários fatores envolvidos:

1º (E principal) DINHEIRO: Quanto você pretende gastar?

2º MEMÓRIA: Depende da primeira resposta, pois, 512MRAM é bom, mas o IDEAL seria dobrar isto para 1024RAM...

3º PLACA-MÃE: Depende da primeira resposta, pois, seria interessanete comprar um placa-mãe que não "segura-se" o desempenho da sua "nova" VGA.

4º VGA: Depende da primeira resposta, pois, tem muitos modelos (GeForce's, Radeons) e de muitos tipos (AGP4X, AGP8X, PCI-E).

E com relação a clock ser igual ao do processador, NÃO, não tem nada a ver...

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

02snake,

Valeu pelas dicas...demorei a responder por causa de problemas para logar no site.

To com um valor considerado para realizar um upgrade na maquina. Ainda não da pra trocar 100% a maquina, mas da pra agilizar uma boa placa de video. Eu uso meu micro (assinatura abaixo) para 40% trabalho (textos e planilhas matematicas, navegar na rede...) e 60% para jogar. Adoro jogos pesados e jogo um pouco de tudo. Por isso priorizei a placa de video. A minha esta muito obsoleta e já estou tendo problemas com alguns jogos novos.

Meu objetivo é comprar uma que rode meuito bem nesse micro e que sirva para um futuro micro. Mas estou em duvidas em relação a essas caracteristicas das placas de video AGP.

Meu processador, minha MB (chipset) não tem nenhuma influencia sobre o barramento AGP? não preciso confrontar clock externo, clock efetivo, largura de banda....nada disso com a nova placa pra evitar uma incompatibilidade?

A placa de video AGP, por ter seu proprio processador e sua propria memoria não deveria agir sozinha?

Exemplo de compra:

GeForceFX5900XT - 390mhz clock / 680mhz cloclk memoria / 256bits memoria / 21,7gb/s tx de transferencia / 8pixel/clock

Radeon 9800PRO - 380 / 680 / 256 / 21,7 / 8 (mesma ordem acima)

A geforce seria melhor escolha, já que seu clock é maior? Para o meu objetivo? Ela rodaria bem no meu micro?

OBS: Suponha que exista duas placas iguais so que com os processadores de video diferentes. E que ambas sirvam no meu AGP.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, nenhuma dessas duas placas citadas são boas opções de compra no momento... nos diga quanto pretende gastar que te indicaremos uma boa placa... já vou adiantando duas coisas para você, é aconselhável você colocar mais 512mb aí e praticamente indispensável você comprar uma boa fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

GeForceFX5900XT - 390mhz clock / 680mhz cloclk memoria / 256bits memoria / 21,7gb/s tx de transferencia / 8pixel/clock

Radeon 9800PRO - 380 / 680 / 256 / 21,7 / 8 (mesma ordem acima)

entre essas duas prefiro pegar uma 6600GT ou quem sabe até uma 6800GT. mas se você usa mais o pc pra jogos, recomendo você migar de pentium 4 pra um athlon 64 quando você mudar o resto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fcontato@12 de agosto de 2005, 09:14

Amigo, nenhuma dessas duas placas citadas são boas opções de compra no momento... nos diga quanto pretende gastar que te indicaremos uma boa placa... já vou adiantando duas coisas para você, é aconselhável você colocar mais 512mb aí e praticamente indispensável você comprar uma boa fonte...

Aumentar a RAM seria somente para poder suportar os novos programas, mais pesados. Nâo teria uma relação direta com a placa de vídeo, ou teria? O que me interessa na placa de video são o processador e a quantidade de memoria de video que ela suportara. Estou certo?

Existiria a possibilidade de comprar uma placa de video (muito boa) e ela não rodar a 100% de ser rendimento por causa do meu monitor não conseguir acompanha-la? Que caracteristica do monitor, preciso analisar para poder escolher uma placa de video onde possa roda-la "casadinha" com o micro. Ou o monitor independe?

To com R$ 800 pratas pra usar. Pretendia comprar 2 modulos de memoria DDR400 de 512mb (já levantei preços na casa de 150 o modulo). E teria 500 pratas para uma placa de video.

Se juntar mais alguns meses da ate pra tentar trocar o micro todo (MB, Video, RAM, Processador, HD, Fonte). E ficaria com os perifericos basicos (Monitor, mouse, teclado, CD-Rom, Zip). MAs isso levaria bem uns 6 a 12 meses pra poder acontecer. E preciso melhorar um pouco para poder segurar meu vicio de jogo!! Por isso penso que da pra melhorar no video e na memoria e depois com uma troca maior poderei usar o mesmo video e as mesmas memorias pro novo micro.

To abertos a sugestões!!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, a quantidade de memória de vídeo é o que menos importa na hora de comprar a vga, a memória do sistema é importante porque os jogos ultimamente requerem muita memória dele, e por isso, o indicado é ter 1gb... sobre o vídeo, até 500 reais você encontra a 6200 128mb/128bits e com um pouquinho mais você encontra a 6600 128mb/128mb que seria uma boa compra... o seu monitor não importa, o que pode acontecer é de seu processador não conseguir extrair todo o desempenho da vga no caso da 6600...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fcontato@12 de agosto de 2005, 14:51

o que pode acontecer é de seu processador não conseguir extrair todo o desempenho da vga no caso da 6600...

beleza. Mais ai que ainda fico na dúvida. Qual seria essa informação pra tentar supor que o processador não ira extrair o desempenho da placa.

Veja o meu raciocinio: Minha placa mãe é antiga, e isso por si so já fara um pequeno estrago na velocidade. Ela usa apenas AGP 4x, os mais rapidos já estão na casa do 8x e os mais modernos no PCIexpress16x. Ate ai tudo bem. Mas dentro do padrão compativel com meu micro (4x ou 8x-já me informaram que aceita sem problema e ate compouca diferença real) qual outra informação seria vital? O clock do processador de video tem que casar com o clock externo do processador da maquina? O clock da memoria de video tem que casar com a da memoria RAM? A velocidade com que a memoria e acessada (bits) tem que casar com os bits do processador/MB do micro?

você falou que a memoria do video não e estão importante. Mas alguns jogos novos pedem de 128 a 256mb de video pra rodar o aplicativo. então a quantidade é importante e a tx de acesso dela também (128 ou 256bits).

valeu!! To sentindo que o papo vai render bem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gamalazer@12 de agosto de 2005, 15:13

beleza. Mais ai que ainda fico na dúvida. Qual seria essa informação pra tentar supor que o processador não ira extrair o desempenho da placa.

Veja o meu raciocinio: Minha placa mãe é antiga, e isso por si so já fara um pequeno estrago na velocidade. Ela usa apenas AGP 4x, os mais rapidos já estão na casa do 8x e os mais modernos no PCIexpress16x. Ate ai tudo bem. Mas dentro do padrão compativel com meu micro (4x ou 8x-já me informaram que aceita sem problema e ate compouca diferença real) qual outra informação seria vital? O clock do processador de video tem que casar com o clock externo do processador da maquina?  O clock da memoria de video tem que casar com a da memoria RAM? A velocidade com que a memoria e acessada (bits) tem que casar com os bits do processador/MB do micro?

você falou que a memoria do video não e estão importante. Mas alguns jogos novos pedem de 128 a 256mb de video pra rodar o aplicativo. então a quantidade é importante e a tx de acesso dela também (128 ou 256bits).

valeu!! To sentindo que o papo vai render bem!!!

Amigo, a única coisa que tem que ser casada entre placa de vídeo e o resto do pc é o slot, mais nada, nada de clock, qtde de memória ou qtde de bits... é bom ter mais que 128mb de memória em placas mais "fortes", que rodam o jogo em altas resoluções, aí sim se usa mais que os 128mb, ou em raros jogos, que é o caso do bf2 e doom3... em placas do nível de 6200 não vale quase a pena, vale mais a pena você comprar uma 6600 de 128mb do que uma 6200 de 256mb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@16 de agosto de 2005, 17:38

Qualquer nova dica de video, me mandem!!! Sugestoes para compra (ate 300 prtas) !!!

Cara, é como o pessoal já disse, por 300 pratas acho q nem vale a pena comprar nada... economiza pelo menos 500 reais pra comprar uma 6200 ou 6600... o q eu recomendo é pelo menos uma 6600GT, ou se der uma 6800GT pra durar mais tempo...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!