Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

desativar hd


Falcon III

Posts recomendados

olá.

Possuo dois hds, um com 20gb (ST320014A) e um de 80gb(Samsung SP0802N). o de 20gb está como principal (C:). Gostaria de saber como desativar o hd de 20gb sem ter que remove-lo do computador e deixar o de 80gb como principal? ou então simplesmente deixar o de 80gb como C: e o outro como "D:"...

Outra pergunta: instalei win2000 e win98 no mesmo hd, então quando fui remover o win98 do pc ele ainda continuou na inicialização onde devo escolher qual sistema operacional devo usar...alguem poderia me dizer como remover aquela tela para que entre diretamente no win2000?

Obs: sou meio leigo e desculpe se falei algo errado....

valeu

:bandeira:

:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte:

Coloque o HD de 80 GB como MASTER na IDE PRIMÁRIA, essa configuração de master / slave, é feita através de um JUMPER que fica atrás do HD.

Coloque o HD de 20 GB como SLAVE na mesma IDE, ou seja, no mesmo flat cable em que está o HD de 80.

Ligue o micro e entre na bios (setup) e faça o reconhecimento dos HDs, ainda na bios, nas opções de boot, configure para dar o primeiro pelo seu HD de 80 GB.

Salve as alterações e saia do setup.

Pronto, seu HD principal agora é o de 80 GB.

OBS. você também pode colocar o HD de 20 GB como MASTER, só que na IDE SECUNDÁRIA em outro flat cable e configurar o boot do mesmo jeito, para iniciar pelo HD de 80 GB.

Para você entra direto no win 2000 sem ser apresentada aquela tela de escolha do sistema operacional você terá que excluir a partição em que foi instalado o win 98 utilizando o programa PARTITION MAGIC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo valeu, mas não sei se entendi direito....eu teria que trocar de lugar o hd de 20gb pelo de 80gb e assim funcionaria? não entendi o que é esse negócio de jumper atrás do hd, poderia me explicar melhor?

quanto a bios td bem....