Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

desativar hd


Falcon III

Posts recomendados

olá.

Possuo dois hds, um com 20gb (ST320014A) e um de 80gb(Samsung SP0802N). o de 20gb está como principal (C:). Gostaria de saber como desativar o hd de 20gb sem ter que remove-lo do computador e deixar o de 80gb como principal? ou então simplesmente deixar o de 80gb como C: e o outro como "D:"...

Outra pergunta: instalei win2000 e win98 no mesmo hd, então quando fui remover o win98 do pc ele ainda continuou na inicialização onde devo escolher qual sistema operacional devo usar...alguem poderia me dizer como remover aquela tela para que entre diretamente no win2000?

Obs: sou meio leigo e desculpe se falei algo errado....

valeu

:bandeira:

:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte:

Coloque o HD de 80 GB como MASTER na IDE PRIMÁRIA, essa configuração de master / slave, é feita através de um JUMPER que fica atrás do HD.

Coloque o HD de 20 GB como SLAVE na mesma IDE, ou seja, no mesmo flat cable em que está o HD de 80.

Ligue o micro e entre na bios (setup) e faça o reconhecimento dos HDs, ainda na bios, nas opções de boot, configure para dar o primeiro pelo seu HD de 80 GB.

Salve as alterações e saia do setup.

Pronto, seu HD principal agora é o de 80 GB.

OBS. você também pode colocar o HD de 20 GB como MASTER, só que na IDE SECUNDÁRIA em outro flat cable e configurar o boot do mesmo jeito, para iniciar pelo HD de 80 GB.

Para você entra direto no win 2000 sem ser apresentada aquela tela de escolha do sistema operacional você terá que excluir a partição em que foi instalado o win 98 utilizando o programa PARTITION MAGIC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo valeu, mas não sei se entendi direito....eu teria que trocar de lugar o hd de 20gb pelo de 80gb e assim funcionaria? não entendi o que é esse negócio de jumper atrás do hd, poderia me explicar melhor?

quanto a bios td bem....

e na outra pergunta...o problema foi que o win98 e o win2000 foram instalados na mesma partição existe alguma outra maneira de remover a tela?

valeu

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai vou dar de xereta e vou tentar te explicar!

existem 4 maneiras de colocar um hd no pc:

- Primary Master (Primeiro Mestre) -> C:

- Primary Slave (Primeiro Escravo) -> E:

- Secundary Master (Segundo Mestre) -> D:

- Secundary Slave (Segundo Escravo) -> F:

OBS.: ISSO SE É UM EXEMPLO PARA TE DAR UMA IDEIA DE COMO FICA AS UNIDADES! (SO SERVE PARA HDS, pois os cd-roms pegam as ultimas unidades independente quantas já tiverem)

SE VOC NÃO TEM O SECUNDARY MASTER SEU PRIMARY SLAVE VAI PARA D:

Os "SLAVES" (escravos) só podem existem em computadores que tem fio duplo.

Que hoje em dia é muito comum. Raro é ser fio simples.

Sobre os Jumpers (peça pequena que serve para configurar) que nosso amigo tinha citado fica entre o conector do cabo cinza (Flat Cable) e o cabo colorido (cabo de alimentação ou energia)

Para saber como "Jumpear" seu HD de 20 gb olhe na parte de cima dele lá tem qual a posição do jumper para configurar o hd com SLAVE. Faça o mesmo com o de 80 só que passando para MASTER. (lembrando que os hds devem estar no mesmo cabo cinza (flat cable))

Depois de "Jumpeado" corretamente você vai entrar no setup da BIOS (CMOS) e selecione a opção "IDE Auto-Detect " ou algo similar!

agora é só sair do setup salvando!

APRENDA: Se tiver dois hds no mesmo cabo cinza (flat cable) configurado como master oi dois configurados como slave não VAI RECONHECER NENHUM DELES! :)

Qualquer coisa manda o modelo da placa-mãe e dos hds que alguem com paciencia te manda um passo a passo detalhado! (se tiver de bobeira eu mesmo faço!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JUMPER, veja a imagem abaixo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img198.imageshack.us/img198/1476/imagem8zc.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Quanto aos dois sistemas operacionais, exclua a partição onde você instalou o win 98 e depois adicione essa partição na que está o win 2000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q entendi agora: só colocar o hd de 20gb como slave e o de 80gb como master?

só estou com problemas de como fazer isso...como faço para mudar a posição do jumper para faze-lo trocar de slave para master e de master para slave? se for possível alguem poderia postar os passos para realizar esse procedimento? Pois para mim os jumpers dos dois hds parecem ser iguaizinhos . :muro:

Meu hd de 80gb é um samsung SP0802N e o de 20gb acho que é um seagate ST320014A ...a placa mãe é uma asus a7s266-vm .....

quanto a tela de boot....o problema é que o win98 e o win2000 foram instalados na mesmo partição... :stupid: e não posso deletar a partição senão os dois sistemas operacionais vão sumir...alguma sugestão? (mas esse não é meu principal problema porque se eu conseguir arrumar o hd de 80gb como master, eu irei formatar tudo....)

valeu :-BEER:-BEER

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se você ampliar e observar bem a figura que eu postei, você verá mais ou menos nítido onde fica o JUMPER, e está escrito acima do jumper na parte plástica do HD (placa lógica) todas as configurações; MA (master), SL (slave) e CS.

Retire o jumper com uma pinça, um alicate de bico ou até mesmo com com os dedos polegar e indicador e coloque na configuração que desejar.

Impossível você ter conseguido instalar dois sistemas operacionais na mesma partição. O que acontece é o seguinte: No HD você criou duas partições, em uma você instalou o win 2000 e na outra o win 98, ou seja, você instalou dois sistemas operacionais no mesmo HD, isso sim é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!