Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar o meu Athlon XP 2400+!


Pedro Marques

Posts recomendados

Boas...

Tenho um quase desactualizado AMD Athlon XP 2400+ thoroughbred numa Asus A7N8X-X nForce2, com 1 GB de ram PC3200 e uma medríoce nVidia GeForce FX 5200 de 128mb. Ando, cada vez mais, a pensar fazer um overclock ao processador, usando aquela fita Speed-Strip para desbloquear o processador (caso seja necessário e também se descobrir um sitio para a comprar ) e comprando também um bom Zalman ou Thermalright e assim conseguir perfomance e estabilidade e correr novos programas e jogos. Amigos meus, já me disseram que mais vale comprar um processador superior ao meu, que encaixe na minha slot da motherboard... outros disseram-me que o problema era a minha placa gráfica, pois esta é muito lenta!

O que acham que devo fazer? Mandar o computador pela janela?

Agradecia uma opinião.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogar pela janela depende de sua condição financeira ( me avisa a janela que eu fico embaixo ok ) heheheheh . Mas você pode tentar um overclock pra melhorar um pouco o desempenho . Sua placa de vídeo é sim um pouco defasada , deixa desejar em jogos mais novos . Mas trocá-la so depende de seu tempo ($$) .

Tente fazer algum over aí aumentando o FSB e baixando o Multiplicador e depois diga-nos se deu certo .

:bye:

PS : Não se esqueça de ter uma boa fonte e um bom sistema de refrigeração para um overclock seguro e estável .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sua ajuda. Um problema que tenho também, é que o processador é bloqueado, ou seja, o multiplicador está sempre a 15x. Já vi em alguns sites e fóruns, a fita Speed Strip, mas aqui em Portugal, não encontro nem loja ou site que a venda! :unsure: Pois estar a aumentar o FSB aumenta-me muito a temperatura, cheguei aos 61º com o processador a 2240mhz.

Já não sei o que fazer!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o teu principal problema, sem dúvida, é a placa de vídeo. A 1 ano eu estacionei no mesmo problema que você, e optei por vender a minha (argh!) GeForce 2 MX 400 e comprar uma Radeon 9700 PRO, minha atual VGA. Foi uma experiência incrível. :-BEER

Por isso, primeiramente te recomendo trocar a placa de vídeo por, pelo menos, uma 9600 XT que não está com o preço tão lá em cima e, vai ficar ainda mais acessível depois que você vender a sua atual e usar o $$$ como parte do pagamento. Não adiantará você ter um motor 3200+ agora, pois a FX 5200 vai limitar o desempenho dele nos jogos.

Para Over no processador, eu também tenho um Athlon Xp 2400+, mas de uns meses pra cá também senti que ele estava limitando o desempenho da minha 9700 (que está rodando quase a 9800 graças ao powerstrip) nos jogos mais atuais. Botei ele a 2700+ "mexendo" no FSB. O principal inimigo dos Athlons até o 2400+ (e alguns 2600) é ter o FSB a 266. Isso limita muito o desempenho dele e do resto da máquina. Antes de querer alterar qualquer outro parâmetro, recomendo desde já alterar primeiro o FSB para 333 (166). Por quanto você vai multiplicar, depende de sua fonte e de seu coooler, e da refrigeração geral do seu gabinete. Como meu cooler não é suficientemente bom (supera até 2800+, apenas), não pude deixar o multiplicador a 13.5 (2800+) porque começou a reiniciar o sistema depois de algum tempo. Com razão, o over eleva acima do normal a temperatura do processador. Então me contentei em deixá-lo a 13.0 (2700+). E estou satisfeito, pois nesssa velocidade e com o restante do meu sistema ajudando estou conseguindo rodar normalmente o meu recém chegado DOOM 3 (comprei ontem, uma beleza de jogo :palmas: ).

Como eu disse, o teu problema inicial é vídeo (minha opinião). Mas se for 1º trocar o processador, tendo que ser um do mesmo socket da sua placa mãe, adiquira um 2800+. Ele é bom por suportar overs que o tornam algo melhor que os 3200+, basta você ter orefrigeração adequado. É possível conseguir o mesmo com um 2500+ (Barton), mas eles são raros e por permitirem esse tipo de over normalmente estarão mais caros (e usados, se isso não for problema...). Os 2600 e 2700 terão o cache menor, o que inviabilizará a projeção de over para 3200+. Por isso eu já fico (direto) com o 2800+. Inclusive pretendo comprá-lo também. Mas antes quero comprar outro hardware.

Boa sorte :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!