Ir ao conteúdo

Thermalright vs Thermaltake vs ZALMAN.

Posts recomendados

Postado

R$70.00??? Não seriam R$40.00??? O Alligator SPA-1200Cu+, de acordo com o link que você passou, custa R$150.00. Se vale ou não é complicado dizer. Você terá uma boa refrigeração com o Alligator SPA-1200Cu+ mantendo o seu processador a "altos" clocks e "baixas" temperaturas. É nesses "altos clocks e baixas temperaturas" que se nota a diferença entre o XP-90 e o Alligator SPA-1200Cu+. Você deve ter reparado nos reviews que com o processador em stock a diferença entre os coolers era mínima (considerando os top). Quando se eleva o clock é que se nota a diferença entre ambos, o problema é que um elevado overclock reduz drásticamente a vida útil do processador, você também deve pensar nisso na hora de escolher o cooler.

O XP-90 só vai mostrar seu verdadeiro desempenho com uma fan capaz de fornecer alto fluxo de ar, só que com alto fluxo de ar vem o maior ruído. O XP-90 é um dissipador para aqueles que buscam o máximo de desempenho sem se preocupar com o bolso. Se você comprar um XP-90 e instalar nele uma fan razoável, provavelmente não terá um desempenho superior ao Alligator SPA-1200Cu+ que compensse esses R$40.00 mais o valor da fan. Se bobear, dependendo da fan, o desempenho dele será até inferior ao do Alligator SPA-1200Cu+.

Se eu estivesse no seu lugar, optaria pelo Alligator SPA-1200Cu+, você terá um cooler silencioso com bom desempenho... isso se o Alligator SPA-1200Cu+ tiver o mesmo desempenho do ZALMAN 7700-###, que ao que aparenta... tem.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Em breve... mais reviews.

Postado

Boa pergunta :D . Fica no Paraguay a única loja que eu conheço onde é vendida essa fan, a PC New é distribuidadora autorizada da Thermaltake em Ciudad Del Leste. Hoje mesmo eu falei com o Hugo, um dos vendedores, ele me disse que está previsto para chegar até a primeira semana de outubro um novo carregamento de produtos que inclui essa fan. Atualmente ela está em falta.

Eu vou entrar em contato com as distribuidoras autorizadas da Tt aqui no Brasil e depois aviso vocês.

Abraços.

Postado
R$70,00??? Não seriam R$40,00??? O Alligator SPA-1200Cu+, de acordo com o link que você passou, custa R$150,00. Se vale ou não é complicado dizer. Você terá uma boa refrigeração com o Alligator SPA-1200Cu+ mantendo o seu processador a "altos" clocks e "baixas" temperaturas. É nesses "altos clocks e baixas temperaturas" que se nota a diferença entre o XP-90 e o Alligator SPA-1200Cu+. Você deve ter reparado nos reviews que com o processador em stock a diferença entre os coolers era mínima (considerando os top). Quando se eleva o clock é que se nota a diferença entre ambos, o problema é que um elevado overclock reduz drasticamente a vida útil do processador... você também deve pensar nisso na hora de escolher o cooler.

O XP-90 só vai mostrar seu verdadeiro desempenho com uma fan capaz de fornecer um alto fluxo de ar, só que com o alto fluxo de ar vem o maior ruído. O XP-90 é um dissipador para aqueles que buscam o máximo de desempenho sem se preocupar com o bolso. Se você comprar um XP-90 e instalar nele uma fan razoável, provavelmente não terá um desempenho superior ao Alligator SPA-1200Cu+ que compensse esses R$40,00 mais o valor da fan, se bobear... dependendo da fan, o desempenho dele será até inferior ao do Alligator SPA-1200Cu+.

Se eu estivesse no seu lugar, optaria pelo Alligator SPA-1200Cu+... você terá um cooler com bom desempenho e praticamente inaudível biggrin.gif ... isso se o Alligator SPA-1200Cu+ tiver o mesmo desempenho do ZALMAN 7700-###, que ao que aparenta... tem.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Valeu Mascara da Morte, eu vou optar mesmo pelo Alligator 1200Cu, ah quanto ao preço, o link é só para o review, na Waz tá Indisponível, mas custa R$119, e no ML tá R$120, acho que o XP-90 não compensa R$70 + um bom cooler. :ahh:

o link na WAZ! http://www.waz.com.br/cooler/alligator_spa...p?codprod=87149

Postado
Postado Originalmente por pierre_p4@23 de setembro de 2005, 02:35

Tbem estou interessado numa fan pra o xp-90. Não me preocupo "MUITO" com o barulho, basta ter uma eficiência muito boa e um preço razoável.

VAleu!  :-BEER

Olha pierre... uma das melhores fans para o XP-90, levando o fluxo de ar em consideração, seria a Vantec Tornado TD9238H, cujo fluxo de ar é de 119 CFM a 4800 RPM com 56.4 dBA de ruído. Você pode encontrar essa fan nas seguintes lojas:

WAZ por R$58,00... http://www.waz.com.br/cooler/vantec_tornad...p?codprod=86400.

Smartdata por R$62,00... http://www.smartdata.com.br.

Gravit por R$69,35... http://www.gravit.com.br... muito caro :crazy: .

Agora... levando em consideração o fluxo de ar e o ruído, a melhor que eu encontrei foi a Silent Cat da Tt citada mais acima. Eu estou a procura dessa fan.

Postado Originalmente por Tanato@23 de setembro de 2005, 08:29

Valeu Mascara da Morte, eu vou optar mesmo pelo Alligator 1200Cu, ah quanto ao preço, o link é só para o review, na Waz tá Indisponível, mas custa R$119, e no ML tá R$120, acho que o XP-90 não compensa R$70 + um bom cooler. :ahh:

Ok :) . Se você se interessar pelo XP-90, ele está custando R$171.95 na Gravit... foi o preço mais acessível que eu encontrei.

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por Máscara da Morte@22 de setembro de 2005, 16:22

Boa pergunta :D . A única loja que conheço que vende essa fan fica infelizmente no Paraguay, a PC New é distribuidadora autorizada da Thermaltake em Ciudad Del Leste. Hoje mesmo eu falei com o Hugo, um dos vendedores, e ele me disse que está previsto para chegar até a primeira semana do mês que vem um novo carregamento de produtos que inclui essa fan. Atualmente ela está em falta.

Eu vou entrar em contato com as distribuidoras da Tt aqui no Brasil e depois aviso vocês.

Abraços.

Eu posso comprar essa Fan tranquilo q ela vai deixar o P4 3.0 prescott numa média de 55 Graus?? Ou menos ?? :help::-BEER

Postado
Postado Originalmente por Tanato+21 de setembro de 2005, 11:10-->
Pessoal, muito legal esse tópico

Eu quero comprar um cooler pro meu 64 3200+ para fazer um over nele aí fiquei na dúvida.

Ví um review no Forum do Hardware link e ví que, se há diferença entre os 7700Cu da Zalman e os 1200Cu da Alligator essa é bem pequena.

então fiquei na seguinte dúvida, qual comprar já que a diferênça entre XP90 e 7700Cu não é tããão grande.

Alligator 1200Cu       R$ 120,00

ou

Thermalright XP90    R$ 190,00   s/fan

será que a diferênça entre eles vale R$70 + um cooler (que tem que ser bom e silencioso)??

Postado Originalmente por rafael.vieira@22 de setembro de 2005, 16:14

Onde poderia encontrar essa fan?

Valeu

pierre_p4@23 de setembro de 2005, 02:35

Tbem estou interessado numa fan pra o xp-90. Não me preocupo "MUITO" com o barulho, basta ter uma eficiência muito boa e um preço razoável.

VAleu!  :-BEER

Postado Originalmente por Tanato+23 de setembro de 2005, 08:29-->

Postado Originalmente por pierre_p4@23 de setembro de 2005, 14:23

Valeu amigo!!! Interessante o preço!

Tinha visto esse mas pensei q era de gabinete?

Postado Originalmente por pierre_p4@23 de setembro de 2005, 19:49

Eu posso comprar essa Fan tranquilo q ela vai deixar o P4 3.0 prescott numa média de 55 Graus?? Ou menos ??  :help:  :-BEER

pierre_p4@24 de setembro de 2005, 12:18

:help:  :help:  :help:  :help:

Bah pessoal... acho que tem posts que estão desvirtuando o tópico :chicote:

Penso que ficaria muito melhor se este tópico se prendesse a discussões técnicas acerca dos coolers.

Não sei se o autor do tópico concorda comigo, mas muitos posts aqui poderiam ser feitos em outros tópicos.

Vamos deixar este aqui para reviews, comparações e comentários.

[ ]'s a todos

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por yyz@24 de setembro de 2005, 12:25

Bah pessoal... acho que tem posts que estão desvirtuando o tópico  :chicote:

Penso que ficaria muito melhor se este tópico se prendesse a discussões técnicas acerca dos coolers.

Não sei se o autor do tópico concorda comigo, mas muitos posts aqui poderiam ser feitos em outros tópicos.

Vamos deixar este aqui para reviews, comparações e comentários.

[ ]'s a todos

:-BEER

Concordo sim.

Continuando com o intuito do tópico... http://www.pcextreme.net/tt_silent_tower.php. Review do Silent Tower, cooler da Thermaltake com boa performance e baixo ruído. Os coolers da Tt, assim como os da ZALMAN, são apresentados em uma embalagem transparente com o logo do fabricante e algumas informações técnicas do produto. Na embalagem já se pode ver o quão grande é este cooler, são 13.8 centímetros de altura, e é devido a sua altura que começam os problemas!

Devido ao seu formato torre, muitos gabinetes podem não comportá-lo, já que o tamanho do mesmo impossibilita a tampa lateral de ser fechada. Se você pensa em adquirir este cooler, não deixe de medir a distância do socket da placa mãe a tampa lateral do gabinete. Eu fiz esta medição aqui em casa e para minha alegria meu gabinete é capaz de comportar este cooler :palmas: . Como alegria de pobre dura pouco :dry: ... em compenssação eu fico impossibilitado de usar o espaço para fan na lateral do gabinete, já que o mesmo fica praticamente em cima do processador. Com relação ao duto de ar... piorou.

O segundo problema se deve ao posicionamento do socket da placa mãe: O Silent Tower vem com uma Silent Cat de 90mm capaz de sugar 52.24 CFM a 2750 RPM. Além dessa fan que o acompanha ele tem espaço para mais uma, de 80mm ou 90mm, veja a foto: http://www.pcextreme.net/reviews/tt_silent_tower/8.jpg. No manual que acompanha o cooler a Tt diz que a face do cooler com a fan deve ser voltada para frente do gabinete, o que se torna óbvio quando acompanhamos o seguinte raciocínio (acompanhe o fluxo do ar):

Os gabinetes, com pelo menos um sistema regular de refrigeração, apresentam espaço na frente e atrás para uma fan.

1º) O ar entra no gabinete através da fan da frente;

2º) É sugado pela fan do cooler com a face voltada para frente do gabinete;

3º) Passa pelas 59 fins e os 3 heatpipes resfriando os mesmos;

4º) Se torna quente;

5º) É sugado pela fan com a face voltada para trás do gabinete (opcional);

6º) É novamente sugado, só que agora pela fan de trás do gabinete, sendo assim expulso do mesmo.

Mais para que a face do cooler com a fan fique voltada para frente do gabinete, o soquete da sua placa mãe tem que estar posicionado na vertical. Olhem essa foto: http://www.pcextreme.net/reviews/tt_silent_tower/14.jpg... reparem que o adaptador para socket atravessa a base do cooler. Vocês tem que imaginar a posição do adaptador para socket com este cooler instalado na sua placa mãe... ele estará na vertical ou horizontal, depois gire o mesmo (usando a imaginação) em 90 graus, este será o lado para o qual a fan estará voltada. Eu sei que é meio difícil... tente usar a imaginação.

Com relação ao seu desempenho:

O sistema utilizado se baseia em um Pentium 4 de 478 pinos:

Intel Pentium 4 Prescott 2.8GHz @ 3.2GHz (400MHz de over);

ASUS P4C800-E Deluxe;

ATI 9800 Pro com ZALMAN ZM80C-HP (cooler para VGA);

1GB Corsair PC4000;

Thermaltake Damier case;

O Silent Tower manteve o P4 @ 3.2GHz a 37 graus em idle, 7 graus a menos que o cooler box e a 47 graus em load, 12 graus a menos que o cooler box.

Já a 3.4GHz (600MHz de over) a 1.55V, a temperatura foi de 42 graus em idle e 55 graus em load, o que é muito aceitável tratando-se de um P4 com núcleo PresHOTt. É válido lembrar que a base do cooler não foi lapidada antes do teste, http://www.pcextreme.net/reviews/tt_silent_tower/4.jpg, e o posicionamento da face com a fan não é o recomendado pela Thermaltake.

Abraços.

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Máscara da Morte@06 de setembro de 2005, 20:29

Amigos... olhem esses links:

http://www.xtremeresources.com/images/revi...0AlCu/graph.JPG

http://www.xtremeresources.com/images/revi...xp90/graph2.JPG

O sistema usado foi o mesmo para ambos.

CPU: AMD Athlon 64 3000+ Venice core

Motherboard: Asus A8N-SLI

RAM: G.Skill PC4800 F1-4800DSU2-1GBFR

HDD: Seagate ST3250823AS 250GB SATA

VGA: MSI X700Pro PCI-E 128MB

PSU: hyper Type-R 580W

Pasta Térmica: Arctic Silver Ceramique

Athlon 64 3000+ Venice @ 1.8GHz:

XP-90 Load 2800 RPM - 37 graus.

XP-90 Idle 2800 RPM - 30 graus.

XP-90 Load 1800 RPM - 40 graus.

XP-90 Idle 1800 RPM - 32 graus.

CNPS7700-AlCu Load 2000 RPM - 38 graus.

CNPS7700-AlCu Idle 2000 RPM - 32 graus.

CNPS7700-AlCu Load 1000 RPM - 41 graus.

CNPS7700-AlCu Idle 1000 RPM - 33 graus.

Athlon 64 3000+ Venice @ 2.5GHz:

XP-90 Load 2800 RPM - 41 graus.

XP-90 Idle 2800 RPM - 34 graus.

XP-90 Load 1800 RPM - 45 graus.

XP-90 Idle 1800 RPM - 36 graus.

CNPS7700-AlCu Load 2000 RPM - 44 graus.

CNPS7700-AlCu Idle 2000 RPM - 35 graus.

CNPS7700-AlCu Load 1000 RPM - 48 graus.

CNPS7700-AlCu Idle 1000 RPM - 38 graus.

Os dois tiveram praticamente o mesmo desempenho, a temperatura do XP-90 a 1800 RPM ficou muito próxima a do CNPS7700-AlCu a 2000 RPM. A maior diferenca foi de 2 graus com o A64 @ 1.8GHz em Load favorável ao CNPS7700-AlCu. Se os dois estivessem a 2000 RPM as temperaturas estariam ainda mais próximas.

Abraços.

Amigos,

so para citar, tentei achar esse THERMALRIGHT XP-90 ou mesmo o Zalman 7700Cu, ... e nada. Só em meados de dezembro.

Ai achei esse Zalman 7700AlCu. Comprei juntamente com uma Pasta Termica Ceramic By Artic Silver 2,7GR (Não achei a Artic Silver 5 3GR). O Zalman está em 11V (no máximo no seu controlador de tensão). Resultado (com gabinete aberto):

Antes:

PROCESSADOR:

- idle: 62º

- full: 78º

placa-mãe:

- idle: 47º

- full: 50º

Depois da CACA:

PROCESSADOR:

- idle: 53º

- full: 74º => NÃO ADIANTOU!!! AINDA TÁ PASSANDO DO LIMITE :cry:

placa-mãe:

- idle: 32º

- full: 39º

Ou seja, o processador ainda está passando do limite de segurança (73º) e ainda fica apitando... :cry: Não dá pra acreditar. Sinceramente, eu não sei o que eu faço mais... :cry::cry::cry:

Fiz a instalação corretamente, passando a pasta como manda o vídeo (http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=93422), apertando os parafusos, etc. Atualizei a BIOS. Sem contar que o Zalman está girando a 1830 e não a 2000 RPM no máximo, como diz o fabricante.

To pensando em devolver esse Zalman... :muro:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!