Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron 754: Winchester vs. Palermo


RedCzar_777

Posts recomendados

Estou pretendendo montar uma máquina de baixo custo. Pretendo colocar um Sempron 3100+ com uma placa-mãe "tudo on-board" da ECS. Mas quando fui pesquisar mais sobre esse processador vi que existem versões diferentes de núcleo para esse processador: Paris, Winchester e Palermo. Sendo que o Palermo tem da revisão E3 e da E6. O Paris é de 130 nm, então já sei que é uma versão mais antiga do que as outras duas que são de 90 nm. Minha dúvida é sobre as diferenças entres o Winchester e o Palermo, e sobre a revisão E3 e E6 do Palermo.

Alguém pode me esclarecer essa dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedCzar_777@14 de setembro de 2005, 10:30

Estou pretendendo montar uma máquina de baixo custo. Pretendo colocar um Sempron 3100+ com uma placa-mãe "tudo on-board" da ECS. Mas quando fui pesquisar mais sobre esse processador vi que existem versões diferentes de núcleo para esse processador: Paris, Winchester e Palermo. Sendo que o Palermo tem da revisão E3 e da E6. O Paris é de 130 nm, então já sei que é uma versão mais antiga do que as outras duas que são de 90 nm. Minha dúvida é sobre as diferenças entres o Winchester e o Palermo, e sobre a revisão E3 e E6 do Palermo.

Alguém pode me esclarecer essa dúvida?

*Paris: Codinome do núcleo fabricado com tecnologia SOI, no processo de 130nm, com cache L2 físico de 256KB, na revisão CG. Embora estivesse em antigos roadmaps da AMD, como o primeiro núcleo do Sempron 754 antes do seu lançamento, a grande maioria dos Semprons desktop 754 fabricados no processo de 130nm (apenas os primeiros 3100+ e alguns 3000+ foram fabricados em 130nm) usou o núcleo NewCastle (130nm 512 L2) que é identificado no código CPUID como model C, e pelo sufixo AX no final do código OPN, com metade do cache L2 desativado (além do AMD64 também desativado). Embora raro entre os Semprons desktop, o núcleo de 130nm e cache L2 físico de 256KB foi utilizado nos Mobile Semprons, que apesar do codinome Dublim presente em roadmaps anteriores, é o mesmo núcleo que nos modelos desktop recebeu o codinome Paris. Identificação CPUID: Model 8, CH7-CG

*Winchester: É o codinome do primeiro núcleo dos Athlon 64 soquete 939 e Semprons soquete 754 fabricados no processo de 90 nanômetros. Possui cache L2 físico de 512KB, e área de 84mm². Todos os Winchester são da revisão D0.

Identificação CPUID: Model F, Extended Model 1F no soquete 939; Model C Extended Model 1C no soquete 754 (apenas em Semprons), DH8-D0.

O codinome desses Sempron 90nm revisão D0, também poderia ser OakVille que é o codinome dos Mobiles Athlon 64 90nm revisão D0, que possuem exatamente a mesma identificação CPUID. Mas, muito mais importante que o codinome, são as características físicas e técnicas, e a revisão do processador.

*Palermo: Codinome do núcleo dos Semprons soquete 754 fabricados no processo de 90nm, e na revisão E (E3, E6..) que possui adição de instruções SSE3, nova tecnologia de fabricação, e controladora de memória aperfeiçoada. Fisicamente, o núcleo Palermo é um núcleo Venice para soquete 754, com parte do cache L2 desativado (256KB ou 128KB funcionais). Infelizmente alguns programas erroneamente também chamam os Sempron da revisão D0 (Winchester) de Palermo. Veja também o capítulo sobre os Semprons 754. Identificação CPUID: Model C, Extended Model 2C, DH8-E3 ou DH8-E6, e BO ou BX no final do código OPN.

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=8

Revisão E.

Revisão E: Controladora de memória aperfeiçoada

Todos os Athlon 64, Semprons soquete 754 e demais processadores AMD64, a partir da revisão E (que inclui as subdivisões E3, E4, E6...), além de uma nova tecnologia de fabricação (Strained Silicon, Dual Stress Liner) e da adição de instruções SSE3, tiveram vários aperfeiçoamentos na controladora de memória integrada em relação às revisões anteriores CG e D0.

Os processadores desktop da revisão E, são os Athlon 64 soquete 939 com núcleos Venice e San Diego, todos os Athlon 64 X2 dual-core, e os mais recentes Semprons do soquete 754. Embora o núcleo codinome “Palermo” refira-se aos Semprons da revisão E, alguns programas chamam (incorretamente) os Sempron 754 da revisão D0 de “Palermo”. Os Semprons 754 da revisão E são identificados pelas letras BO ou BX no final do código OPN. Veja mais informações no capítulo Identificação e OPN. Entre os aperfeiçoamentos da controladora de memória dos processadores da revisão E destacam-se:

* Melhor compatibilidade com módulos de capacidade diferentes no mesmo canal (ainda assim, é preferível usar memórias idênticas).

* Capacidade de utilizar módulos de memória “double rank” (chips nas duas faces) em velocidade maior. Nos modelos da revisão E do soquete 939, por exemplo, é possível agora utilizar quatro módulos de memória “double rank” em DDR400 usando Command Rate em 2T, enquanto que as revisões anteriores quatro módulos “double rank” funcionavam em DDR333 e 2T.

* Novos divisores oferecendo suporte nativo a memórias com frequência maiores, como DDR 500. É preciso que a versão do BIOS, ofereça esses ajustes.

fonte: http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=108428&page=3#03

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!