Ir ao conteúdo

Qualidade de imagem entre a GeForce e ATI

Posts recomendados

Postado

entre a Geforce 5200 e a ATI 9200 ou ATI 9250 ....e q tem usuario aqui falando q a imagem de uma e melhor q a outra... isso e verdade? ainda falam q anti liasing da ATI e melhor e a imagem da saida de TV tambem...isso confere? eu sei q a FX tem mais detalhes durante a execuçao de jogos..por causa da diferença de suporte de Directx ...mas imagem na TV? Filtros? obrigado.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Sinceramente, não sei lhe responder a respeito dessas placas que citou, mas nas da nova geração as placas da ATi são superiores nos filtros. Há quem diga que a Radeon 9100, concorrente da GeForce 4 Ti, também é melhor em termos de qualidade com o uso deles.

Quanto a imagem na TV, já tive uma Radeon 9800PRO e agora estou com uma GeForce 6600GT, e pelo menos visualmente não percebi diferença nenhuma entre elas

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Wagner Silvino Pessoa@17 de setembro de 2005, 15:15

entre a Geforce 5200 e a ATI 9200 ou ATI 9250 ....e q tem usuario aqui falando q a imagem de uma e melhor q a outra... isso e verdade? ainda falam q anti liasing da ATI e melhor e a imagem da saida de TV tambem...isso confere? eu sei q a FX tem mais detalhes durante a execuçao de jogos..por causa da diferença de suporte de Directx ...mas imagem na TV? Filtros? obrigado.

Eu sei que existe diferença entre filtros sim, tanto o AA quanto AN, principalmente entre a ATI e NVIDIA, cada uma usa um algoritmo proprio, agora essa historia de saida de TV eu acredito que não faça diferença, depende do tipo saida acho... mas duvido que um usuario comum vá notar alguma diferença de imagem entre as placas, pra mim isso não é um fator que faria diferença na hora de escolher a placa, nesse caso.

Postado

Sombra XXI, você que já teve as duas 9800PRO e 6600GT, qual das duas dava uma melhor qualidade de imagem no geral? E em relação aos filtros?

Postado

entre essas duas que você citou eu num sei.

Mais não estou nada contente com a minha 6800GT , principalmente com a aplicação do anisotropico. O filtro num aplica direito em varios jogos.

Postado

######, comparei a imagem de uma 9700 Pró com a minha 6600GT, no NFS Under 1 e 2. Não entendo quase nada de VGA, mas sei que é rídiculo o quanto a imagem da ATi é superior. A cor é mais vibrante... a imagem é LINDA, perto da 6600GT. Mas enfim, como já comprei a placa, o negocio agora é me conformar.

Abraços...

Postado
Postado Originalmente por Weege@08 de novembro de 2005, 17:14

######, comparei a imagem de uma 9700 Pró com a minha 6600GT, no NFS Under 1 e 2. Não entendo quase nada de VGA, mas sei que é rídiculo o quanto a imagem da ATi é superior.  A cor é mais vibrante... a imagem é LINDA, perto da 6600GT. Mas enfim, como já comprei a placa, o negocio agora é me conformar.

Abraços...

eu que o diga... Gastei 1300 nessa placa da assinatura. Troquei minha boa e velha radeon 9500pro por ela , não estou nada satisfeito , nada mesmo. Se eu pudesse voltar atras fazia isso agora.

• Membro VIP
Postado

Se eu fosse escolher hoje entre a 6600GT e a X800GT (ou GTO), nem pensaria duas vezes em optar pela Radeon, mas estou em dúvida novamente, entre uma 6800GS e uma da série Radeon X1600. Sei que a qualidade com o uso de filtros desse modelo da nVidia é a mesma da 6600GT, por usar processador da mesma tecnologia que as demais da série 6x00, porém ela possui desempenho bem mais alto que a citada placa da ATi nos jogos, apesar de perder po alguns pontos no 3DMark 2005 (isso é o de menos, o que vale são os jogos).

Como a ATi está demorando muito nos seus lançamentos, acho que não é pra já que vai aparecer uma placa do naipe da X1600 que utilize memórias de 256-bit.

Postado
entre a Geforce 5200 e a ATI 9200 ou ATI 9250 ....e q tem usuario aqui falando q a imagem de uma e melhor q a outra... isso e verdade?

Já li vários tópicos, dizendo que a qualidade para jogos a FX 5200 ganha de uma 9200, até mesmo porque ela suporta DX 9.0, mais sinceramente também acho que a qualidade é melhor, já varios SS de jogos comparando as duas placas e as da nVIDIA tinha mais detalhes, (FX 5200).

Postado
Se eu fosse escolher hoje entre a 6600GT e a X800GT (ou GTO), nem pensaria duas vezes em optar pela Radeon

Valeu a dica, SombraXXI. já tomei minha decisão.

Rudnei, a questao é entre o DirectX 9 e o 9c, e não comparar o 8.1 da 9250 com o 9.0 da 5200.

• Membro VIP
Postado

O rudinei2612 está certo, estamos desvirtuando um pouco o assunto principal do tópico, até eu já desviei um pouco no último post. Se bem que o título do tópico é: Qualidade de imagem entre a GeForce e ATI, de certa forma não fugimos do assunto.

Postado

Rudinei,honestamente, não vi diferença entre uma 9200 e uma 5200 no jogo UT2004, q está escrito em DirectX 9. Tive ambas e precebi uma diferença de performance a favor da fx5200, já q era de 128 bits. Nesse caso, acho q o fato do jogo e da VGA trabalharem com shader 2.0, se traduz em performance e não em visual. é mais ou menos o q está ocorrendo entre a serie X800 da ATI e a serie 6800 da NVidia: Hah um pequeno ganho de performance a favor da Nvidia, já q o jogos e a VGA trabalham na mesma engine grafica, o shader 3.0.

Entre uma 5950 ultra e uma 6600, eu ficava com 5950 ultra. Essa historia "a placa tem mais tecnologia" não está se verificando na pratica. Defasado mesmo, só o directX 7. Quem tá com uma 4800 TI , tá muito satisfeito com o visual q a VGA proporciona.

Mad666

Postado
Postado Originalmente por mad666@13 de novembro de 2005, 21:46

Rudinei,honestamente, não vi diferença entre uma 9200 e uma 5200 no jogo UT2004, q está escrito em DirectX 9. Tive ambas e precebi uma diferença de performance a favor da fx5200, já q era de 128 bits. Nesse caso, acho q o fato do jogo e da VGA trabalharem com shader 2.0, se traduz em performance e não em visual. é mais ou menos o q está ocorrendo entre a serie X800 da ATI e a serie 6800 da NVidia: Hah um pequeno ganho de performance a favor da Nvidia, já q o jogos e a VGA trabalham na mesma engine grafica, o shader 3.0.

Entre uma 5950 ultra e uma 6600, eu ficava com 5950 ultra. Essa historia "a placa tem mais tecnologia" não está se verificando na pratica. Defasado mesmo, só o directX 7. Quem tá com uma 4800 TI , tá muito satisfeito com o visual q a VGA proporciona.

Mad666

O problema, amigo, é que o SM 3.0 permite um ganho de performance, muito mais do que de qualidade, ao contrário do que foi a primeira versão do DX9. Essa versão foi até bem aceita por placas q usavam DX 8.1 nativamente, e algumas vezes até tinham desempenho falsamente superior, por não renderizar certos efeitos, etc... e tal, enfim, o mesmo blablabla de sempre, "o que hoje é tecnologia amanhã é uma necessidade para performance..."

Postado
"o que hoje é tecnologia amanhã é uma necessidade para performance..."

Neobios, isso é verdadeiro. O q se vê e que a falta de tecnologia ( shader atual ) pode ser compensada por "força bruta" ( clocks elevados ). Por exemplo: Uma 9600XT 500/600 mhtz tem uma performance comparavel a uma 6200 300/500 mhtz de 128 bits, devido a diferença de shader, e honestamente, acho q ficaria com a 9600XT mesmo.

Esperamos q em 2006, haja efeitos visuais exclusivos do shader 3.0 p/ justificar a migraçao de VGAs, senao, será como os processadores de 64 bits: tem gente q tem mas vai fazer um upgrade de processador antes de usar o Windows Vista, ou seja, não usarah essa tecnologia com o processador q atualmente está em uso no gabinete.

Mad666

Postado

Faz o seguinte... instale SWAT 4 e teste a lanterna acesa numa nVidia e numa ATi, tadinha da nVidia... tem até pixel estourado nas bordas da luz da lanterna, é só um exemplo.... em jogos como Need UDG da vida q usam muito reflexo e efeitos de luz complçexo para gerar aquelas cores vibrantes então nem se fala, ATi dá um banho, o que mata a ATi é PREÇO (se bem q agora melhorou bastante) e TEMPO PARA LANÇAR AS PLACAS (kd as x1600 XT ? eu keroooooooooooooooo)

Postado
Se eu fosse escolher hoje entre a 6600GT e a X800GT (ou GTO), nem pensaria duas vezes em optar pela Radeon, mas estou em dúvida novamente, entre uma 6800GS e uma da série Radeon X1600

Entre essas duas, ficava com a 6800GS. A ATI fez a m**** de fazer uma placa dessas com 128 bits de barramento de memoria e em altas resoluçoes, ela não segura a onda como uma 6800GS faz.

• 2 meses depois...
Postado
Postado Originalmente por Pedro Gattas@08 de novembro de 2005, 22:56

eu que o diga... Gastei 1300 nessa placa da assinatura. Troquei minha boa e velha radeon 9500pro por ela , não estou nada satisfeito , nada mesmo. Se eu pudesse voltar atras fazia isso agora.

Putz cara tô louco para comprar uma 6800 normal ou GT, existem as X800, agora tem as 7800 , as X1600XT, X1800, X1900 mas mesmo assim eu não sei o que acontece mas gosto de pensar em ter uma 6800, acho que foi uma caixa da Prolink azul que vi uma vez que me faz gostar das 6800, mas pelas respostas suas em relação a 6800 em qualquer tópico, dizendo que você não está contente com ela, e tem jogos que ela não fica tudo perfeito, mesmo assim gosto dessas 6800, nem na época da Radeon9800Xt e FX5900 ficava tão com vontade de ter uma placa dessa, mas placa não é tudo, mulher é!!!!! e prefiro gastar com a gata em vez de uma placa dessas, mas se sobrasse um dinheiro.....mas você dizer que não está contente com uma 6800 é soda!

Postado

Quando se gasta 1300 R$ com uma Placa de video, ela tem q corresponder a TODAS AS SUAS EXPECTATIVAS. Se não, certamente você fica decepcionado com alto investimento e o retorno abaixo do esperado.

Comprei uma X800GTO no lugar de uma 6800 pura da EVGA e não me arrependo.

Postado

Eu tive uma 8500le e sempre eu e meus amigos comparando ela com a FX5200 era visivel a diferença de imagem ATI, depois fui para 9800PRO, mesma coisa, agora peguei uma 7800GT porque a ATI estava enrrolando tanto com a serie x1XXX que não dava mais para esperar, mas se podesse estaria de x1800XL que concorre diretamente com a minha VGA, e imagem melhor etc. Respondendo realmente existe diferença de imagem entre nVidia e ATI, eu paritulamente gosto mais da imagem da ATI, a quem goste da nVidia gosto é gosto, não existe um padrão nesse ponto (me refiro a gosto por mais estranho que seja temos que respeitar ne :blink: ). Tem um esquema nas ATI´s que ela tem um chip que tipo detecta seu monitor e configura melhor as cores, brilho etc para o mesmo. É uma parada assim não sei direito, e nas nVidias se você regular parece que concegue o mesmo resultado, so que não sei no que mexer, a placa fazer isso pra você ajuda de mais ne. Essa resposta eu recebi de um usuario muito respeitado em outro forum, que confirmou que a ATI tem imagm melhor por conta deste chip mas você pode regular manualmente nas nVidias, so não sei se aumento isso abaixo aquilo para chegar no resultado desejado. Ele por exemplo já concegue mas assim como eu a maioria não então a gente olha o resultado final que se concegue so em espetar a placa instalar o driver e ir jogar ne.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Slash_SnaKepit@06 de fevereiro de 2006, 23:31

Eu tive uma 8500le e sempre eu e meus amigos comparando ela com a FX5200 era visivel a diferença de imagem ATI, depois fui para 9800PRO, mesma coisa, agora peguei uma 7800GT porque a ATI estava enrrolando tanto com a serie x1XXX que não dava mais para esperar, mas se podesse estaria de x1800XL que concorre diretamente com a minha VGA, e imagem melhor etc. Respondendo realmente existe diferença de imagem entre nVidia e ATI, eu paritulamente gosto mais da imagem da ATI, a quem goste da nVidia gosto é gosto, não existe um padrão nesse ponto (me refiro a gosto por mais estranho que seja temos que respeitar ne  :blink: ). Tem um esquema nas ATI´s que ela tem um chip que tipo detecta seu monitor e configura melhor as cores, brilho etc para o mesmo. É uma parada assim não sei direito, e nas nVidias se você regular parece que concegue o mesmo resultado, so que não sei no que mexer, a placa fazer isso pra você ajuda de mais ne. Essa resposta eu recebi de um usuario muito respeitado em outro forum, que confirmou que a ATI tem imagm melhor por conta deste chip mas você pode regular manualmente nas nVidias, so não sei se aumento isso abaixo aquilo para chegar no resultado desejado. Ele por exemplo já concegue mas assim como eu a maioria não então a gente olha o resultado final que se concegue so em espetar a placa instalar o driver e ir jogar ne.

Realmente quem já teve Ati e depois mudou pra Nvidia nota a diferença... Eu estava lendo num tópico um dia destes no forum da Futuremark e realmente é verdade...

Se você tem Nvidia e vai pra Ati você não sente, mas se você tem Ati e vai pra Nvidia você nota a diferença, eu tentei voltar pra Nvidia comprando uma 6800 mas ela não ficou nem 2 meses nas minhas mãos, fiquei desapontando com alguns problemas de imagem (shimmering,...), além do que a qualidade em geral da imagem não pareceia tão boa quanto minha antiga 9700pro... Daí voltei pra Ati comprando a placa que tenho hoje...

Mas me lembro que quando tinha uma Ti4200 (que queimou com menos de 3 meses de uso, maldita XFX) e mudei a primeira vez pra Ati comprando uma 9600pro não senti diferença de qualidade de imagem, não na época, mas claro que notei que podia usar aa e af com melhor desempenho e tal, e a qualidade final acabava melhor... Mas quando tentei voltar pra Nvidia após uma 9600pro, 9600xt e 9700pro eu notei a diferença...

E a diferença aumentou mais ainda em relação as Geforce6 vs 1800.... Eu espero (embora não acredito que vá acontecer pelo que tenho lido) que as 7900 tenham um aumento na qualidade de imagem e fiquem pelo menos com a mesma qualidade da série x1000, mas não acho que vá acontecer... Com certeza as 7900 vão ser mais rápidas, isto eu acredito, até porque chegarão depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!