Ir ao conteúdo

Push-Button

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

você terá que usar uma push-botton NF e uma NA.

+ ----------------|----------------------------------------------------

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXXO

XXXXXXXNF|X<-|

XXXXXXXXXXXXO

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX*--------------------------------|

XXXXXXXXXXXX|XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX |

XXXXXXXXXXX OXXXXXXXXXXXXXXXXXX\ O CONTATO NA DO RELÉ

XXXXNA |<-| XXXXXXXXXXXXXXXXXX X\

XXXXXXXXXXX| OXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXO

XXXXXXXXXXXX|XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|---------------------------------|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXX _____|______

XXXXXX|___BOBINA___|

XXXXXX|____DO______|

XXXXXX|___RELÉ______|

XXXXXXXXXXXX|

XXXXXXXXXXXX|

- --------------------------------------------------------------------------------------

Aff, quando vou postar tá beleza, na hora que salvo o texto ele perde a dormatação. digam, você deve fazer com que o push-botton ligue o próprio relé.

Editei veja se consegue perceber como funciona, a chave NA energiza o relé, neste tempo o relé atraca e fecha seu próprio contato mantendo-o energizado após soltar o NA.

Postado

Salve galera!

Meu caro amigo Cassiano BH, você não tem ideia do quanto me deixa contente em saber que tem alguém disposto a me ajudar, putz, BRIGADÃO! :palmas:

Agora, realmente a formatacao não ficou legal, mas de qualquer forma, pelo que entendi você me diz pra usar então 2 push-button (uma pra ligar e outra pra desligar?). :bored:

Eu na verdade quero que apenas um aperto ative, e mantenha a bobina do rele energizada (pra ele não mudar de estado), e com uma fotocelula eu desativaria o rele energizado, da pra entender?! :blink:

Muito obrigado mesmo pela dica!

Aguardo respostas! :-BEER

Abração. :bandeira:

Postado
  Citação
Postado Originalmente por dwrocha@24 de setembro de 2005, 19:53

não dava pra usar um flip-flop jk como chave sendo q uma das entradas estaria conectada à saída?

No caso do flip flop JK, ambas as entradas teriam que estar conectadas ao VCC. Se fosse um flip flop D, a saida /Q estaria ligada a entrada d. Em ambos quando ocorre uma borda (subida ou descida) no clock o sinal na saida Q inverteria, virando um flip flop T :-BEER

Postado

Salve galera!!

Meus amigos, apesar de ainda não ter entendido bem, ou melhor, ainda não tenho uma SOLUCAO, mas de qualquer forma me sinto grato por receber a ajuda de vocês, MUITO OBRIGADO. :-BEER

ABração pra todos. :bandeira:

Postado

Salve galera!

So acrescentando para o amigo claudomirorl...

Eu também tenho esse esquema meu amigo, agora, eu não entendi muito bem o que ele faz, que no caso, fiquei em duvida no seguinte: ele diz que com um toque o rele comuta, e com outro comuta novamente e fora uma formula de tempo que ele da...agora eu te pergunto:

- com apenas um toque o rele ficara comutado? e no caso eu so preciso acionar um RELE e que este mesmo rele seja DESACIONADO pelo comando de uma fotocelula 12VCC. :blink:

Tem alguma LUZ?! :huh:

Muito Obrigado.

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Pelo que eu entendi, quando a chave é pressionada, o relé é energizado, ficando nesta condição até que a chave seja pressionada novamente.

A fórmula de tempo é para calcular a duração do pulso de saída do 555.

Isto é útil se você quiser que uma segunda ativação da chave logo em seguida não provoque efeito, entende?

Estou estudando eletrônica analógia ainda. De digital não manjo nada.

como é funcionamento desta fotocélula?

Se ela fechar uma chave, você poderia ligar esta chave em paralelo com a Push-Button.

Postado

Salve galera!!

Meu caro claudomirorl, muito obrigado pelas dicas! :-BEER

Agora, o funcionamento da fotocelula também esta "me complicando" a cabeça, porque:

- Cmprei uma da marca DECIBEL que trabalha numa distancia do Tx pro Rx de até 20 metros, beleza até ai, sendo que, ele trabalha em 12VCC e possui um rele interno, que no caso, quando o RX e TX estão exatamente ALINHADOS, esse rele tá fechado, sendo que, quando algo INTERROMPE o FEIXE de LUZ IF, a propria fotocelula comuta o rele que no caso de NF vai pra NA (pra controlar uma carga qualquer) e aí entra o meu porém...o que esta ME CONSUMINDO os NEURÔNIOS...rss...que no caso é:

- Como fazer que com apenas um aperto no botao, o circuito arme o rele (que no meu caso ira acionar uma carga indutiva 220V (motor) e este "abre uma porta", nisso a fotocelula que também já DEVERA ESTAR "ARMADA", ira "VER" que alguma pessoa passou, pois seu feixe sera interrompido, so que aí o que eu quero que ela faça e que apos a pessoa passar SOMENTE, ela desative o motor, e pronto, o circuito VOLTA AO INICIO. O problema é fazer com que ela SO DESLIGUE ESSE MOTOR, na hora que sua chave do RELE interno volte pra posicao INICIAL, porque se quando a fotocelula comutar o rele dela, e este desligar o motor, O RISCO DA PORTA BATER NA PESSOA FICA GRANDE, por isso quero que o motor so desligue (feche a porta) APOS a fotocelula TER CERTEZA DE QUE TUDO QUE TINHA QUE PASSAR já PASSOU! :bored::blink::ahh::D

Eu tô num mato sem cachorro danado, não to vendo uma saida. :cry:

De qualquer forma, se precisar de mais alguma explicacao pra ver se você pode me ajudar meu caro amigo, fique a vontade.

No mais, meu muito obrigado mais uma vez a você e todos os amigos. :-BEER

Postado

Salve galera!!

Meu amigo j.junior.silva, será que você vai me "salvar" dessa canoa furada que me meti?! rsss :-BEER

Mas pra te ser sincero, não entendi muito bem o que você me pediu...poderia explicar melhor? O que for preciso, eu envio sem problemas pra ti.

A fotocélula que to pra usar e que já está até aqui é esta deste LINK!. :help:

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Fico no aguardo. :-BEER

Postado
  Citação
Postado Originalmente por digam AMD@25 de setembro de 2005, 21:09

Salve galera!!

Meu caro claudomirorl, muito obrigado pelas dicas! :-BEER

Agora, o funcionamento da fotocelula também esta "me complicando" a cabeça, porque:

- Cmprei uma da marca DECIBEL que trabalha numa distancia do Tx pro Rx de até 20 metros, beleza até ai, sendo que, ele trabalha em 12VCC e possui um rele interno, que no caso, quando o RX e TX estão exatamente ALINHADOS, esse rele tá fechado, sendo que, quando algo INTERROMPE o FEIXE de LUZ IF, a propria fotocelula comuta o rele que no caso de NF vai pra NA (pra controlar uma carga qualquer) e aí entra o meu porém...o que esta ME CONSUMINDO os NEURÔNIOS...rss...que no caso é:

- Como fazer que com apenas um aperto no botao, o circuito arme o rele (que no meu caso ira acionar uma carga indutiva 220V (motor) e este "abre uma porta", nisso a fotocelula que também já DEVERA ESTAR "ARMADA", ira "VER" que alguma pessoa passou, pois seu feixe sera interrompido, so que aí o que eu quero que ela faça e que apos a pessoa passar SOMENTE, ela desative o motor, e pronto, o circuito VOLTA AO INICIO. O problema é fazer com que ela SO DESLIGUE ESSE MOTOR, na hora que sua chave do RELE interno volte pra posicao INICIAL, porque se quando a fotocelula comutar o rele dela, e este desligar o motor, O RISCO DA PORTA BATER NA PESSOA FICA GRANDE, por isso quero que o motor so desligue (feche a porta) APOS a fotocelula TER CERTEZA DE QUE TUDO QUE TINHA QUE PASSAR já PASSOU!  :bored:  :blink:  :ahh:  :D

Eu tô num mato sem cachorro danado, não to vendo uma saida.  :cry:

De qualquer forma, se precisar de mais alguma explicacao pra ver se você pode me ajudar meu caro amigo, fique a vontade.

No mais, meu muito obrigado mais uma vez a você e todos os amigos. :-BEER

Se você comprou o modelo D50-1, então ela tem 3 terminais na saída onde um deles é o polo, outro é o contato normalmente fechado (NF) e o outro o normalmente aberto (NA), correto?

Isto quer dizer, que enquanto o feixe de luz não for interrompido, o polo e o contato NA equivalem a uma chave aberta (tal como a Push-Button).

Então você ligaria o polo e o terminal NA em paralelo com a Push-Button, no esquema:

http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/rele...20de%20rele.gif

Quando a Push-Button fosse pressionada, o relé comutaria, acionando o motor.

Quando algo interrompesse o feixe de luz da barreira, o relé comutaria novamente, desativando o motor.

Quanto ao problema do portão bater na pessoa, basta que você coloque a barreira eletrônica numa posição tal que quando a pessoa passe por ela já esteja fora do campo de ação do portão.

Acho que assim daria certo, não?

Agora, se você comprou o modelo D50-2, então complica um pouquinho. :D

Isto porque ela só possui um contato NF e para funcionar naquele esquema, o contato tem que ser NA.

Para resolver este problema, você poderia, por exemplo, usar um relé de 1 polo e 1 contato reversível.

Este rele tem uma saída NF e uma NA.

A saída da barreira eletrônica acionaria a bobina do relé.

Você utilizaria o contato NF do relé para ligar em paralelo com a Push-Button.

Postado

Salve galera!!!

Meu caro amigo claudomirorl, putz, cara, nem sei como te agradecer!!! rsss...Tô FELIZ!!! :palmas: :D

Muito obrigado mesmo pela DICA, ou melhor, SOLUÇÃO né não?! rsss :D

Mas pra te ser sincero, esse lance de colocar a fotocelula num lugar mais "distante" do portao pra que não corra o risco de bater na pessoa, eu também tinha pensado e realmente é uma SOLUÇÃO para não corrermos esse risco, mas depois de ler seu ultimo Post, PENSEI, pensei e pensei...rss...e olha só, veja seu meu raciocinio esta "adulterado" rsss, vamos lá:

- Imagine TODA sua DICA sendo colocada em pratica, beleza, tudo funcionando legal, agora, olha o que pensei: como o contato NA da fotocelula vai ficar em PARALELO com o PUSH-BUTTON, isso significa que pra eu acionar o CIRCUITO (como um todo), eu aperto o PUSH, que automaticamente fara o rele armar, beleza, aí passa uma pessoa na frente da barreira IF da fotocelula, e esta "joga" seu contato INICIAL (NF) para o NA (que no caso fará o papel de um push-button certo? pois com o feixe cortado, a fotocelula arma o NA e este "simula" como um segundo aperto no push-button correto? ). :blink::tantan:

Agora, imaginemos que toda vez que o feixe for "cortado/interrompido", a fotocelula "manda" seu contato INICIAL NF pra NA (sera como um aperto do PUSH-BUTTON não?! :bored: ), na minha santa ignorância, a respeito disso, eu penso que a propria fotocelula tera também condicoes de ACIONAR/ATIVAR o CIRCUITO (como um todo) e não somente o papel de "dar TCHAU" rss, no caso, desativar o CIRCUITO, que automaticamente desarma o RELE que tá com o motor.

Ahh, menos mal, rss, o modelo da minha fotocelula é o D50-1!

Meu caro amigo claudomirorl, nem sei como te agradecer a paciência e a sua santa disposição em me dar esse grande HELP!!! :D :palmas: :-BEER

Fico no seu aguardo.

Postado

É verdade, do jeito que está tanto a push-button quanto a barreira ativam e desativam o relé.

Precisamos pensar numa forma de que somente a push-button possa ativá-lo.

Vamos botar o tico e o teco para trabalhar :D

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, tudo bem?! :D

Fico feliz em saber de sua sinceridade, tipo, em concordar com o que eu falei e ter humildade de reconhecer que precisamos mesmo "PENSAR" um pouco mais, fico feliz mesmo e Agradeço a você mais uma vez pela ATENÇÃO a minha duvida dispensada! :-BEER

Agora, eu colocando o Tico e Teco meu pra trabalhar, rss, PENSEI o seguinte:

- Será que se ligassemos a fotocelula em PARALELO com o rele que é ativado pelo PUSH-BUTTON, esta não funcionaria também somente quando apertassemos o PUSH e seria desativada automaticamente e juntamente com todo o restante do circuito atraves do contato NA da propria fotocelula (aquele que como você disse pra eu colocar em paralelo com o PUSH, lembra?!). :bored:

não sei se o comentario que fiz da pra entender, mas se não der, é so você perguntar que eu procuro "falar" melhor, mas de qualquer forma, essa foi uma "SAIDA" que me veio em mente, mas antes de tirar as coisas do "papel", tô contando com sua OPINIÃO e AJUDA, que pra mim são MUITO Importantes. :-BEER

Muito obrigado mais uma vez. :D

Muita Paz e Grande Abraço meu amigo. :bandeira:

Postado

eu dei uma rapida lida no topico e pensei no seguinte!

usando aquele circuito do link anterior ! você poderia ligar os contatos nf da fotocelula em serie com a alimentação do circuito do 555 assim quando alguma coisa passar pelas foto celulas esta cortaria a alimentação do circuito fazendo ele voltar a posição inicial e o rele que este comanda desaramar também!

Não sei se fui claro e se isso poderia ajdar no seu problema !mas fica a dica !

Valeu!

Jymba!

Postado
  Citação
Será que se ligassemos a fotocelula em PARALELO com o rele que é ativado pelo PUSH-BUTTON, esta não funcionaria também somente quando apertassemos o PUSH e seria desativada automaticamente e juntamente com todo o restante do circuito atraves do contato NA da propria fotocelula (aquele que como você disse pra eu colocar em paralelo com o PUSH, lembra?!).

digam meu amigo! Que ideia genial!

Parece que você matou a charada!

Você só precisa ver se quando a fotocélula está sem alimentação, os contados NA estão nesta condição.

Creio que você já pode partir para os testes. :joia:

Postado

Salve galera!!

Meu grande claudomirorl, você é fera, MUITO OBRIGADO por tudo até agora, e espero que não abandone meu projeto até eu realmente concluí-lo (com vossa ajuda) e poder dizer a ti que "Ganhamos o jogo!! :D:-BEER

Agora, em relação ao seu ultimo Post, você disse:

Você só precisa ver se quando a fotocélula está sem alimentação, os contados NA estão nesta condição.

- Peguei agora o multimetro (pra ter CERTEZA) e vi o seguinte:

*SEM Alimentação, os contatos do rele da propria fotocelula encontram-se no estado NA;

*COM Alimentação (12VCC) na fotocelula, mas esta, DESALINHADA em relação ao seu receptor, o rele da mesma fica também na condição NA;

*COM Alimentação e ALINHADOS (Tx e Rx), o rele da fotocelula fica na posição NF.

*Quando acontece a interrupção do feixe, esta joga seu contato pra NA novamente.

Vou reescrever abaixo, a seção de descricao do FUNCIONAMENTO da fotocelula que vem do MANUAL da mesma, espero que isso possa ajudar em algo, vai la:

-APÓS A ALIMENTACAO SER ESTABELECIDA, VERIFIQUE SE O LED INDICATIVO DE SINTONIA NA UNIDADE RECEPTORA ESTÁ APAGADO (INDICANDO QUE AS UNIDADES ESTÃO ALINHADAS). NESSA CONDICAO O CONTATO INTERNO DA UNIDADE RECEPTORA ESTARÁ COM UM CURTO ENTRE A POSIÇÃO "C" (FIO CINZA) E "NF" (FIO VERDE).

QUANDO OCORRER A INTERRUPCAO DO FEIXE, O LED INDICATIVO DE SINTONIA ACENDERÁ (INDICANDO PERDA DE SINTONIA), FAZENDO COM QUE O CONTATO INTERNO DA UNIDADE RECEPTORA FECHE CURTO ENTRE A POSIÇÃO "C" (FIO CINZA) E "NA" (FIO ROXO).

Meu caro claudomiror, então a situacao é esta que falei acima, mas pra te ser sincero, ainda não consegui me "SINTONIZAR MENTALMENTE" pra saber se estamos certos, por isso reescrevi este trecho, porque mais uma vez, CONTO com sua ajuda se for possivel pra ti, e fico MUITO GRATO MESMO! :-BEER

Opa, perae, rss...eu pensei um pouco mais e acho que vai dar CERTO sim meu caro amigo, porque vejamos: todo o circuito sem energia, beleza, (e isso o NA da foto em paralelo com o PUSH), beleza,

Eu to todo enrolado aqui mentalmente, por minutos acho que já deu certo, por minutos acho que o contato NA em paralelo com o push não vai dar certo, pois, vejamos: o circuito seria alimentado pelo proprio contato NA da foto, porque se ele estara em paralelo com o push e a fotocelula deixa esse contato em CURTO, o push não deixara a corrente passar antes de ser pressionado, beleza, mas e o contato NA da fotocelula?!?! :blink: pois como estarão em paralelo com o push, estes mesmo deixaram por ele a corrente passar, que no caso, não seria o acionamento do circuito meu amigo claudomiror?! :tantan:

To PERIDÃO agora. :goff:

Temos alguma SOLUCAO meu caro?!

Fico aguardando seu retorno confiante de SUCESSO!

Grande ABraço!

Meu amigo jymba, antes de tudo, OBRIGADO por postar também sua dica, é bom saber que tenho AJUDA sempre, Gracas a Deus!

Agora, o que penso sobre sua ideia, é que, se eu ligar o NF da foto em serie com o push, o que acontecera é que, ao apertar o push, o circuito arma o rele que vai controlar o motor e com a foto em paralelo também sera energizada com os 12VCC e ligara, so que ao ligar, e estando alinhada RX e TX, ele "jogara" seu contato pra justamente NF, e este, seria como o segundo aperto do push, que no caso desliga o circuito, então ficaria um ciclo sem fim, eu aperto, liga, mas ao receber energia a foto desliga o circuito, deu pra enteder meu amigo?! Pra te ser sincero, nesse momento eu to estão PERDIDO no raciocinio, que a sua dica pode ser ate a SOLUCAO, mas como to assim, não sei agora, por isso mais uma vez conto tanto com sua ajuda quanto de todos, fora o caro amigo claudomiror que com certeza merece o mérito do final feliz, rss...que espero que cheguemos!

Muito obrigado.

Conto com vocês meus AMIGOS!

Postado

Sem problemas amigo. Estarei sempre aqui disposto a ti ajudar. Para mim é um prazer poder ajudar.

Vamos repassar o esquema de funcionamento do circuito:

O circuito eletrônico composto pelos CIs 555 e 4013 estará sempre energizado, aguardando por um comando da chave CH1, que aqui é a push-button em paralelo com os contatos NA da barreira eletrônica (composto pelo par de fios cinza e roxo, de acordo com o manual).

Os fios de alimentação da barreira eletrônica estarão ligados em paralelo com os terminais da bobina do relé.

Quando a push-button for pressionada (o que equivale ao acionamento da CH1), o circuito eletrônico energizará o relé (que aciona o motor do portão) e também a barreira eletrônica.

Quando a pessoa interceptar o feixe de luz da barreira eletrônica, os terminais NA da barreira serão curto-circuitados (o que equivale a um novo acionamento da CH1) e então, o relé é desenergenizado (o que desliga o motor do portão) e a barreira também é desenergizada.

Daí para frente, como a barreira estará desligada, não haverá como o circuito ser ativado pela barreira, somente pela push-button.

Na descrição do teste que você fez com o multímetro eu fiquei em dúvida. Somente o par de fios cinza e roxo (NA) é que interessa neste projeto. O que se espera é que eles estejam abertos quando a barreira eletrônica esteja sem alimentação; continuem assim quando a barreira for ligada e fiquem nesta condição até que o feixe de luz seja interrompido.

Deixe o TX e o RX alinhados durante o teste, pois é como eles estarão no projeto.

Se outra condição ocorrer teremos que escalar novamente o tico e o teco :D

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, muito obrigado de coração mais uma vez, dessa maneira que vamos indo, acredito MESMO que conseguiremos um final FELIZ, rss. :-BEER

Agora, você está certo, vou fazer o teste com a barreira alinhada e energiza-la pra ver se as coisas ficam mais Claras pra nós..rss

Agora, antecipando o teste pratico pra gente ter uma ideia melhor, o que eu penso é que como o NA da barreira estara em paralelo com o push, e como você falou, o circuito em si estara sempre energizado, so aguardando o aperto no push-buton, sera que a corrente "não desviaria" pelo contato NA da barreira que quando a barreira esta sem energia fica em curto seu NA e sendo assim, o circuito não "entenderia" que foi "apertado o push?!"... :bored::blink::tantan::joia:

Me desculpe meu amigo, mas me diz se eu to viajando :wacko: rss

É isso aí, vou fazer mais tarde o teste pratico e lhe digo o resultado em seguida com certeza! Obrigado por tudo!

Paz!

Postado

Se os contatos NA da barreira eletrônica ficam fechados com ela desenergizada, então o esquema não funcionaria, pois, conforme você citou, isto equivale a CH1 acionada. :(

Aguardo o resultado do teste.

Postado

Salve galera!!

Meu amigo claudomirorl, :( parece mesmo que voltamos a estaca-zero... :cry:

Realmente com a barreira SEM ENERGIA, os seus contatos NA ficam em "curto", assim como eu tinha dito e que você entendeu perfeitamente também...ela acionaria o circuito dessa forma, e aí que entra a "dor".... :( Poxa, e agora, que saída poderiamos ter?! Detesto pensar que não iremos conseguir, e por isso não estou pensando isso, pois TENHO CERTEZA que a partir de agora pensaremos uma maneira de "contornar", digamos, esse IMPECILHO! :-BEER

Mas e aí meu caro, alguma ideia?! Eu to a pensar daqui.

Espero que não me abandone nessa busca de CONCLUIR este projeto. :(

Muito Obrigado.

No Aguardo.

Grande ABraço. :bandeira:

Postado

digam, tive uma ideia que pode funcionar:

Vamos abandonar esta ideia de ligar os fios de alimentação da barreira eletrônica em paralelo com a bobina do relé.

Ao invés disso, a barreira eletrônica estaria sempre alimentada.

A diferença é que os terminais NA da barreira eletrônica, ao invés de estarem ligados em paralelo com a push-button, estariam ligados da seguinte forma:

Um dos fios do contato NA da barreira seria ligado no terminal da push-button que está ligado ao pino 2 do CI 555.

O outro fio do contato NA da barreira estaria ligado, através de um resistor de 1k no coletor do transistor que aciona o relé.

O esquema funcionaria da seguinte forma:

O CI 555 precisa de um pulso negativo no seu pino 2 para disparar.

Se a push-button é pressionada, ela curto-circuita o pino 2 ao terra e portando aí está o pulso negativo de que o CI 555 precisa e então ele dispara, acionando o CI 4013 que aciona o transistor e este aciona o relé.

Estando o transistor conduzindo (e o relé energizado), o coletor do transistor está praticamente aterrado.

Neste momento, se o contato NA da barreira for fechado (devido ao feixe de luz ter sido interrompido), um pulso negativo será aplicado no pino 2 do 555 dispararando ele e desarmando o relé.

A partir daí, como o transistor não estará conduzindo, o seu coletor estará numa tensão de +12v e portanto se o contato NA da barreira for fechado o pulso no pino 2 do 555 será positivo e portando, ele não dispara, já que ele precisa de um pulso negativo para disparar.

Isto significa que a barreira eletrônica somente pode disparar o circuito se o relé estiver energizado o que só ocorre com o acionamento da push-button.

Pela descrição do manual da barreira não deu para entender, se após o feixe de luz ser restabelecido o contato NA volta para a condição de aberto ou se ele fica travado em curto circuito. Se ele voltar para aberto, então beleza. Verifique aí.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!