Ir ao conteúdo

Push-Button

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Meu Amigo claudomirorl, PARABÉNS PRA VOC! :palmas:

Parece que entendi o que você disse como SOLUÇÃO para nosso problema nesse seu último Post, e depois que li, "idealizei" e realmente, na teoria você FALOU TUDO, e acredito agora que a PRATICA (que depende de mim) funcione perfeitamente! :D:-BEER

Nem sei como agradecer primeiro a sua disposição em me ajudar e também sua atenção pelas minhas inúmeras e grandes dúvidas!

Mas fico muito grato mesmo a ti, e a todos os amigos, que considero mesmo meus amigos, participantes, ou melhor, integrantes deste nosso Clube! :D

Agora, rss...pergunto a você: VAMOS PRO TESTE PRÁTICO?! :D

Mais uma vez, o MÉRITO é TODO SEU meu Amigo! No que precisar, tentarei mesmo, ajudar no que me for possivel! :-BEER

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Salve galera!!

Meu grande amigo claudomirorl, é isso aí!! MÃOS à OBRA! :-BEER

P.S.: Pode deixar que farei o máximo, em matéria de PCI e tudo mais, até porque meu amigo, o mérito também será seu depois de NOSSO SUCESSO! :palmas:

Só ainda não comecei a "contruir" pois a verdade é que "estou de mudança" aqui em casa e acredito que minha vida so comecara a se regular melhor, a partir do inicio da semana, só pra teres uma ideia, to com minha bancada e TODAS as minhas outras "BUGINGANGAS" rssssss de eletrônica ensacado! :goff:

Mas não esquenta, VOU FAZER SIM, COM CERTEZA meu caro amigo.

Mais uma vez, AGRADEÇO a TODOS que aqui estiveram e continuam a me ajudar e também a todos nossos amigos do Clube do Hardware! :D

Pode deixar que já sei com quem posso CONTAR na hora do "desespero"..! :palmas:

Muito Obrigado e mantenho você informado!

Postado

Salve galera!

Meu caro amigo claudomirorl, rss....não esqueci do projeto nosso não hein!

Me mudei há uns 3 dias e agora que tô pelo menos com o PC já montado e minha bancada ( :D ) acho que poderei comecar a colocar a "mão-na-massa"!

Como prometi, mantenho informado!

Abração. :bandeira:

Postado

Fala digam!!

Não sei se você quer um push botom mesmo ou pode ser uma chave, se você tiver uma sucata de informática pode desmontar um gabinete antigo, daqueles de 386 ou 486, eles tem uma chavinha que acionava o turbo e funciona da maneira que você solicitou um clique aciona outro clique desaciona... simplificando tudo mas veja bem a corrente que você vai ativar com ela se for muito alta derrete tudo...

Boa Sorte!

Angelo

Postado

Salve galera!

Meu caro amigo angelodn, a ideia é muito boa, rss...até mesmo porque as push-button que possuo são aquelas bem MINI....de qualquer forma, vou analisar melhor essa hipótese! :-BEER

Muito Obrigado também pela dica meu caro amigo.

P.S.: Vou preparar o layout da PCI e começar a montar o projeto!

• 2 semanas depois...
Postado

Salve galera!!

Meu Grande Amigo claudomirorl, como vai meu caro?! :-BEER

Me desculpe por tanto tempo sem dar notícia de nosso projeto, mas é que como eu tinha falado, a mudança aqui não foi muito boa, muitas coisas pra arrumar, ihhh, pra se ter uma ideia ainda tenho coisas a por no seu respectivo lugar, quando eu achar o lugar ne...rss...de qualquer forma, tive também nesse tempo alguns problemas pessoais muito ruins, que chatearam bastante mesmo, mas no final disso tudo, Gracas a Deus, parece que agora poderei colocar literalmente a "mão-na-massa" em relação ao projeto...acabei de imprimir o circuito pra poder desenhar no Eagle, e acho que agora a gente "anda" pra frente...rss...

Só tem um detalhe que pegou agora, que na verdade é, que aquele circuito do "Comutador de Relê" que nos baseamos pra poder chegar aos "finalmente" que você concluiu, utiliza pra comutar o Relê um BC337, e pra minha surpresa não tenho NENHUM :( em estoque, ou na sucata aqui, só encontrei mesmo o BC338, mas analizando alguns manuais, pude ver que o 338 "atura" menos tensão (METADE) que o BC337 TO-92 Aguenta....eu deduzi que não deve ter problema, já que a Ic é a mesma e a dissipacao também, de qualquer forma, não me considero Professor...rss...e gostaria muito de mais um Help seu....O que acha da troca e o que me indicaria pra obter somente o SUCESSO, rss...com a graça Divina..?! :D

É isso aí....

Grande Abraço pra ti meu amigo. :bandeira:

Postado

E aí amigo digam!

Pode usar o BC338 tranquilamente, pois apesar dele suportar menos tensão entre o coletor e o emissor do que o BC337, mesmo assim ainda dá e sobra para este projeto.

Boa sorte aí no projeto e em tudo mais. :joia:

Postado

Salve Galera!!!

Meu amigo claudomirorl, tudo bem?! :D

Obrigado pela resposta, bom saber que não esqueceu do nosso tópico...rss....agora, bom ter a certeza que o 338 dá conta do recado...MAS, rss...de qualquer forma, fui ao centro aqui de Manaus hoje e pra minha surpresa, consegui comprar o BC337! :palmas:

Pronto...rs, mesmo podendo usar o 338, daremos início com a respectivas peças e modelos do circuito, incluindo agora, o 337....hehe.

É isso aí...mais uma vez, Obrigado! :-BEER

Como prometi, mantenho você informado do andamento, mesmo que em passo-tartaruga... :joia:

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, acabei de montar o layout da PCI aqui no PC e estou deixando disponivel a imagem aí abaixo pra você se possivel dar uma analisada e ver se acha que tá Mais ou Menos...rsss :joia:

Obrigado!

post-28033-13884897958357_thumb.gif

Postado

Salve galera!!!

Meu Grande amigo claudomirorl, obrigado pelo Post!! :palmas:

Que bom que você aprovou a PCI, (sei que poderia ficar muito melhor, mas sendo sincero, meus conhecimentos ainda são bem limitados, desculpe-me), fora isso, quanto ao transistor, que no caso é o NOSSO querido BC337, rss...pode deixar que vou fazer a respectiva "girada" nele, agora mesmo por sinal. :-BEER

Obrigado MESMO por tanta disposição em ajudar, desde o início desse nosso papo, ou melhor, troca de conhecimentos, se é que eu já estou com "tanto assim"...rss....Valeu meu amigo.

Seguindo o padrão, rsss....mantenho você informado! :D

Paz.

• 3 semanas depois...
Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, tudo bem?! :-BEER

Quanto tempo né...mas to aí pra chatear de novo...

Agora falando sério...vamos lá...rs

Poxa, como prometi que o manteria informado em qualquer passo do progresso da solucao que conseguiu para me ajudar, vou agora dizer onde estamos e o que aconteceu... :bored:

Poxa, eu fiz a PCI nesta última sexta-feira, montei os componentes na placa, enfim, tudo dentro dos conformes, ou melhor, como mandava o diagrama do circuito que pensamos "em cima"...

Não liguei na PCI apenas os contatos do rele da Fotocélula, até porque terminei de montar eram 06:00hs da matina (isso porque durou a madrugada toda a contrucao), enfim, era somente pra TESTAR, ver o que aconteceria REALMENTE com o projeto, sendo assim, liguei minha fonte 12VCC na entrada da PCI e apertei o Push-Button, até aí ótimo, o RELE (TIANBO 12VCC 10A 120VAC - 5 PINOS) armou tranquilo ao meu apertar no push, só que aí COMEÇOU a minha SURPRESA DESAGRADÁVEL :cry: , que foi quando eu apertei o PUSH novamente e o circuito não reagiu em NADA! :ahh: O Relê não desarmou, esperei uns 2 minutos pensando em que ele "poderia" desarmar e NADA, a partir daí concluí que ao apertar o push-button, o rele comuta, mas apertar novamente, NADA ACONTECE! :blink:

Depois disso, reconferi as trilhas, soldas, etc...e aparentemente (com uma LUPA) tudo beleza...depois disso tudo ao ligar as garrinhas jacaré da minha fonte de bancada 12VCC nos fios de entrada do circuito, não é que o RELE comutou SEM MESMO EU PRESSIONAR o PUSH-BUTTON?! :blink:

Desliguei tudo e liguei novamente e aconteceu a mesma coisa, enfim, depois de uma boa parte do dia de hoje "pensando" vi que ao ligar a alimentacao na PCI "DE VEZ EM QUANDO o RELE COMUTA, outras vezes não, só apertando mesmo a chave CH1".....não to entendendo muita coisa a partir de agora...notei também que havia uma constante de tempo naquele circuito e até agora so consigo pensar nela ser a responsavel por manter o rele comutado quando so se alimenta o circuito, sem ter que apertar a chave. Enfim, usei um resistor de 47K e um eletrolitico de 10mF/16V. :bored:

Acho que pensamos na solucao emcima de um circuito não ideal...SERÁ?! :cry:

É isso meu amigo, peco desculpas pelas noticias não serem muito boas, mas mais uma vez conto com sua ajuda!

De ante-mão agradeço e MUITO vossa ajuda meu Amigo. :-BEER

Postado

digam meu amigo, estes valores para o resistor e o capacitor podem ser usados sem problema. Eles resultam em que duração do pulso de saída do 555 seja de cerca de 0,5 segundo. Isto quer dizer que o 555 só responderá a um novo acionamento da chave após este tempo.

O circuito funciona com certeza, pois, eu mesmo já montei um circuito deste e o esquema era exatamente igual.

Quando se estabelece a alimentação é normal que ocorra o disparo.

Quando você fez a placa, você se lembrou de "espelhar" a imagem? Porque na imagem as trilhas estão como se estivessemos vendo a placa pelo lado dos componentes e não pelo lado das soldas. Me refiro a placa que você projetou.

Desejo boa sorte amigo :-BEER

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, td okay!? :D

Meu caro, ainda tô "infeliz" no circuito...

Em relação ao "espelhamento" da PCI, sim, eu fiz tudo certo acredito eu. Sei que no layout que postei estamos vendo o lado dos componentes (vulgarmente, o lado de CIMA da PCI), mas é isso aí mesmo, fiz o cobre como o layout acima, e td tranquilo, até porque os pinos 1 dos CIs estão em suas posições corretas, e pelo que te falei, o circuito tá funcionando, so que não como DEVERIA, e acredito eu, que se eu tivesse "erradO" no cobre, pinagem, etc...ele nem responderia a nada. :looka:

De qualquer forma, to sem ideia mesmo, cheguei a retirar o capacitor de poliester de 100nF mas o comportamento do circuito permaneceu o mesmo...

Pensei também em reduzir o capacitor de 10mF/16V por um de por exemplo 1mF apenas, mas ainda não fiz isso pois estava esperando vossa resposta aqui no Post.

Enfim, ontem depois de uma "bateria" de testes, conclui que:

- Com o circuito alimentado com os 12VDC, no coletor do BC337 a gente encontra 6VCC e na sua base 0.61VCC, emissor 0V, beleza, isso atraca o rele, quando eu APERTO a chave CH1 novamente, apesar de APARENTEMENTE o circuito não responder em NADA, digo me referindo ao RELE "DESATRACAR", ontem depois de testes com multimetro, capacimetro, frequencimetro, etc, vi que eu aperto a CH1 de novo pra destravar o rele, ele não desatraca, mas a tensão no coletor do BC337 cai para 3.3VCC, nisso eu conclui que a corrente tá fazendo o caminho certo, beleza, assim como pude constatar no osciloscopio o pulso de "ativacao" do 4013 que sai do pino 3 do 555, resumindo meu amigo, é isso aí...fico a olhar pra plaquinha e continuo pensando no que fazer, tô triste com isso. :cry:

P.S.: Ao testar com uma fonte regulavel de 1.2 a 20VCC 4.5A minha de bancada, vi que o circuito atraca o RELE quando eu aperto o PUSH e este recebendo em media 12.3VCC, mas para desatracar o rele com um novo aperto na chave, reduzi a tensão para 7.6V e aí ao apertar novamente a chave o rele desatracou... :blink: Imagina eu ter que fornecer 12VCC em media pro circuito atracar o rele e ter que reduzir esta tensão de entrada pra uma media de 7VCC pra o circuito "obedecer" ao novo aperto da chave?! :huh::joia::ahh:

Meu amigo, mais uma vez, muito obrigado por TUDO.

Se tiver mais alguma ideia, dica, ajuda, e o principal, paciencia rss, eu fico no aguardo.

Postado

Ôpa, com estas novas informações a coisa começa a clarear, amigo digam.

Você se lembrou de inverter o transistor conforme já havia dito para você? Pois, no desenho da sua placa ele está invertido, pois, o coletor é a perna da esquerda e o emissor a perna da direita.

Se sim, faça o seguinte teste:

Remova o resistor que liga o pino 1 do 4013 à base do transistor.

Meça a tensão no pino 1 do 4013. Aperte a chave e meça novamente.

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo claudomirorl, mais uma vez, sem exageros, meu MUITO OBRIGADO! :-BEER

Agora, deixa eu resumir a historia que venho passando com o projeto... :bored:

Eu analisei novamente todo o circuito ontem, PCI, refiz solda por solda, conferi TUDO novamente, componentes, enfim, tudo mesmo.

Fiz inumeras "trocas" de componentes, cheguei a retirar o eletrolitico de 10mF/16V que faz ligacao ao pino 6 e 7 do 555 e coloquei um de poliester com capacitancia de 10nF apenas...troquei resistores, etc etc etc, até fiz a besteira de inverter a posicao do diodo 4007 da bobina do rele e rsss...como eu já sabia o que poderia acontecer, VI TORRAR (pegar fogo mesmo) na minha frente o querido BC337 :ahh: , mas beleza até aí, troquei também este resistor de base do transistor por um de 3.3K, e NADA, somente a base passou a receber 0.72VCC ao invés dos 0.61 que estava recebendo com o resistor de 10K, mas NADA mudou, por ultimo ainda coloquei um BC548 no lugar do 337 e como eu também já esperava, o circuito nem ARMOU pela falta de "forca" do transistor. :goff:

Por fim, DESSOLDEI TODOS OS COMPONENTES da PCI, que esta aqui na minha bancada como virgem novamente, rsss, me desculpe, mas fiquei, digamos P da vida e resolvi dessoldar mesmo. Pode me chamar de louco... :joia:

Agora, eu posso te dizer que no pino 1 do 4013, com o resistor de polarizao da base do 337 fora do circuito, tá chegando 12VCC em media se não me engano, mas não posso afirmar o mesmo quando aperto a push novamente, pois não me lembro de quanto chegava... :bored:

O 4013 que usei foi um da Motorola e o 555 da National, enfim, sem propaganda de marcas, eu testei se o 555 estava mesmo oscilando (isso depois que dessoldei TUDO) e CONFIRMEI que o 555 esta ainda em PERFEITAS CONDICOES, assim como o 4013, pois tenho mais 3 dele aqui, e as resistencias entre seus pinos estão IDENTICAS aos outros "virgens" que tenho aqui. :huh:

O que posso te falar mais é que, pelo meu pouco entendimento ainda, eu não sei porque mesmo desligando a chave CH1, continua uma tensão de 3.3VCC no coletor do 337 e ligando vai para uma tensão de exatos 6VCC, e o que penso na minha ignorância é que com o circuito desligado, não deveria existir uma tensão, pra mim, estão alta (3.3VCC) no coletor do BC337, mas de qualquer forma, não posso afirmar nada, pois ainda to longe de ser algum Mestre. :tantan:

É isso aí, eu vou ver o que faço e o que você decidir daí, é so me avisar que eu coloco em pratica daqui.

Se você quiser, também posso te enviar via correios, a PCI sem os componentes, ou com eles se você preferir, pra você mesmo se PUDER e QUISER, dar uma analisada melhor tendo a mesma em mãos, mas isso é apenas uma ideia, por favor não me leve a mal, não quero explorar mais do que já tenho feito há 40 mensagens atras.

É isso aí, MUITO OBRIGADO meu Amigo.

Grande Abraço pra ti. :bandeira:

Postado

digam meu amigo, estes valores de tensão no coletor do transistor não são normais.

Quando a chave CH1 é pressionada o pino 1 do 4013 é levado ao nível alto, ou seja, 12v.

Esta tensão é aplicada no resistor que alimenta a base, fazendo o transistor entrar em saturação, o que, resulta numa tensão de aproximadamente 0v no coletor, ou seja, temos praticamente um curto entre o emissor e o coletor.

Com um novo acionamento da chave, o pino 1 é levado ao nível baixo, de 0v e então o transistor entra em corte. Neste momento, a tensão no coletor é de 12v.

Ou seja, ou a tensão que chega na base do transistor não está alternando entre 0 e 12v como deveria ou o transistor não está corretamente polarizado (coletor - emissor), para que existam estas tensões de 3,3v e 6v no coletor.

Se você quiser pode me enviar o circuito montado para que eu possa analisar.

Vou te passar o meu endereço por MP.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!