Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar a senha no 1º logon


manoel

Posts recomendados

então, ele poderia se logar e digitar em um terminal esse comando:

#passwd

e ele mesmo mudaria a propria senha tranquilamente, esse programa vai pedir a senha antiga e pedirah a nova senha e a confirmação da senha.

Qualquer duvida poste novamente, acho q agora consegui entender a sua duvida.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode usar um script usando o arquivo .bashrc do diretório /etc/skel (diretório com os arquivos iniciais de cada usuário, arquivos q são copiados para o diretório do usuário no momento em que ele é criado)

você teria que fazer um script mandando primeiro mudar a senha automático (comando passwd direto) e depois reescrevendo o arquivo .bashrc para apagar a linha que chamria o script com o comando passwd...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

você pode usar um script usando o arquivo .bashrc do diretório /etc/skel (diretório com os arquivos iniciais de cada usuário, arquivos q são copiados para o diretório do usuário no momento em que ele é criado)

você teria que fazer um script mandando primeiro mudar a senha automático (comando passwd direto) e depois reescrevendo o arquivo .bashrc para apagar a linha que chamria o script com o comando passwd...

//----------------------------------------------------------

Interessante poderias montar um spcript pra isso?  eu não sei como se faz e achei interessante....

se puder valeu..!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai vai o script...

Sei que funciona em modo texto (testei) em modo gráfico não sei, se testasse ia desconectar, mas acho q teria que trocar o comando passwd...

Outra limitação do script, se o usuário errar a senha dele 3 vezes ou se colocar uma senha invalida (muito curta, baseada na anterior, baseada no login dele,...) por 3 vezes também ele não mudará a senha dele e de qualquer jeito este script irá se apagar...

Ai vão os passos:

1. Entrar no sistema como root

2.    # cd /etc/skel

3.    # cp .bashrc .bashrc.ori

4. Editar o arquivo .bashrc e adicionar as seguintes linhas...

           passwd

           mv -f .bashrc.ori .bashrc

Só isso...

Meu arquivo .bashrc ficou da seguinte forma (Red Hat 8.0)

---------------------------------------------------------------------------

# .bashrc

# User specific aliases and functions

passwd

mv -f .bashrc.ori .bashrc

# Source global definitions

if [ -f /etc/bashrc ]; then

. /etc/bashrc

fi

--------------------------------------------------------------------------

O meu arquivo original estava igual o de cima, menos as duas linhas q foram adicionadas...

Se quiser utilizar isto para interface gráfica pode-se tentar mudar o comando passwd para kdepasswd ou userpasswd...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!