Ir ao conteúdo

Não há um guia definitivo sobre eliminar overscan?

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou pelejando com esse negócio de overscan faz tempo...

não tem guia definitivo sobre isso?

É que já tentei vários scripts do AVISynth e nenhum fica perfeito... sempre um lado fica cortado... parece que corta mais de um lado que de outro a minha tv... sei lá... ... igual eu coloquei 40 colunas de borda em cada lateral e a largura de 640 o lado direito da imagem ficou com uma borda preta visível na tv, enquanto o outro ficou beleza...

O que faço?

Quantas colunas de borda tenho que colocar em cada lateral para eliminar, compensar, os efeitos do overscan da TV? e em baixo e em cima?

Muito obrigado.

PS: o overscan 3 do Diko não foi suficiente para compensar por completo o overscan de minha tv...

Caso ajude minha TV é Philips 29 tela plana.

:stupid:

Postado

meu script avs foi exatamente assim:

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\DIKO\avisynth plugins\MPEG2Dec3.dll")

AVISource("F:\animes\FFVII\Final.Fantasy.VII.DVDRip.XviD-BiEN\Sample\bien-xvid-ff7-sample.avi",audio=false)

ConvertToYUY2()

LanczosResize(640,336)

AddBorders(40,72,40,72)

ConvertToRGB32()

Postado

Olá,

Gostaria de saber se é certeza que todo vídeo convertido dará problema de Overscan, pois estou com 20 vídeos convertidos pelo TMPEGEnc e queria saber se preciso dar algum comando adicional antes de converter, ou se posso arrumar esse problema depois no DVD Lab, durante a compilação do disco.

Eu uso TMPEGEnc, e não entendo nada de scripts, se alguém souber onde posso meter esses scripts e quais são os que funcionam com esse programa, agradeço.

Obrigado.

Postado

Acho que você não entendeu, o problema não é com os arquivos, é com as TVs, elas é que vêm de fábrica com esse maldito "overscan" e comem uns 20% da imagem nas laterais. Se a sua tiver, só há duas formas de consertar: ou mexe na TV ou mexe no arquivo.

Postado

Desculpe, eu entendi mas me expressei mal.

Seguinte: estou encodando vídeos com o TMPEGEnc. Os vídeos originais estão em 320 X 240 pixels, e vou convertê-los para NTSC 352 X 240. Existe uma opção no TMPEGEnc que chama-se Arrange, onde você pode inserir bordas pretas ao redor do vídeo, justamente para "evitar" os eveitos do Overscan. Para isso apenas preciso digitar a nova resolução do vídeo já "diminuído" e o resto será preenchido com as bordas. Só que eu não sei exatamente qual seria essa resolução.

Por exemplo, se eu deixar em 320 X 240 ele cria bordas nas laterais mas não cria em cima. O Overscan estica a imagem em cima também, ou apenas dos lados?

Estou um pouco confuso com o seguinte: se o formato NTSC é de 352 X 240 (ou 720 X 480, mas esse eu não tô usando agora), e o formato 4:3 (que até onde eu sei é o padrão dos nossos televisores "normais"´) é de 320 X 240, se eu deixar o vídeo em 320 X 240, com os 32 restantes de margem lateral, não vai encaixar direitinho? Ou ALÉM dos 32 laterais eu precisaria por mais bordas em cima, embaixo e dos lados?

Perdoe-me se eu me alonguei, mas resumindo é: filme 320 X 240, vai para NTSC 352 X 240, quantos pixels de borda preciso em cima, embaixo e dos lados para contornar o problema do Overscan?

Muito obrigado. :bye:

Postado

Experimenta fazer o seguinte, abre um dos teus filmes com o VirtualDubMod e corta um pedaço de no máximo 1 min e testa no TMPGEnc até chegar num bom resultado.

Postado

Obrigado pela resposta.

Existe algum jeito de "simular" o Overscan com algum player no PC? É porque estou sem DVD-PLayer de mesa aqui, então não tem como ficar testando... :(

Postado

E aqueles números que você põe nos scripts do AVISynth (50, 50, 40, 50), indicam os pixels que vão ser tirados de cada lado?

Existe como fazer um script pro TMPGEnc?

Poxa, se eu soubesse apenas quantos pixels tirar de cada lado, já estaria salvo... :cry:

Postado

Vamos ver se dá pra te ajudar. Se o TMPG já adiciona as bordas sozinho, não precisa do script. Usando uma resolução de 720X480 eu tiro 50 na esquerda e 40 na direita. Se a relação for linear, usando regra de três, pra 352x240 você deveria usar 24 na esquerda e 20 na direita. Experimenta.

Postado

Po, legal você tar me ajudando cara.

então algumas dúvidas:

1- O formato que ficará o vídeo será 352X240 NTSC, só que ele será reproduzido na TV 4:3, ou seja, 320X240. A TV tentará "esmagar" o vídeo para caber em 320X240 ou deixará de lado os 32 pixels restantes?

2- Caso ela deixe de lado, ela fará o Overscan em cima dos 320 restantes, ou a eliminação dos 32 pixels já consiste no próprio Overscan?

3- E quanto às margens superior e inferior, não há a necessidade de adicioná-las, ou o Overscan age apenas sobre as margens laterais?

Desculpe se minhas perguntas são muito idiotas, mas acho que uma vez sanadas, ficará fácil fazer os outros DVDs.

Muito obrigado.

Postado
1- O formato que ficará o vídeo será 352X240 NTSC, só que ele será reproduzido na TV 4:3, ou seja, 320X240. A TV tentará "esmagar" o vídeo para caber em 320X240 ou deixará de lado os 32 pixels restantes?
Sinceramente, sei lá...
2- Caso ela deixe de lado, ela fará o Overscan em cima dos 320 restantes, ou a eliminação dos 32 pixels já consiste no próprio Overscan?
Consequência da primeira, sei lá também...
3- E quanto às margens superior e inferior, não há a necessidade de adicioná-las, ou o Overscan age apenas sobre as margens laterais?
Que eu saiba, só age nas laterais mas, se você comprimir nos lados e não o fizer verticalmente vai deformar a imagem.
Postado

Lanczos4Resize(640,440)

AddBorders(40,20,40,20)

ob.s: Uso o AVIXDVD para conversao, nele já tem uma janela onde pode-se

incluir esses scripts para o AviSynth e depois dar um Preview do resultado.

[]s.

Postado

Bom, fiz algumas experiências, e se para alguém interessar...

Testei em uma Philips de 21 polegadas, e usei fontes de vídeo de 320X240, gravei em NTSC 352X240, e os melhores resultados foram obtidos centralizando o vídeo em 320X218, ou seja, deixando 32 pixels de borda nas laterais, em cima e embaixo.

Obviamente que o vídeo foi esticado para caber na TV, portanto usando a mesma relação para uma gravação em NTSC 720 X 480, acredito que podemos deixar o arquivo original mais ou menos em 640 X 400 para obter uma boa relação com o Overscan DESSA TV.

Acho que pra quem não tinha dados em pixels esse já é um princípio.

• 4 semanas depois...
Postado
E com o WinAvi...ninguém usa ele para converter? Alguém sabe se há nele alguma opção para não deixar que a legenda seja cortada?

Da uma olha nesse tutorial ele tem exatamente o que você quer fazer

http://forum.clubedohardware.com.br/index....=0#entry1561041

Se não estiver mais nesse link e porque ele foi movido para a area "Artigos, FAQs e tutoriais" espero que resolva o seu problema =D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...