Ir ao conteúdo

"porque que o meu não da certo?"

felipecabral

Posts recomendados

Postado

Eu montei um mini transmissor de fm seguindo todos os passos q aconpanhava o manual! mesmo assim depois de alguns minutos soldando esse cricuito quando eu liguei não consegui de forma alguma! não e não funcionou, funciona funcionou porém quando eu sintonizo no meu radio fica hoirrivel, contem muito chiado, nem sie o nome disso! to colocando aqui o esquema dele a as fotos que eu tirei! puder me fala o que poderá ser!!! tem qalmura coisa haver com o tamnho do raio da bubina?? sera pra ela ta "tortinha"?

Quem puder me ajuda agradeco desde já obrigado!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot01.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot03.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot06.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/esquema.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Postado

bem... no esquema tem duas bobinas, mas na sua montagem eu so vi uma... ela tem uma "tomada central"?? pergundo porque não estou conseguindo distinguir na foto se term ou não... e se tiver, o manual mandava fazer a bobina assim?

Postado

Problema algum soldar os componentes do mesmo lado das trilhas...

você pode estar tendo um problema pra sintonizar a frequência mais forte tente aumentar o nº de espiras e/ou diminur 1.

Boa sorte!!!

Postado

bem e o que o spinner falou, eu vejo duas bobinas no esquema !!!

a se não me engano o diametro das espiras altera sim!!! assim como você usou o diametro do fio espcificado no projeto ???

Postado

Pessoal quero agrader a voce por terem respondito o topico! Mas não deu certo! eu não sei se e por parte de capacitor ou algo assim! eu desmontei ele e montei novamente essa anteninha o rolinho e mesmo assim nada! agora eu to querendo sabe se alguem pode me passa um layout de un transmisso assim simples so pra poder joga o som do meu computador para o radio dos vizinhos! se alguem pude me aranja o layout feito eu acgradeco valeu ai todos!

Postado

Cara, faltou a bobina L2 mesmo, e a bobina é crítica para freqüência. O transistor tá certo.

Me diga, esse transmissor trabalha com freqüência fixa? Ou é através da bobina a sintonia? :blink:

A forma da bobina e o diâmetro do fio devem ser o mais preciso possível.

Cara, tentei muitas vezes montar um transmissor sem sucesso. Porém a pouco consegui, e foi muito legal! Foi este aqui: Transmissor FM Stereo

É relativamente fácil, dá pra montar naquelas matrizes com furinhos. Só tem que observar a pinagem do CI. Paguei R$4,50 nele. Ainda é stereo tem som muito bom, só que o alcance é de uns 10 - 20 metros.

Postado

A bobina ele montou com uma terminação central L1+L2, só precisa verificar o diâmetro do fio e da bobina.

Pode não parecer mas o mais critico na montagem de um circuito que trabalhe em RF é o layout, a placa.

Pelo que eu vi no seu circuito, você deixou os terminais muito grandes e chegou a dobrar os terminais dos capacitores. Isso em um circuito comum pareceria bobagem mas em RF cada terminal (principalmente dobrado) é equivalente a um indutor em série, no caso do C4(15pF) é mais grave ainda pois a capacitância é pequena principalmente comparado a induntância da montagem!

Dicas para projetar um layout em RF:

1- Faça as trilhas o mais curto possivel, sem curvas exageradas.

2- Faça uma "malha de terra", ocupe a area livre com o terra.

3- Procure usar componentes SMD(se possivel), principalmente na realimentação, para que o estágio seja o menor possivel(incluindo as trilhas) e com isso a estabilidade não seja afetada.

:-BEER

Postado

Qual a fonte você está utilizando???

SE for ligado em uma fonte 12V ela deve ser estabilizada e desacoplada... isso é uma fonte muito boa, se for ligada junto com a fonte do micro você irá ter os ruidos que descreveu... o transmissor também não pode ficar muito próximo do micro senão transmite os ruidos de processamento dele...

Se a fonte ocilar a tensão você irá ocilar a freqüência também... isso vale para qualquer transmisssor destes simples de 1 a 3 transistores

Postado
A bobina ele montou com uma terminação central L1+L2, só precisa verificar o diâmetro do fio e da bobina.

É verdade, observando as ligações percebe-se. Mas a simbologia do esquema não está correta.

Pode não parecer mas o mais critico na montagem de um circuito que trabalhe em RF é o layout, a placa.

Realmente, creio que seja tão importante quanto, ou até mais, afinal qualquer um dos dois são cruciais. Pode-se montar naquelas placas de matrizes com furos, é mais fácil e evita as trilhas longas, só não use muita solda.

Aquela trilha que sai do transistor e liga na bobina que não ficou muito boa. :rolleyes:

Até mesmo chegar a mão perto é suficiente para gerar interferências suficientemente grandes para acausar interferências.

Cara, vê se esta bobina é uma só ou duas. você que tem o manual tem condições melhores de saber.

Postado
Postado Originalmente por rl_korosi@12 de outubro de 2005, 08:37

Pode-se montar naquelas placas de matrizes com furos, é mais fácil e evita as trilhas longas, só não use muita solda.

O problema é que com essas placas fica difícil fazer uma boa malha de terra, eu acho melhor desenhar :-BEER

Postado

vou apenas fazer uma colocação, a montagem de um transmissor por mais simples quie pareça´, é bem complexa, não desanime.

quanto aos ruídos, esta é a pior parte, da muito trabalho filtrar.

há muitos fatores que interferem.

e um detalhe, esperimente, modificar o transisto de saída de potencia, geralmente a alguns 10 anos atras, rss utilizavamos muito os BF, e com eles você terá que procurar um que tenha um bom ganho, do contrario o circuito ficará restrito.

quanto ao formato fisico da bobina ele é importantissimo e muito chato de mexer.

Boa sorte Eduardo Schubert

Postado

O pesoal até agradeco a atencao de todos que me responderam o topico! eu fiz algumas alteracoes como: tirei a bubina e coloquei novamente! conferi todas as soldas pra ve se não estava encoostando! refiz a bulbina para tenta por em um circulo mas perfeito! e depois disso a grande supresa!! não funcionou! vou venta monta nessa aprainha ai cheio de furinho que o pessoal falou ai em cima! desde já agradeco a atencao e o empenho de todos em ajudar!

Postado

Esse esquema é bem parecido com o que eu fazia na minha epoca de eletrônica no senai e o que me parece é que você está errando na bobina de L1 e L2

no esquema parece ser duas individuais, más na pratica é apenas

uma com derivação central, e a distancia entre espiras tambem afeta

geralmente são de 1 mm bem como o diametro em média fica em torno do

diametro da caneta bic lembre-se que mais ou menos espiras vai enfluenciar

muito na freqüência

espero ter ajudado mais do que atrapalhado

Boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...