Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mouse gera ou recebe interferencias


erimouse1

Posts recomendados

Oi pessoal, para um trabalho da faculdade estou precisando de uma informação, se os mouses estiverem dentro de um campo eletromagnético, ele é capaz de intererir nesse campo, como uma caixa de som, distorcer o som; ou se num campo, o mouse pode ter seu funcionamento distorcido?

Minha ideia é que não, pois o posicionamento é óptico, tanto os de bolinha quanto os ópticos, certo? O único que eu pensei que possa ter problemas são os sem fio por rádio. Quem puder dar informações mais detalhadas, por favor poste aqui.

Se alguém já teve prolemas ou viu acontecer algo de anormal, poste o modelo, marca, o gerador de campo, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

Sou engenheiro eletrônico e acredito que o mouse não seja capaz de interferir em um campo, exatamente por não emitir ondas eletromagnéticas significativas. Eu nunca ví um mouse sem fio por rádio, mas se existem, eles são os únicos que podem provocar algum tipo de interferência.

Quanto a receber interferências, todos estão sujeitos por se tratar de equipamento eletrônico. Basta, por exemplo, uma onda eletromagnética ter o mesmo comprimento de onda que o tamanho de alguma trilha do circuito do mouse para que essa trilha vire uma antena e absorva parte da onda, inteferindo no seu funcionamento. Como você disse, o posicinamento é óptico, mas todo o processamento é eletrônico, e eletrónica é uma m... para receber interferência.

As chances disso acontecer são remotíssimas, mas existem.

Para você ter uma ideia de chances remotas mas que acontecem: eu trabalhava em uma montadora de veículos e um dia um carro apresentou um problema absurdo, impossível de imaginar. Toda vez que esse carro (um único carro dentre os milhões que circulam pelas ruas) passava debaixo de um linhão de transmissão de energia elétrica, o carro morria. Era batata! O problema era que a onda eletromagnética gerada pelo linhão interferia nos sinais de comunicação da injeção eletrônica do carro. É mole? Foi só trocar o módulo de injeção do carro que nunca mais deu problema.

André  :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida, valeu mesmo. É que pretendo fazer um mouse pad com base de chapa galvanizada e me aconselharam pesquisar antes sobre essa possibilidade. A menos que eu tenha o azar como o do carro, é quase impossível o mouse magnetizar a chapa e posteriormente receber interferência do mesmo não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já observei algo interessante nesse sentido: Estava construindo um transmissor e um receptor de FM enquanto regulava as frequências, observei que quando mexia no mouse do computador (o receptor estava numa frequência indeterminada) ou ouvia um apito no autofalante. Suponho que não fosse o mouse que gerasse a interferência e sim o processador ou as memórias do computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz uma busca por "interferencia de radio" no forum e achei este tópico, tenho um problema sério e gostaria que vocês me ajudassem.

É o seguinte, moro não muito longe de uma estação de radio que tem uma antena de transmissão bem grande, e das 6h as 18h é praticamente impossivel me conectar a internet ou usar o computador por culpa da interferencia que ambos recebem da radio, o mouse trava constantemente e no telefone da pra escutar a programação da radio! Mas depois das 18h, o sinal da rádio some e tudo volta ao normal...

Queria saber se tem algum jeito de filtrar isso(ao menos pro computador) com algum nobreak ou estabilizador... Uso um filtro de linha bem fuleiro que parece não filtrar é nada!

Bom espero que me ajudem, pois pretendo fazer um upgrade na minha maquina e temo que os periféricos novos sejam danificados por isso.

Abraços!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema, creio eu, não está relacionado à eletricidade, por isso, não há filtro que resolva. O problema é que o computador opera a 66/100/133 Mhz e rádio FM vai de 88 a 108 MHZ, muito próximo e como a potencia do seu é menor, é ele que interfere no seu e não o contrário :) .

Não sei do que se trata, mas já vi caixas de som com blindagem eletromagnética "para não interferir no monitor" (as caixas eram bem potentes e grandes), se alguém souber exatamente o que é, pode aplicar no gabinete ou sei lá.

Quanto a internet, o acesso é por rádio ou fio? Fio (cable, adsl ou dial-up) é só por num conduíte blindado, mas se for por rádio, aí não sei :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Cara, eu não tenho a menor ideia se gera ou recebe.

Só sei que se eu deixar o fio do meu mouse junto da do fio das minhas caixas de som próximos um do outro, ao mexer com mouse eu escuto um barulhinho nas caixas, tipo um "trrrrriiiiic, triiiiic" bem baixinho. É como se o cursor tivese som ao ser movimentado. Engraçado que não tem nada a ver com a placa de som, pois usando fone de ouvido na mesma saída e com o mesmo mouse não tem barulhinho nenhum.

Espero que essa informação ajude aí.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Com esses posts estão interessantes, acabei me lembrando quando morava em Fortaleza, por ali na Beira-mar. Tinha um pentium 200. FSB de 66mhz. não sei se era só a instalação elétrica do prédio, quando alguém ligava o fogao elétrico (aquele barulho tzzzzzzz conhecido), saia nas caixas de som! :huh:

Mas não era só isso... Eu mexia o mouse e saia também na caixa de som! um trtrtrtrtrtrtrtrtrtr bem baixo, como um carro que passa bem rápido em varios ´silencionadores´ na estrada. Já tentei mudar o driver, e só resolveu quando troquei o PC para um superior (500mhz, FSB de 100mhz) :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!