Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Socorro! Explodi um Dell Dimension


hoo

Posts recomendados

Pessoal,

Tragédia... eu um pobre operário tive o desprazer de fazer Kabum no Dell aqui da empresa.

Explico.

É um DELL Dimesion 4700 (petium IV HT Dual Serial ATA e bla bla bla...).... e estava operando normalmente quando pela segunda vez em 2 meses o fuzivel do estabilizador não aguenta e rompe o filamento.

Sem nenhum outro estabilizador por perto, resolvi meter o dell direto num filtro de linha (duh!!). Até aí tudo bem, mas aqui a tensão é de 220W, o DELL estava em 110 (e eu sabia!!) so que eu colocar o dito cujo no filtro, ele resolve macabramente se ligar sozinho (procedimento ***** padrão desses DELL!!). Moral da história, a fonte não durou 0,1segundo e foi o maior Kabum....

2 Observações!

- Primeiro: Que @#$@ de fonte é essa que custa 300 reais e não segura nem um segundo em 220??? No mínimo essas porcarias tinham que se autoregular.

- Segundo: Eu fui ingenuo (tá, fui burro...), em colocar primeiro no filtro de linha pra depois mudar a chave seletora de tensão...mas eu juro que não lembrava que o maldito ia ligar sozinho!!!!

Então, alguém sabe se é possivel recondicionar a fonte original ou se tenho que tomar essa bela facada mesmo???

E mais....será que foi somente a fonte???? Ai ai ai....se foi mais que isso... alguém vai pra rua...

Valeu a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente as fontes têm um fisível em seu interior. Porém, como você diz que fez "kabum", acho que foi pro brejo mesmo. Há quem conserte, não conheço local que faça isso e creio que o conserto possa ficar caro.

Creio que a fonte seja uma desta

Será que esta não serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoo@19 de outubro de 2005, 17:17

Pessoal,

Tragédia... eu um pobre operário tive o desprazer de fazer Kabum no Dell aqui da empresa.

Explico.

É um DELL Dimesion 4700 (petium IV HT Dual Serial ATA e bla bla bla...).... e estava operando normalmente quando pela segunda vez em 2 meses o fuzivel do estabilizador não aguenta e rompe o filamento.

Sem nenhum outro estabilizador por perto, resolvi meter o dell direto num filtro de linha (duh!!). Até aí tudo bem, mas aqui a tensão é de 220W, o DELL estava em 110 (e eu sabia!!) so que eu colocar o dito cujo no filtro, ele resolve macabramente se ligar sozinho (procedimento ***** padrão desses DELL!!). Moral da história, a fonte não durou 0,1segundo e foi o maior Kabum....

2 Observações!

- Primeiro: Que @#$@ de fonte é essa que custa 300 reais e não segura nem um segundo em 220??? No mínimo essas porcarias tinham que se autoregular.

- Segundo: Eu fui ingenuo (tá, fui burro...), em colocar primeiro no filtro de linha pra depois mudar a chave seletora de tensão...mas eu juro que não lembrava que o maldito ia ligar sozinho!!!!

Então, alguém sabe se é possivel recondicionar a fonte original ou se tenho que tomar essa bela facada mesmo???

E mais....será que foi somente a fonte???? Ai ai ai....se foi mais que isso... alguém vai pra rua...

Valeu a todos.

Antes de comprar uma fonte nova, teste o computador com uma fonte genérica, pra ver se pelo menos ele ainda funciona. A fonte que o colega acima propos no primeiro link não deve te servir, pois é uma fonte de servidor, e o teu Dell Dimension 4700 é um desktop comum, portanto deve ter uma fonte padrão ATX12V. Se o computador está em ordem e quiser comprar uma fonte nova pode optar entre:

- pagar os 300 reais que a Dell está pedindo, e pode confiar que a fonte é boa e vale, pois se optar pelo que te direi abaixo, você vai ter um certo trabalho;

- pagar cerca de 200 reais por uma fonte Seventeam de 350Watts, porém preste atenção pois o gabinete da Dell tem uma furação diferente da maioria dos gabinetes e você vai ter de usar uma serra tico-tico pra abrir espaço pra tua Seventeam ( e por isso pense seriamente na fonte Dell de 300 reais!).

- tentar consertar a fonte que você queimou, e eu não sei onde, talvez na Sta Efigênia em São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu aí Alexandre, mas infelizmente não é nenhuma dessas 2 fontes (na verdade são BEM diferentes..mas mesmo assim...obrigado!!)

Fgomide, vou passar essa ideia do Mcgyver e anotar para uma outra situação. Vou mesmo mandar vir uma nova da DELL. O preço definitivamente não justifica a qualidade dessa fonte.... estourou o capacitor - e por algum motivo - o fuzivel estava INTACTO.

Nem vou me dar a mais trabalho nenhum...tirar essa fonte do gabinete rebitado da DELL já foi pentelhação suficiente!

Valeu a todo, mas vejo q a DELL é um escoro necessário paro resto da vida em quem compra um PC dela.

[]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoo@19 de outubro de 2005, 20:48

valeu aí Alexandre, mas infelizmente não é nenhuma dessas 2 fontes (na verdade são BEM diferentes..mas mesmo assim...obrigado!!)

Fgomide, vou passar essa ideia do Mcgyver e anotar para uma outra situação. Vou mesmo mandar vir uma nova da DELL. O preço definitivamente não justifica a qualidade dessa fonte.... estourou o capacitor - e por algum motivo - o fuzivel estava INTACTO.

Nem vou me dar a mais trabalho nenhum...tirar essa fonte do gabinete rebitado da DELL já foi pentelhação suficiente!

Valeu a todo, mas vejo q a DELL é um escoro necessário paro resto da vida em quem compra um PC dela.

[]

Talvez você tenha alguma razão nessa afirmação final, mas posso te garantir uma coisa: se você comparar um computador Dell com qualquer outro montado pela grande maioria do pessoal que vive do mercado cinza, o Dell dá de 20 a zero! A qualidade do gabinete e as soluções de cooler da Dell são excelentes. Sem contar que a Dell só usa placas-mãe da Intel e componentes de boa procedência. E o serviço de atendimento e garantia são outro diferencial. Logicamente isso tem um preço acima do que você encontra na praça, mas um computador simples da Dell que custa hoje cerca de 1200 reais é muito superior a qualquer coisa que te ofereçam por ai 'montado' pelo mesmo valor.

E com relação à fonte, uma fonte de qualidade mínima está por volta de 200 reais, o que é cerca de 30% mais em conta do que a fonte da Dell. Sob esse aspecto não considero o valor da Dell tão elevado, se bem que fica mesmo a impressão de você estar compromissado com a assistência técnica deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoo@19 de outubro de 2005, 20:48

valeu aí Alexandre, mas infelizmente não é nenhuma dessas 2 fontes (na verdade são BEM diferentes..mas mesmo assim...obrigado!!)

Fgomide, vou passar essa ideia do Mcgyver e anotar para uma outra situação. Vou mesmo mandar vir uma nova da DELL. O preço definitivamente não justifica a qualidade dessa fonte.... estourou o capacitor - e por algum motivo - o fuzivel estava INTACTO.

Nem vou me dar a mais trabalho nenhum...tirar essa fonte do gabinete rebitado da DELL já foi pentelhação suficiente!

Valeu a todo, mas vejo q a DELL é um escoro necessário paro resto da vida em quem compra um PC dela.

[]

É mesmo, deveria ter pesquisado o modelo antes, pois as fontes ue citei são para um servidor de verdade.

Bem, pelo que vejo esse Dell não é grande coisa, deve ser bem econômico quanto à energia elétrica. Você pode pegar uma fonte VeryCom AP-450DX que tem 423W Reais e é de qualidade custando menos de 100 Reais, porém a furação do gabinete parece ser diferente, mas nada que não se dê um jeitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por hoo@19 de outubro de 2005, 20:48

valeu aí Alexandre, mas infelizmente não é nenhuma dessas 2 fontes (na verdade são BEM diferentes..mas mesmo assim...obrigado!!)

Fgomide, vou passar essa ideia do Mcgyver e anotar para uma outra situação. Vou mesmo mandar vir uma nova da DELL. O preço definitivamente não justifica a qualidade dessa fonte.... estourou o capacitor - e por algum motivo - o fuzivel estava INTACTO.

Nem vou me dar a mais trabalho nenhum...tirar essa fonte do gabinete rebitado da DELL já foi pentelhação suficiente!

Valeu a todo, mas vejo q a DELL é um escoro necessário paro resto da vida em quem compra um PC dela.

[]

Só um comentário sobre o que você escreveu acima....

Os fusíveis normalmente só se rompem quando a corrente (medida em ampers) ultrapassa o limite para qual o fusivel foi projetado. Em relação a tensão ai tanto faz, pode-se usar 110V ou 220V com o mesmo fusivel (tem um limite máximo, mas estes fusiveis comuns aguentam 220V tranquilamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo carvalhoso,

como comentado, eu abri a fonte e encontrei um capacitorzão de todo tamanho completamente fumado. Você sabe se é possível um recondicionamento desta fonte?? A minha única alternativa viável é tentar consertar esta, ou então, cair nas garras da DELL.

Eu creio na qualidade dos produtos dela...certamente compartilho da opiniao de que será uma máquina mais confiavel que pc´s made in "logo ali" com peças do Paraguai. Eu so questionei o seguinte:todos compatilham de que fonte boa não queima de bobeira. E essa queimou instantaneamente. Se fosse boa deveria ter aguentado um pouco mais! Alias... é inaceitavel essas fontes não serem de auto-ajustaveis. Mas..quem pagaria o salario dos funcionarios sem esse cofrinho né??

[]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem provável que tenha ocorrido a queima de mais componentes além do capacitor. Procure por componentes em curto-circuito, que é o que normalmente ocorre nestes casos, além de capacitores estourados.

Esse tipo de defeito não é dos mais difíceis de consertar em eletrônica. Procure também por trilhas rompidas na placa de circuito impresso.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se queimou só o capacitor então é só substituir...

Se queimou mais alguma coisa ai tem q saber o que foi tambem, ai o melhor seria levar para alguema eletrônica.

Outra alternativa é comprar uma fonte para PC comum, provavelmente as tensões de saida desta fonte da DELL e das comuns são as mesmas e se você notar que o encaixe ou alguma outra coisa é diferente ai você pode trocar fio, cabos, carcaça,.... Aproveitar a placa da fonte nova na carcaça da antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!