Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avanço em Games


dexter_maxmouse

Qual versão de DirectX/OpenGL evoluiu + em relação à anterior?  

  1. 1. Qual versão de DirectX/OpenGL evoluiu + em relação à anterior?

    • DirectX 6
      0
    • DirectX 7
      0
    • DirectX 8
    • DirectX 8.1
    • DirectX 9
    • DirectX 9c (Atual)
    • OpenGL 1.3
      0
    • OpenGL 1.4
      0
    • OpenGL 1.5
      0
    • OpenGL 2.0 (Atual)


Posts recomendados

Ai, pra vocês qual versao de DX/OpenGL melhorou + a qualidade dos games em relaçao a anterior?

Eu n tenho opiniao formada ainda por n conhecer games em DX5 (anterior ao 6)/DX6 (anterior ao 7) e nunca vi nenhum game em OGL 2.0, visto q DOOM3 é em OGL 1.? (1.4 ou 1.5) e Quake 4 só vi SS nem sei q OGL ele usa)...

Fica no ar essa questao, em homenagem aos velhos tempos de Quake 1/2/3, Doom1/2, otros + q n lembro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos !!

Eu votei no 9.0c. Mas eu acho que o DirectX (falo isso porque só conheço sobre o DirectX, então não posso opinar sobre o OpenGL), desde 0 8.1 veio mostrando uma melhoria notável na qualidade de imagem com o SM 1.4 2.0 e 3.0.

O número de instruções do Pixel Shader aumentou bastante do 1.4 pro 3.0 (não lembro agora, mas eu acho que é coisa de 10.000 instruções a mais).

Falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a questão dos shaders, eles foram incluídos no DirectX 8, que pra mim por isso mesmo foi a versão que mais trouxe novidades em relação a anterior.

Quanto a OpenGL, não posso afirmar nada, mas creio que a versão que mais trouxe novidades em relação a antecessora foi o pacote de extensões 1.3 (que nem está listado aí).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@07 de novembro de 2005, 17:10

Quanto a questão dos shaders, eles foram incluídos no DirectX 8, que pra mim por isso mesmo foi a versão que mais trouxe novidades em relação a anterior.

Quanto a OpenGL, não posso afirmar nada, mas creio que a versão que mais trouxe novidades em relação a antecessora foi o pacote de extesões 1.3 (que nem está listado aí).

É por isso que eu não opinei, pois se você não tem conhecimento de "uma parte" não poderia (na teoria) pontuar a "outra" pois seria uma covardia, de certo modo...

Tipo, o Sombra_XXI mesmo notou uma da versões importantes do OpenGL que não está listada acima...

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o DirectX 8 poderia ter levado o meu voto pelas inovações trazidas, mas somente o DirectX 9 trouxe a precisão e a infra-estrutura necessárias para atingir o nível gráfico que as engines gráficas proporcionam hoje, por isso leva o meu voto.

Infelizmente o OpenGL hoje é restrito à porquíssimos títulos, e realmente vem apresentando uma evolução muito lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão difícil, pois é uma questão de marketing. Tem gente aqui que nem sabe que faz o OpenGL (Gente=Eu :D ). O OpenGL parece (na minha opinião) uma mosca morta na indústria dos jogos, pois se um jogo é feito em DirectX geralemente o jogo faz alguma menção ao próprio. Mas e o OpenGL ?

Fora os jogos que vocês citaram, não conheço mais nenhum que suporte OGL.

Falou !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FVaZ*@08 de novembro de 2005, 12:55

Essa discussão difícil, pois é uma questão de marketing. Tem gente aqui que nem sabe que faz o OpenGL (Gente=Eu :D ). O OpenGL parece (na minha opinião) uma mosca morta na indústria dos jogos, pois se um jogo é feito em DirectX geralemente o jogo faz alguma menção ao próprio. Mas e o OpenGL ?

Fora os jogos que vocês citaram, não conheço mais nenhum que suporte OGL.

Falou !!!

Na indústria de jogos realmente o OpenGL perdeu muito espaço, mas se tratando de programas profissionais (3ds Max, Maya, etc) é a API dominante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dexter_maxmouse@08 de novembro de 2005, 21:36

PS: não sei editar topico, c não eu incluia o OpenGL 1.3. Alguem sabe algum site q mostre uma comparaçao de API´s assim? COM SS

Screenshots não fariam diferença, já que a diferença entre as duas APIs é estrtural.

Mas aqui tem as diferenças básicas entre as duas APIs:

http://www.devmaster.net/wiki/Direct3D_vs._OpenGL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lembro de jogos que usavam DX5. Importante salientar que do 3 pulou direto para o 5, não me perguntem por quê. Desse até o 9c eu já joguei no mínimo um jogo que utilizava cada Directx. Apesar da resposta ser muito vaga, num conceito geral, acho a maior evolução do 6 para o 7.

Não só na questão gráfica, mas sim na atualização de todos os controladores envolvidos em jogos. Não é a tôa que ainda vemos muitos efeitos gráficos trazidos pelo Directx 7 nos jogos atuais. A evolução do 8 em diante não foi tão "bombastica" quanto essa foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: sem dúvida nenhuma meu voto vai para o OpenGL 2.0, fiquei impressionado com os graficos apresentados nos ultimos lançamentos.

A API pode não está muito popular nos games de PC, mas esta muito presente nos consoles da nintendo e da sony.

sempre considerei a mesma melhor que o Direct3d (com escessão do 8.1, que me agradou muito), pois sempre apresentou graficos bons com desempenho muito agradavel (com escessão da ultima versão que apesar de apresentar maravilhosos gráficos, quando usada ao máximo requer um hardware robusto).

agora eu fiquei na duvida c foi o 8 ou 8.1 q incluiu shaders, pra mim foi o 8.1, mas n sei agora...

Os shaders foram introduzidos no directx 8 com apenas 12 instruções por vez, mais isso parecia pouco e logo logo a microsoft lançou o 8.1 essa capacidade foi aumentada para 22 instruções, esse lançamento um em cima do outro é que confunde saber em qual das versões foram introduzidos o Pixel Shader e o Vertex Shader.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!