Ir ao conteúdo

Problemas com a net do ubuntu

metalicarus

Posts recomendados

Postado

Instalei o linux ubuntu, mas não sei como conectar na net com ele, e também nem sei como se usa o wine e também não sei como se instala as coisas. Sera q vocês poderiam me explicar essas 3 coisas resumidamente para mim neste topico e não me redirecionar para outro? Se puder eu agradeço muito.

OBS: meu modem é um D-link roteador(400kbps). Vlwssss!!!!!!!

Postado

Bem, se o modem é roteador mas está operando em modo bridge, entre em Aplicações > Sistema > Terminal e digite pppoeconf para configurar o ADSL, respondendo as questões apresentadas na tela. Agora se o modem está operando mesmo como roteador clique em Aplicações > Sistema > Rede. Clique na sua placa de rede (Conexão Ethernet) e em seguida no botão Propriedades. Na próxima janela marque "Habilitar essa conexão" e em "Configuração" coloque "DHCP". Clique em OK e em seguida "Ativar". Desse modo o acesso à Internet estará ativado.

Fico devendo as respostas para as outras questões, já que não estou com o Ubuntu instalado no momento.

post-6209-13884898915959_thumb.jpg

post-6209-13884898916245_thumb.jpg

Postado

Fala camarada, beleza?

Se não me engano, esse Ubuntu é baseado no Debian, assim, pra instalar os programas você pode utilizar o apt-get (não sei se já vem configurado) ou baixar o arquivo .deb e instalar pelo terminal

Na primeira opção, basta digitar em um terminal, logado como root o comando:

apt-get install nome_do_pacote <-- instala

apt-get remove nome_do_pacote <-- remove

Se prefere baixar e instalar os pacotes .deb, basta num terminal logado como root usar o comando:

dpkg -i nome_do_arquivo <-- instala

dpkg -r nome_do_arquivo <-- remove

Obs.: Nesse caso, tem que indicar o local onde o pacote está. Por exemplo: quando você abre um terminal, por padrão, já estará na pasta /home/usuario, mas suponhamos que você (assim como eu) baixe os programas para uma outra pasta, que chamaremos de downloads, nesse caso o comando seria dpkg -i /home/usuario/downloads/nome_do_pacote.deb

Lembrando que o apt-get tem outras funções, como baixar os arquivos sem instalar por exemplo, mas não lembro do comando, sugiro dar uma olhada na ajuda do apt-get, basta num terminal digitar: man apt-get

Você pode ainda, instalar os programas a partir do seu código fonte (geralmente arquivos .tar.gz ou tar.bz2), nesse caso, consulte os arquivos que vem junto do programa (install, makefile, etc) pra saber quais comandos usar, mas adiantando: geralmente são: make, make install (esse ultimo como root), alguns ainda usam o comando configure, mas como eu disse, consulte antes os manuais pra saber melhor.

Agora, o wine:

Ele serve pra que possa rodar e utilizar programas feitos para o windows no linux

Supondo que já tenha instalado o wine, para instalar um programa, basta usar o comando wine seguido do caminho do executável. Exemplo:

Queremos instalar o office 97 no linux, não sei pra que, já que temos o openoffice :blink: mas é só como exemplo.

Nesse caso colocamos o cd-rom do office na bandeja, montamos o cdrom (# mount /mnt/cdrom) e usamos o comando:

wine /mnt/cdrom/setup.exe (não lembro se precisa estar logado como root)

A instalação corre normalmente, como no windows (com serial e tudo) e ao final, são criados os atalhos na sua área de trabalho

Não lembro em que pasta são instalados os programas, quando lembar eu ponho aqui.

Caso os atalhos não sejam criados, basta em um terminal, usar o comando:

wine /local_onde_esta_o_programa/nome_do_programa.exe

Obs 2: Caso queira rodar jogos, é preferível que use o cedega, que funciona de maneira parecida, mas é próprio para jogos.

Qualquer coisa posta aí

Postado

poxa galera, eu tinha essas 3 duvidas tambem

como são coisas simples, é difícil achar em um manual granda extamente o que a gente ta procurando...

to com uma duvida basica tambem, quando você usa o ap-get, ele instala direto da net os programas, certo? mas onde ele vai buscar esses programas pra instalar? existe um servidor de programas só pra isso?

existe uma lista de pacotes que a gente pode instalar?

[]'s caras

Postado

cara, se você tiver com o apt-get bem atualizao, você pode usar o Adicionar/remover programas no menu principal...

para atualizar o apt-get você pode abrir o terminal (console) e digitar como root

# apt-get update

o apt-get busca os pacotes nos servidores que estáo no arquivo sources.list

mas quase todas as distribuições tem um lugar no seu site onde você pode baixar os pacotes individualmente.

mas eu, particularmente, acho a melhor forma de instalar pacotes, usando o synaptic, que é um programa que ao marcar para instalar qualquer programa, ele já adiciona suas dependências automaticamente. algo que eu acho que o synaptic não tem mas eu acho muito bom, é a possibilidade de instalar pacotes deb ou rpm apenas com o clique nos arquivos, o kpackage no kde tem essa possibilidade.

para instralar use o comando

# apt-get install synaptic

Postado
Postado Originalmente por César Romero@21 de novembro de 2005, 15:16

poxa galera, eu tinha essas 3 duvidas tambem

como são coisas simples, é difícil achar em um manual granda extamente o que a gente ta procurando...

to com uma duvida basica tambem, quando você usa o ap-get, ele instala direto da net os programas, certo? mas onde ele vai buscar esses programas pra instalar? existe um servidor de programas só pra isso?

existe uma lista de pacotes que a gente pode instalar?

[]'s caras

Faaaaala Curinga!! Beleza?

Bom, vou te explicar, pra isso meu filho vem cá hahahahah :P

É o seguinte, como nosso amigo aí acima disse, o arquivo source.list é onde contem a lista dos servidores ondem serão baixados os pacotes. Geralmente é o servidor onde está o repositório oficial. Por exemplo o Debian tem o packages.debian.org.

Se você quiser consultar os programas disponíveis pode usar o Synaptic no modo gráfico, ou no modo texto usar o comando apt-cache search nome_do_programa.

No mais, manda um alô pra tia do "Bátima", Ok?

Inté :P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!