Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock num athlon xp 2.8


bblipinski

Posts recomendados

:muro: Olá! Tenho um Athlon XP 2.8 GHz e gostaria de saber se alguém tem alguma experiência de overclock destes processadores.

Configuração:

processador: Athlon XP 2.8 + 2.08MHz socket A

RAM: 1 pente 512Mb 333 MHz

placa mãe: Elitegroup (ECS) com chipset via kt400/A

placa de vídeo não integrada Radeon 9200 128Mb

A bios é controlada por Phoenix Technologies LTD versão R01-A1

(12/02/2003-km400-8235-6A61ye1bc-00)

Utilizando o Sandra, descobri que ele funciona com FSB de 166MHz x 25. Achei estranho este multiplicador alto e tentei procurar no setup, mas não encontrei informações sobre o ele, apenas sobre o FSB que é este mesmo. Há uma liberdade em redefinir este valor para um valor entre 166 e 199MHz.

Aparentemente, para fazer o over basta mudar este valor, mas tenho uma certa insegurança em fazer isto. Procuro respostas para as seguintes perguntas:

É só fazer isso mesmo? Quais são os riscos? Também gostaria de saber algo sobre esta placa mãe. Alguém a conhece? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha um desses, na verdade o multiplicador é 12.5 (12,5 * 166,66 = 2083,33), não sei porque o seu sandra ta mostrando o dobro ¬¬

cara... nunca mexi com nenhuma placa com esse chipset, mas, como a minha que era um chipset de modelo mais novo não tinha pci lock, acredito que a sua também não tenha, e, se piorar o seu multiplicador deve estar travado também, então o seu over poderá ser limitado pelo fsb máximo que você vai poder colocar.

eu abri um tópico parecido a respeito disso, la você pode ver que um over alternativo que eu fazia era mantendo o multiplicador em 12,5 e subindo o fsb pra 187... não ia mais do que isso por causa da falta do pci lock (lembrando que sem pci lock o barramento pci sobe junto com o fsb e causa instabilidade no sistema)

teoricamente eu concluiria que esse também possa ser seu limite de over (até que é razoavelmente bom esse over)

É só fazer isso mesmo?

se o seu multiplicador estiver travado em 12,5 e sua placa-mãe não tiver pci lock, é só fazer isso mesmo, subir o fsb até mais ou menos 185~187

Quais são os riscos?

VÁRIOS. todo mundo que faz over corre vários riscos sendo os principais:

- queima do processador por superaquecimento

- danos em praticamente qualquer peça (placa-mãe, processador, HD, memória) por culpa de uma fonte com potencia baixa e má qualidade nas tensões de saída

- corrompimento de dados no sistema e nos arquivos caso o pc reinicie durante uma gravação de arquivo

- corrompimento e perda da BIOS da placa mãe caso o pc sofra instabilidade no momento em que você está salvando as configurações do setup (na maioria desses casos a placa-mãe fica inutilizável)

- na falta do pci lock um aumento no clock da pci pra valores acima da margem de segurança que todos dizem ser em torno de 36~37mhz pode causar queima de placas que estejam encaixadas na pci (e na agp também)

não tenho conhecimento suficiente pra dizer nada a respeito dessa placa mãe, todas as informações que eu levei em conta pra dizer do seu over se basearam no chipset que você disse que ela usa

inclusive, no chipset kt600 o fsb 200 corresponde a uma nova contagem do clock da pci pelo uso de um novo divisor pra se obter o clock da pci (ex.: 166/33mhz, 187/37mhz, 199/39mhz, 200/33mhz e assim por diante), e no caso do kt400 acredito que se por o fsb em 200 a pci vai pra 40mhz (o que é extremamente perigoso)

aí vai o link do topico que eu criei

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=332829

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Obrigada pelos seus esclarecimentos!

Fiz um over mudando o fsb para 170MHz e tudo funcionou bem! Porém não houve aumento significativo na velocidade então, fiz de novo colocando 175MHz para o fsb. O pc rebootou tranquilamente e aparentemente tudo funcionou bem! As temperaturas do processador e da cpu não tiveram aumento significativo e a tensão no core subiu de 1.61 para 1.63. Achei razoável. A velocidade aumentou para 2.187MHz, mas quando fui rebbotar para aumentar o fsb mais um pouquinho, o pc não entrou nem prá fazer a contagem de memória. Então desliguei à força e liguei novamente. Rebootou normalmente! Mas fiquei com receio, sem saber o que poderia ter causado a falha e entrei no setup para recolocar a frequência normal, 166MHz.

Rodei o sandra novamente e agora ele me mostrou o multiplicador como sendo 12.5x. Não querendo abusar, mas você poderia me esclarecer sobre o que é o tal pci lock que você falou? E como eu posso descobrir se o pc tem isso ou não?

Obrigada! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o clock da pci é obtido através de uma fórmula:

FSB/x

onde x é um valor la, normalmente entre 4 e 6

tanto teoricamente, quanto na prática, quando se aumenta o fsb, esse x não é alterado, causando um resultado maior, e assim uma freqüência de trabalho na pci maior do que o padrão

acontece que placas com pci lock ignoram essa fórmula e definem o clock da pci num valor fixo (33mhz) independente do FSB... pra você poder subir tranquilamente o FSB sem se preocupar com o valor do clock da pci

provavelmente o seu chipset não tem esse x como 6 nos fsb mais altos... então quando você por o FSB em 200 ele não vai dividir por 6 pra obter 33 (200/6=33) e vai continuar dividindo por 5 (200/5=40) te impossibilitando a trabalhar com esse fsb

os riscos de uma placa sem pci lock com fsb alto são de danos às placas colocadas nos slots pci, pois elas saíram de fábrica padronizadas pra trabalharem com uma via de comunicação com o chipset a 33mhz (agp também sofre porque ela sempre é igual a pci*2... subiu o clock da pci, subiu o dobro no clock da agp)

como já é muito veiculada a informação, todos nós quando mexemos num pc sem pci lock, não passamos de 37 no clock da pci... praticamente em todos os casos esse é o limite de estabilidade do pc

mas no caso do seu que não deu boot, parece ser falta de vcore e de uma fonte boa pra aguentar a sobrecarga

ah... e faltou dizer, até onde eu sei, somente as motherboards pra socket A com chipset NForce tem pci lock ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!