Ir ao conteúdo

Arrumando .IFO e .BUP de DVDs

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Pra quem já viu, certa vez postei que estava procurando algum programa parecido com o Shrink ou o DVD2One que também fosse capaz de compactar o áudio para AC3.

Pois bem, me indicaram o RATDVD. Só que este programa é inviável de usar na minha máquina, pois, quando fui fazer um teste, já deviam ter passado em torno de 3 horas e a compressão ainda estava em 10% (Do DVD para RATDVD).

Portanto, procurei outra alternativa. Até que consegui. Tive uma trabalheira, mas consegui fazer o vídeo ficar com os AC3 2.0 e 5.1, ao invés de um PCM 2.0 e um AC3 5.1. No processo todo tive que usar DVD2One, VobEdit, TMPG AC3 Plugin, DVD-lab PRO e o IFO Edit (além de ter feito experiências com o IFOupdate).

Está tudo funcionando, menos a seleção de capítulos. No computador ela fica toda "doida" e trava (ainda não testei no player de mesa, quando testar posto o resultado). Normalmente, acontece de o capítulo ir bem mais pra frente no vídeo do que deveria, além de o vídeo travar logo em seguida.

Acredito que esse problema tenha sido gerado quando eu substitui os vobs correspondentes ao vídeo principal.

Eu não sei direito como é a estrutura de capítulos de um DVD, mas pelo que vi, os capítulos são definidos em um arquivo separado do vob.

Eu gostaria de saber se existe algum programa que me permita fazer a correção desses capítulos. Talvez o próprio IFOEdit, mas eu não encontrei nada que relacionasse os capítulos com a estrutura dos VOBs.

Se alguém souber, também gostaria de aprender o que que os programas de compressão fazem para corrigir os capítulos pois, depois de comprimir o DVD, os capítulos continuam funcionando, sendo que os vobs foram alterados.

Por favor, eu peço a ajuda de vocês pois, se conseguir resolver esse último impasse, será um grande ganho para o processo de ripagem de DVDs sem perder recursos, pois já será fácil e bem mais rápido substituir o áudio PCM por AC3.

O procedimento é trabalhoso, mas é fácil bem mais rápido do que o RATDVD

Postado

paulohvs,

As marcas de capítulos estão nos .IFO... o IFOEDIT deveria te ajudar, mas não sei se ele faz isso... quero crer que as "marcas de capítulos" são feitas em termos de VOB + tempo e estão dentro dos IFOs...

Crie um filminho qualquer com o LAB, sem capítulos e depois crie outro, como o mesmo filminho, cheio de marcas de capítulos... edit os IFOs, compare... pode ser que assim você descubra...

Postado

Elmo

Eu também imagino que os capítulos sejam definidos por tempo e/ou frames.

Eu até salvei com o IFOupdate as marcas de todos os capítulos. Até seria fácil eu utilizar o mesmo vídeo e definir os mesmos capítulos utilizando frame index.

Eu até peguei os IFOs do DVD original e, até onde consegui, comparei com os do DVD encodado com o DVD2One. Eu não achei diferenças na parte que, eu acho, faz a indicação dos capítulos.

Estou achando também que possa ter alguma coisa haver com o tamanho do VOB.

Assim que tiver tempo, vou fazer um teste inserindo um arquivo PCM para aumentar o tamanho do VOB. Se os capítulos começarem a entrar mais cedo, então estará confirmada a hipótese de o tamano do VOB influenciar.

Digo isso pois, no caso atual, um dos capítulos deveria entrar em 6min mais está indo direto para 14min.

Eu já testei o DVD no aparelho de mesa. Como esperado, está se comportando igual ao PC, só que sem travar.

Também reparei um probleminha de falta de sincrônia dos áudios (estão adiantados), mas isso é outro caso que provavelmente foi culpa do processo de demux e que não deve influenciar nos capítulos.

Postado

paulohvs,

Eu entendo que os VOB são menores porque a qualidade da imagem diminuiu... mas a quantidade de frames e tempo não se alteram, senão ele passaria mais rápido ou mais lento...

Postado

Elmo

Na verdade, o vídeo não se alterou.

O que eu estou fazendo é preservar o vídeo e comprimir o áudio.

É por causa disso que eu quebro tanto a cabeça, pois é certeza que o tempo e a quantidade de frames continuam inalterados. Portanto, independente de a seleção de capítulos ser marcada por frames ou por tempo, deveria ter funcionado.

Contudo, terei que abandonar esse teste por uns tempos, pois, acidentalmente, acabei alterando alguma coisa nos IFOs originais.

Mas, de qualquer modo, ainda busco uma solução para esse problema pois, certamente, ainda serão feitos outros projetos que necessitarão de tal recurso

Postado

Elmo

Recentemente eu eu rêli o seu tutorial sobre a proteção ARccOS e vi uma informação que confima a minha suspeita.

Lá está dizendo que na TOC do DVD (pelo que entendi essa tabela está dentro dos arquivos .IFO) estão inseridas informações sobre a posição física dos arquivos no DVD.

Isso explica porque os capítulos estão indo em posições muito mais a frente do que o normal (um capítulo na posição de 6min está indo para a posição de 14min). A quantidade de frames continua a mesma, só que o lugar onde esses frames estão gravados no DVD muda.

Acredito que no script contido nesses arquivos, além da indicação do frame, também deve haver uma indicação da posição fisica desse frame.

Portanto, além das alterações no tipo do arquivo de audio, também me parece necessário alterar essa tal de TOC.

Se isso for muito complicado, vou acabar desistindo do método que estou usando para comprimir o áudio do DVD.

Postado

paulohvs.

Toda mídia de CD ou DVD, contendo qualquer tipo de arquivos, possui na TOC a informação no nome do arquivo, data de criação, tamanho etc, inclusive onde ela está localizada fisicamente na mídia...

Somente os DVD de filmes possuem os arquivos IFO e ele são na forma de um script que diz onde começa e termina um capítulo, a navegação do DVD, etc...

São duas coisas distintas... no IFO não diz onde está fisicamente o capítulo, etc... quem diz é a TOC... o IFO pode dizer, em termos de frames, em que ponto do arquivo começa o capítulo X e onde termina, etc...

Postado

Deixa eu passar de fininho por aqui, que o papo tá muito sério....

Num to intendendo nadinha...

só passei pra dizer OI e parabéns pelas explanações... Muito bom... Apesar de eu não entender...

Postado

memibibi,

Quem chegar perto do micro, tem que saber... se você não sabe, vamos as explanações mais refinadas... hehehe... estou começando a falar difícil... influência da área de gravador de mesa...

Pense: você salva um arquivo no HD e desliga o micro e vai dormir... quando você acordar, se o HD não der pane, o arquivo está lá, a salvo e você pode recuperá-lo a qualquer momento, ou para ler, ou deletar, ou etc... se você levar o HD para outro micro, o arquivo vai junto...

você faz isso automaticamente, e nem se lembra que por trás dos cliques do mouse existe um sistema operacional gerenciando todo o micro... como é que o SO vai saber onde está o arquivo para disponibilizar para você... isso tem que estar escrito em algum lugar, tipo, o arquivo foto_bibi2.jpg está localizado no setor xyz do HD, foi salvo no dia tal, tem tantos bytes de tamanho, não foi deletado ainda (está ativo), possui o atributo de R (somente para leitura), ou H (oculto) ou S (sistema), ou A (não lembro o nome correto), está localizado no(s) setor(es) abcde do HD, etc... essas informações compõem a tabela de alocação de arquivos (FAT 16 ou FAT 32)... mas as FAT possuem alguns limites... acho que nem o Bill imaginava que os HD seriam imensos... então a MS desensolveu o Windows NT (new tecnology) e com ele surgiu a NTFS (new tecnology file system) em substituição a FAT... é um super aperfeiçoamento da FAT e continua a ter as mesmas informações anteriores mas os limites ficaram menos restritivos... por exemplo, na FAT 16, os nomes dos arquivos podiam ter até 8 caracteres mais 3 de extensão... na FAT 32 podem ter até 256 caracteres mas o tamanho dos arquivos é limitado a 4 GB... no NTFS são também até 256 caracteres, mas o tamanho dos arquivos podem atingir não sei quantos terabytes cada um...

O mesmo ocorre com os disquetes... ele também tem um referencial contendo o mesmo que contém a FAT 16/32...

Uma fita de dados (DAT) de um grande computador, também tem um referencial para se poder gravar e depois localizar as informações...

O mesmo nos CD e DVD... apenas que nessas mídias essas informações serão gravadas na FAT da mídia, chamada de TOC (table of contents) - tabela de conteúdo...

Se ainda não entendeu, fale agora que explicarei mais um pouco... :hehehe:

Viu... é moleza entender isso tudo...

:natal:

Postado

Já que a TOC é a mesma coisa das tabelas de arquivos dos sistemas FAT e NTFS, então isso elimina completamente a hipótese que comentei em meu último post nesse tópico.

Sendo assim, volto a estaca zero.

É muito estranho. Mesmo mantendo o mesmo vídeo (apenas estou mudando um dos áudios), aparece esse problema dos capítulos.

Não acredito que seja alguma proteção mal resolvida, pois o decrypter passou normal e sem acusar nada, além de que o vídeo reproduz normalmente.

Uma coisa muito estranha que reparei é que, quando coloco o vídeo (seja o VOB original ou o mesmo "demuxado"), o tempo do vídeo no DVD-lab é indicado como contendo 10h e alguma coisa, sendo que, na verdade, o vídeo tem 1h30min.

Contudo, ao indexar os frames, os capítulos são inseridos nas posições corretas no caso do vídeo demuxado. O problema de usar esse arquivo é que, não sei porque, o áudio perde sincronia com o vídeo no final do show.

Já no caso de usar o VOB original (unido em um só arquivo pelo DVD-lab), ele marca os capítulos nas posições certas só que, depois de compilar o DVD, os capítulos não funcionam, todos apontam para o início do show. Abrindo com o IFOedit, reparei que todos os capítulos são iguais.

Seria isso um bug do DVD Lab? Depois testo em outro programa de autoração só pra testar mesmo.

O meu real objetivo é encontrar uma forma de trocar o áudio PCM por AC3 diferente do RATDVD, isso porque esse programa é inviável de se usar.

Já cheguei perto, fazendo demux apenas do vídeo principal, convertendo o áudio, muxando tudo novamente e, por fim, editando os IFOs do DVD com o IFOedit para indicar que o áudio não é mais PCM, mas sim um AC3.

Neste método só falta entender porque os capítulos ficam doidos e como corrigir. Contudo, estou disposto a testar outros métodos diferentes deste e do RATDVD.

Postado

paulohvs,

Creio que no VIDEO_TS.IFO está escrito onde começa o capítulo, em termos de "tempo"... você disse que todos estão com o mesmo valor, portanto recomeçam na mesma posição... experimente mudar esses valores, para confirmar se os pontos de recomeços mudam... agora, acertar os inícios dos capítulos dessa forma é coisa pra maluco...

você pode tentar pelo Shrink... abra o DVD, mude para Re-author, adicione o TITLE 1, corte o depois do primeiro capítulo, adicione novamente o TITLE 1 e corte o antes e o depois do segundo capítulo... etc, etc, etc... ao fazer o BACKUP, cada pedaço do TITLE1 será um capítulo... mas isso é uma maneira de contornar o problema... no DVD LAB PRO você faz isso, inserindo marcas... acho que você pode fazer isso a partir de VOB... pelo menos a partir de áudio/som separado em MPEG 2, você poderá fazer...

Postado

Elmo

Até que seria fácil acertar as posições usando o IFOEdit pois eu tenho todas as marcas (Frames e tempos) salvas em um arquivo. Portanto, era só ir e colocar o que está nas anotações.

O problema é que não consigo fazer essa edição com o IFOEdit. Se alguém sabe como editar pontos de capítulos com o IFOEdit, por favor, poste aqui.

Uma observação é que é necessário alterar no Video_TS.IFO e no VTS_01_0.IFO, ou seja, nos dois aquivos que fazem menção ao vídeo.

Acho esse problema estranho porque o Lab coloca as marcas normalmente. O Bug acontece só na hora em que ele compila (isso só quando uso o VOB original, pois se eu fizer o processo de demux os capitulos ficam normais, só que o áudio perde sincrônia).

Tá aí e a luta continua. Assim que tiver tempo testo pelo shrink.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!