Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

No caso de uma gaveta USB como a que você descreveu você não ganhara nada em velocidade independente do HD que você utilizar na gaveta, porque ele sera limitado a velocidade das portas USB da sua placa.

A maioria das gavetas USB que testei conseguem no maximo uma taxa de transferencia em torno de 89 MB/s, ou seja, inferior a um HD ATA-133 ou um SATA-150.

Eu no seu caso pensaria em um upgrade de placa mãe.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Olá Luciano :D

A grana TÁ MEIA CURTA no momento :chicote:

Mais, grato pelo esclarecimento :D

Ia fazer um gasto e ficar decepcionado com o resultado :muro:

Inté :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<blockquote><span style="font-family:Arial"><span style="color:#3333FF">Olá Pessoal,

Muito boas as postagens que encontrei aqui.

Só ficou restando uma dúvida: Como posso saber o modelo do meu sata ? Onde eu acho o número que o indica ? Tipo: no meu tem na parte de trás, em baixo do código de barra daquele selo que está colado no Hd um número: "S/N: SO8HJ1TP115299". Seria isso, e se não, onde acho o número que indica o modelo do Hd visto que o meu é um samsung de 160Gb ?

</span></span></blockquote>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa mãe P4S800D-X aceita NCQ? Eu tentei entrar em contato com a Asus, mas eles ainda não me responderam. Isto tem mais de duas semanas!

Outra coisa: só os hd's da Seagate têm NCQ ou osWestern Digital também têm?

Muitíssimo obrigado!

Sim sua placa mãe aceita o NCQ e sim outros fabricantes também tem HD´s com suporte ao NCQ e no caso especifico que você citou (Western Digtal) eles chamam o NCQ de TCQ (Tagged Command Queueing)... mas é a mesma tecnologia.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá,

estou com um problema relacionado ao meu hd SATA (Seagate). Antes deu instalá-lo, eu tinha um hd ide antigo, de 40gb, e o winxp estava instalado nele.

Quando eu comprei o hd SATA, eu instalei o windows xp nele também. Fiz a instalação normal, utilizei o disquete com os drivers do hd pro xp poder vê-lo. Pois é, o que acontece é o seguinte:

Quando eu tiro o hd antigo do pc (desconecto o cabo de energia dele) e tento entrar normalmente só pelo hd sata, não funciona. Dá erro de boot!

Só que eu não sei o porque disse. O normal seria ele iniciar mesmo sem um dos hds, certo?!

Desde já, Obrigado!

Pedro Márcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa vai pro Luciano Roberto que pelo que vi é o que mais manja do assunto aqui. é lógico q se outra pessoa souber eu agradeço.

Minha placa mãe é uma Intel D945GCL, ela é simples mas pelo que vi aceita SATA II.

Seguinte, tenho um HD Samsung SP1604n ATA 133 que por sinal é reconhecido como ATA 100. Quero comprar um SATA II de alto desempenho e usar os dois. 1) Vou ter aqule problema da velocidade ser limitada pelo mais baixo? Ou necessariamente as controladoras PATA e SATA são diferentes? 2) Essa placa não tem suporte a RAID, mesmo assim vou ter que instalar aqle disquete no início da instalação? Ou vai direto? Os drivers são instalados em que momento da instalação? porque pelo menos pro meu PATA eu num instalei driver nehum.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Pessoal do CDH,

Primeiramente estou postando para avisar que depois dessa difícil transição do Fórum, que espero tenha sido para melhor, estou de volta a ativa e pronto a ajudar a responder suas duvidas em relação a parte que humildemente tenho um pouco de conhecimento "ARMAZENAMENTO".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei um HD 320 GB SATA seagate (ST3320620AS).

Instalo o HD na CPU e quando reinicio , trava o POST. Nada de reiniciar a maquina.

Minha placa é uma P5P800 SE.

Jumpeei para 150 no HD e nada tb.

Tenho um HD sata 160 GB instalado. Funciona tranquilo.

Aguem poderia me dizer como fazer?

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estou com problemas na instalação do win xp sp2 de um hd samsung sata sp0812c numa placa mãe a7v600-x , coloquei no setup da seguinte forma:

On board ATA enable;

On board ATA device first enable;

Other boot device scsi;

O hd aparece após rodas o post;

Na inicialização do winxp foi acionado a tecla f6 e fornecido o driver gerado no disquete pelo makedisk vindo no cd da placa mãe , após as confirmações , o computador , vai para tela de enter p/ instalar, r p/ recuperar e f3 para sair e deste ponto não obedece nenhum dos 3 comandos.

Alguém pode me ajudar? Ficaria muito grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano eu postei este problema no forum de disco rigidos e só agora verifiquei que você está ajudando por aqui: o meu problema é que não consigo instalar meu hd sata ST325062AS de 250gb..quando conecto os cabos e ligo a maquina ela aparece no inicio (acho q é bios né) como primario e master mas quando da o boot pelo cd simplemente nao aparece nada...ele aparece no setup também só na hora do principal q é formatá-lo ele nao "existe".

o que devo fazer? o jumper esta p/ limite de 1,5gb e minha placa mãe é a p4S800d da asus.

me ajuda aí meu caro...um grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe M2N-E está chegando, e ela tem suporte a SATA 300 (SATA-II).Atualmente tenho um HD SATA 150.

Agora queria saber se eu colocando outro HD SATA-II junto com o SATA-I, este SATA-II vai funcionar na velocidade de 150?? porque pelo q li no primeiro post de explicação fala isso, só que acrescenta que vai depender se a placa mãe tiver 2 controladoras.

Será que esta placa mãe (M2N-E) não tem 2 controladoras que faz com q os dois HD's trabalhem na velocidade real (150 e o outro 300).???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe M2N-E está chegando, e ela tem suporte a SATA 300 (SATA-II).Atualmente tenho um HD SATA 150.

Agora queria saber se eu colocando outro HD SATA-II junto com o SATA-I, este SATA-II vai funcionar na velocidade de 150?? porque pelo q li no primeiro post de explicação fala isso, só que acrescenta que vai depender se a placa mãe tiver 2 controladoras.

Será que esta placa mãe (M2N-E) não tem 2 controladoras que faz com q os dois HD's trabalhem na velocidade real (150 e o outro 300).???

Olá Amigo,

As placas mães atuais permitem que você instale os dois Hd´s e que cada um trabalhe em sua velocidade nativa, mas por via das duvidas (ja que não são todos chipsets que fazem isso) eu verificaria se a sua placa mãe não tem 2 controladoras (coisa normal hoje em dia) e instalaria cada um em uma das controladoras.

A proposito, diferente do que o amigo ali em cima disse, é possivel sim montar um RAID0 com um HD SATA-150 e outro SATA-300, apesar de ser altamente não recomendavel.

Luciano eu postei este problema no forum de disco rigidos e só agora verifiquei que você está ajudando por aqui: o meu problema é que não consigo instalar meu hd sata ST325062AS de 250gb..quando conecto os cabos e ligo a maquina ela aparece no inicio (acho q é bios né) como primario e master mas quando da o boot pelo cd simplemente nao aparece nada...ele aparece no setup também só na hora do principal q é formatá-lo ele nao "existe".

o que devo fazer? o jumper esta p/ limite de 1,5gb e minha placa mãe é a p4S800d da asus.

me ajuda aí meu caro...um grande abraço a todos

Amigo o seu problema é simples, você precisa do Disquete com os drivers da sua controladora SATA para poder fazer o CD do windows reconhecer o seu HD SATA, verifique o CD que veio juntamente com a sua placa mãe e procure o arquivo Pre-instal SATA ou algo do genero... com esse arquivo crie o disquete com os drivers e no inicio proceda como você esta fazendo, só que ao dar o boot pelo cd de instalação do windows fique atento e tecle o F6 no momento certo para instalar esses drivers SATA da sua controladora. Isso fara o seu HD passar a ser reconhecido normalmente e você conseguira concluir a instalação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola; boa noite, o assunto é o seguinte : eu não sei mais o que fazer para a minha placa mãe reconhecer meu hd...minha p´laca mãe é uma a8v-x só aceita sata 1 sendo que meu hd é sata 2 aí eu segui o conselho do forum e jumpeei para ficar como sata 1, mas o estimado ficou na mesma . ja ta tudo configurado na bios.....o que pode ser ? eu peguei o jumper do drive de cd ! sera esse o problema??? porque sera que quando eu mudo a bios para RAID (só para testes) o mesmo é reconhecido ? (trava na inicialização)e se eu deixa como ta ele trava no reconhecimento da bios e eu sou obrigado a desligar ele... pelo amor de Deus me deem uma luz..ja não aguento mais >>>>:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola; boa noite, o assunto é o seguinte : eu não sei mais o que fazer para a minha placa mãe reconhecer meu hd...minha p´laca mãe é uma a8v-x só aceita sata 1 sendo que meu hd é sata 2 aí eu segui o conselho do forum e jumpeei para ficar como sata 1, mas o estimado ficou na mesma . ja ta tudo configurado na bios.....o que pode ser ? eu peguei o jumper do drive de cd ! sera esse o problema??? porque sera que quando eu mudo a bios para RAID (só para testes) o mesmo é reconhecido ? (trava na inicialização)e se eu deixa como ta ele trava no reconhecimento da bios e eu sou obrigado a desligar ele... pelo amor de Deus me deem uma luz..ja não aguento mais >>>>:angry:

Existem duas possibilidades para o seu problema;

1-) A controladora SATA da sua placa Mãe esta Desabilitada e isso impede o reconhecimento. Para verificar entre no SETUP e na guia Advanced procure por OnBoard Devices e veja se a opção OnChip SATA ROM (ou algo similar) esta habilitada (enable). Estando habilitada veja se o modo de trabalho do seu HD esta em IDE e é assim que ele deve ficar... apesar de ser um HD SATA...

2-) Retirando o jumper do seu CD-rom provavelmente ele esta sendo reconhecido como slave e se existir outro HD instalado juntamente com ele no mesmo cabo (é logico que estamos falando aqu de um HD IDE) este ultimo pode estar em conflito caso esteja jumpeado para Cable Select e estiver na ponta errada do cabo ou como Slave também...

Verifique isso e caso não consiga fazer esse seu HD funcionar poste novamente que darei um passo-a-passo bem mais detalhado para a sua placa mãe.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, minha dúvida foi sanada logo na entrada, pois tenho condições de comprar um S-ATAII Western Digital 320Gb 7200rpm 16Mb 3.5'' por R$ 195,00 aproximadamente, e minha placa é uma Asus K8V-X SE não tem suporte para SATA 300.

Sempre confiei e gostei de participar deste forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!