Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Pessoal, aproveitando esse tópico..eu estava lendo mas não via nada a respeito. Vejam minha configuração na minha assinatura. Quero colocar mais um HD SATA SP2504C 250GB da Samsung na minha máquina. Pelo que eu saiba tenho que executar um procecimento especifico para colocar esse HD pra Rodar. Na verdade eu quero aumentar a capicidade de armazenaemento da minha maquina 40 + 80 + 250. No de 40 e 80 ambos tem o Sist. Operacional instalado quero fazer o mesmo. Posso instalar o HD na maquina sem sistema operacional como se fosse um pasta? Pela minha configuração vocês acham que isso vai funcionar? ou eu realmente tenho que instalar o sistema operacional?

Aguardo retorno.

Valeu

Você não precisa instalar o sistema operacional nesse HD para utilizar ele somente para armazenamento como você pretende... basta instala-lo fisicamente na maquina e configura-lo ativando as portas SATA no SETUP caso estejam desabilitadas e o HD já sera listado como um novo drive no "meu computador". Agora você deve avaliar instalar o S.O. nesse HD porque apesar de você não precisar considero isso "recomendavel".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tenho um hd sata maxtor diamondmax 10 6L200SO 200GB SATA150

fiz O TESTE COM O HD TACH E ACHO QUE ME FERREI 3.3MB/S E USO DO PROCESSADOR 50%(RECOMENDADO 2%) :ahh:

não SEI O QUE faço já REINSTALEI O WINDOS COM OS DRIVERS DO SATA ATUALIZEI A BIOS PARA A ULTIMA VERSAUM DISPONIVEL.... E CONTINUA A MESMA PORCARIA :muro:

MINHA MAKINA

placa-mãe. P4P800-E DELUXE

PROCE. P4 3.0 800FSB 1MB(L2) HT PRESCOT

MEMO. 1GB DDR CORSAIR

VIDEO. GF FX5200 256MB

ME AJUDEN

mais ALGUMA INFORMACAO PRA ME AJUDAR PERGUNTENNNN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, beleza?..Obrigado pela resposta. Quais sao os parametros que você entende como "recomendavel"instalar o S.O nele?..Eu quero usa-lo para armazenar videos e musicas e um arquivo ou outro pesado.

abraço.

Não sei se você sabe mais o HD mencionado eu considero o HD mais rápido da Samsung e um ótimo HD, além de ser uma tecnologia mais atual (pois presumo que os seus outros HD´s sejam IDE) e com o sistema operacional instalado nele você tera um desempenho bem melhor do que com os seus atuais.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você sabe mais o HD mencionado eu considero o HD mais rápido da Samsung e um ótimo HD, além de ser uma tecnologia mais atual (pois presumo que os seus outros HD´s sejam IDE) e com o sistema operacional instalado nele você tera um desempenho bem melhor do que com os seus atuais.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

E ai Luciano, beleza? :-BEER

Sim claro.......Se for instalar o S.O eu seiq ue preciso fazer um procedimento, parece que é gravar um disco de boot etc. ou desligar os demais HDS e instalar o S.O com ele sozinho na maquina?

Eu fiz o que tu disse, já tá la..so que tá reconhecendo somente 40GB partiçao NTFS. Normal isso?

Se puder me passar as intruçoes de como fazer eu agradeço.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Primeiramente não adianta você fazer um ghost do HD antigo para o novo porque nessa cópia os drivers do HD antigo também seriam copiados e como esse HD não teria o drivers da controladora SATA travaria na tela de inicio do Windows XP. A melhor opção e instalar o outro HD e depois copiar os arquivos via explorer normalmente.

Quanto ao chipset ele é um SATA-1,5Gb/s e se no seu caso ele não esta reconhendo o seu HD que é SATA-3Gb/s basta realmente instalar o jumper de limitação que você encontra no manual do seu HD ou no site da Seagate e é super fácil de ser instalado e não esquecer de instalar o disquete com os drivers da controladora SATA no inicio da instalacao do Windows XP teclando o F6 no inicio da instalação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Obrigado pelas dicas Luciano, desculpe a demora para responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iae gente, eu to com uma duvida:

como eu faço para istalar um HD SATA?? porque eu não tenho nenhum outro HD, no caso eu colocaria um SATA aqui... e no manual da placa-mãe fala que precisa do Win2k ou superior para isso... MAS como eu vou ter um S.O. se não tenho nenhum outro HD ??

e um SATA pode ser particicionado normalmente? igual um ATA ??

*sim, eu nunca tive um SATA

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei; todo bm ¿¿¿

Fiquei com uma dúvida! bm infantil mas não consigo lembrar o que é!

C alguem conseguir me ajudar me explicando o que significa "com NCQ"

No caso o que significa a sigla NCQ?? qual a função; o que mudaria no disco com ou sem isso??]]]

falou...

Pesquise nesse tópico mesmo em paginas anteriores pois já respondi em detalhes essa pergunta.

E ai Luciano, beleza? :-BEER

Sim claro.......Se for instalar o S.O eu seiq ue preciso fazer um procedimento, parece que é gravar um disco de boot etc. ou desligar os demais HDS e instalar o S.O com ele sozinho na maquina?

Eu fiz o que tu disse, já tá la..so que tá reconhecendo somente 40GB partiçao NTFS. Normal isso?

Se puder me passar as intruçoes de como fazer eu agradeço.

Valeu!

Formate o seu HD diretamente pelo Disk Manager do fabricante que ele reconhecera a total capacidade, ou então utilize-o exatamente do jeito que esta (reconhecendo só 40GB) e depois com o Partition Magic 8.0 junte o espaço que aparecera como (não alocado) com a partição de 40GB.

da uma analisada no meu problema

http://img185.imageshack.us/my.php?image=imagemvv7.jpg

vou joga fora esse hd

Provavelmente seu HD esta com problemas graves ou então a sua placa não esta habilitada a trabalhar com o seu HD.... de qualquer forma a unica dica que posso te dar (como você não postou a sua configuração) é você instalar o jumper de limitação para SATA-I nesse HD e verificar se a velocidade melhora.

iae gente, eu to com uma duvida:

como eu faço para istalar um HD SATA?? porque eu não tenho nenhum outro HD, no caso eu colocaria um SATA aqui... e no manual da placa-mãe fala que precisa do Win2k ou superior para isso... MAS como eu vou ter um S.O. se não tenho nenhum outro HD ??

e um SATA pode ser particicionado normalmente? igual um ATA ??

*sim, eu nunca tive um SATA

valeu!

O sistema operacional a qual o manual se refere não é o que você já tem na sua maquina e sim qual você ira instalar nesse HD.... e ele pode sim ser particionado normalmente exatamente como os ATA.

aproveitando a mare de duvidas sobre sata...

e normal um HD080HJ ou seja um hd sata II de 80 da samsung reconhecer como capacidade total no windows 74.5 Giga ?

cabei de comprar ele já ta ferrado? :blink:

abraços...

É normal essa capacidade, leia o tópico do meu amigo Sonic;

Porque meu HD não mostra toda a sua capacidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem?

Será que alguém pode me ajudar?

Meu problema foi quando instalei o XP com o HD no modo AHCI. Carreguei os drives pelo disquete e a instação foi tudo ok, mas quando foi inicializar pela 1ª vez, trancou naquela tela azul com mensagens. Mudei na bios o HD para modo IDE e voltou a iniciar normalmente. Desculpe minha ignorância, mas para usar o modo AHCI eu preciso ter dois HDs como em RAID? No meu caso que tenho apenas um HD eu tenho um rendimento melhor usando o HD em AHCI ao invés de IDE?

Estou usando um Seagate SataII-250 numa Asus P5B Deluxe.

Muito Obrigado! Abraços!!!

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem?

Será que alguém pode me ajudar?

Meu problema foi quando instalei o XP com o HD no modo AHCI. Carreguei os drives pelo disquete e a instação foi tudo ok, mas quando foi inicializar pela 1ª vez, trancou naquela tela azul com mensagens. Mudei na bios o HD para modo IDE e voltou a iniciar normalmente. Desculpe minha ignorância, mas para usar o modo AHCI eu preciso ter dois HDs como em RAID? No meu caso que tenho apenas um HD eu tenho um rendimento melhor usando o HD em AHCI ao invés de IDE?

Estou usando um Seagate SataII-250 numa Asus P5B Deluxe.

Muito Obrigado! Abraços!!!

Guilherme

O AHCI (Advanced Host Controller Interface) é apenas um método utilizado para otimizar algumas tarefas em HD´s SATA, boot e aplicações multitarefas e normalmente é encontrado em placas com chipsets intel (como é o caso da sua que alias é uma das melhores placas que conheço).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa luciano3001

estou postando minhas configs para tentar resolver meu problema de lentidao do hd sata

P4P800-E DELUXE

P4 3.0 800FSB 1MB HT PRESCOT BOX

HD MAXTOR SATA 200GB 6L200SO SATA150MB's

MEMORIA CORSAIR 1GB VS1GB400C3

GEFORCE FX5200 256MB 128BIT

onde fica esse junper de limitacao??

tirei meu hd e testei eum uma p4s8x-x e foi tudo bem...

deixei o hd sata na minha makina como slave e coloquei um hd ide de 10gb formatei instalei os drives

o hd de 10 foi beleza no teste :D e o sata bicho fico ruim :(

ai cheguei a uma comclusao minha controladora sata ta com defeito... :muro:

vou sibstituir minha placa maew P4P800E-DELUXE por uma P4V800D-X

sei que é uma grande burrada :muro: que vou fazer mas não tenho muita grana disponivel :(

eu poderia substituir o hd por um ide mas vai sair muito caro... :(

placa maew é minha unica saida :(

o que você me diz da minha decisão e o que você tem a dizer sobre essa placa maew P4V800D-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa luciano3001

estou postando minhas configs para tentar resolver meu problema de lentidao do hd sata

P4P800-E DELUXE

P4 3.0 800FSB 1MB HT PRESCOT BOX

HD MAXTOR SATA 200GB 6L200SO SATA150MB's

MEMORIA CORSAIR 1GB VS1GB400C3

GEFORCE FX5200 256MB 128BIT

onde fica esse junper de limitacao??

tirei meu hd e testei eum uma p4s8x-x e foi tudo bem...

deixei o hd sata na minha makina como slave e coloquei um hd ide de 10gb formatei instalei os drives

o hd de 10 foi beleza no teste :D e o sata bicho fico ruim :(

ai cheguei a uma comclusao minha controladora sata ta com defeito... :muro:

vou sibstituir minha placa maew P4P800E-DELUXE por uma P4V800D-X

sei que é uma grande burrada :muro: que vou fazer mas não tenho muita grana disponivel :(

eu poderia substituir o hd por um ide mas vai sair muito caro... :(

placa maew é minha unica saida :(

o que você me diz da minha decisão e o que você tem a dizer sobre essa placa maew P4V800D-X

Ainda não tenho certeza que o seu problema seja exatamente na sua controladora SATA, porque antes de diagnosticar esse caminho temos que avaliar se o driver instalado é o correto e mais atualizado possivel, se o cabo de dados do HD SATA não esta com problemas (verifique isso urgente antes de qualquer outra decisão), se o HD não trabalha normalmente na porta SATA-2, se mais de um modelo de HD apresenta o mesmo problema na sua placa, etc... Sinceramente falando é muito difícil que o problema esteja na controladora da sua placa.

Quanto a troca de placas, se você tiver certeza de que pra você é a melhor opção, as principais diferenças entre elas é que a sua atual esta equipada com chipset Intel enquanto a outro utiliza chipsets VIA (PT880 ultra e VT8237R+), e a sua placa é Wi-fi enquanto a outra não, porém temos que lembrar que a P4V800D-X é uma placa que oferece tanto um Slot AGP8X quanto um PCI-E x16 (que só funciona como X4) o que é muito raro em placas desse nível, além de ter mais 3 slots CPI convencionais.

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de pegar dois hds sata um de 80 e outro de 120 um samsung e o outro maxtor e todos os doi apresentaram problemas os drives são os mais atualizados segundo a asus já gastei dinhero com cabos sata to com 5 aqui e o problema é o mesmo ...

o problema so c resolve quando eu coloco um hd ide ai fica tudo beleza

so que c eu deixar o ide em master e os dois sata en slave os satas apresentam defeito e o ide não...

já testei meu hd en outro pc e correu tudo bem

eu estava pensando em comprar outro hd ide mas vai sair muito caro...

então a minha solucao mais barata e trocar a placa maew

o que você me diz essa placa que vou pegar???

creio eu que não vai mudar muito a performance pois são praticamente parecidas (Wi-fi não uso ta sobrando aqui) na parte dos ship set acho que não vai mudar muito não( intel e bem melhor )

chipsets VIA (PT880 ultra e VT8237R+) e o ultimo lansamento da via...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você já fez esses testes então o problema realmente esta na sua controladora SATA, então a opção da troca da placa mãe é uma boa opção (infelizmente a sua placa já não esta na garantia, né...) e o modelo que você tinha citado é sim uma otima escolha.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de Agradecer-lhe por esse tutorial. estava com problemas na instalação do Windows XPsp2 em uma placa mãe Asus A7v600-X, o Windows não encontrava o HD SATA maxtor de 80GB, visitei este forum e encontrei a solução. Sou-lhe grato.

Obs: O disquete pode ser feito com os drivers que acompanha o cd de instalação da placa mãe, se não tiver o cd Baixe pelo site do fabricante. :bandeira:

Só me responda uma coisa, como eu faço este disket pelo CD da instalação da placa mãe...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me responda uma coisa, como eu faço este disket pelo CD da instalação da placa mãe...?

Você precisa inserir esse CD em um computador já com Windows instalado e executar um software que normalmente se chama MakeDisk.exe ou Preinstall driver e clicando nesse icone ele já solicitara que você coloque um disquete formatado no seu drive de disquete e criara o disquete automaticamente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá para todos(as).

Eu estou querendo comprar um HD SATA, mas estou em dúvida de qual modelo comprar. Eu gostei do HD160JJ da Samsung, mas não sei se compro ele ou um da Seagate ou da WD.

Alguém poderia me indicar uma boa marca e modelo? Estou querendo um hd SATA de 120 ou 160.

Agradeço pela colaboração.

Abraços!

Pedro Márcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá para todos(as).

Eu estou querendo comprar um HD SATA, mas estou em dúvida de qual modelo comprar. Eu gostei do HD160JJ da Samsung, mas não sei se compro ele ou um da Seagate ou da WD.

Alguém poderia me indicar uma boa marca e modelo? Estou querendo um hd SATA de 120 ou 160.

Agradeço pela colaboração.

Abraços!

Pedro Márcio

Apesar de relativamente antigo eu gosto muito do ST3160827AS da Seagate, já tive alguns deste em minhas mãos e dificilmenta apresentam problemas e tem um ótimo desempenho.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma gostaria de saber c kndo eu ligar no minha placa mãe vai funcionar normalmente não vai keimar minha placa ou meu a hd ? Sera que minha placa mãe tem suporte para HD SATA II? é uma P5PE-VM ASUS. Se eu ligar o HD ela vai apenas ter a mesmo velocidade da sata I né? sera que existe alguma comtrolado que de para ligar sata II no pc ? knto sera que kusta ? vlu abraços por favor me ajudem a resolver este grande problema.

:D Estou com uma HD SATA II NCQ gostaria de saber c kndo eu ligar no minha placa mãe vai funcionar normalmente não vai keimar minha placa ou meu a hd ? Sera que minha placa mãe tem suporte para HD SATA II? é uma P5PE-VM ASUS. Se eu ligar o HD ela vai apenas ter a mesmo velocidade da sata I né? sera que existe alguma controlado que da para ligar sata II no pc ? knto sera que kusta ? vlu abraços por favor me ajudem a resolver este grande problema.

Desculpe por postar novamente é que como da pra ver eu postei errado na de baixo!!! :muro:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma gostaria de saber c kndo eu ligar no minha placa mãe vai funcionar normalmente não vai keimar minha placa ou meu a hd ? Sera que minha placa mãe tem suporte para HD SATA II? é uma P5PE-VM ASUS. Se eu ligar o HD ela vai apenas ter a mesmo velocidade da sata I né? sera que existe alguma comtrolado que de para ligar sata II no pc ? knto sera que kusta ? vlu abraços por favor me ajudem a resolver este grande problema.

:D Estou com uma HD SATA II NCQ gostaria de saber c kndo eu ligar no minha placa mãe vai funcionar normalmente não vai keimar minha placa ou meu a hd ? Sera que minha placa mãe tem suporte para HD SATA II? é uma P5PE-VM ASUS. Se eu ligar o HD ela vai apenas ter a mesmo velocidade da sata I né? sera que existe alguma controlado que da para ligar sata II no pc ? knto sera que kusta ? vlu abraços por favor me ajudem a resolver este grande problema.

Desculpe por postar novamente é que como da pra ver eu postei errado na de baixo!!! :muro:

:bandeira:

Se você instalar um HD SATA-3Gb/s em sua placa mãe que realmente só aceita SATA-1,5Gb/s a unica coisa que pode acontecer é a sua placa mãe reconhece-lo normalmente e trabalhar com a velocidade de um SATA-1,5Gb/s ou no máximo você tera que instalar o jumper de limitação para o seu HD trabalhar como SATA-1,5Gb/s. Existem varias placas controladoras off-board para SATA-II e os valores variam enormemente dependendo da marca e numero de portas e funcionalidades delas... pesquise placas controladoras da Promise, Fasttrack e HighPoint para mais informações.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!