Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Dúvida:

O que é NCQ, seria uma nova versão do TCQ?

Na verdade o são a mesma coisa só que com nomes diferentes porque o termo NCQ (native command queueing) é utilizado por todos os fabricantes, enquanto o TCQ (tagged command queueing) é o termo utilizado somente pela WD (Western Digital).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena troca uma hd sata 1 por um sata 2?? A diferença vai ser grande? Tipo reiniciar mais rápido essas coisas..... :-BEER

Não compensa a não ser que você compre um com mais capacidade de armazenamento e aproveite para comprar já um SATA-3Gb/s, infelizmente o desempenho entre eles não vai ser tão grande quando nós gostariamos que fosse... A verdadeira potencia de um SATA-3Gb/s só consegue ser atingida quando instalamos ele em uma controladora off-board como uma Promise por exemplo, ou então quando instalamos o nosso sistema em RAID 0, nesses casos sim faz muita diferença entre um SATA-1,5Gb/s e um 3Gb/s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

Estou precisando comprar um HD novo (Atualmente tenho um Seagate de 8Gb IDE já bem surrado, rodando Windows XP Profissional e Office 2003), e estou interesado em alguns HDs entre 80Gb e 160Gb. O problema é que minha Placa-mãe, uma GA-8I915ME-GL da Gigabyte, só suporta SATA e os HDs em que me interecei são todos SATA II. Há algum problema nisso?

<div align="right">Obrigado!</div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, vi o tópico e achei interessante postar a experiencia que tive com disco SATA 2 da Seagate.

Há poucos meses tempo adquiri um disco SATA II Seagate (Barracuda 7200.9) Modelo ST3808110AS NCQ e fui instala-lo em uma Asus A7V600X-X, LEVEI UMA SEMANA PARA FAZER RECONHECER O DISCO!!!!! APRENDI ATÉ A ATUALIZAR A BIOS :blink:

Motivo: HD SATAII e a controladora da MB suporta no máximo SATA I

Após ter apanhado durante uma semana para fazer reconhecer o HD, ter consultado amigos CURIOSOS EM INFORMÁTICA (CURIOSOS QUE NEM EU), decidi consultar o manual do HD no site da Seagate e nele constava que não era necessário JUMPEAR pois ele reconhecia automaticamente.... então me lembrei deste pequeno detalhe: Disco SATAII e a controladora da MB suporta no máximo SATA I.... Coloquei o JUMPER e aí consegui fazer reconhecer... FINALMENTE CONSEGUI FAZER RECONHECER :D

Então apanhei mais alguma horas até me dar de conta que tinha que apertar o F6 na hora de instalar o Windows XP..... Hehehehehehehehehe

Pessoal desculpem a minha ignorância, mas foi o primeiro contato que tive com essa interface e achei interessante postar pois acho que mais alguém possa ter tido ou ainda tem o mesmo problema que eu tive....

Um abraço a todos e obrigado pelo POST :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Tenho a configuração:

Abit KN8 SLI

1 GB ram

processador amd 64 3200

HD seagate 250 GB ST3250824AS

Instalei normal, mas uma coisa está me deixando preocupado:

O LED do HD pisca constantemente, com intervalos em torno de 10 segundos.

Já vasculhei tudo e não encontrei virus, espiões, processos suspeitos, nada. Estou desconfiado do HD por isso postei aqui.

Isso é normal?

Obrigado

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

Estou precisando comprar um HD novo (Atualmente tenho um Seagate de 8Gb IDE já bem surrado, rodando Windows XP Profissional e Office 2003), e estou interesado em alguns HDs entre 80Gb e 160Gb. O problema é que minha Placa-mãe, uma GA-8I915ME-GL da Gigabyte, só suporta SATA e os HDs em que me interecei são todos SATA II. Há algum problema nisso?

<div align="right">Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo tópico Luciano! Não sei se vai fazer parte deste tópico ou se tem um mais apropriado, mas aí vai minha questão:

Não estou conseguindo instalar o Windows XP professional por causa da controladora SATA do notebook.

O problema é que o XP não reconhece automaticamente a controladora e solicita o driver da mesma, até aí tudo bem, seria só fazer um disquete e pronto, ficaria feliz para sempre. Mas o problema mesmo é que o notebook não tem drive de disquete e o XP não dá opção de buscar em outro lugar. Será que alguém pode me ajudar com alguma dica?

O notebook é um HP Pavilion dv1648us, está com windows XP home em inglês, a controladora do HDD é Intel 82801GBM SATA AHCI.

agradeço a atenção desde já :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consegui resolver o meu problema.

Que bom... como você fez?

Simplesmente atualizou a BIOS ou integrou os drivers da controladora no CD de instalação do Windows XP??

É util você postar como resolver pois podem existir outros usuarios com o mesmo problema que se beneficiarão da sua ajuda.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi a segunda opção Luciano, coloquei o driver da controladora no CD de instalação do XP usando o software nLite, que por sinal me pareceu muito bom: Fácil de usar e tem muitas opções para personalizar a instalação, além de um fator muito importante é free. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi a segunda opção Luciano, coloquei o driver da controladora no CD de instalação do XP usando o software nLite, que por sinal me pareceu muito bom: Fácil de usar e tem muitas opções para personalizar a instalação, além de um fator muito importante é free. Um abraço.

Legal, esse seria o procedimento que eu indicaria com certeza... inclusive com o nLite que realmente é ótimo para esse fim. Obrigado por contribuir com o tópico.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma placa mãe da Gigabyte GA-8I945G e 2 HD da seagete ST3120813AS Barracuda 7200.9

gostaria de saber se esse hd rola fazer RAID0?

eu pesquisei e achei uma coisa, a minha bios não tem uma opção SATA RAID/AHCI MODE na parte Integrated Peripheralls, bom eu vi isso na MB da GA-8I945G Pro tem alguma diferença?

e tipo conectei esses 2 hds na placa mãe, mais não detecto o raid automatico como faço?

valeu aí pelas respostas ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma placa mãe da Gigabyte GA-8I945G e 2 HD da seagete ST3120813AS Barracuda 7200.9

gostaria de saber se esse hd rola fazer RAID0?

eu pesquisei e achei uma coisa, a minha bios não tem uma opção SATA RAID/AHCI MODE na parte Integrated Peripheralls, bom eu vi isso na MB da GA-8I945G Pro tem alguma diferença?

e tipo conectei esses 2 hds na placa mãe, mais não detecto o raid automatico como faço?

valeu aí pelas respostas ^^

Como você postou a mesma pergunta em dois tópicos, eu vou responder no outro sobre RAID porque tem mais a ver com o seu problema, ok.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um hd samsung 160GB SATA II e uma placa-mãe ECS K8T 890-A. Mas ela não dá boot de jeito nenhum. Meu colega q formatou a máquina pra mim até q conseguiu fazer uns macetes e instalou o XP, mas agora não pega de jeito nenhum. Só consigo ligar em modo de segurança. Ele tentou instalar os drivers do cd da placa-mãe, mas não deu certo. Se alguém puder me ajudar a instalar esse bendito hd sata II na minha placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um hd samsung 160GB SATA II e uma placa-mãe ECS K8T 890-A. Mas ela não dá boot de jeito nenhum. Meu colega q formatou a máquina pra mim até q conseguiu fazer uns macetes e instalou o XP, mas agora não pega de jeito nenhum. Só consigo ligar em modo de segurança. Ele tentou instalar os drivers do cd da placa-mãe, mas não deu certo. Se alguém puder me ajudar a instalar esse bendito hd sata II na minha placa-mãe.

Se o HD esta sendo reconhecido normalmente e somente o sistema operacional é que não esta iniciando corretamente, eu sugiro que você simplesmente formate e reinstale o seu sistema operacional novamente, e já que você vai reinstala-lo crie o disquete com os drivers da controladora SATA e utilize nessa reinstalação do windows que com certeza você não tera mais problemas.

OBS.: Se após esse procedimento você continuar a ter problemas na inicialização poste novamente para podermos ajudar.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de uma ajuda de vocês.

Não estou conseguindo instalar um Sata II (ST3200827AS) na minha Abit Kv8 Pro chipset via VT8237. O Sata não e reconhecido pela placa-mãe. Li em outro forum que este chipset não reconhece Sata II, e verdade? Se for como faço o jump para Sata I?

A minha intenção e copiar todo o HD antigo para o novo usando o Norton Ghost. Seria melhor reinstalar tudo ao invés de fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de uma ajuda de vocês.

Não estou conseguindo instalar um Sata II (ST3200827AS) na minha Abit Kv8 Pro chipset via VT8237. O Sata não e reconhecido pela placa-mãe. Li em outro forum que este chipset não reconhece Sata II, e verdade? Se for como faço o jump para Sata I?

A minha intenção e copiar todo o HD antigo para o novo usando o Norton Ghost. Seria melhor reinstalar tudo ao invés de fazer isso?

Olá amigo,

Primeiramente não adianta você fazer um ghost do HD antigo para o novo porque nessa cópia os drivers do HD antigo também seriam copiados e como esse HD não teria o drivers da controladora SATA travaria na tela de inicio do Windows XP. A melhor opção e instalar o outro HD e depois copiar os arquivos via explorer normalmente.

Quanto ao chipset ele é um SATA-1,5Gb/s e se no seu caso ele não esta reconhendo o seu HD que é SATA-3Gb/s basta realmente instalar o jumper de limitação que você encontra no manual do seu HD ou no site da Seagate e é super fácil de ser instalado e não esquecer de instalar o disquete com os drivers da controladora SATA no inicio da instalacao do Windows XP teclando o F6 no inicio da instalação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Luciano!

Gostaria de saber porque o meu hd s-ata II é reconhecido pelo windows como sendo usb.

e fica aquele icone "remover hardware com segurança"

porque isso acontece? como posso remover isso?

obrigado

Cassio

Olá amigo,

Não tinhas repondido porque existem outras varias mensagens com essa mesma duvida nesse tópico mesmo, mas resumindo é normal o icone remover hardware aparecer para HD´s SATA porque não se esqueça que os Hd´s SATA são Hot Plug, ou seja, podem ser retirados com o computador funcionando exatamente igual aos dispositivos USB. Para retirar esse icone clique na barra do menu iniciar com o botao direito do mouse e clique em propriedades e em seguida em personalizar, então encontre o icone e depois mude de "ocultar quando inativo" para "ocultar sempre" e ele não ira mais te incomodar.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando esse tópico..eu estava lendo mas não via nada a respeito. Vejam minha configuração na minha assinatura. Quero colocar mais um HD SATA SP2504C 250GB da Samsung na minha máquina. Pelo que eu saiba tenho que executar um procecimento especifico para colocar esse HD pra Rodar. Na verdade eu quero aumentar a capicidade de armazenaemento da minha maquina 40 + 80 + 250. No de 40 e 80 ambos tem o Sist. Operacional instalado quero fazer o mesmo. Posso instalar o HD na maquina sem sistema operacional como se fosse um pasta? Pela minha configuração vocês acham que isso vai funcionar? ou eu realmente tenho que instalar o sistema operacional?

Aguardo retorno.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!