Ir ao conteúdo

Doom, Hexen, Heretic e Duke Nukem 3D

Alexandre Ribeiro

Posts recomendados

Postado

Muita gente ainda não sabe e/ou acha ser impossível instalar e jogar os jogos Doom (toda a série, menos o 3), Heretic, Hexen e Duke Nuken 3D que eram jogos baseados no velho MS-DOS em máquinas atuais rodando sob o Windows XP. Alguns deles até rodam, com problemas de compatibilidade principalmente com a placa de som e com desempenho baixo.

Bem, através desse tópico, pretendo ensinar a pessoas que ainda não conhecem os addons para rodar estes famosos jogos no Windows XP (ou qualquer outro). Mostrarei apenas os que eu usei que são extremamente fáceis de configurar e possuem grande qualidade.

Para Doom, Hexen e Heretic: Para rodar esses jogos eu usei o DoomsDay, que nada maisé que uma engine totalmente nova para esses jogos. Ela utiliza os recursos 3D de sua placa de video e suporta tanto o Direct3D como o OpenGL, você pode ir até o site e baixar ou vá neste Link direto. Instale e ele logo irá abrir o assistente de configuração.

Ele é bem fácil de configurar e precisa apenas do arquivo *.WAD de cada jogo, para Doom será necessário o DOOM.WAD. Não é necessário instalar o jogo no PC, apenas pegue o CD do jogo, copie o arquivo para o HD e use-o.

Já para Duke Nukem 3D, voc deve baixar o JFDuke3D, a configuração é bem simples também, porém a qualidade da engine não é tão boa. Ela suporta OpenGL, por isso tenha uma placa de video 3D também. Você só precisará do arquivo DUKE3D.GRP, que pode ser encontrado no diretório onde o jogo foi instalado ou no CD do jogo.

Muito bem, querem um tutorialzinho?

DoomsDay

Primeiro instale o DoomsDay (link no início do tópico), eu instalei no diretório padrão que é C:Doomsday , a seguinte tela irá aparecer:

Como pode ver, são pedidos os arquivos WAD dos jogos. Para facilitar meu trabalho, eu criei uma pasta chamada WADs dentro do diretório C:Doomsday e coloquei os arquivos WAD de todos os jogos compatíveis que eu tenho. Continue e termine a instalação, após a instalação addon estará instalado e funcional, precisando apenas que você configure de acordo com seu gosto.

Instalando Add-ons com modelos 3D

Para Doom: Baixe o arquivo http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge...e-pack-1.01.zip, tem 22MB.

Descompacte ele no diretório C:Doomsday

Agora basta abrir o Kicks.exe e ir na guia Add-ons e selecionar como na foto:

Pronto, execute o jogo e divirta-se.

Para Hexen e Heretic

São bem mais fáceis de serem aplicadas, são menores, porém não possuem a mesma qualidade dos modelos de Doom:

Hexen: Baixe o arquivo http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge...rp-aug-2004.zip.

Crie uma pasta chamada "auto" sem aspas dentro do diretório C:DoomsdayDatajHexen, descompacte o conteúdo do arquivo "jxrp-aug-2004.zip" dentro dela. Pronto, isso fará que o arquivo "jXRP.pk3" seja executado automaticamente junto com o jogo.

Para Heretic: (O mesmo que com Hexen) Baixe o arquivo http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge...rp-aug-2004.zip.

Crie uma pasta chamada "auto" sem aspas dentro do diretório C:DoomsdayDatajHeretic, descompacte o conteúdo do arquivo "jxrp-aug-2004.zip" dentro dela. Pronto, isso fará que o arquivo "jHRP.pk3" seja executado automaticamente junto com o jogo.

Espero ter ajudado a todos os saudosistas que sentem saudades de rodar seus jogos preferidos que são muito mais divertidos que os atuais :P .

Obs.: Os add-ons para modelos 3D não são obrigatórios, caso prefira o jogo do modo que era antigamente, basta não fazer o Add-on com modelos 3D.

Mais abaixo, Add-on para Duke Nuken 3D com modelos 3D.

post-4726-13884899873462_thumb.jpg

post-4726-13884899874022_thumb.jpg

post-4726-13884899874589_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Doomsday é muito legal, já o testei com Ultimate Doom, Doom 2, Final Doom e Heretic, Hexen não cheguei a testar. Eu aconselho a baixar os modelos 3D para usar junto porque sem eles os monstros ficam meio estranhos (ficam unidimensionais, com aparência achatada). Outra sugestão para esses títulos antigos seria usar um emulador de MS-DOS como o DosBox

Postado

Muito bem pessoal, para instalar o pack do Duke Nukem 3D, é só necessário baixar e instala-lo do site Planet Duke ou se preferir pegue o link direto: dn3d_hrp-2005-11-01.exe

É simples demais, é só instalar e ele irá pedir o arquivo DUKE3D.GRP que está no diretório onde o jogo foi instalado, ou então no CD do jogo, você pode escolher manualmente onde está o arquivo ou ele irá fazer uma busca, o arquivo será copiado para junto do pack. Funciona com qualquer versão do jogo, estou usando com o meu Atomic Edition 1.5 sem problemas. As configurações foram aprimoradas, voc pode fazer tudo "in-game", sem necessidade de abrir um programa de configuração. Altas resoluções são suportadas, assim como 32bits de cor e filtragem anisotrópica.

O único problema é fazer o download do arquivo que tem mas de 100MB. Melhor que ficar baixando essas demos de 350MB que você joga por menos de 15 minutos. Você terá um jogo praticamente novo.

Quer ver para crer? Dê uma olhada nas screens do site: http://www.planetduke.com/hrp/screen.htm, o único problema é que são meio pesadinhas.

• 2 semanas depois...
Postado

Bem galera, pra rodar jogos mais antigos, eu uso o DOSBOX, que é um software que emula o ambiente ms-dos. Esses jogos tipo duke que tem problemas com som (não tem opção das placas de som atuais), ele reconhece como a config padrão (sound blaster irq 5....) alem de ter o ajuste de velocidade da emulação (frame rate).

O link para download é esse:

http://dosbox.sourceforge.net

Vale a pena conferir!!!!

Postado
Postado Originalmente por Fabio Jales@16 de dezembro de 2005, 10:47

Bem galera, pra rodar jogos mais antigos, eu uso o DOSBOX, que é um software que emula o ambiente ms-dos. Esses jogos tipo duke que tem problemas com som (não tem opção das placas de som atuais), ele reconhece como a config padrão (sound blaster irq 5....) alem de ter o ajuste de velocidade da emulação (frame rate).

O link para download é esse:

http://dosbox.sourceforge.net

Vale a pena conferir!!!!

Eu uso o DOSBox para rodar jogos bem antigos, como Alone in the Dark, Flashback e Blackthorne. Para jogos que exigem uma configuração mais parruda (qualquer coisa acima de 486 33MHz), o desempenho fica muito ruim. Pois o DOSBox emula um 386DX.

• 1 ano depois...
Postado

Oi!

Eu segui os passos pra jogar Doom2 com o Doomsday mas não deu certo....

O jogo fica muito lerdo e tb não tem texturas (só os inimigos e objetos tem texturas), sem falar que ele trava logo no começo da 1 fase quando eu viro para traz (?)

Será que alguem pode me ajudar?

• 3 anos depois...
Postado

Gostaria de saber se ja aconteceu com alguem. Eu instalei o Doomsday aqui na minha maquina coloquei os addons 3d e rodei o Heretic tudo numa boua... so que quando vou sair do jogo o programa trava tudo.... e so com Crtl+Alt+Del e finalizando ele manualmente para sair. Alguem sabe o porque disso? Lembrando que antes de entrar no Jogo da um aviso dizendo que nao encontrou um tal de glBSB! Aparecendo a seguinte mensagem: WARNING 'glBSP utility not foud'! Sera que pode ser isso?

Ajudem-me por favor!

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Postado

Alexandre, por acaso voce sabe algum tutorial de como jogar multiplayer no doomsday? Exemplo, como criar um host numa maquina e a outra conectar como cliente? Como se joga multiplayer usando o doomsday? Gostaria muito de saber pois ja pesquisei em varios lugares, inclusive em foruns internacionais e nada encontrei!

Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!