Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FONTE BIVOLT SEM SWITCH


dsgbhz

Posts recomendados

Bom gente, eu estou aqui p/ solicitar a ajuda de vocês. Eu tenho uma fonte Lemtec Modelo LC-B400ATX que segundo as especificações do adesivo colado ao lado dela funciona tanto p/ 115 quando p/ 230v, mais na sua parte externa não existe nenhum dispositivo onde eu possa estar mudando a potência da mesma que atualmente é 230v. Queria saber se existe alguma forma na qual eu possa altera-la de 230 p/ 115 volts, podendo assim utiliza-la na minha máquina. Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impossível você mudar a potência da fonte, isso vem de fábrica...

Mas como sabe que ela está configurada para 230V ?!?! :blink:

As fontes atualmente são fabricadas para funcionar na FAIXA d 115V ATÉ 230V ( com algumas variações, dependendo do fabricante ), e não somente nesses dois valores. Se a sua fonte não tem chave, é porque isso é feito automaticamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@08 de dezembro de 2005, 09:45

É impossível você mudar a potência da fonte, isso vem de fábrica...

Mas como sabe que ela está configurada para 230V ?!?!  :blink:

As fontes atualmente são fabricadas para funcionar na FAIXA d 115V ATÉ 230V ( com algumas variações, dependendo do fabricante ), e não somente nesses dois valores. Se a sua fonte não tem chave, é porque isso é feito automaticamente...

As fontes com PFC ativo tem essa flexibilidade e não precisam de chave seletora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@10 de dezembro de 2005, 08:02

Mas até algumas fontes genéricas tem essa característica...

Bom, Satoru, eu não tenho tanto experiência com isso e nunca vi fontes genéricas com PFC ativo. Todas as fontes que já comprei, ou que vi em equipamentos Dell, ou mesmo em sites de venda de hardware ou do próprio fabricante da fonte, e que não tinham a chave seletora de tensão, apresentavam o PFC ativo. E lembro de ter visto em algum site que esta é uma característica inerente ao circuito das fontes com PFC ativo.

Acabei procurando e encontrando esse pequeno artigo sobre o assunto. As fontes com PFC ativo não trazem o seletor de tensão, enquanto aquelas com PFC passivo trazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o fato de ter chaveamento automático não implica na obrigação da fonte ter PFC! O inverso sim!

Pode haver seletor automático e não ter PFC, seja ativo ou passivo!

O circuito de seleção automática não requer mais do que 3 ou 5 componentes e sua função será a mesma desempenhada pela chave manual ou seja, fazer com que o dobrador de tensão opere ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@10 de dezembro de 2005, 13:57

Mas o fato de ter chaveamento automático não implica na obrigação da fonte ter PFC! O inverso sim!

Pode haver seletor automático e não ter PFC, seja ativo ou passivo!

O circuito de seleção automática não requer mais do que 3 ou 5 componentes e sua função será a mesma desempenhada pela chave manual ou seja, fazer com que o dobrador de tensão opere ou não.

Apesar de isso poder acontecer, nunca vi nenhuma fonte sem seletor de tensão e sem PFC ativo ou passivo. Todas que vi sem o seletor traziam o recurso do PFC ativo. Talvez seja uma determinação dos fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, já resolvi meu problema. O que acontece era o seguinte. Não sei porque cargas d'agua, a fonte que eu tinha aqui, apesar de ser bivolt, não possuia aquele switch la proximo aos conectores da tomada. Mais ao abrir uma fonte que possuia e a fonte que apesar de ser bivolt não possuia, vi que ela tinha os locais onde os cabos da chave se encaixam. Soldei os cabos de maneira correta (no SW1 e SW2 indicados na placa), e selecionei p/ 115 volts. Voilá :-BEER a fonte funcionou :P e agora eu to usando ela, já que é bem mais nova :) valeu a todos que tentaram me ajudar :joia: t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!