Ir ao conteúdo

Entre os RPG's qual o estilo de jogabilidade

Questão

Qual dentre os estilos abaixo de RPG's vocês mais gostam?  

1 voto

1. 1. Qual dentre os estilos abaixo de RPG's vocês mais gostam?

• Daqueles que você aponta com o mouse e clica pras coisas acontecerem.
    • Daqueles que parecem jogo de ação em terceira pessoa, com combos e tudo mais.
    • Nenhum destes (descreva seu estilo)

Posts recomendados

Postado

curto RPGs tipo Chrono trigger e Final Fantasy ahh bons tempos do SNES e imaginar q naquela época o jogo já tinha uma porrada de finais diferentes...

Postado
Postado Originalmente por gandalfnho+13 de dezembro de 2005, 12:15-->
A grande maioria dos que joguei são do estilo aponte e clique, a única exceção acho que seria Deus Ex. Mas o que geralmente mais me chama a atenção num RPG é primeiro a história, depois a jogabilidade.

Cara se eu seguisse (?é assim que escreve?) seu lema eu ia ser viciado em lineage que tem uma história bem legal mas uma jogabilidade massante, tanto que eu odeio o jogo...

Acho eu que um rpg de jogabilidade ruim tem uma longevidade muito curta, você enjoa, cansa... (pelo menos comigo é assim) muito rapidamente, porém um com uma história simples ms jogabilidade muito boa garante horas e horas de diversão (pelo meos pra mim²)

Postado Originalmente por Fabio Luiz@13 de dezembro de 2005, 13:34

concordo, alguns rpgs hoje em dia nem podem ser chamados de rpgs, um exemplo é o fable, que é um jogo de ação em 3º pessoa, quase não tem dialogos e pode ser fechado em um dia...

jogabilidade tem que ser como a de final fantasy, chrono trigger(de preferência como chrono trigger em que você vê os monstros e pode fugir deles, no ff os monstros aparecem do nada  <_< ), etc

Esse estilo é bastante antigo.. é o action RPG...

...zelda é um grande exemplo desse estilo. :joia:

Bablo@13 de dezembro de 2005, 14:20

Pra mim o melhor estilo de jogos de RPG são os com mouse mesmo, com um enredo muito bom e possibilidade de várias alternativas de caminho e finais diferentes.

Ainda não vi nada que supere Baldur´s Gate 2 e NeverWinter Nights.

Jogos de turno não me agradam, muito chato e irritante os combates.

Baldur's Gate é em turnos :goff:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Pack Man@13 de dezembro de 2005, 15:46

Baldur's Gate é em turnos :goff:

Baldur´s Gate não é em turnos, é em tempo real, em turnos seria Fallout, por exemplo.

Postado
Postado Originalmente por gandalfnho@13 de dezembro de 2005, 17:19

Baldur´s Gate não é em turnos, é em tempo real, em turnos seria Fallout, por exemplo.

loles vou pegar o manual do meu baldur´s gate pera ai...

Aee no capitulo sobre combate citam sobre os tais turnos...

e no Multiplayer cita sobre o jogo ser assicrono...

talvez entendi errado :rolleyes: mas nefim eu entendi issae :D:tantan:

[]'s :joia: :palmas:

Postado
Postado Originalmente por Bablo @ 13 de dezembro de 2005@ 14:20

Pra mim o melhor estilo de jogos de RPG são os com mouse mesmo, com um enredo muito bom e possibilidade de várias alternativas de caminho e finais diferentes.

Ainda não vi nada que supere Baldur´s Gate 2 e NeverWinter Nights.

NeverWinter Nights é em turnos.......

Postado
curto RPGs tipo Chrono trigger e Final Fantasy ahh bons tempos do SNES e imaginar q naquela época o jogo já tinha uma porrada de finais diferentes...

Sou fanático por RPGs de SNes, até hoje jogo (alguns termino várias vezes)

Nem todos, os combates do já citado Chronno Trigger de SNes é em uma espécie de turno, mas não são turnos exatos, você faz um ataque e tem que esperar seu personagem se recuperar para atacar de novo, a mesma coisa ocorre com o inimigo, só que se seu turno chega e você não faz o ataque o inimigo não tem que esperar seu ataque para fazer o dele, é tudo bem dinâmico!

Na minha opinião Chronno Trigger atingiu a perfeição dos combates em turnos de RPG, além de ótimos outros elementos.

Questão, te aconselho a jogar este jogo para ter uma ideia do que estou falando e tentar fazer algo neste estilo, que agrada até quem não é fã do gênero.

Cara se eu seguisse (?é assim que escreve?) seu lema eu ia ser viciado em lineage que tem uma história bem legal mas uma jogabilidade massante, tanto que eu odeio o jogo...

A jogabilidade de Ogre Battle para SNes e N64 são bem simples, e é impossível se cansar de jogar por causa da história, que tem várias possibilidades de se aliar a outros personagens, finais diferentes e fases secretas. (não estou falando da série Tactics, estou falando do original, que se joga em um mapa)

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por seomadruga@14 de dezembro de 2005, 15:27

NeverWinter Nights é em turnos.......

Neverwinter Nights também é em tempo real. Em turnos é quando cada personagem tem que esperar sua vez para atacar, não é o caso de Neverwinter Nights e todos os outros RPGs da Bioware/Black Isle (com exceção de Fallout) em que as ações de combate ocorrem simultaneamente

Postado
Postado Originalmente por gandalfnho+14 de dezembro de 2005, 16:22-->
Neverwinter Nights também é em tempo real. Em turnos é quando cada personagem tem que esperar sua vez para atacar, não é o caso de Neverwinter Nights e todos os outros RPGs da Bioware/Black Isle (com exceção de Fallout) em que as ações de combate ocorrem simultaneamente

Aff gandalf vai ler o manual do jogo caramba...

eu li e tá claro lá...

Postado Originalmente por seomadruga@14 de dezembro de 2005, 18:29

quando eu disse que era em turnos eu me referia(os caras de cima tambem) no momento dos combates. como todos sabem ele segue as regras do D&D 3.5.

Isso mesmo ;)

ssf.sergio@14 de dezembro de 2005, 15:54

A jogabilidade de Ogre Battle para SNes e N64 são bem simples, e é impossível se cansar de jogar por causa da história, que tem várias possibilidades de se aliar a outros personagens, finais diferentes e fases secretas. (não estou falando da série Tactics, estou falando do original, que se joga em um mapa)

Jogabilidade Simples não é igual Jogabilidade massante ;)

Postado

RPG baseado em turnos é especialmente designado para RPG's offline, certo? Acredito que vocês se referem ao estilo Chrono Trigger, onde é dado um turno para cada personagem escolher suas ações, depois aos inimigos para que executem suas ações. É isto que vocês querem dizer?

Quantos aos estilos que citei, pra ficar claro é:

O estilo com mouse, igual a Ragnarok, é onde seu personagem obedece aos comandos do mouse conforme situação, você corre, anda, pega itens, abre baús, tudo com o mouse;

O estilo de ação em terceira pessoa é como Fakk2, Tomb Raider, Drakan ou até um pouco de Sudeki e Fable. Se alguém conhece um dos games citados sabe do que estou falando. É tudo pelo teclado, movimentos, ações...

Existe alguns extras no segundo genero, como a possibilidade de pular, escalar, nadar... Coisas que baseado em mouse seria impossivel.

EDIT: Com esta enquete será decidido o genero do MMORPG que nós estamos programando.

Postado
Postado Originalmente por Questão@14 de dezembro de 2005, 19:33

RPG baseado em turnos é especialmente designado para RPG's offline, certo? Acredito que vocês se referem ao estilo Chrono Trigger, onde é dado um turno para cada personagem escolher suas ações, depois aos inimigos para que executem suas ações. É isto que vocês querem dizer?

Quantos aos estilos que citei, pra ficar claro é:

O estilo com mouse, igual a Ragnarok, é onde seu personagem obedece aos comandos do mouse conforme situação, você corre, anda, pega itens, abre baús, tudo com o mouse;

O estilo de ação em terceira pessoa é como Fakk2, Tomb Raider, Drakan ou até um pouco de Sudeki e Fable. Se alguém conhece um dos games citados sabe do que estou falando. É tudo pelo teclado, movimentos, ações...

Existe alguns extras no segundo genero, como a possibilidade de pular, escalar, nadar... Coisas que baseado em mouse seria impossivel.

EDIT: Com esta enquete será decidido o genero do MMORPG que nós estamos programando.

Estilo Ação como DeusEX

o estilo de turnos que cito é o sistema D&D (AD&D) Baldur's Gate e Nverwhinter por exemplo...

Mas enfim tem claro outros sistemas de mesmo modo :D como tu citou

Sobre seus extras por isso que disse que sistema misto como o WoW ou GW são os melhroes...

WoW por exemplo tu aperta espaço e pimba o cara pula (demais não? ) :P hehe zuera... mas pois é :) é isso :D

xD

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Pack Man@14 de dezembro de 2005, 18:49

Aff gandalf vai ler o manual do jogo caramba...

eu li e tá claro lá...

Ele segue as regras do D&D sim, mas elas foram adaptadas para que os combates possam ocorrer em tempo real (simultâneo) no jogo e não em turnos como ocorria nos antigos RPGs baseados no D&D anteriores a Baldur´s Gate.

Postado
Postado Originalmente por gandalfnho@14 de dezembro de 2005, 20:16

Ele segue as regras do D&D sim, mas elas foram adaptadas para que os combates possam ocorrer em tempo real (simultâneo) no jogo e não em turnos como ocorria nos antigos RPGs baseados no D&D anteriores a Baldur´s Gate.

Peço de novo lê o manual.. tá lá que no JOGO DE PC BALDURS GATE (desculpe o caps mas é só pra tu não pular essa parte de novo :) ) o jogo utiliza sistema de turnos ;)

Joga um pouquinho de novo (pra relembrar) e vai ver o que eu falo também ;)

• Membro VIP
Postado

Pelo jeito é você que não prestou atenção no que eu disse (sem querer ofender), o AD&D/D&D usa o sistema de combate em turnos, mas isso foi modificado para atuar em tempo real no Baldur´s Gate e nos demais jogos que usam a mesma engine. Retirado do manual do jogo (p. 70):

...invés de um turno baseado no grupo, quando primeiro um lado realiza todas as ações, todo mundo está sempre em tempo real...

Num legítimo RPG em turnos, cada personagem e/ou inimigo participando do combate precisa esperar sua vez para agir.

Postado

Vai pra página 68.

[b/Acompanhando o Tempo no Baldur's Gate.

Uma rodada  no Baldur's Gate tem seis segundos em tempo real.

Continue lendo e vai entender o PROCESSO DE TURNOS EM BALDUR'S GATE.

*Agora na página citada por você*

Eita termine a frase pra não tirar o sentido meu caro ;)

...MAS COM UMA JOGADA DE INICIATIVA PESSOAL
A jogada de iniciativa pessoal Dura 6 segundos e representa a redução no tempo de 10 pra um com relação as regras de AD&D (que dura 60 segundos). Isto consiste com a taxa de movimentação (nós equilibramos isto de modoque um personagem movendo-se 18 metros por rodada, que é a TAXA-BASE de movimentação de um humanóide NA REGRAS DO AD&D. com a redução do tempo global do jogo.

[]'s

Postado Originalmente por Rafael Coelho@13 de dezembro de 2005, 13:27

RPG bom é Baldur´s Gate II, e mais recentemente o Neverwinter Nights.

RPG que se preze tem que ser turno-a-turno, com grande uso de diálogos e menus.

justamente :P

Postado

nenhuma jogabilidade bate a do Diablo I

nem o próprio Diablo II. sem chances... Apesar de a jogabilidade ser praticamente a mesma, o jogo fico mais rápido, mais ação e perdeu as caracteristicas principais de action rpg presentes no diablo I. Viro mais uma correria do que um jogo de RPG.

Odeio essa explosão de neon, cores, magias e fogos de artificio num jogo. Eles tentam fazer os jogos cada vez mais reais, mas parecem cair em contradição.

Diablo I eu ganhei em 98 e pra mim continua sendo o melhor jogo que já feito, com a melhor jogabilidade.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Lestat de Lioncourt@15 de dezembro de 2005, 07:09

nenhuma jogabilidade bate a do Diablo I

nem o próprio Diablo II. sem chances... Apesar de a jogabilidade ser praticamente a mesma, o jogo fico mais rápido, mais ação e perdeu as caracteristicas principais de action rpg presentes no diablo I. Viro mais uma correria do que um jogo de RPG.

Odeio essa explosão de neon, cores, magias e fogos de artificio num jogo. Eles tentam fazer os jogos cada vez mais reais, mas parecem cair em contradição.

Diablo I eu ganhei em 98 e pra mim continua sendo o melhor jogo que já feito, com a melhor jogabilidade.

Ainda bem que gosto é gosto e não se discute... :blink:

phoenix

Postado

Certo galera, a discussão já terminou (no bom sentido é claro) e pelo voto da maioria, o jogo Another Story Online, que nós estamos fazendo, será em terceira pessoa, com comandos via teclado, combos aprendidos por evolução e sistema de camera regulavel. È isto, a votação está encerrada, a partir de agora posts só pra comentarios sobre o genero escolhido. Falou.

Postado

Os 2 juntos, usa o mouse pra se movimentar e escolher o alvo(ataque básico) e teclas com combo pra aprimorar os golpes.

E claro atalho das skills.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...