Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos e lendas sobre o uso de Fontes...


gamalazer

Posts recomendados

Pessoal,

Realmente não sei mas em quem acreditar. Leio bastante informações que as fontes sao como nossos corações...sem ele morremos. então da pra perceber que devemos sempre investir um capital numa boa fonte. Certo?

Nem sempre!!! Conheço algumas pessoas que me garantiram que fonte é tudo igual!! Acreditem, tudo igual!!! Qual reação que vcsa acham que tive, depois de aprender bastanet coisa aqui no forum e em alguns livros de pessoas bem renomadas....a mesma de vocês agora...ri! porém quando eles começaram a me explicar....fiquei com duvidas. :(

Eles me falaram que usam em servidores fontes de R$ 60,00 reais compradas aos lotes....que assim que elas vão queimando eles vão trocando...que a unica coisa importante e saber se a potencia ira alimentar os perifericos...de resto nada importa. Que achar que uma fonte pode queimar componentes é loucura...coisa remota de acontecer....e que essas fontes ditas de marca, na hora que acontecer uma baita de variação irao queimar como qualquer outra. E nessa hora e melhor trocar uma de 60 do que uma de 300 reais. Essas fontes nem tem marcas, sao todas chinesas de 400W o que da e sobra segundo eles pra alimentar servidores pesados (não me falaram a configuração). O que tentei argumentar era sobre as opções que diferenciam as fontes. Como quantidade de cabos de força, ventoinhas...mas nem ai eles me deram chance...foram logo respondendo: existem cabos de adaptadores, conversores...uma fonte simples pode alimentar varios perifericos sem problemas. E é verdade!!! A ventoinha...da pra comprar lotes de 120mm por 4 reais de bucha....vai queimando vai trocando..... :tantan:

E agora....acho que eles me deixaram meio confuso. Pro meu novo micro: Vou de qualquer fonte ou procuro uma de marca ?

Preciso de argumentos pra voltar a falar com eles (sou leigo, por isso se forem falar em idioma de tecnico não irei entender bem :P ). Existe ou não a possibilidade real de uma fonte ruim queimar o micro (sem ser por variação pesada de energia. Por culpa da fonte mesmo)?

OBS: Entre esse pessoal tem um amigo pessoal, que sei que trabalha no ramo e já vi suas maquinas com fontes mais do que genericas.

Sera que consiguirei com ajuda de vocês, derrubarem a ideia deles???

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, dependendo do micro q você vai comprar, você precisara de + de 300W de potencia real..Se você comprar uma fonte de 60 reais, ela não vai te fornecer esse potencia q você precisa, podendo causar danos no seu pc sim, alem de lentidao. Uma fonte generica q se diz 400W, é o valor de pico, mas a eficiencia real esta bem abaixo disso....então, paravc ter o potencia necessaria você precisa comprar um fonte de marca q especifica a pontencia real

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Se esses seus amigos são técnicos em informática, afaste-se deles em quanto é tempo! :P

Servidores não usam placas de vídeo pesadas. Trabalham somente com dados contidos em grandes quantidades, mas esse tipo de processamento não requer grande capacidade. Não entendo nada de servidores, mas o resto dos comentários.....nem vou comentar! :D

Fusca e Ferrari são automóveis. São iguais? :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Se esses seus amigos são técnicos em informática, afaste-se deles em quanto é tempo! 

Agradeço a sugestão. também tive a sua reação...mas precisei colocar aqui no forum, pois acho que muitos devem pensar assim. E aqui é um local onde podemos esclarecer tais coisas.

Uma fonte ruim pode realmente queimar os componentes? Por causa especifica dela e não de uma variação na corrente.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou dar-lhe como resposta, uma dica sobre fontes vagabundas.

Se tiver oportunidade de abrir uma fonte genérica, dessas de 30-40 pilas, observe a referência dos diodos de saída. São componentes de 10A, 16A e 20A. Se olhar o rótulo de uma fonte dessas, vai ver a corrente prometida: 18A, 22A e 28 ou 30A, às vezes mais. Agora raciocine bem. Você confiaria num produto que oferece 18A e só suporta(nominalmente) 10A? Não? Eu também não! :D

Veja o que encontrei numa Enermax de 475W:

2 diodos de 30A cada um, para a L12V que promete 30A! É 100% à mais do que promete! Isso sim, é uma FONTE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre queimar componentes...

Tem um P3 de um amigo aqui em casa, a fonte foi embora, na hora que abri a fonte estavam com todos os capacitores estourados (isso vai acontecendo aos poucos, as vezes de maneira não muito percepitivel, resultando em variações de tensão).

Ai vamos para a analise dos outros componentes:

- Placa mãe com capacitores estufados (vou ter q mandar para um tecnico de verdade para ver se tem conserto)

- Placa de video com capacitores estufados...

Processador e memória não testei, não sei se estão funcionando ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi muitas fontes de P3, P4, AXP queimar com menos de 1 ano de uso, são fontes de baixa qualidade e com componentes como o MEIRANETO citou que mostram ter alta capacidade como 30A e chegam no máximo a 10A.

Não pense que pagamos mais caro por uma fonte como Enermax, Antec, Seventeam somente por causa da marca se essas fontes fossem iguais a genéricas não gastaríamos à toa numa fonte mais cara pode ter certeza disso.

E esses "tequinicus" que falaram que gastam 60 reais em fontes de servidores, só se for nos servidores da casa deles ou de uma empresa bem vagabunda, porque nenhuma empresa que prima por um sistema sempre em funcionamento vai usar uma fonte que pode queimar a qualquer hora mesmo porque um servidor não pode parar de uma hora para outra e deixar os usuários na mão, o que esses "tequinicus" lhe falaram é completamente absurdo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza!!!

Agora to começando a gostar...esse meu amigo já começou a ler os topicos aqui do forum sobre as fontes e os testes. já é um começo!!! O mais interessante é que ele já vive de mexer em computadores ha mais de 5 anos...e considero ele um cara bem safo em montagens e consertos...quem diria que sobre fonte ele não dominasse nada!

Pelo menos o forum mais uma vez fez seu papel...de educar e multiplicar conhecimentos.

Eu que tenho uma pessima base de eletrônica já estou mais safo em entender de fontes...tensão...corrente...variações...

Mais continuo a buscar mais informações para sanarmos qualquer ideia de que ter varias fontes "genericas" vale mais do que uma reconhecida.

Aproveitando o espaço: Essa Seventeam 420 é silenciosa? Ela também tem o FPC ativo?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre o assunto de fontes de servidores, que eu saiba são usadas fontes redundantes, duas fontes, assim que uma queima a outra já entra em funcionamento e não deixa o sistema cair. Que as fontes são vagabundas, eles sabem. Mas como sempre tem uma de reserva pronta pra assumir a máquina se a outra falhar, fica fácil justificar porque não se investe mais em fontes de qualidade. Parece até um filme americano, onde uma montadora de automóveis decide não trocar uma fiação (que pode provocar um incendio no tanque de gasolina do carro), pois alguém já calculou que indenizar o acidentado (ou famíla do morto) é mais barato do que fazer um recall e trocar o fio defeituoso de todos os automoveis produzidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses servidores com fonte genéricas são servidores para pequenas empresas. Na verdade são microns comuns que ficam dedicados a executar determinadas tarefas. Nada de fonte redundantes neles...

Trabalho com algumas empresas com servidores neste esquema, e em algumas delas os servidores são até máquinas modestas, como Celeron abaixo de 500MHz, Pentium 2,... Estes normalmente estão com Linux e rodando somente em modo texto.

Para se ter ideia do custo de um servidor com fonte redundante primeiro tem q se levar em conta que tem que usar um gabinete full tower (que não é barato), segundo que num servidor non stop você não pode desligar o micro para trocar a fonte, tem q trocar "a quente", ou seja, sem desligar o micro...

Normalmente a fonte redundante tem uma intercomunicação entre elas, não é qualquer fonte q tem isso...

Se você realmente for procurar por uma fonte destas você vai ver q são bem mais caras do que estas ThermalTake e Seventeam que comentamos aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!