Ir ao conteúdo

TUTORIAL: Ligando Duas Fontes ATX

jão

Posts recomendados

Postado

Eu também já fiz esse tipo de ligação, agora já tirei. Na época custei achar informação, o seu tutorial com fotos tá ótimo.

Eu nem cortei os fios da minha fonte já pensando em reaproveita-la. E fiz a ligação apenas com Durex. E tem gente reclamando do acabamento...

Ah! Só para constar, meu gabinete é de 4 baias, e dá para colocar a fonte em baixo do drive de disquete, dentro da gabinete na parte de baixo, é só se esforçar um pouco e ele fica fechado como se tivesse uma fonte só!

• 3 semanas depois...
Postado

poderia usar dois eliminadores de pilha um 12v e outr 5v colocava os plugs em uma das baias traseiras e pronto você até poderia controlar a velocia dade do cooler colocando um potenciometro no fio da fonte que na hora que você diminuice a tensão a velocidade diminuiria tambem bom mas a sua ideia foi muita boa tambem

• 2 semanas depois...
Postado

Muito bom o tópico, veio bem a calhar.

acabei de comprar uma GF 6800XT (que puxa uma energia lascada) e minha fonte seventeam 350BKV não ta dando conta do recado.

então la vai a pergunta.

como vou fazer a distribuição da carga? a fonte secundaria é somente para coolers e neons?

ou poderia conectar a placa mãe, hds, e drivers na fonte genérica primaria e deixar a seventeam somente com a placa de video.

acho eu que teria conflito pois a placa de video receberia parte da alimentação da fonte genérica que esta conectada na placa mãe e também da Sevemteam atraves do conector de força da placa de video.

se alguém já passou por isto e puder ajudar, agradeço

Postado

Amigo realmente a intenção e muito boa. mas não entendi uma coisa, porque você deixou apenas uma fonte com todos os cabos e retirou todos os cabos de conexão para cd rom, hd, etc....?

Não seria mais inteligente ligar os cabos para o power como você fez e deixar todos as duas fontes com todos os cabos...aí por exemplo em vez de tres cabos para ligar os hardwares, você teria seis...o que você acha?

valeu

abraços

frazaorj :-BEER

[b

Minha fonte começou a decepcionar e então resolvi procurar um tutorial para por duas fontes e não achei, alias ate achei mais estava sem foto e com uns esquema de ligação muito mediocre...então resolvi fazer um tutorial um pouco mais nitido e com fotos para ficar mais fácil a compreensão...

Vantagens: você pode colocar mais hd´s cdrom´s sem precisar gastar muito em uma fonte; você pode colocar uma fonte secundaria somente para ventilação e iluminação que é o meu caso...

Desvantagens: você deve ver bem o lugar onde ira colocar a fonte secundaria, no meu case por ser um servidor tem muito espaço, agora se for um gabinete atx 4 baias será um pouco mais complicado por ter menos espaço...

Materias: Ferro de Solda e Estanho, estilete ou algo para desencapar fio, um alicate, uma chave philips, fita isolante, e duas fontes ATX

Fundamento: Ligar o fio verde e um preto da fonte secundaria a fonte primaria.

É inteligente lembrar que a fonte primaria deve ser a melhor se as fontes forem diferentes, por que será ela que alimentara a placa mãe, hd´s e cdrom´s como no meu caso.

1º passo: Abra a fonte secundaria. Procure o fio verde e o preto e com o alicate corte-os proximo ao molex que se encaixa na placa mãe, segue a foto:

2º passo: O restante dos fios desse molex serão inutilizados, podendo corta-los e isola-los ou remover a solda da placa logica para ficar um trabalho mais limpo. Cuidado para não remover os fios dos molex que serão utilizados, os que servem para cdrom´s, hd´s fans leds etc...

3º passo: Agora na fonte primaria desencape o fio verde e o preto, equivalentes aos da fonte secundaria, logo em seguida solde o fio verde e o preto da secundaria nos fios verde e preto da primaria respectivamente, apos solda-los isole bem os fios.

E logo apos terminado é só fazer um acabamento, eo já tinha espiraflex e coloquei na fonte primaria e no cabo da placa mãe eo coloquei espiral, ai depende da criatividade e grana de cada um....

e o resultado é:

NÃO ME RESPONSABILIZO PELO MAU USO DESTE TUTORIAL, OU QUALQUER TIPO DE DANO DE SEU EQUIPAMENTO OU DANO MORAL.

Postado

Achei muito bom o tópico, só uma dica para aquele acabamento da solda. Existem aquele termoretrátil, que o pessoal usa em LEDs, pode-se colocar um daquele, fica mais bonito e menos grudento. Porque fita isolante faz uma meleca só depois de um tempo.

Haupen,

Se eu fosse você colocaria a Seventeam na placa-mãe, e na placa de vídeo. Quem sabe ligar coolers nela também.

Ai na outra fonte você liga o resto dos drivers.

Agora uma dúvida, sua fonte não está aguentando essa configuração ai? Já vi essas fontes aguentarem umas configurações mais fortes que a sua.

Postado

Valeu jib_junior, obrigado pela dica.

Realmente, como voce comentou, a Seventeam da conta do recado

coloquei duas Seventem em paralelo e mesmo assim continuou congelando e danto tela azul.

passei então a fuçar no Windows pra ver qual era o problema, e apos desmarcar um tal de "ativar ao combinar" dentros da aba solução de problemas das propriedades de video funciou tudo sem problemas.

imaginei que seria fonte pois o pc funcionava normal quando eu desativava leitores e coolers, e quando eu voltava eles o pau quebrava, era tela azul e travamento pra todo lado. vai saber por que. não sei o que tem a ver leitor de cd e coollers com propriedades de video. heheh, o que sei e que quando desmarquei o tal do "desativar ao combinar" funcionou tudo certinho, coloquei ate um monte de cooler pindurado e mais outros hds e leitores pra ver se dava pau, mas não deu.... :blink: vai entender...

obrigado pela dica

• 3 meses depois...
Postado

opa!

olha... eu tenho penitum 4 de 20ghz com uma placa-mãe da soyo p4vda tenho 1280 MB de ram DDR um gravador de DVD da samsung SH 182d e uma placa de video Ati RAdeon 9600 XT e tem um gabinete da SAtellite com um fonte de 450 W que não é real. ehhehe.. e tenho uma fonte de 400 watts que veio num gabinete da upson antigo e queria liga-la nesse PC.. porque eu to achando que esa fonte que eu tenho não ta dando conta... eu estava pensando em ligar na fonte que veio original a placa-mãe o drive de diskette e os meus 3 coolers.... e na outra fonte queria ligar o gravador.... so que estava pensando em ligar a fonte separada da outra.. ou seja... dois cabos de energia direto do estabilizador para as fontes.. tipo.. sem fazer o que fizeram nesse tutoria... sera que isso funciona?!

• mês depois...
Postado

NA VERDADE VARIAS FONTES DE MAIS DE 1000W NA VERDADE SÃO INTERNAMENTE DUAS DE MENOR POTENCIA.

:-BEER FONTE "DUAL CORE"

:palmas: OBRIGADO PELO TUTORIAL

JÁ ESTAVA PENSSANDO EM FAZER ISSO QUANDO TROCASSE MINHA PLACA DE VIDEO POR UMA R600 OU UMA GERFORCE8 E instalar MAIS 3GB DE RAM

AFINAL já TENHO OUTRAS FONTES NO ARMARIO DE OUTROS PCs

MAS ACONSSELHO A DEIXAR SOMENTE FANs E ILUMINAÇÃO NA SECUNDARIA

E LIGAR AS PLACAS E DRIVES NA PRIMARIA :bandeira:

post-131260-1388493946583_thumb.jpg

post-131260-13884939466126_thumb.jpg

Postado

Pessoal comprei uma 7600 gs agp evga (400/800) e apos isso meu pc fica reiniciando quando jogo,minha fonte e uma FAN HUNG 450W e tenho mais uma do mesmo modelo.Sera que posso resolver o problema com a ligação das duas?Claro que a outra vai ficar do lado de fora?

Quanto a ligar a segunda,pressionando o botão do gabinete vai ligar segunda tambem?

Postado

Vou pegar duas atx de 400 iguais e fazer esse esquema. so com um detalhe: vou ver se consigo adptar as duas placas dentro de uma caixa so. Nsei se vai ter espaco, hehhe. Mas ser der, uma vai ser somente pra placa-mãe e dois rabicho de hd e a outra so pra rabicho de hd e disquete. Se der certo, boto aqui as fotos...

Postado

Tô querendo fazer isso tambem, meu gabinete é 5 baias e vou ocupar as 2 últimas baias com minha fonte VCOM AGPS 2 500w irreais para ligar fans, iluminação e drives e uma Huntkey ou Seventeam de 400w + para o restante. Se funcionar bacana posto as fotos aqui. Meu pc tá muito overclockado e parece que o windows vista não gosta disso e costuma travar na inicialização =(

Postado

JAO VALEU MESMO CARA, FOI UM DOS TOPICOS MAIS IMPORTANTES QUE já VI AQUI NO FORUM, EU IRIRA GASTAR UNS 400,00, EM UMA FONTE REAL, MAS TENHO UMA LEADERSHIP DE 400W, E VOU COMPRAR A LEADERSHIP GAMER DE 700W, AI FAÇO ESSE ESQUEMA, PARABÉNSA CARA, FICOU 10.

AINDA BEM QUE EXISTE O FORUM NA MINHA VIDA SE não EU IRIA QUEBRAR PELA ENMENDA.

VALEU JAO

• 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado
valeu o tópico jão... Estou procurando um modo de ligar a iluminação e ventilação da maquina... você me deu uma boa ideia (mais tenho ainda o problema de espaço) e dindin... :)

Olá amigo.

Peguei duas fontes Dr. Hank de 450W, desmontei, joguei as carcaças fora e fiz uma nova em chapa de alumínio (quase fiz de acrílico) seguindo o padrão de encaixe. Coloquei os dois circuitos de frente um para o outro. Coloquei uma fan na saída (normal) e outra na frente para melhorar a ventilação; cortei de uma delas o conector que ia para a placa mãe e aproveitei as saídas de 5 e 12 volts para fazer novos conectores para HD´s, drives de CD/DVD e para alimentar mais fans. Ela ficou um pouco mais comprida que uma fonte normal mas funcionou 100%. Não era bem o que eu queria mas deu certo. Minha ideia era fazer um circuito de ligação dos dois conectores para a placa mãe, fio a fio, de modo a tornar o esquema redundante, caso uma fonte falhasse a outro funcionaria. Não achei esse esquema em lugar nenhum e também não estava a fim de queimar meus neurônios.

Um abraço.

• mês depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Pessoal, como faço para visualizar as imagens que estão anexadas?? Achei show o tópico e pelo que pude ler (sem ver as imagens) está muito bem descrito..

A única questão que ficou é como adicionar mais linhas de 12V... meu objetivo não é colocar as fontes em paralelo para garantir o funcionamento, mas sim adicionar potência, dividindo a carga nestas duas fontes.. Alguma sugestão?

• 3 meses depois...
Postado

Cara muito bom o tutorial, mas tem uma coisa que me preocupou, nao tem nenhum problema de impedancia ou de sobrecarregar a entrada da placa mãe por ter os dois cabos ligados na placa-mãe?

• 10 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...