Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL: Ligando Duas Fontes ATX


jão

Posts recomendados

Gente, pelo Amor de Deus, já tem gente aí dizendo que juntou 2 genéricas e quer até desafiar uma fonte de qualidade, comparando com essa gambiarra medíocre.

Se fosse para juntar 2 (ou mais) fontes de qualidade, tudo bem. Mas juntar fontes péssimas você estará arrumando um problema dobrado. E as pessoas acham que o importante é a potência. Velho problema da maioria dos leigos no assunto....

Não adianta muita coisa fazer isso aí. Juntando fontes ruins, você terá um sistema de baixa eficiência, sem PFC, sem proteções contra sobrecarga, sobretensão, curto-circuito, nada....Como a eficiência global vai ser baixa, você só estará desperdiçando energia elétrica na forma de calor com essas porcarias ligadas juntas. Hoje em dia com menos de R$ 150,00 já dá pra comprar fonte de qualidade que toca a maioria das configurações modernas.

10 genéricas de 400W ligadas juntas não se compara a uma Zalman, Corsair, OCZ, etc.

Você acha que juntando 2 cachorros velhos e doentes vai aumentar a segurança da sua casa?

foi o que imaginei ,juntar duas porcarias vai ficar uma porcaria pior ainda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, a questão não é "unir" as fontes. O q adianta nesse tópico é simplesmente aliviar a carga da primeira fonte. E muito mais fácil uma fonte tocar só a metade do pc do q ele inteiro. A potencia será a mesma. Só q aliviando a primeira fonte com certeza já ajuda em alguma coisa. Acho q talvez valha a pena ligar a primeira fonte só na placa mãe, onde é maior o consumo, e ligar a segunda fonte apenas nos hd's, drives, fans e luzes. Resumindo, você deve tentar destribuir igualmente o consumo total da máquina pelas 2 fontes, aliviando as duas. Essa é minha opinião. Acho válido o tópico para quem está sem grana para uma fonte melhor, pois essa solução jamais seria melhor que uma fonte real com seus recursos. valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Cara, eu queria colocar dual fonte no seguinte esquema: uma para placa mãe e outra para placa de video. Teria alguns probemas??

Gostaria que me respondesse: pra quê???

O consumo de uma placa mãe é mísero, e se dá quase pela sua totalidade em tensões (5V e 3,3V) que são pouquíssimo exigido numa configuração atual.

Isso é algo insano. Não submeta teu PC a uma gambiarra desnecessária dessas. Se a fonte a ser ligada na placa de vídeo é ruim, tua placa de vídeo vai pro espaço do mesmo jeito, não tem escapatória.

Não adianta remendar sola de sapato com pedaço de borracha furada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, tenho aqui duas fontes, uma genérica e uma quase genérica(c3 tech 4050). Agora estou usando apelas a c3 tech com uma placa-mãe m2n-e sli e uma placa de video gts 250, mas acho q está muito pesado porque o cooler do processador parece muito lento. Qro saber se ajudaria ligar a fonte c3 tech para alimentar apenas a placa de video, e a generica pra ligar apenas a placa-mãe e perifericos, como eu costumava usar antes. E mais, como proceder, é necessário soldar os fios verdes e pretos entre as fontes ? valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, tenho aqui duas fontes, uma genérica e uma quase genérica(c3 tech 4050). Agora estou usando apelas a c3 tech com uma placa-mãe m2n-e sli e uma placa de video gts 250, mas acho q está muito pesado porque o cooler do processador parece muito lento. Qro saber se ajudaria ligar a fonte c3 tech para alimentar apenas a placa de video, e a generica pra ligar apenas a placa-mãe e perifericos, como eu costumava usar antes. E mais, como proceder, é necessário soldar os fios verdes e pretos entre as fontes ? valeu!

Queres, a partir de duas fontes ruins, acabar fazendo alguma espécie de "Frankenstein das fontes", pior ainda..

Boa sorte, vais precisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale a pena.

Mesmo não sendo uma super fonte, a sua C3 parece(calma, eu disse aprece, não afirmo, porque não há testes exatos da mesma na net) aguentar sua configuração.

Se seu cooler não roda normalmente, problema da fonte que não é; Quem comanda isso é o sensor PWN do processador; Mecha na bios, para endireitar isso do cooler.

Sobre a fonte, não faça uma aberração dessas.

Além de ser uma porqueira da por##, vai ocupar muito espaço, aquecer mais, e um dia, a genérica vai pifar, assim como qualquer outra genérica.

Abs!

att:kronos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tenho uma CORSAIR VX450 e uma THERMALTAKE 420W, a CORSAIR nos testes chegou a mandar 550w de energia pura ja a TT mandou apenas 350w de energia pura. To pensando em comprar outra VGA GTS250 1GB e colocar em SLI e usar as 2 fontes trabalhando independentemnete uma da outra, ou seja, to pensando em ligar a CORSAIR no PC e a TT como os cabos extras das duas VGAs. Isso é possível? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma CORSAIR VX450 e uma THERMALTAKE 420W, a CORSAIR nos testes chegou a mandar 550w de energia pura ja a TT mandou apenas 350w de energia pura. To pensando em comprar outra VGA GTS250 1GB e colocar em SLI e usar as 2 fontes trabalhando independentemnete uma da outra, ou seja, to pensando em ligar a CORSAIR no PC e a TT como os cabos extras das duas VGAs. Isso é possível? Obrigado.

Possível é, mas pra quê fazer essa gambiarra se a tua Corsair VX450 aguenta sozinha esse SLI de GTS250 + um bom over nesse Q9550? Não faz sentido algum submeter-se a esse risco todo sem necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tenho uma CORSAIR VX450 e uma THERMALTAKE 420W, a CORSAIR nos testes chegou a mandar 550w de energia pura ja a TT mandou apenas 350w de energia pura. To pensando em comprar outra VGA GTS250 1GB e colocar em SLI e usar as 2 fontes trabalhando independentemnete uma da outra, ou seja, to pensando em ligar a CORSAIR no PC e a TT como os cabos extras das duas VGAs. Isso é possível? Obrigado.

Tens ai uma fonte Ótima, essa Corsair VX550, com alta eficiência, com PFC ativo, capaz de entregar até 41 Amperes nas linhas de 12 Volts e também tens um a fonte bem ruinzinha, essa TT de tidos 420 Watts, que se for a que penso, a W0009 tem a capacidade de oferta de somente 18 Amperes na sua única linha de 12 Volts.

Ai, não contente com a VX550, que pode levar tudo nas costa sozinha, com CF, com OC, com o que queiras, queres colocar essa draga dai somente para alimentar as disco rígido. Foi a pior ideia que li essa semana... Para para pensar um pouco e aproveite para deixar passar essa vontade de fazer tamanha gambiarra. Ficarias com um sistema de fontes tão ruim quanto a pior delas, essa TT dai. Seria a melhor maneira de deixar up PC com fonte de primeirra linha, tão não confiável quanto um PC com fonte de segunda linha, das baratas e ruins...

Vá por mim... Deixe a vontade passar..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível é, mas pra quê fazer essa gambiarra se a tua Corsair VX450 aguenta sozinha esse SLI de GTS250 + um bom over nesse Q9550? Não faz sentido algum submeter-se a esse risco todo sem necessidade.

minha intenção não é de me submeter a risco algum, foi por esse motivo que postei a minha pergunta aqui nesse TOPICO.....heheheheh.....obrigado pela atençao e confiando na sua capacidade ja esta descartada a hipotese da gambiarra.....obrigado.

Tens ai uma fonte Ótima, essa Corsair VX550, com alta eficiência, com PFC ativo, capaz de entregar até 41 Amperes nas linhas de 12 Volts e também tens um a fonte bem ruinzinha, essa TT de tidos 420 Watts, que se for a que penso, a W0009 tem a capacidade de oferta de somente 18 Amperes na sua única linha de 12 Volts.

Ai, não contente com a VX550, que pode levar tudo nas costa sozinha, com CF, com OC, com o que queiras, queres colocar essa draga dai somente para alimentar as disco rígido. Foi a pior ideia que li essa semana... Para para pensar um pouco e aproveite para deixar passar essa vontade de fazer tamanha gambiarra. Ficarias com um sistema de fontes tão ruim quanto a pior delas, essa TT dai. Seria a melhor maneira de deixar up PC com fonte de primeirra linha, tão não confiável quanto um PC com fonte de segunda linha, das baratas e ruins...

Vá por mim... Deixe a vontade passar..

Abraço...

eaeeee FALLER..........primeiro quero te agradecer pela atençao e pelas dicas, em segundo peço desculpas por ter submetido vocês a uma pergunta estão ingenua....hehehe.......percebo q vocês ja estão meio que cansados dessa historia de ligar 2 ou mais fontes como uma possivel alternativa.....nao sou nenhum doido, antes de fazer qualquer C*G*D* sempre procuro me informar, como estou fazendo aqui......sei q tem muita gente mal intencionada mas nao é o caso de vocês, eu ja venho acompanhando DICAS de vocês ah muito tempo (5 anos eu acho).....eu indico vocês de confiança mesmo......mas ai você deve estar se perguntando: então porque O CARA POSTOU UMA PERGUNTA estão *D*OT*???? bom, se a gente nao faz pergunta *D*OT* como os outros aprenderam alguma coisa???......valeu FALLER, obrigado mais uma vez pela atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

......percebo q vocês ja estão meio que cansados dessa historia de ligar 2 ou mais fontes como uma possivel alternativa.....nao sou nenhum doido, antes de fazer qualquer C*G*D* sempre procuro me informar, como estou fazendo aqui......sei q tem muita gente mal intencionada mas nao é o caso de vocês, eu ja venho acompanhando DICAS de vocês ah muito tempo (5 anos eu acho).....eu indico vocês de confiança mesmo......mas ai você deve estar se perguntando: então porque O CARA POSTOU UMA PERGUNTA estão *D*OT*???? bom, se a gente nao faz pergunta *D*OT* como os outros aprenderam alguma coisa???......valeu FALLER, obrigado mais uma vez pela atençao.

Não esquenta, é assim mesmo. Existem mitos para tudo e sempre aparece alguém com uma ideia nova cheia de gambiarras sem se atentar para os riscos e, principalmente, se é necessário isso. Este tópico nunca vai morrer, sempre vai chegar gente perguntando se pode ligar 2 fontes num PC, achando que potência é tudo.

Não sei porque no mundo da informática existem tantos mitos, difíceis de serem quebrados...

Abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esquenta, é assim mesmo. Existem mitos para tudo e sempre aparece alguém com uma ideia nova cheia de gambiarras sem se atentar para os riscos e, principalmente, se é necessário isso. Este tópico nunca vai morrer, sempre vai chegar gente perguntando se pode ligar 2 fontes num PC, achando que potência é tudo.

Não sei porque no mundo da informática existem tantos mitos, difíceis de serem quebrados...

Abraço amigo!

acredito q exista tantos mitos dificeis de serem quebrados porque tem muita gente esperando por milagres para resolverem seus problemas de $$$$, no meu caso por exemplo, se fosse possivel ligar as 2 fontes porque nao fazer, como a gente sabe é muito arriscado, com certeza nao vale a pena arriscar todo o conjunto para economizar numa FONTE MELHOR, mas tem o outro lado tambem, gostaria muito de fazer SLI sem ter q gastar com mais nada, é nesse ponto q entra os desejaveis MILAGRES....heheheheh....mas como tudo mundo sabe, milagres existem mas nao no mundo da informatica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simulei o consumo do me PC com o EXTREME POWER SUPLAY, coloquei todas as informaçoes necessárias, deixei a utilização da CPU em 100%, SYSTEM LOAD em 100%,

o resultado com 2 vgas GTS 250 1GB em SLI resultou em 390 Watts, ou seja, a CORSAIR VX450W (que nos testes do CLUBEDOHARDWARE) suporta ate 550W numa boa......sei la, ja vi tanta gente por ai falando q é arriscado, outros aqui ja dizem que nao, mas eu confio nos testes do CLUBEDOHARDWARE eu vou fazer o meu SLI e ponto final....heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Simulei o consumo do me PC com o EXTREME POWER SUPLAY, coloquei todas as informaçoes necessárias, deixei a utilização da CPU em 100%, SYSTEM LOAD em 100%,

o resultado com 2 vgas GTS 250 1GB em SLI resultou em 390 Watts, ou seja, a CORSAIR VX450W (que nos testes do CLUBEDOHARDWARE) suporta ate 550W numa boa......sei la, ja vi tanta gente por ai falando q é arriscado, outros aqui ja dizem que nao, mas eu confio nos testes do CLUBEDOHARDWARE eu vou fazer o meu SLI e ponto final....heheh

Sem contar que a simulação com 100% de uso do TDP da CPU e também 100% de carregamento de sistema é uma condição impossível de acontecer na prática. Veja que essas calculadoras são na verdade uma base de dados dos consumos máximos de cada um dos itens ali constantes..

Veja que nem necessita entender muito de eletrônica ou de TI para saber que será impossível seu PC ter um único instante que todos os elementos dele estejam em seu uso máximo.. Seria as memórias escrevendo a CPU a 100%, a GPU também, todos os drives, de HD, de CD, de DVD, floppy se houver, tudo, absolutamente tudo a 100% de sua demanda.. IMPOSSÍVEL..

Tenho visto na prática e tenho dimensionado fontes para muitas configs de conhecidos meus (não trabalho com isso mas faço por gostar) e tenho tido a oportunidade de testar após a montagem dos PC's, seu verdadeiro consumo, sua demanda de energia e o faço com um Kill-a-Watt, um aparelho que mede o consumo do PC direto na tomada. Tem ficado bem abaixo do que a calculadora de fontes diz ser seu consumo. VCeja antão que essa calculadora é muito conservadora ainda. Mesmo você usando o que ela recomenda (80% de TDP e 90% de System Load) os resultados oferecidos são conservadores e acima do que realmente seu PC vai pedir de potência...

Faça seu SLI de modo tranquilo portanto... Somente com uma fonte, sem gambiarras, e de modo absolutamente seguro..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem contar que a simulação com 100% de uso do TDP da CPU e também 100% de carregamento de sistema é uma condição impossível de acontecer na prática. Veja que essas calculadoras são na verdade uma base de dados dos consumos máximos de cada um dos itens ali constantes..

Veja que nem necessita entender muito de eletrônica ou de TI para saber que será impossível seu PC ter um único instante que todos os elementos dele estejam em seu uso máximo.. Seria as memórias escrevendo a CPU a 100%, a GPU também, todos os drives, de HD, de CD, de DVD, floppy se houver, tudo, absolutamente tudo a 100% de sua demanda.. IMPOSSÍVEL..

Tenho visto na prática e tenho dimensionado fontes para muitas configs de conhecidos meus (não trabalho com isso mas faço por gostar) e tenho tido a oportunidade de testar após a montagem dos PC's, seu verdadeiro consumo, sua demanda de energia e o faço com um Kill-a-Watt, um aparelho que mede o consumo do PC direto na tomada. Tem ficado bem abaixo do que a calculadora de fontes diz ser seu consumo. VCeja antão que essa calculadora é muito conservadora ainda. Mesmo você usando o que ela recomenda (80% de TDP e 90% de System Load) os resultados oferecidos são conservadores e acima do que realmente seu PC vai pedir de potência...

Faça seu SLI de modo tranquilo portanto... Somente com uma fonte, sem gambiarras, e de modo absolutamente seguro..

Abraço...

valeu FALLER pela sua atenção......mas lendo a sua resposta eu percebo q você nao entendeu a minha proposta, creio eu q nao fui claro......bom a ideia foi colocar tudo em exagero de proposito pra ter apenas uma ideia do resultado, sei q nao é um resultado correto mas mostra um valor e com base nese valor eu tenho um ponto de referencia, 390w de referencia me diz q eu tenho uma grande margem de segurança e posso fazer tranquilamente o SLI. Obrigado mais uma vez pela sua atençao q sempre é muito bem vinda uma vez q você realmente detem o conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá, eu gostaria de saber se eu posso deixar uma fonte para alimentar o PC ( HD, DVD, placa-mãe), uma outra fonte para alimentar só a placa de video, a minha placa de video é uma GTS250.

Uma das fontes é uma Dr.hank atx z2.2, e a outra é uma fonte aleatoria, mas até que é boa, uma coletek modelo CT-2045S.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu gostaria de saber se eu posso deixar uma fonte para alimentar o PC ( HD, DVD, placa-mãe), uma outra fonte para alimentar só a placa de video, a minha placa de video é uma GTS250.

Uma das fontes é uma Dr.hank atx z2.2, e a outra é uma fonte aleatoria, mas até que é boa, uma coletek modelo CT-2045S.

Obrigado.

Amigo, poder até pode.. Mas o ideal, correto e mais seguro é usar uma fonte só e de boa marca.

Imagine se você está jogando e tal, aí de repente a fonte que está segurando a vga queima? Isso pode levar sua placa pro espaço e pode também levar o sistema todo.

Tá cheio de fonte boa e barata no mercado.. de uma pesquisada aqui no forum.. tem muita fonte boa com ótimos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tem um pessoal confundindo que ligar os fios verdes e pretos de duas fontes, vai fazer dobrar o valor de watts circulando no seu sistema......

a questao é a seguinte...... se você ligar esses fios de 2 fontes de 300watts, e deixar a secundária parada sem ligar nenhum conector, você nao está tendo 600w de potencia só porque o fio verde e preto da secundaria está ligado ao da primaria, correto ?

então, o que acontece ao ligar os fios verdes e pretos de duas fonte, é fazerem elas ligarem ao mesmo tempo ao pressionar o botao power do gabinete, e tambem ter mais cabos molex disponivel para ligar outros dispositivos,deixando de sobrecarregar tudo que você precisa ligar no seu pc em uma só fonte, correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu gostaria de saber se eu posso deixar uma fonte para alimentar o PC ( HD, DVD, placa-mãe), uma outra fonte para alimentar só a placa de video, a minha placa de video é uma GTS250.

Uma das fontes é uma Dr.hank atx z2.2, e a outra é uma fonte aleatoria, mas até que é boa, uma coletek modelo CT-2045S.

Obrigado.

Nem uma nem outra são boas fontes. Coletek, experiência própria (abra ela se quiser conferir) é um lixo total. E Dr.Hank é sofrível também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

opa, beleza gente... é o seguinte, meu caso é meio maluco. Assim, tenho um Q9550 4gb ddr800 e uma 9500gt, uma fonte generica ja faz 1 ano q to usando, nem esquenta... bem, pretendo instalar uma hd4890 nesta config, essa hd inclusive ja tenho aqui esperando.. e estou pensando em colocar uma fonte de 250W so para a placa de vídeo e deixar a outra como está, levando em conta que uso pci-e 1.1 e so pode fornecer 75W no maximo, acho q a 9500gt ja está no limite desse consumo ou algo perto... então a hd4890 so receberia esses 75W. então a primeira fonte trabalharia igual do que antes, e a outra teria que fornecer algo em torno de 150W pelos 2 fios de 6 Pinos da VGA, a questao é essa, sera que vai funcionar ou o risco é muito grande?? ja logo logo daqui a 2 meses terei uma Iceage 650W PFC aqui... mas fica ae a duvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, beleza gente... é o seguinte, meu caso é meio maluco. Assim, tenho um Q9550 4gb ddr800 e uma 9500gt, uma fonte generica ja faz 1 ano q to usando, nem esquenta... bem, pretendo instalar uma hd4890 nesta config, essa hd inclusive ja tenho aqui esperando.. e estou pensando em colocar uma fonte de 250W so para a placa de vídeo e deixar a outra como está, levando em conta que uso pci-e 1.1 e so pode fornecer 75W no maximo, acho q a 9500gt ja está no limite desse consumo ou algo perto... então a hd4890 so receberia esses 75W. então a primeira fonte trabalharia igual do que antes, e a outra teria que fornecer algo em torno de 150W pelos 2 fios de 6 Pinos da VGA, a questao é essa, sera que vai funcionar ou o risco é muito grande?? ja logo logo daqui a 2 meses terei uma Iceage 650W PFC aqui... mas fica ae a duvida...

2 bombas em um pc só é pedir para dar M*

Espere dois meses. Não compensa arriscar ferrar com tudo por causa de 2 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa, beleza?

é o seguinte... fiz o esquema das duas fontes EXATAMENTE como no tutorial, e durou AXATOS 4 dias.

a fonte secundária acabou de queimar, era uma "omega 400atx"(certamente generica né?) de 20 pinos que devia ter a minha idade, e com as soldas mais PORCAS que eu já vi na minha vida(acho que gastaram mais com solda do que com os componentes, literalmente "derramaram" solda por cima da fonte... tinha perninha de transistor(?) que só não se encostava por milagre kkkkkkkk) mas beleza... gostaria de saber se esse procedimento é REALMENTE seguro, e se a morte dessa fonte foi apenas "obra do destino"(morte natural) ou se pode ter sido por causa disso(desse esquema)???

meu pc ficou bem melhor, e não deu mais o "overvoltage" e nem reiniciou mais nos testes de esforço... .-.

dai eu tava pensando, vale a pena comprar outra fonte e refazer o esquema? será que uma genérica dessa: http://www.pcfloripa.com.br/loja/produto-171693-1397-fonte_atx_450500_watts_nominal da pro gasto?

ficaria assim: fonte primária = Mobo(com vga e placa "de net discada", info na assinatura)

e fonte decundária(a do link): 15 coolers(hahahahahha e um exaustor de banheiro/obra direto na vga! e de quebra um ventilador... trauma de super aquecimento?... magina...) sendo 3 de 120mm 4 de 40mm e 6 de 80mm e 1 cooler no hd ide... e o cooler do processador... to a um tempão a fim de fazer um over... mas sem grana pra comprar uma fonte melhor, esse topico me animou de novo(nem cheguei a fazer o over... só deu tempo de ajeitar tudo(drivers, programas atualizados..) pra desgraçada queimar... kkkkk ^^)

mas se é pra jogar dinheiro fora(comprar um fonte nova e refazer o esquema) pra ter um over por 4 dias nem vale a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!