Ir ao conteúdo

Resfriar o Monitor

Deftorn

Posts recomendados

Postado

pessoal to com a intenção de colocar um Fan de 80mm no meu Monitor ( Samsung Syncmaster 551v), pois acho que o monitor é muito eskessido nesse aspecto pois os monitores costuman eskentar bastante e não possuem nenhum tipo de ventilador auxiliar.

ai vem o problema, gostaria de saber se alguém conhece algum tutorial ou até mesmo se alguém sabe fazer a ligação de um fan(12v) em um monitor, pois não sei ao certo qualé o tipo de alimentação que corre por dentro dele.

OBS: alem de eskentar muito o meu monitor em especial esta funcionando num tipo de ''Overclock'' pois o máximo que ele aguenta em 1024x768 são 60 Hz e ele esta trabalhando nessa resolução a 70 HZ( certamente alguma combinação com a placa de video, que sem querer driblou o limite do monitor)

agradeço e espero ajuda!

• Membro VIP
Postado

Amigo

Fiz isso no meu Phillips e instalei um fan de 40mm. Resolvi ligá-lo na fonte(na verdade, direto na bateria do nobreak). Pode ser ligado na própria fonte do monitor, mas como não estava afim de remover a placa e suas diversas conexões e cabos, preferí uma ligação externa.

Posicione o fan junto a placa do monitor e evite aproximar do pescoço do TRC! O campo magnético interfere na imagem e pode magnetizar o TRC!

Postado

não acho ridiculo,pois como eu já citei ele esta trbalhando acima do normal, e acho q merece sim um fan,

se eu for ligar o fan na fonte do monitor qual fio uso? é meio difícil de responder eu sei pois varia de acordo com o fabricante, mas vocês poderiam me dar uma luz?

Postado
Postado Originalmente por Deftorn@31 de dezembro de 2005, 02:58

não acho ridiculo,pois como eu já citei ele esta trbalhando acima do normal, e acho q merece sim um fan,

se eu for ligar o fan na fonte do monitor qual fio uso? é meio difícil de responder eu sei pois varia de acordo com o fabricante, mas vocês poderiam me dar uma luz?

Como é que um monitor pode trabalhar acima do normal ?

Eu sei que a informática tem coisas estranhas mas esta é demais!!!!!

Eu acho que deves aplicar o teu dinheiro numa coisa melhor

Um abraço! :palmas:

Postado

cara tambem não sei ao certo o q aconteceu, mas sei que estou feliz por isso ter acontecido, vou explicar de novo:

>>Monitor :Samsung Syncmaster 551v

>>Sistema de Video: Onboard ( placa-mãe PCCHIPS M925 ) S3 Graphics Prosavage DDR 32MB

>>Resolução maxima em 1024x768 = 60Hz

>>Estou usando a resolução em 1024x768 em 70Hz

>> Essa diferença de 10HZ da taxa de atualização de imagem já da uma grande diferença e um conforto a mais pros olhos, pois 60hz é horrivel, você sente aquele tela piscando, já com 70hz a imagem não fica cansativa para os olhos.

Postado

olá Deftorn,

eu uso o mesmo tipo de monitor, só q é 550v... na mesma resolução e tambem com 70 hz.. melhorou pra caramba... mas não senti diferença em aquecimento não... só esquentou um pouco mais...

irei postar uma foto do monitor ai:

post-56791-13884900928491_thumb.jpg

Postado

Aí está!!!

A marca apenas revela 6ohz mas é possível por a 70!

Isso às vezes acontece e não é necessário montar uma ventoinha!

Postado

e estranho tambem acho q a marca esconde algum limites do monitor

olha so eu tenho um monitor AOC 5EN (acho q e esse modelo, e um modelo bem simples) de 15'' q esta no antigo PC, como no winXP não tinha o driver especifico eu instalei o do AOC SPECTRUM 5Nlr q e bem melhor, com esse novo driver eu consegui fazer este monitor atingir resolucao de 1280x800 a 60hz e antes ele so chegava a 1024x768, e funciona normalmente e uma coisa muito doida

Postado

eu me lembro de um tópico sobre colocar um cooler num mouse. Depois disso, nada me parece estranho. huaEEhuaehuEaea!!

Mas colocar coolers aonde|? isso é realmente possível?

Postado

é pod cre pessoal, as marcas impoem limites de segurança apesar de poder ultrapassalos, bom mas mesmo assim como um fanatico por case, ainda estou afim de embelezar meu monitro com um Led Fan

Postado

>>>> Pessoal isso também pode ser campatibilidade com drivers de video etc... pois no meu Win98 meu monitor não consegue trabalhar em 1024x768 em 70HZ, ele chega nessa resolução no maximo a 60HZ, já no win XP ele consegue, e não a cristo q consiga forçá-lo a trabalhar a 70HZ no win98

Postado

Acho q não é bem um cooler o necessário, mas o que realmente pode acontecer é algo como danificação do canhao q gera a imagem no monitor (o canhao q atualiza a tela tem q atualizar uma tela de alta resolução em pouco tempo).

Se possivel teste se a temperatura do monitor eleva quando você faz o overclock de monitor!

Eu antigamente me preocupava muito com a saúde do hardware, mas atualmente só cuido da saúde BASICA do meu hardware, afinal prefiro cuidar da minha saúde PESOAL :P.

Postado
Postado Originalmente por nermi@30 de dezembro de 2005, 14:04

eu acho que é um pouco ridiculo por uma fan no monitor, mas tá bem...........

pois mas no diaem que avariar e tiver de pagar a reparaçao ou comprar outro garanto que vai deixar de pensar que e ridiculo

Postado

Foi nessa brincadeira de aquecimento que acabei queimando uma peça do meu monitor semana passada. Como uso bastante ele, com o aquecimento (a cidade também não ajuda: quase 40º todo dia) queimou uma peça que não me recordo o seu nome, mas que fez a imagem ficar achatada pelos lados. Como não entendo quase nada de monitores e precisava do monitor 100%, tive que mandar para o conserto. O meu monitor é um Itautec SW 5Ei mas que "por debaixo dos panos" é um LG StudioWorks 57M. Esta é a primeira vez em 5 anos que ele apresenta um defeito. Por enquanto não pretendo colocar um cooler ou algo parecido pois só acumularia poeria e não ajudaria em quase nada. O ideal mesmo é mantê-lo em lugar bem refrigerado, coisa que pretendo agilizar em breve.

Abraços

Postado
Postado Originalmente por nico@01 de janeiro de 2006, 06:53

pois mas no diaem que avariar e tiver de pagar a reparaçao ou comprar outro garanto que vai deixar de pensar que e ridiculo

Eu tenho um moniyor à 5 anos que trabalha 15 horas por dia, à resolução máxima.

NUNCA precisei de fans.

Postado
Postado Originalmente por nermi@01 de janeiro de 2006, 12:49

Eu tenho um moniyor à 5 anos que trabalha 15 horas por dia, à resolução máxima.

NUNCA precisei de fans.

Que modelo?? Será que já tá com a imagem tod embaçada, tremula, manchada...?

Postado

bom se o problema for poeira nada que um filtro para fans não resolva

aí pessoal deixa eu aproveita q o asssunto é refrigeração deem uma olhada na refrigeração extra q coloquei no meu Gabinete:

Gabinete 3 Baias (Mid-Tower)

Total de 8 Fans incluindo o do processador e o da fonte

>Fan na parte forntal jogando ar para dentro*

>Fan na parte lateral jogando ar para dentro*

>Fan na parte superior jogando ar para fora*

>Fans para HDs (2 Fans de 60mm)

>Fan de 50mm na parte traseira jogando ar para fora

*todos esses fans são de 80mm

Hardware:

Intel Pentium4 1.5GHZ

placa-mãe PCCHIPS M925 (video 32MB,lan,sound onboard)

Motorola SM56 Voice Modem

Pixel View Play TV MPEG-2

256MB DIMM ( vou aumentar para 512 )

HD Maxtor 40GB 5400RPM

Gravador de CDs LG 48x 24x 48x

Leitor de Cds Generico 60x MAX

Fonte ATX de 300W ( vou trocar por uma de 400W )

Postado

Caras já faz um bom tempo que uso um cooler de 80mm no meu monitor....

eu coloquei ele em cima do monitor funcionando como exaustor, (puxando o ar quente de dentro e jogando pra fora) ele é alimentado por um transformador de 12V (desses pequenos que você encontra em qualquer camelô) . realmente acumula um pouco de poeira mas a maior parte dela você consegue limpar por fora mesmo.

Acho interessante esfriar o monitor porque dentro dele há transistores que esquentam bastante e exatamente por isso tem um enorme dissipador de calor colado em cada um.

mas não aconselho ninguém a abrir seu monitor :naonao: e tentar soldar os fios do cooler lá :

tanto pelo risco de abrir o monitor (caso você não tenha conhecimento suficiente) e também pelo fato de o circuto não ter sido projetado para esse dispositivo (o cooler)

que pode gerar interferência ou danificar o circuito eu suponho.

Mas espero um dia ver alguém mais ousado e disposto do que eu que vai abrir seu monitor e colocar um cooler em cada dissipador de calor que há lá dentro.

i

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!