Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microcontrolador


Rodolfoamorimm

Posts recomendados

Olá pessoal do CW! Primeiramente feliz ano novo pra vocês!

Bem, eu gostaria de saber se alguem ai tem alguma dica de livro tecnico, ou algum tutorial, ou algum pdf, enfim, algo que fale sobre microcontroladores, algo não muito complicado, mais a parte inicial mesmo, algo bem simples, que possa ser entendido por quem esta começando ainda. Agradeço a ajuda de vocês! falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se quer começar

faça isto

ler e perceber o manual de um micro por exemplo do at90s1200

ler e perceber o software do mesmo

arranjar um software de simulaçao como o proteus

estudar o proteus

analisar os exemplos e tutorial do proteus

alterar os exemplos com software seu

a vantagem de usar o proteus é que lhe fica a custo xero experimentar os circuitos

alem disso funciona muito bem para projectos

por agaso ate tenho algo para iniciar mas é em inglês

se precisar de ajuda diga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, obrigado pela ajuda, os processos descitos acima eu fiz nico, alias, já fazia a um bom tempo, eu queria algo sobre microcontrolador mesmo, a parte estrutural, o que é em si, enfim, gostaria de focar bem apenas o titulo microcontrolador... você tem algo a respeito ai é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo... Quanto a microcontroladores como você pediu.. posso te indicar começas estudando um pouco sobreo PIC 16F84 da Microchip... este é um excelente componente para quem está iniciando, eu iniciei com ele e já estou fazendo vários projetos... o ideal dele é que é simples de se utilizar, de entender, e já é um PIC com um pouco mais de funções do que os menores...

Quanto a livro, te indicaria o livro "Desbravando o PIC" não sei te informar agora de quem é... mas é um excelente livro.. muito prático, bem explicativo e qualquer um que nunca teve contato com PICs poderá utiliza-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodolfoamorimm@05 de janeiro de 2006, 19:03

ola, obrigado pela ajuda, os processos descitos acima eu fiz nico, alias, já fazia a um bom tempo, eu queria algo sobre microcontrolador mesmo, a parte estrutural, o que é em si, enfim, gostaria de focar bem apenas o titulo microcontrolador... você tem algo a respeito ai é?

Rodolfoamorimm

desculpe mas não sei se percebi.

microcontrolador é um termo generico para designar muita coisa , desde os tipos genericos cono os avrs, pics ate aos especificos como os de controlo de produtos usb etc

se bem entendi o seu interesse era aprender sobre microcontroladorea e no meu ponto de vista se aprendeu os dados genericos destes e o seu fubcionamento , como disse que já fez , então agora tem de passar a pratica.

isto é começar a programar e ralizar circuitos.

quanto a mim os avrs da atmel sao mais faceis mas claro isso é uma questao de pessoal baseada sobretudo no asm e nas ferramentas disponiveis.

por exemplo pode fazer um programa para estes sem sequer saber nada asm , apenas usando um software que se baseia em diagramas de fluxo

a sugestao que lhe dei de usar o proteus foi por ser fácil atraves da simulacao fazer o teste do seu circuito antes de passar a realizar ocircuito.

mas se não é isto pf explique melhor o que pretende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola nico, agradeço desde já sua atenção.

eu gostaria de saber sobre o assunto "microcontrolador" em geral, como funciona, qual a sua arquitetura, quais os componentes basicos de sua estrutura, os tipos, as familias (eu vi aqui q tem varias como uma tal de mcs - 96 parece), enfim, a parte mais teorica mesmo...

é mais ou menos assim, eu li aqui algo sobre os componentes de um microncontrolador, ele é composto por uma ROM, alguns dispositivos A/D D/A, timers, uma cpu, enfim , gostaria de saber mais essa parte assim, como cada componente dele funciona, para depois especializar-me nos seus tipos como você disse, o pic, avrs etc...

a proposito, o 8051 é o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perceba o seguinte

Um micro controlador é um circuito integrado .

As suas caracteristicas depemdem dp tipo em si e do fabricante.

Depende ainda do facto de ser generico ou especifico.

Dado isto não se pode falar de algo como o "microcontrolador" mas sim de forma generica como microcontroladores,

No fundo pode definir-se um microcontrolador como um circuito integrado cuja funçao de transferencia entrada saida é função do codigo (software) programado no mesmo.

Repare que isto é cpmpletamente de um IC comum em que a relação das entradas paraas saidas é fixa , voce não pode alterar nada , como por exemplo num HC244 .

É claro que se pode dixer queexistem certas operaçoes sao comuns a muitos destes ICs , mas sempre tendo em conta que sao diferentes quer fisicamente quer na forma como sao programados etc etc etc

Parece-me que em funçao disto querer temtar saber "tudo" sobre controladores não sera a melhor maneira.

Daí sugerir que o faça estudar um e perceber bem o seu funcionamento e o significado das suas funçoes.Uma vez feito isto é muito mais fácil passar a aplicar esses conhecimentos para outros tipos.

Por exemplo se perceber qual afunçao do timer de um micro e de aprender a usar essa funcao bem , depois se tentar usar outro qualquer torna-se muito mais fácil.

Ito porque já sabe os principios , depois basta adaptrar esses conhecimentos ao novo micro e seu software de controlo.

Outra coisa importante é o passar a practica.

Aqui entram as ferramentas auxiliares.

Repare que quando estas peças apareceram asoluçao era desenhar o software assemblar programar o Ic e verificar. Se pensar isto demorava muito tempo , gastava-se dinheiro, era necessario programador etc.

Quando lhe sugeri o proteus , ou outro simulador , foi para que ao mesmo tempo que vai estudando o micro pode imediatamente estar a programar um micro virtual e a simular o funcionamento sem necessidade de nada mais .

Isto é uma vantagem enorme e torna o estudo mais factl e rápido .

Outra vantagem enorma é a troca de ideias e ajuda em projectos .

Imagine que esta a fazer um projecto e que tem duvidas,Émuito fácil mandar por mail o ficheiro para um colaborador. Este imediatamente tem acesso ao seu circuito e ao software que fez, e assim podealterar ou corrigir.

Sem gastar um centimo.

Alias isto aplica.se a todos os circuitos.

Posso dizer-hle que não faço circuito nenhum que não seja testado em simulador , seja proteus , ewb etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, sou iniciante alguém poderia me ajudar, estou querendo usar pic 16f84 em um projeto eletrônico externo ou seja sem nenhuma ligação com pc (exceto na programação do pic), com display 16x2, quando eu der um comando (pressionar um botão) aparece no display determinada frase, preciso de cerca de 30 frases diferentes, cada comando uma frase, isto é possível. Se alguém souber de outro tópico relacionado ao assunto me redirecione por favor.

Thiago- Belo Horizonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!