Ir ao conteúdo

Memória no windows 98/98SE/ME

Visitante

Posts recomendados

Postado

olá pessoal,

Me falaram que o limite de memória RAM no Win98 é 128 MB, que ele não reconhece mais que isso, é verdade!?

valeu!

Pedro

Postado

reconhece sim... é certo que o gerenciamento de memoria feito pelo win98 é uma eca... mas pode crer... ele reconhce mais sim...

Postado

Na verdade, na configuração padrão do windows ele só gerencia 128 MB de memória. Para que ele gerencie mais do que isto, você deve usar um programa que altere o registro, tal como o xtep-xsetup.

Postado
Postado Originalmente por pcalais@15 Mai. 2003,10:12

olá pessoal,

Me falaram que o limite de memória RAM no Win98 é 128 MB, que ele não reconhece mais que isso, é verdade!?

valeu!

Pedro

O win98 ele reconhece sim acima de 128mb, porém ele só gerencia até 128mb.

Foi constatado que os maiores problemas em relação à memória no win98 começam a aparecer a partir de 512mb.

No site da própria Microsoft você tem acesso a todas essas informações, bem como corrigi-las.

Site da Microsoft 1

Site da Microsoft 2

Site da Microsoft 3

Espero ter ajudado

Um abraço.

Postado

todos os links dados pelo Relampago_ sao em inglês, não teria em portuga ? porque não entendo nada  :P

caso não tenha em portuga.... eu tenho 256 de ram, qual desses links eu pego ?

Postado

Artigo Retirado do url: http://www.cti.com.br/ctinet/dicas/veloc/veloci.html

-> 7 - Mais memória para o Windows  

As versões 98 e Me do Windows têm a mesma base (kernel). Ela foi criada quando só servidores tinham mais que 128 MB de memória RAM. Por isso, esses Windows só conseguem acessar até os tais 128 MB. Os megabytes que o micro tiver a mais são solenemente ignorados. Mas existe um excelente programa para fazer o Windows enxergar toda a memória disponível. É o X-Setup. Basta selecionar System, Memory e Swap File Usage. Então marque a opção Use maximum available physical RAM before using a swap file. Reinicie a máquina e pronto. O Windows passa a usar mais que 128 MB. Quem usa Windows 2000 ou XP não precisa modificar nada, pois o sistema já usa toda a RAM instalada. Xteq X-Setup 6.1

<-

Visite a url que informei acima e veja o link do X-Setup

• 2 semanas depois...
Postado

Senhores:

Num trabalho em conjunto abraçado com afinco entre eu e o Hide Fire, na tentativa de esclarecer de forma definitiva quanto o Windows98 e Me reconhece e gerencia de memória RAM, descobrimos de fonte segura ( o próprio site da Microsoft ) o seguinte:

1.) Windows Me e Windows 98 não é projetado para segurar mais de 1 GB da RAM. Mais de 1 GB pode conduzir à instabilidade potencial do sistema segundo a Microsoft.

2.) A Microsoft aconselha a reduzir a quantidade de memória que é instalada em seu computador a 512 MB ou menos para utilização do Windows98 e Me.

As palavras abaixo estão no site da Microsoft muito claramente para quem quiser ler:

A Microsoft confirmou que este é um problema nos produtos da Microsoft que são alistados no começo deste artigo.

Em negrito logo acima eles estão se referindo ao fato do Windows98 e Me apresentarem problemas de instabilidade no sistema caso o usuário atinja uma quantidade superior a 512 Mb de RAM no sistema, utilizando-se do 98 ou Me.

Pontos claros e definitivos

1.) O Windows98 e Me reconhecem sim até 1 GB de RAM.

2.) É recomendado pela Microsoft um limite de 512 Mb para perfeito funcionamento do 98 e Me.

3.) O Windows98/98-Se e Me, gerencia até 512 Mb de RAM perfeitamente.

Obs importante: Estes dados foram colhidos de fonte absolutamente segura, o próprio site da Microsoft, além de contato telefônico pessoal, que fiz com o suporte da empresa e confirmei de forma verbal as informações.

Abaixo, segue link da Microsoft que confirma a veracidade das informações.

Microsoft

Esperamos que com isso, seja esclarecido definitivamente o assunto de quanto é reconhecido e gerenciado de memória pelo Windows98/98-Se e Me.

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

carlos colegas

Trabalho numa empresa, onde fizemos diversos testes e chegamos a conclusão que: o windows 98 enxerga a quantidade de memoria física instalada, mas consegue utilizar somente determinada quantidade com eficiência. Em nosso teste fomos gradativamente expandindo a memória e até 160 Mb observamos melhoria na performance. Depois disso por mais que adicionássemos memória não havia nenhuma melhoria. Além disso essa quantidade passa, com o uso, a diminuir devido ao mal gerenciamento, e é muito comum depararmos com avisos como: "não há memória suficente", travamentos...congelamentos etc. Tudo isso varia dependendo da configuração de cada pc. De qualquer. forma utilizar mais que 256 Mb no Win98 será um desperdício! No entanto, pode perfeitamente, tomar algumas iniciativas em que o uso de memória acima deste limite possa ser aproveitado pelo sistema e com eficiência. Em nosso teste utilizamos uma máquina com placa-mãe asus off , pentium 750 Mhz. Acreditamos que poderá haver uma variação para mais ou para menos, dependendo do pc utilizado. Não utilizamos placas "onboard" devido a sua baixa performance.

Postado

pera aí!

esse negocio acontece com o windows me também???

ou é som com o 98??

bom, se acontece com o me, o certo seria instalr o xp, ai resolveria o problema???

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por aroldobossoni@17 Julho 2003,14:29

Queria saber se Windows Update tem correção para isto. :hehehe:

Infelizmente não.  :(   Se você tiver menos que 512MB de RAM não precisa trocar seu OS. Ah, e há casos em que até com mais que 512MB de RAM o Windows 98 gerencia perfeitamente. Em outros casos não...

• 2 semanas depois...
Postado

?.?.?

sera que isso vale tambem para DDR?pois uma vez instalei o 98SE e a maquina ficou meia lerda,ai instalei o XP e senti que ficou bem mais rápido.quando fiz isso eu tinha apenas 256DDR agora já tenho 512DDR.

Postado

Prezado amigo madeindf, a questão do gerenciamento de memória pelo o Win 9x e o Win ME é algo que vem sendo muito discutido aqui no fórum. Algo de uma dimensão tão grande, que temos dois post sobre a mesma discussão.

Nós da Equipe PCINFO BR, defendemos a tese de que o Win 9x/ME reconhece e gerencia acima de 128 de RAM. Porém, não gerencia com o desempenho satisfatório. Deixa a desejar na hora de utilizar a capacidade máxima que o computador pode produzir. E infelizmente isso existe com todos os modelos de memória.

Sendo assim, nós decidimos colocar uma pergunta para esquentar mais um pouco a discussão. Se temos memória abundante por que não instalamos uma versão superior a essas? O win 2k ou o Win XP que gerenciam perfeitamente acima de 128 de RAM. O Kernel desses Windows são atualizados e preparados para o gerenciamento dessa memória. Pois é bom lembrar que quando o Win 9x/ME foram produzidos o uso de memória superior a 128 de RAM era muito pouco, basicamente apenas servidores utilizavam tanta memória. Os programas eram mais leves, tinham menos recursos, interface gráfica mais ligth e exigiam bem menos dos computadores.

• mês depois...
Postado

eu li isso uma vez...e parece que funciona...

"Mais de 128 MB de RAM Win98

você precisa editar o system.ini. Para fazer isso de modo mais prático, vá em iniciar, executar,digite sysedit. Vá fechando as janelas até chegar ao system.ini. Ali, em vcache, procure 386(Enh). Embaixo desssa linha escreva ConservativeSwapeFileUsage=1. Salve e um abraço - seu pc não só vai reconhecer como também gerenciar mais de 128RAM sem precisar de nenhum programinha para isso."

Postado

Prezado colega Metaliun,

O Windows de fato reconhece a memória instalada no micro, porém, não gerenciará como deveria, mesmo editando o system.ini.

• 3 meses depois...
Postado

Colegas, parabéns pelos tópicos, estão muito bem claros, agora eu lanço minhas três dúvidas:

1ª-é claro que se colocar win 2k e xp vai ter desempenho melhor e o win2003 também ne?

2ª- Quanto de memória o win95 e Nt suporta e gerencia

3ª- Os linuxs da vida tam,bém tem isso?, ou seja gerencia até um determimnado memória de ram e o mac os X?

Obrigado

>>LIVERIG<<

:bandeira:

Postado

Hi, Tchurma...

pô, td´s falam mas parece q não se chega a uma conclusão... afinal?

a) o win98 reconhece ou não, a mémoria superior a 128?

B) se reconhece, gerencia ou não?

c) se não gerencia, tem algum programa q auxilie a isso?

d) se não tem programa, a única solução seria troca da versão do Win?

vamos tentar chegar a uma conclusão.... :muro:

um abraço a td´s e continuarei monitorando este tópico pra ver se consigo melhorar minha perfomance... :-BEER

Postado

É pessoal o problema é que complicou este negócio do win 98 ter um limite de gerenciar memória, recentemente montei um mq com SO win xp e win 98, o win xp uso 90% o problema é que tenho alguns programas que tenho que rodar no win 98 como tenho 2 pentes de memória funcionando no modo dual channel de 512Mb cada, quando inicializo o SO no win 98 aparece a mensagem "ERRO DE PROTEÇÃO DO WINDOWS........" a solução até agora encontrada é que cada vez que preciso utilizar o win 98 tenho que retirar um dos pentes :angry: será quu esta é a única solução para um sistema? afff, deste jeito vou detonar o slot da memória :angry:

• 3 semanas depois...
Postado

:bandeira: estou com win me e 98 de memoria mais ela esta no limite, o win ta comendo memoria, sem nenhum programa rodando ele come 80% da memoria porque?

alguem tem solução para isso?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!