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É unânime! Todos gostam de A.I. super-bem desenvolvidos, certo?

Inimigos que parecem ter vida própria e reagem conforme suas ações. NPC's que parecem estar sendo controlados por um jogador. Mas com certeza, uma boa A.I. não se resumo a isto. Então, o que um arquivo de A.I. deve possuir para ser tido como "A A.I."? E quais os jogos que melhor relatam este quesito? Postem suas opinões...

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A.I é fosda por que geralmente é fácil ou extremamente difícil, tem que se chegar no meio termo, o maior problema da A.I de games não é nem ataque, é mais movimentação burra.

Tipo a A.I daqueles bixos que ficam na areia no Half-Life 2 você pega uma bolinha la e eles te seguem, aquilo ali já é um bom exemplo de A.I caprichada.

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Queres dizer as criaturas que reagem por determinada ação do jogador. No caso, pegar um item valioso para elas pode resultar em coisas assim... Desculpe se não entendi..

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Postado Originalmente por Questão@14 de janeiro de 2006, 21:53

É unânime! Todos gostam de A.I. super-bem desenvolvidos, certo?

Todos menos eu... Uma vez, faz tempo já, no Swat 3. Fui em opções e diminui as Ai dos suspeitos em 5 e aumentei em 5 dos membros da Swat. O jogo ficou muito chato, na verdade nem sei por que fiz isto mas fiz...

Os caras iam de um lado para outro, fugiam e levavam tiros até quase morrer, só depois revidavam fogo, ai já era. Evitando isto já é uma melhora...

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Sim pela moviemntação do jogador é uma coisa importante, e claro se pegar um item ela tem que saber bem o que fazer com ele.

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Mas cara, você acaba de declarar me pleno meio de comunicação pública que se arrependeu de diminuir a A.I., quer dizer, A.I. baixa é ruim!

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Postado Originalmente por Questão@14 de janeiro de 2006, 22:39

Mas cara, você acaba de declarar me pleno meio de comunicação pública que se arrependeu de diminuir a A.I., quer dizer, A.I. baixa é ruim!

Sim, é ruim , mas para fechar um jogo mais rápido é melhor, e foi para isto que o fiz.

É como o Buzz falou, as vezes é fácil, as vezes extremamente difícil...

PS: por isso vou mudar minha opinião,

IA BAIXA É RUIM (nem tanto, mas é)...

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Sim, mas o objetivo é realmente ser fácil as vezes e outras extremamente difícil. Na vida real, se o cara participa de uma guerra, pode encontrar inimigos bem preparados ou mal preparados, o que deve tornar as coisas ou fácil ou difícil...

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Pelo sim: bom, isso é para outro tópico...

Pelo não: bom, aí a galera vai ter que te ajudar, porque to meio por fora dos jogos ultimamente.

Mas vou tentar jogar o SWAT em 30, 40, 50 de IA (o padrão é 10) e ver como fica, deve de ser maneiro.

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Guild Wars utiliza o mesmo padrão dos mercenários de DiabloII:LOD.

Mas não bem seguir o jogador e atacar os inimigos por perto, mas encontrar soluções viaveis para melhor repelir a situação, assim como Star Wars: Republic commando.

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pois é, acho que o grande problema é a movimentação, em HL2, por exemplo, quando você tem uma equipe, eles mais te atrapalham do que te ajudam, e vão para a morte sempre.

Acho que um grande defeito é esse, o NPC não tem medo de perder, ele apenas faz o que tem que fazer.

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Verdade ! bem lembrado cara, geralmente as AI administram pouco ou nada o Life, skills ou munições, não se preocupam em morrrer.

Outra coisa a AI procurar um lugar melhor no cenário, pra se defender ou outros.

Eu citei Half-Life 2 a AI dele ta muito boa em movimentação independente, já a de follow ta fosda mesmo, to na parte do squadrão o povim suicida hehehehe.

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