Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor alternativo


Ymendes

Posts recomendados

Boa noite !

Estou com uma placa-mãe ABit A7N e, ao fazer uma limpeza no computador, percebi que um dos capacitores está estufado. Estou querendo substitui-lo mas não encontro do mesmo fabricante. Ele é um capacitor eletrolitico 3300uF 6,3v 105ºC da Rubycon TO 340 . No mercado Livre encontrei esta epecificação mas das marcas LENON e EPCOS. Assim como tem fabricantes de Hardwares top de linha, acredito que também tenha de componentes eletrônicos. A minha duvida é: Posso substituir sem problema algum ? Influencia muito a troca por um de outro fabricante ?Qual deles vocês me recomendam ? E por ultimo ... Alguem poderia me informar onde eu posso encontrar componentes Rubycon ?

Valeu e um abraço pra todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que tudo deve ver as caracteristicas dos condensadores que vai substituir

pelo que deve consultar as especificaçoes dos fabricantes.

depois e possivel e dentro do mesmo preço pode tentar escolher com paranetros mais favoraveis ao circuito em questao. por exemplo uma tensão de trabalho superior não ira ser prejudicial se o resto das caracteisticas se mantiverem.

a grande questao não esta na marca mas sim em que se respeitem as especificaçoes dos componentes e as recomendaçoes do fabricante.

quanto a marcas , hoje en dia ?????

só lhevou dar um exemplo grandes marcas mundiais usam circuitos integrados exactamente iguais , feitos na mesma fabrica , com exactamente os mesmos materiais , testados da mesma maneira .

apenas muda a referencia e a marca. qual deles é melhor ?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nico... valeu pela dica.

Eu havia pesquisado na internet a caracteristica desse capacitor. Na Rubycon eu encontrei muitos dados. então fui ver na EPCOS. Encontrei também algumas informaçoes mas muito basicas. A Lenon eu so achei algo sobre o John Lenon ... esta marca eu estou descartando.

No caso, se o outro componente tiver as mesmas caracteristicas básicas , ou seja, tensão, impedancia e temperatura, eu poderia trocá-lo sem maiores problemas? Essa é minha dúvida. tenho receio de comprometer a placa-mãe.

Vou continuar pesquisando ... Obrigado pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ymendes@18 de janeiro de 2006, 00:29

Nico... valeu pela dica.

Eu havia pesquisado na  internet a caracteristica desse capacitor. Na Rubycon eu encontrei muitos  dados. então fui ver na EPCOS. Encontrei também algumas informaçoes mas muito basicas. A Lenon eu so achei algo sobre o John Lenon ... esta marca  eu estou descartando.

No caso, se o outro componente  tiver as mesmas caracteristicas  básicas , ou seja, tensão, impedancia e temperatura, eu poderia  trocá-lo sem maiores  problemas? Essa é minha  dúvida. tenho receio de comprometer a placa-mãe.

Vou continuar pesquisando ... Obrigado pela informação.

EU não sou nem um pouco indicado para falar de eletrônica...

Mas tenho um amigo que arruma placas-mãe!

Sempre o vi substituido TODOS os capacitores... e nunca misturando...

Sempre que tinha um ou dois estufados... ele tirava todos... e o coloca capacitores de especificações iguais e marcas diferentes!

Na pior das hipóteses... mande para MOBOFIX!

hehe

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ymendes@18 de janeiro de 2006, 00:29

Nico... valeu pela dica.

Eu havia pesquisado na  internet a caracteristica desse capacitor. Na Rubycon eu encontrei muitos  dados. então fui ver na EPCOS. Encontrei também algumas informaçoes mas muito basicas. A Lenon eu so achei algo sobre o John Lenon ... esta marca  eu estou descartando.

No caso, se o outro componente  tiver as mesmas caracteristicas  básicas , ou seja, tensão, impedancia e temperatura, eu poderia  trocá-lo sem maiores  problemas? Essa é minha  dúvida. tenho receio de comprometer a placa-mãe.

Vou continuar pesquisando ... Obrigado pela informação.

pode sim , verifique tambem qual a maxima corrente relativamente as componentes alternadas pois nesses condensadores é dos factores mais importantes.

e como foi dito acima e bem deve mudar os outros condensadores que estão nessa parte do circuito.

a razao é simples se um falho significa que os outros foram sugeitos a condiçoes mais graves ainda e sera normal que possam já estar degradados.

agora tenha o maximo cuidado ao dessoldar e soldar. esses boards sao muito frageis e um pouco de calor a mais pode destruir o board .

se não tem practica mais vale levar a um tecnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferjor@18 de janeiro de 2006, 01:07

EU não sou nem um pouco indicado para falar de eletrônica...

Mas tenho um amigo que arruma placas-mãe!

Sempre o vi substituido TODOS os capacitores... e nunca misturando...

Sempre que tinha um ou dois estufados... ele tirava todos... e o coloca capacitores de especificações iguais e marcas diferentes!

Na pior das hipóteses... mande para MOBOFIX!

hehe

Felicidades!

:bandeira:

Eu entrei em contato com eles e não vendem componentes. Infelzmente ficaria um preço bem alto ,ou seja, despesa do correio + serviço. E não me deram a garantia que seria usado o mesmo capacitor, o da Rubycon. Se for assim eu mesmo compro e coloco .

Mas valeu pela dica...

Obrigadao !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nico .. agradeço novamente pelas informações.

Colega, coloquei esta foto com os dados dos capacitores . O primeiro é da Rubycon e os demais , EPCOS e LELON, sao os que achei para venda. Olhando os dados deles , poderia me dizer qual substituiria o da Rubycon ? Confesso que sou leigo nessa área e por isso solicito sua ajuda.

Grato.

post-29694-13884903994325_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ymendes

a resposta é simples nenhum.

porque ?

segundo entendi o board que usava esses Rubycon teve problemas com os condensadores. ora se substituir por outros de caracteisticas inferiores pode não ser a melhor hipotese.

agora se reparar os valores de Rated Riple Current e de Esr

sao completamente diferentes.

Como lhe tinha dito antes estes parametros sao da maxima importancia dadas as elevadas correntes de ripple a que estes condensadores tem que suportar .

assim o que pode acontecer é que se mudar por qualquer destes tipos que refere:

vão provocar um aumento das componentes alternadas

vão aquecer mais que os originais

concluindo : podem fazer com que o board nem sequer funcione ou dê problemas

intermitentes conforma as condiçoes de consumo e energia.

provavelmente vão durar muito pouco tempo dado o facto de dissipar muito maior energia o que leva a aquecimento e destruiçao dos mesmos

Nota :

Se não tiver outra solução use os da lelon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...