Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Wester Digital


Toni Ribeiro

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Ganhei de um amigo, que não o usava mais, um HD Western Digital de 80Gb WD Caviar WD800BB. Antes não estava sendo reconhecido pelo sistema mas

fiz uma atualização de bios no meu computador e enfim consegui reconhecer, mas só no Setup, e ainda, apenas 40GB, o que não seria problema. Mas ao entrar no FDISK, não tenho acesso a ele nem para deletar, nem para criar partições, nem sequer tenho acesso a esta unidade lá. E também não tenho acesso a ele para formatá-lo. Não aparece a unidade no prompt!

Já no ambiente Windows, no Explorer, ele aparece como se fosse uma unidade de DVD, e ao tentar acessa-lo, ele pede para inserir um disco (imagem 1).

Então para tirar mais a dúvida baixei do fabricante uma ferramenta de diagnóstico e formatação, que mostra ele sem acessibilidade (segunda linha imagem 2). Fiz os testes com este programa, e veja os resultados nas imagens 3, 4 e 5.

Deixei ele instalado no computador (sempre como slave) e também fiz mais uma coisa: Rodei o programa Sandra para ver o que detectaria e ele me deu este resultado louco... RECONHECEU fisicamente O DISCO COMO SENDO DE 8 Gb (7,9Gb) selecionado, na imagem 6.

Detalhe: No POS de memória ele também aparece normalmente

Meu amigo diz que estava usando normalmente, antes.

Eu queria aproveitar pelo menos esses 40GB. Até porquê, como podem ver nas imagens, tenho um humilde HD de 20GB, com várias partições, fazendo milagres. E queria desafogar um pouco o bichinho!!

Alguém tem uma dica de como conseguir esse outro milagre de utilizar esses 40GB?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por acaso tem os dois ligados ?

verificou se os jumpers estão cotrrectos ?

o disco é detectado correctamente no bios ?

verifique o cabo de alimentaçao do disco e troque por outro , as fontes tem varios disponiveis , pode ter mau contacto nos 12V e pode originar isso

tente ir buscar o software de teste ao site do fabricante e teste o disco

este software cria uma disquete de dos e arrancando com ela pode testar o disco.

assim pode ter a certeza se esta estragado

depois se não tiver problemas pode fazer fdisk e format ao disco

não se esqueça de no fdisk fazer a particao primaria activa

se for fazer boot por esse disco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois ligados

Jumpers correctos

Na bios é reconhecido apenas a metade dele (40GB, o que já seria de bom tamanho).

Vou tentar a trocas dos cabos de alimentação. Mas remota possibilidade, pois em algum momento fiz uso dos cabos do outro ao ligar só ele.

Qt ao software do fabricante também usei um no DOS com um disquete, masd deu erro 0132 (algo como não há disco). Mas vou refazer tudo de novo. Posso ter pego o propgrama errado!!

Obrigado amigão!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@23 de janeiro de 2006, 15:59

teste apenas com esse hd ligado e como master

Olha só, fiz teste com todos os cabos de alimentação, fiz conexão com cabos de dados de 40pinos, tanto de 80 como 40 vias.

Testei ele só, como Master e sem CD-rom no micro.

Ao carregar o boot, ele dá a mensagem:

O win98 detectou que sua unidade C não contém uma partição FAT ou FAT32 válida. Há várias causas possíveis:

1-A unidade pode precisar ser particionada. Para criar uma partição da unidade, execute FDISK do prompt do MS-DOS.

2-você pode estar usando um software de particionamento de terceiros. Se estiver usando este tipo de software, remova o disco de inicialização de emergencia e reinicie o seu computador. Então siga as instruções na tela para iniciar seu computador de um disquete.

3-Alguns virus podem impedir que sua unidade C seja registrada. Você pode usar um programa anti-virus para procurar pela sua existência.

Uma vez no prompt do DOS, eu tenho acesso ao C:, dou um DIR e consigo ver o conteúdo do C:, com: ATTRIB.EXE, CHKDSK.EXE, COMMAND.COM, DEBUG.EXE, EDIT.EXE, EXTRACT.EXE, FORMAT.COM, HELP.BAT, LEIAME.TXT, MSCDEX.EXE, RESTART.COM, SCANDISK.EXE, SCANDISK.INI E SYS.COM.

Alguns dos comandos ele executa. Tentei fazer SCANDISK ele ele faz os passos como se estivesse realmente verificando a superfície, mas me dá resultados vazios... por exemplo: ele cria log's, em todos os testes que faz, com a mensagem: NÃO FOI ENCONTRADO PROBLEMAS.

(É claro!!! não foi encontrado nem Disco). RS

O comando FORMAT C: ele dá mensagem de erro também.

Ao dar o comando FDISK, após a confirmação (YES), referente aos 512 de tamanho do HD, ele diz: ERRO DE LEITURA DO DISCO FIXO.

Acho que tá mesmo baleado!!! :goff::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como não foi encontrado o HD a RAMDRIVE ficou com a letra C e não D quando tem um HD instalado, assim quando você deu Dir ele mostrou os programas que ele carregou em uma unidade virtual carregada na memória RAM. Por isso que dava erro ao tentar formatar.

Se durante o FDISK deu erro de disco fixo é porque o HD foi pro saco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se esse HD Samsung for novo ele tem o número de lote designando o mês e ano que foi fabricado no rótulo. Por exemplo, deve ter algo assim: 11.2005 , quer dizer que ele foi fabricado em novembro de 2005. Dá uma olhada nesse HD "novo" e diz ai quando que ele foi feito.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!