Ir ao conteúdo

Vc desliga o pc na chuva com trovoada?

dvs

Vc desliga o pc na chuva com trovoada???  

7 votos

1. 1. Vc desliga o pc na chuva com trovoada???

• Não, meu estabilizador protegerá
    • Sim, nada protejerá meu pc
    • Não, to nem aí se queimar queimou

Posts recomendados

Postado

eu também gostaria de saber se é realmente necessário...pois o estabilizador e a fonte tem fusíveis.......to nem aí se queimar o estab...ou a fonte....mas o pc aí é ######..

Postado

aqui não tem incidencias de raios muito grandes! na verdade quase nunca cai um raio por aqui.

depois não to nem ai , afinal se cair um raio na linha telfonica , noa tem fusivel q proteja vai embora TUDO ! auhauh já vi um caso desse caiu um raio na linah telefonica explodiu pc com tudo :devil:

e mesmo qunado falta energia eu continuo ligado , por causa do nobreak :P e como e velox a net não cai!

Postado

já caiu 2 raios aqui no mesmo lugar com 2 meses de diferença e nas 2 vezes minha placa-mãe queimou, então não arrisco mais não, se eu escuto meio trovão já desligo o PC na hora !!!!

Postado

Dificilmente eu desligo.

Só mesmo se a energia acabar ai o No-Break fica apitando, se depois de 15 minutos não voltar a energia eu desligo o micro e espero voltar a energia, mas sair tirando cabo da tomada, nunca fiz. O máximo que já queimou aqui foi um modem¨%$¨&$ da Agere

T+

Anderson.

Postado

Eu perdi um modem. ....... e como o computador era Itautec levei um baita de um prejuizo (compatibilidade com os demais modems mais baratos ZERO) :bandeira: . A descarga elétrica veio pela linha telefônica.....fuzível, estabilizador nada protege.

Abraços :bandeira::bandeira:

Postado

Se a descarga elétrica entrar pela linha do telefone, não é só o modem que dança, pode queimar a fonte, a placa e muito mais. E nesse caso nem o estabilizador nem o nobreak impedem o desastre, a não ser os que dão proteção para a linha telefônica, e, claro, se a gente teve o cuidado de plugar lá o cabo do modem. De qualquer forma, na hora de um temporal brabo, o melhor mesmo é desligar a máquina, tirar a tomada da parede e ir olhar o temporal tomando uma cervejinha.

Postado
  Citação
Postado Originalmente por dvs@23 de janeiro de 2006, 00:19

os fusíveis adiantam?

Não, fusíveis não adiantam.

Só adiantam caso haja uma sobre tensão na sua energia. Porém, nada adianta em caso dum ráio.

É só imaginar, um fusível tem uns 2cm de comprimento, o ráio cai de uma altura de +- 5Km... Ou seja, se for para atingir o seu PC, o ráio vai atingir, independente do fúsivel.

• Membro VIP
Postado

Também não costumo desligar, mas tenho consciência de que, em caso de raio no sistema elétrico, dependendo de onde cair, nada poderá resolver! Ou seja, o risco existe e é grande! Não esqueçam disso!

Postado

Eu desligo sim!!! tiro da tomada o pc e o modem...prejuizo não... Será q um nobreak proteje mais q o estabilizador nestes casos? ou n tem nada a ver?

• Membro VIP
Postado

Só reforçando! Dependendo da localização e intensidade da descarga, NADA irá garantir proteção aos equipamentos! Melhor mesmo é prevenir e desconectar tudo!

Postado

Durante uma tempestade muito forte desliguei o computador e puxei o fio da tomada. Quando a chuva passou, o micro não ligava mais. Veio um surto pelo cabo do cable modem e me queimou a placa de rede e a memória. Preju no bolso, lição aprendida. Chuva muito forte, desliga tudo.

ARN1972

Postado
  Citação
Postado Originalmente por rsfjr@23 de janeiro de 2006, 11:34

Não, fusíveis não adiantam.

Só adiantam caso haja uma sobre tensão na sua energia. Porém, nada adianta em caso dum ráio.

É só imaginar, um fusível tem uns 2cm de comprimento, o ráio cai de uma altura de +- 5Km... Ou seja, se for para atingir o seu PC, o ráio vai atingir, independente do fúsivel.

so ratificando fusivel não e protecao contra sobre tensão e sim contra SOBRE CORRENTE! se a tensão subir pra 500V e nada estourar a ponto de fazer com q a corrente aumente, o fusivel não vai abrir. como aconteceu aqui em casa o neutro do trifasico caiu fazendo ir pra 380V , o fusivel não abriu mas q minha tomada FEDEU , ahhh e como fedeu ehehehe , porém a fonte continuou trabalhando normal , creio q o nobreak desligou a saida e usou as baterias, eu não estava no pc no momento.

e como o Meiraneto disse , não adianta so desligar , dependendo de onde caia , haaa ***** com tudo , tem q tirar da tomada também se não BUMMMM já era :chicote:

Postado

Olá,

Eu concordo com você, mas vê se você não concorda comigo, só haverá sobre corrente em um desses dois casos:

1- Se houver curto circuito.

2- Se houver sobre-tensão:

Observe, vamos supor que a carga resistiva do seu PC é de 100 ohms, utilizando aquela velha lei de Ohm:

U = R.i

A 115V:

115 = 100.i => i = 1,15A;

- Vamos supor agora que repentinamente ocorra um problema no trafo de distribuição, e você tenha uma sobre-tensão, onde sua tensão da tomada suba para 220V:

U = R.i

220 = 100.i => i = 2,2A;

A corrente dobrou!

Citação
Postado Originalmente por DM2@23 de janeiro de 2006, 13:20

so ratificando fusivel não e protecao contra sobre tensão e sim contra SOBRE CORRENTE! se a tensão subir pra 500V e nada estourar a ponto de fazer com q a corrente aumente, o fusivel não vai abrir. como aconteceu aqui em casa o neutro do trifasico caiu fazendo ir pra 380V , o fusivel não abriu mas q minha tomada FEDEU , ahhh e como fedeu ehehehe , porém a fonte continuou trabalhando normal , creio q o nobreak desligou a saida e usou as baterias, eu não estava no pc no momento.

e como o Meiraneto disse , não adianta so desligar , dependendo de onde caia , haaa ***** com tudo , tem q tirar da tomada também se não BUMMMM já era :chicote:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!