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Crysis (FPS) - Tópico oficial - Versões Xbox 360 e PS3 anunciadas


gandalfnho

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Olá pessoal.

um amigo com configuração igual a minha rodou Crysis sem problemas no médio.

em meu pc fica dando umas travadinhas parecendo que é falta de memória, só que ouvir dizer que roda bem no médio com 1 giga.

>>>será que estou com problema no meu windows ou falta memória mesmo?

obs: sem programas em segundo plano.

obrigado.

desfragmente seu HD. muitas vezes essas travadinhas (stuttering e swap) se dão devido à um hd muito fragmentado. tente desfragmentar, e se mesmo assim continuar travando, procure arrumar mais 1 giga de ram, 2 gigas é quase o padrão de hoje em dia pra todo jogo.

abraço

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O over_kill mandou super bem mesmo! Principalmente no q ele se refere aos sites especializados!

Eu só discordo sobre aquele bench da camera por cima da primeira fase do jogo. Eu acho aquele bench bem proximo da realidade do jogo completo, nao somente da primeira fase, pois em crysis tem alguns momentos criticos de fps, como aquela fase core e a fase paradise lost q é na neve, tem alguns trechos ali q a queda de fps é bem significativa, chegando a ser inferior até a media de fps do bench q sobrevoa a primeira fase... Outro muito bom é o cpu bench, q na minha maquina roda bem parecido.

P/ quem tá com medo de rodar crysis, ou comprar uma 8800 ou 2900 pro ou xt, ou hd 3850 ou 3870, eu digo: compre q roda crysis muito bem!

Minha placa, funciona mais ou menos como uma HD 3870, 8800 gts 640mb/320mb, pouquissimo mais rapida q uma 2900 pro e uma HD 3850... Em torno de 10% mais lenta q uma 8800 GT/ GTS 512mb nova, e alguns porcento ainda mais lenta q uma 8800 gtx/ultra, variando de jogo p/ jogo; e roda crysis da seguinte maneira:

DX 10 (vista), 1280x1024 s/aa, tudo no high, com sombras no medio, post processing editado p/ conter as sunshafts e colorgrading do very high: 26 fps;

DX 9 (XP), 1280x1024 s/aa, tudo no very high, com sombras no medio, post processing editado p/ nao conter motion blur on turn around: 26fps

DX 9 (XP), 1280x1024 s/aa, tudo no high, com sombras no medio, post processing editado p/ conter as sunshafts e colorgrading do very high: 37 fps - a modalidade q atualmente jogo, poderia tb editar o shading p/ conter use_pom 1, q é o alto relevo do solo q é show, mas perco 3 fps q mais na frente eu sinto um pouco de falta no game;

O q eu recomendo é q jogue em DX 9, ou no xp, ou no vista se souber ativar, pois o problema de performance nao esta no vista em si(só nada q acrescente em relação ao xp, só uma exigencia de hardware, q p/ quem tem maquina potente pouco influi, talvez um pouco mais de instabilidade, aqui ganhava tela azul toda semana de presente), e sim no dx10.

Na ultima configuração q mostrei, a qualidade grafica é inigualavel em relação a qualquer jogo, muito proximo ao very high.

Diferencas dx9 vs dx10 em crysis: basicamente sao tres:

1) Deep of Field: os cenarios a distancia ficam mais realistas, havendo uma certa distorcao nas partes mais longiquas do cenario;

2) Sombras: As sombras no dx 10 tendem a ser mais suaves;

3) Iluminacao: A iluminacao dinamica do dx10 é superior a do dx9, trazendo maior realidade ao game.

Critica às diferencas acima:

1) O Deep of Field realmente existe, e se você prestar bem atencao, você nota a diferenca, q é muito pequena... Acho q passa despercebido pela maioria...;

2) Dah p/ perceber essas sombras mais suaves, mas a diferenca é bem pequena, inclusive, as sombras no medium sao muito boas, sao pixeladas é verdade, mas as de games como stalker e call of juarez tb sao, e na vida real, dependendo do anglo de incidencia da luz e intensidade de luminosidade, elas sao pixeladas tambem. Resumindo: shadows no high do dx9 em crysis sao fantasticas, no medio sao excelentes;

3) Esse item eu nao consegui notar a diferenca...

Obs.: Fisica é identica em dx9 e dx10, e na minha opiniao, nao supera ainda a encontrada no HL2.

Para quem quer comprar uma placa de video hj em dia as melhores opções em ordem decrescente de melhor compra sao: 8800 GT 512mb, HD 3870, 8800GT 256mb, HD 3850... só vale a pena comprar qualquer outra se o preco estiver muito bom, q embora sejam excelentes placas, sao caras, consomem muita energia e o desempenho é na pratica, muito proximo destas...

Raullfs parabens pelo seu comentario, mandou muito bem mesmo! Eu to usando a TWEAK que faz com que a opção Very High funcione no XP, na verdade a opção Very High nunca vai habilitar no XP, esse patch apenas vai alterar a opção High em Very High. Pelo o que eu entendi, se a opção "high" passara para "Very High" nao vamos mais ter a opção "High" ficando disponivel assim (low/medium/very high)???

Eu to jogando em 1024x768 com tudo no Very High sem AA, com legs em algumas cenas. Eu queria equilibrar deixando algumas opções em Very High e outras é High para o jogo rodar mais liso. Mas como agora vou configurar isso???

Raullfs tem como configurar o anti-alisiang no XP??? Quando eu rodava vista eu conseguia mas agora no xp nao estou conseguindo mesmo depois de rodar esse patch... valeu

Alguem pode me dar um Help?!

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Raullfs parabens pelo seu comentario, mandou muito bem mesmo! Eu to usando a TWEAK que faz com que a opção Very High funcione no XP, na verdade a opção Very High nunca vai habilitar no XP, esse patch apenas vai alterar a opção High em Very High. Pelo o que eu entendi, se a opção "high" passara para "Very High" nao vamos mais ter a opção "High" ficando disponivel assim (low/medium/very high)???

Eu to jogando em 1024x768 com tudo no Very High sem AA, com legs em algumas cenas. Eu queria equilibrar deixando algumas opções em Very High e outras é High para o jogo rodar mais liso. Mas como agora vou configurar isso???

Raullfs tem como configurar o anti-alisiang no XP??? Quando eu rodava vista eu conseguia mas agora no xp nao estou conseguindo mesmo depois de rodar esse patch... valeu

Alguem pode me dar um Help?!

Amigo, eu consigo habilitar sem problemas o AA mesmo usando o tweak, q na verdade é um arquivo autoexe.cfg q a gente coloca no diretorio original do crysis... Ele nao tende a modificar as opções de resolucao nem AA, então antes de você colocar o autoexec.cfg no diretorio, recomendo você iniciar o game antes e modificar o q você deseje, no caso resolucao e aa, depois saia do jogo e coloque o autoexec.cfg no diretorio de crysis e reinicie o jogo. Nao tive problemas quanto a isso...

Para você jogar com algumas opções no Very High e outras no high no xp p/ balancear o desempenho, o metodo mais fácil é editar este autoexec.cfg pelo bloco de notas, ir tirando algumas opções e reiniciando o jogo p/ ver se o grafico perda de qualidade/ganho de performance compensa... Outra forma é ingame, acionando o console do jogo ir colocando uns comando e tirando outros, nao posto aqui eles porque nao sei quais sao, mas sao faceis de encontrar no site incrysis.com nos forum sobre tweak, e a terceira opcao e mais difícil, é entrando no diretorio crysis\game\config\cvargroups e editar os arquivos .cfg individualmente, sejam eles, shadows, post processing, water, etc...

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raullfs eu to tentando fazer meu proprio TWEAK baseado na minha configuração, eu esqueci de fazer o backup dos arquivos originais que eu substitui, sera que alguem tem e poderia postar para mim? ficarei mt grato!

sobre o antialing o maximo que consegui com o Very High Tweak foi 2x...

valeu

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Pessoal, onde eu acho o arquivo que faz o jogo rodar em very high no xp?

Abre o bloco de notas e cola isso aqui lá:

sys_spec_GameEffects = 3

sys_spec_ObjectDetail = 3

sys_spec_Particles = 3

sys_spec_Physics = 3

sys_spec_PostProcessing = 3

sys_spec_Quality = 3

sys_spec_Shading = 3

sys_spec_Shadows = 3

sys_spec_Texture = 3

sys_spec_VolumetricEffects = 3

sys_spec_Water = 3

e_foliage_wind_activation_dist = 25

e_max_entity_lights = 16

e_obj_quality = 4

e_particles_max_emitter_draw_screen = 32

e_particles_quality = 4

e_shadows_cast_view_dist_ratio = 0.8

e_vegetation_sprites_distance_ratio = 1.5

e_view_dist_ratio_detail = 30

e_view_dist_ratio_vegetation = 45

e_water_ocean_fft = 1

e_water_tesselation_amount = 10

es_DebrisLifetimeScale = 1

g_battleDust_enable = 1

g_breakage_particles_limit = 250

g_ragdollDistance = 40

g_ragdollMinTime = 15

q_Renderer = 3

q_ShaderFX = 3

q_ShaderGeneral = 3

q_ShaderGlass = 3

q_ShaderHDR = 3

q_ShaderIce = 3

q_ShaderMetal = 3

q_ShaderPostProcess = 3

q_ShaderShadow = 3

q_ShaderSky = 3

q_ShaderTerrain = 3

q_ShaderVegetation = 3

q_ShaderWater = 3

r_BeamsDistFactor = .05

r_BeamsMaxSlices = 200

r_ColorGrading = 1

r_DepthOfField = 2

r_DetailNumLayers = 2

r_DynTexAtlasSpritesMaxSize = 32

r_MotionBlur = 4

r_ShadowJittering = 2.5

r_SSAO_quality = 2

r_SSAO_radius = 2

r_sunshafts = 1

r_TexAtlasSize = 2048

r_Usepom = 1

r_WaterReflectionsQuality = 3

r_WaterUpdateDistance = 0.2

Apos isso salva o arquivo como o q quiser.txt. Apos você renomeia o arquivo p/ autoexec.cfg. Copia este arquivo p/ o diretorio onde o crysis esta instalado. Certifique-se q antes de você copiar, o jogo esteja com as configuracoes todas no high. Pronto, ativado o very high no xp... :)

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raullfs fiz exatamente como você descreveu tim-tim por tim-tim e nao deu certo ! acho q é só em vgas com dx10 q funciona , tenho um camarada q tem uma 8600gts ele passou pra very-high e foi na 1, ai chamei pra ele vir aqui em casa pra nos resolver isso , fizemos de tudo ,tudo q axavamos na net pra fazer nos fez e nao deu certo, ate formatei e instalei o game novamente e mesmo assim nada de nada e + uma vez nao deu certo. O jeito é trocar de vga mesmo.
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raullfs fiz exatamente como você descreveu tim-tim por tim-tim e nao deu certo ! acho q é só em vgas com dx10 q funciona , tenho um camarada q tem uma 8600gts ele passou pra very-high e foi na 1, ai chamei pra ele vir aqui em casa pra nos resolver isso , fizemos de tudo ,tudo q axavamos na net pra fazer nos fez e nao deu certo, ate formatei e instalei o game novamente e mesmo assim nada de nada e + uma vez nao deu certo. O jeito é trocar de vga mesmo.

Realmente é estranho pois xp é dx9 total... A minha vga funciona tanto em dx 9 como em 10 e no xp ela funciona como dx 9, quando você roda os benchs do crysis, ele diz dx 9... Como eu nunca testei em uma vga sem suporte a dx10, e nao vi nenhum relato parecido, nao posso contradize-lo, e pior ainda, ajuda-lo...

(_(

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Over em VGAs em SLI, alguém manja?? tipo, qual programa usar? e como saber se o OVER está sendo feito nas duas e não só em uma??? To querendo ver se um over melhora meu desempenho no Crysis, sendo que eu possuo um sistema em SLI, só falta isso pra eu experimentar aqui!!

desde ja obrigado

Olha, se você está com 2 8800GT em SLI, e ta dando lag ainda, não vai ser over que vai te ajudar não viu! Tem algo errado ai! Você tem que descobrir qual é o gargalo da sua máquina, pois ela deveria estar voando baixo!!!

valeu

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mythra me desculpe o off-topic, mas como eu faço para saber se a minha máquina tem algum agorítimo defeituoso?

Olá AlvesBM,

Sou Programador/Analista desde 1988, e, o que eu quero dizer na minha frase de rodapé, é que a cada dia empresas inventão hardwares novos e mais velozes para suprir nossas necessidades. Muitas vezes um programa (Algorítimo) bem feito pode superar a necessidade de um hardware muito sofisticado.

Vou contar uma historinha para vocês, que tem tudo a ver com o Crysis:

Em 1985, estava eu, brincando de Assembly, com o meu saldoso TK3000:wub:

Fiz uma "navezinha" em Assembly, que quando você pressionasse tecla => ela ia para Direita e <= para esquerda.

Muito bem. Quando eu precionava a setinha para direita, a navezinha sumia do meio da tela e aparecia no canto direito. Quando eu precionava a tecla para esquerda, ela sumia e aparecia, no canto esquerdo !!!:o

Fiquei frustrado, pois eu deveria ver a navezinha se movimentando na tela. Depois de revirar o codigo em Assembly diversas vezes, um dia, apertando as setas, deu um pick de luz!!!:(

E EU VI A NAVIZINHA TRAVADA NO MEIO DO CAMINHO!!!:eek:

O que estava acontecendo. A navezinha estava realmente andando pela tela, mas a linguagem de programação Assembly é tããão rápido, que não dava para vê-la. Isso seria normal, se não fosse em um computador de 0.75MHZ:huh: . Não! eu não errei casa decimal não! Ta certo! É um processador de 0.75MHZ mesmo !

Trago esta experiência até hoje, e estou dividindo ela com vocês.

Conclusão: Não dá para ninguém desenvolver um jogo como o Crysis em código puro Assembly de cabo a rabo (é humanamente impossível). Mas a galera tem abusado da Orientação a Objetos, e das ferramentas para programação em equipe, e, como resutado, estamos tendo programas que estão sendo desenvolvidos cada vez mais rápidos, porém muito mais pesados do que deveriam ser.

Não estou dizendo que Crysis é um jogo ruim (é um dos melhores visuais de jogo que já vi até hoje), mas que eles abusaram da OO ai abusaram !!!

Desculpe se fui extenso...

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aproveitando o embalo do amigo ALVESBM, qual a sua config mythra?

Olá Fernando,

Poxa, eu tenho uma lanhouse aqui no rio de Janeiro, como são muitos computadores diferentes, e todos me geram alguma dúvida aqui do CDH, eu não coloco configuração alguma no meu rodapé, entende.

Mas as máquinas que estão rodando Crysis aqui na loja são:

M2N-MX, X2 3800 , 2GB 667@800, HD 160GB SATAII, XFX8600GT 540@800 / 1180@1600

To com tudo no médio, Shader High, Water High, sem AA, em 1024x768!

Estou com uma qualidade muito satisfatória (graças ao Shader High) e média de 20 fps, com picos em 30fps e quedas bruscas (15 fps) quando aproximo a mira.

valeu

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Olha, se você está com 2 8800GT em SLI, e ta dando lag ainda, não vai ser over que vai te ajudar não viu! Tem algo errado ai! Você tem que descobrir qual é o gargalo da sua máquina, pois ela deveria estar voando baixo!!!

valeu

São duas 8800gts 320mb, e até agora não consegui um desempenho satisfatório com tudo no High, tem parte do jogo que flui bem mais tem partes que fica impossivel jogar, dai pra ficar jogavel eu tenho que deixar muita coisa em mediun, só assim dá pra seguir em frente! minha resolução nativa é 1440*900, se eu baixar a imagem fica bem estranha, por isso fico preso a ela...(_(

o q será que pode ser feito???

abraço

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Mythra,

Achei sua historinha fantastica! é o q eu tenho deduzido faz tempo, pois sempre tive placas low-end, como a fx5200, fx5600xt, depois radeon 9600pro e por ultimo antes dessa radeon x800 gt(estas duas ultimas quando adquiri já nao rodavam muita coisa bem), e eu notava q certos jogos eram pesados demasiadamente sem necessidade, tendo as vezes a mesma versao p/ um videogame teoricamente mais fraco rodando lisinho... Aih chega HL2 detonando rodando em tudo q é maquina com graficos espetaculares... Na contra-mao chega fear um ano depois comendo tudo q é pc, sem apresentar grandes graficos(os cenarios de fear sao toscos, os efeitos de paticulas bem feitos, personagens, mas os cenarios, sao q nem HL 1)...

Crysis é um grande exemplo disso... O jogo mais pesado q eu tenho aqui na maquina é cod4 q faz media de 40-60 fps com AAx4, World in Conflic q no bench com tudo no maximo marca 30 fps, mas crysis é absurdamente mais pesado... Sem duvida os graficos sao mais bem feitos, mas tb nao sao absurdamente mais bem feitos q justifiquem o jogo rodar a uns 15 fps no very high do dx10... Espero q este patch melhore, mas pelo q andei lendo, só sai no final deste mes...

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Na contra-mao chega fear um ano depois comendo tudo q é pc, sem apresentar grandes graficos(os cenarios de fear sao toscos, os efeitos de paticulas bem feitos, personagens, mas os cenarios, sao q nem HL 1)...

Na contra-mao? Para com isso... observa FEAR direito... os gráficos são muito bons para a epoca do lançamento do jogo, as sombras são sensacionais... e eu acho o cenário muito bom... melhor q HL2 q p mim é um jogo bem mediano...

Acredito q n é tão revolucionário em questao de gráficos como é Crysis mas com certeza teve sua % na evolução dos gráficos...

Sem querer causar conflitos, apenas deixando a minha opinião... :bye:

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Opiniao anotada Rickribas! Mas ainda continuo com a minha! :) você já viu Condemned Criminal nao sei o q? Dizem q usa a engine do FEAR só q melhor utilizada, com cenarios mais bem feitos...

ALVESBM nao precisa disso tudo nao, no XP 2gb é mais do q suficiente, já no vista, o ideal seriam 2,5 gb...

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mythra, muito bom o seu exemplo! mas eu acho que os motivos de alguns jogos, serem exageradamente pesados, é porque os caras não tem tempo para otimizar a programação! por causa dos prazos de entrega e custos de produção! se os programadores tivessem tempo e grana extra, com certeza o crysis seria bem mais leve e com gráfico até melhor! mas são poucas softhouses que prezam pela qualidade! à algum tempo eu li uma matéria sobre a produção do "resident evil 4" que a capcom refez o jogo por trêz vezes a partir do zero, até ele ficar do jeito que eles queriam! outro bom exemplo é o Metal Gear Sólid 4, que já tem vários anos de produção! mas tem tudo para ser revolucionário! ele deve ter um visual à altura do crysis! conclusão: quanto mais tempo um game ficar em produção melhor! -ptz, já falei muito rsrsrs- "desculpe os erros"

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Como faço para passar a fase recovery ? Matei todos os coreanos. Tenho que encontrar algum refém ? Na escola não encontrei nada... apenas armas! Tenho que ir até a cachoeira ? Mesmo sem a refém ? Como faço para entrar numa tal caverna ? Me ajudem por favor...

Você já foi até a última porta do segundo andar e a abriu?? Tem que abrir essa porta e vai rodar uma animação de você salvando a refém junto com o Psycho. Se não rodou essa animação, roda. Vai até a porta e simplesmente usa ela. Daí, você vai ter que enfrentar dois tanques, mas isso é besteira, porque tem muito lança-foguetes na casa onde você fica. De lá, uma rápida parada numa casa que tem ao lado da escola, depois de um muro, e, daí, subir a cachoeira.

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Eu rodo aqui o Crysis com a config de minha assinatura e consigo colocar algumas coisas em High e ainda conseguir uma média entre 15~35FPS em 1024x768 sem AA.

Pra mim o jogo vai legal e nem dá pra perceber muito quando os frames caem.

Lag aqui não dá e talvez seja por eu ter 2Gb de RAM!

Uma coisa interessante que aconteceu comigo foi que com o NFS Carbon (não é um jogo pesado), eu tinha 2Gb de memória DDR2 533. De vez em sempre o jogo dava uns lags extranhos. Nem o led do hd acendia mas o jogo fazia isso. Quando troquei as DDR2 pelas 800 acabaram-se os lags! Fiquei super satisfeito!!!

Lembrando apenas que as DDR2 533 na realidade trabalham a 133MHz x 4 dados por pulso de clock. Assim, gera um "gargalo" para o processador bem grande pois estes normalmente trabalham com um FSB/HTT de 200MHz multiplicado por algum valor!!! As DDR2 667 na realidade trabalham à 166MHz e as DDR2 800 trabalham à 200Mhz. Aí sim está casado com o processador!!!

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Concordo que os jogos poderiam ser mais leves se os produtores tivessem mais tempo pra programa-los. Mas aí os custos seriam ainda mais altos. Um bom exemplo de como um jogo pode apresentar gráficos sensacionais sem exigir um absurdo em processamento é mesmo o citado pelo Raullfs, Half Life 2. Hoje mesmo, quando cheguei em casa, meu irmão tava jogando ele e continuo achando o jogo lindo. Sem falar que tem uma simulação física melhor que muito jogo atual. Cveiros, duas 8800 gts apanhando pra rodar o Crysis em high é soda, hein!!! Isso só pode ser problema com os drivers da Nvidia. Há alguns dias tá rolando na Net um teste que uns caras fizeram com TRÊS 8800 Ultra em SLI e os resultados foram bem ruizinhos, aí ficam dizendo que as placas é que são fracas e tal. O que eu vejo é que o SLI não dobra o desempenho, como seria de se esperar, no máximo você ganha uns 30~40% nos frames, ou seja, o poder de processamento das placas é sub-utilizado (me corrija se eu estiver errado,se você teve um ganho realmente grande de desempenho em outros jogos).

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Concordo que os jogos poderiam ser mais leves se os produtores tivessem mais tempo pra programa-los. Mas aí os custos seriam ainda mais altos. Um bom exemplo de como um jogo pode apresentar gráficos sensacionais sem exigir um absurdo em processamento é mesmo o citado pelo Raullfs, Half Life 2. Hoje mesmo, quando cheguei em casa, meu irmão tava jogando ele e continuo achando o jogo lindo. Sem falar que tem uma simulação física melhor que muito jogo atual. Cveiros, duas 8800 gts apanhando pra rodar o Crysis em high é soda, hein!!! Isso só pode ser problema com os drivers da Nvidia. Há alguns dias tá rolando na Net um teste que uns caras fizeram com TRÊS 8800 Ultra em SLI e os resultados foram bem ruizinhos, aí ficam dizendo que as placas é que são fracas e tal. O que eu vejo é que o SLI não dobra o desempenho, como seria de se esperar, no máximo você ganha uns 30~40% nos frames, ou seja, o poder de processamento das placas é sub-utilizado (me corrija se eu estiver errado,se você teve um ganho realmente grande de desempenho em outros jogos).

jogue o HL2 Episode 2 e veras q o HL2 puro é leve porque é todo quadradao, pois o HL2 EP2 usa a mesma engine e pesa MUITO (PCS q rodam crysis full @ 1280x1024 com 25 d FPS medios rodam HL2 EP 2 full @ 1280x1024 com FPS medio de 30 pra você ter uma noção, e isso se tratndo de um jogo q usa uma engine de 2004 !!!!)

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