Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com RAM defeituosa


greyWiz

Posts recomendados

Oi, pessoal, eu estou com um problema e gostaria de saber se existe algum jeito de contorná-lo... :(

Já faz algum tempo eu venho sendo assombrado por inúmeras telas azuis com os mais variados problemas (0x0000008e, 0x1000007e e 0x0000000a). Verifiquei o log de eventos do sistema e nenhum dos avisos me passava nomes de drivers.

Verificando o endereço de acesso do problema 0x0000000a, eu descobri que nenhum driver estava instalado naquela região. Então, comecei a analisar a possibilidade de ser um problema de hardware. Primeiro pensei que fosse problema na IDE, já que alguns arquivos que eu baixava da Internet começaram a aparecer corrompidos, mas também descartei essa possibilidade. Tudo apontava para problemas físicos no pente de memória.

Rodei dois programas de diagnóstico, o Windows Memory Diagnostic e o memtest86+ 1.65, e ambos confirmaram inúmeras vezes que o endereço 0x0d07c778 adicionava 4 ao valor do terceiro byte, contando da direita para a esquerda (por exemplo, um valor de 0x00000000 aparecia como 0x00000400). Nenhum outro endereço apareceu danificado.

Além disso, testei trocar o pente de memória de slot (eu uso apenas um pente de 256MB) e o erro persistiu. Também rodei os testes com o cache desativado e tudo continuou igual. Hoje não tenho mais dúvidas que o pente esteja danificado.

Eu sei que o jeito mais fácil de resolver esse problema seria trocando o pente de memória, mas não tenho a menor possibilidade financeira de trocá-lo no momento. E o que é pior, este computador é o meu instrumento de trabalho - eu trabalho com programação de jogos e é muito comum esgotar a memória RAM do sistema, acessando inevitavelmente o endereço danificado.

Pensei na possibilidade de instalar algum programa que bloqueie o acesso ao endereço defeituoso, mas só achei dois programas do tipo: o BadMEM, para Linux, e o BadXMS, para Win9X/ME. Existe algum programa desse tipo para WinXP?

Outra possibilidade que me ocorreu seria criar algum tipo de programinha inócuo que se instale no endereço defeituoso. Alguém saberia me dizer se isso pode funcionar?

Por favor, qualquer sugestão é bem-vinda. Eu realmente não sei mais o que fazer.

Muito obrigado pela atenção. :D

Edgard B. Damiani

PS: segue abaixo a configuração da minha máquina:

- Processador AMD Athlon XP 2400+

- Placa-Mãe ASUS A7V8X-X, NorthBridge Via KT400, SouthBridge Via VT8235

- BIOS atualizada para versão 1.13

- 1 pente de memória DDR DIMM 256MB (não saberia dizer melhor as especificações do pente, não as descobri)

- Placa de vídeo nVidia GeForce FX 5200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!